Soft sensor veicular para medição de emissões de gases

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Júlio César Melo Gomes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24834
Resumo: Historicamente as cidades seguem modelos de planejamento reativos onde o gestor toma decisões conforme a ocorrência dos problemas. Por outro lado, o crescimento exponencias das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem permitido que diversos sensores, dispositivos, sistemas e objetos se conectem, gerando dados que podem ser transformados em informação e usados em um paradigma de planejamento urbano mais eficiente onde as decisões podem ser tomadas antes que os problemas ocorram. Assim, nesse trabalho será desenvolvido um software capaz de estimar a quantidade de dióxido de carbono, a partir de leituras de sensores existentes em veículos, que irá contribuir para o planejamento proativo das cidades a partir do monitoramento da poluição veicular. Técnicas de CrowdSensing e um leitor On-Board Diagnostic (OBD-II) serão utilizados para extrair dados dos veículos em tempo real, armazenados localmente nos aparelhos que foram coletados. Por fim, podemos ver que a partir das informações obtidas, existe a possibilidade de se extrair informações a respeito do funcionamento do veículo e até mesmo realizar inferências sobre a dinâmica dos veículos nas cidades, mostrando potencial para o desenvolvimento de ferramentas auxiliares a gestão dos centros urbanos.
id UFRN_e0eebe3a75657ebf93bb0b39b8d1ebae
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24834
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Júlio César Melo Gomes deOliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes deCosta, Daniel GouveiaSilva, Ivanovitch Medeiros Dantas da2018-03-14T14:35:59Z2018-03-14T14:35:59Z2017-12-19OLIVEIRA, Júlio César Melo Gomes de. Soft sensor veicular para medição de emissões de gases. 2017. 54f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24834Historicamente as cidades seguem modelos de planejamento reativos onde o gestor toma decisões conforme a ocorrência dos problemas. Por outro lado, o crescimento exponencias das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem permitido que diversos sensores, dispositivos, sistemas e objetos se conectem, gerando dados que podem ser transformados em informação e usados em um paradigma de planejamento urbano mais eficiente onde as decisões podem ser tomadas antes que os problemas ocorram. Assim, nesse trabalho será desenvolvido um software capaz de estimar a quantidade de dióxido de carbono, a partir de leituras de sensores existentes em veículos, que irá contribuir para o planejamento proativo das cidades a partir do monitoramento da poluição veicular. Técnicas de CrowdSensing e um leitor On-Board Diagnostic (OBD-II) serão utilizados para extrair dados dos veículos em tempo real, armazenados localmente nos aparelhos que foram coletados. Por fim, podemos ver que a partir das informações obtidas, existe a possibilidade de se extrair informações a respeito do funcionamento do veículo e até mesmo realizar inferências sobre a dinâmica dos veículos nas cidades, mostrando potencial para o desenvolvimento de ferramentas auxiliares a gestão dos centros urbanos.Traditionally, cities planning has followed reactive decision models based on the occurrence of problems. With the development and spread of communication and information technologies, the interconnection of electronic devices has opened a new era of data exchanging and processing, potentially supporting more efficient decisions in modern cities. This paper then proposes a software, capable of estimating the amount of carbon dioxide from existing sensor readings in vehicles, which aims to support more proactive planning and management of modern cities, addressing the problem of vehicular pollution monitoring. For that, a crowdsensing approach and the OBD-II standard are exploited to dynamically extract data from vehicles to be processed and delivered. Finally, we can see that with the information obtained, it is possible to extract information about the operation of the vehicle and even make inferences about the dynamics of the vehicles in the cities, showing potential for the development of auxiliary tools for the management of urban centers .porCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA E DE COMPUTAÇÃOCidades Inteligentespoluição urbanaODB-IICrowdSensingSoft sensor veicular para medição de emissões de gasesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTJulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf.txtJulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain87704https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24834/2/JulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf.txt762250f30ef0d957259ed420ea80356aMD52THUMBNAILJulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgJulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3541https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24834/3/JulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgeacc32556a6ca77b69b621fd40c2b62eMD53ORIGINALJulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdfJulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf3368723https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24834/1/JulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdfded80781e1a15874b745deaf56990889MD51123456789/248342019-01-30 15:54:58.546oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24834Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T18:54:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Soft sensor veicular para medição de emissões de gases
title Soft sensor veicular para medição de emissões de gases
spellingShingle Soft sensor veicular para medição de emissões de gases
Oliveira, Júlio César Melo Gomes de
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA E DE COMPUTAÇÃO
Cidades Inteligentes
poluição urbana
ODB-II
CrowdSensing
title_short Soft sensor veicular para medição de emissões de gases
title_full Soft sensor veicular para medição de emissões de gases
title_fullStr Soft sensor veicular para medição de emissões de gases
title_full_unstemmed Soft sensor veicular para medição de emissões de gases
title_sort Soft sensor veicular para medição de emissões de gases
author Oliveira, Júlio César Melo Gomes de
author_facet Oliveira, Júlio César Melo Gomes de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, Daniel Gouveia
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Júlio César Melo Gomes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ivanovitch Medeiros Dantas da
contributor_str_mv Silva, Ivanovitch Medeiros Dantas da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA E DE COMPUTAÇÃO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA E DE COMPUTAÇÃO
Cidades Inteligentes
poluição urbana
ODB-II
CrowdSensing
dc.subject.por.fl_str_mv Cidades Inteligentes
poluição urbana
ODB-II
CrowdSensing
description Historicamente as cidades seguem modelos de planejamento reativos onde o gestor toma decisões conforme a ocorrência dos problemas. Por outro lado, o crescimento exponencias das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem permitido que diversos sensores, dispositivos, sistemas e objetos se conectem, gerando dados que podem ser transformados em informação e usados em um paradigma de planejamento urbano mais eficiente onde as decisões podem ser tomadas antes que os problemas ocorram. Assim, nesse trabalho será desenvolvido um software capaz de estimar a quantidade de dióxido de carbono, a partir de leituras de sensores existentes em veículos, que irá contribuir para o planejamento proativo das cidades a partir do monitoramento da poluição veicular. Técnicas de CrowdSensing e um leitor On-Board Diagnostic (OBD-II) serão utilizados para extrair dados dos veículos em tempo real, armazenados localmente nos aparelhos que foram coletados. Por fim, podemos ver que a partir das informações obtidas, existe a possibilidade de se extrair informações a respeito do funcionamento do veículo e até mesmo realizar inferências sobre a dinâmica dos veículos nas cidades, mostrando potencial para o desenvolvimento de ferramentas auxiliares a gestão dos centros urbanos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-14T14:35:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-14T14:35:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Júlio César Melo Gomes de. Soft sensor veicular para medição de emissões de gases. 2017. 54f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24834
identifier_str_mv OLIVEIRA, Júlio César Melo Gomes de. Soft sensor veicular para medição de emissões de gases. 2017. 54f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24834/2/JulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24834/3/JulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24834/1/JulioCesarMeloGomesDeOliveira_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 762250f30ef0d957259ed420ea80356a
eacc32556a6ca77b69b621fd40c2b62e
ded80781e1a15874b745deaf56990889
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117667411197952