Imagens da construção da identidade de professores de Língua Espanhola em relatórios de estágio da UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maiara do Nascimento
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50809
Resumo: Nesta pesquisa temos como objeto de estudo a escrita de futuros professores de espanhol, em relatórios de estágio relativos à etapa de formação que deveria dar-se no ensino fundamental regular, mas que devido a falta de campo de estágio se desenvolve a partir de modalidades, oferecendo assim outras formas aos graduandos para sua realização. Considerando este contexto, estabelecemos como objetivo geral: analisar os efeitos de sentido que a experiência de estágio por modalidades provoca na construção da imagem da identidade docente nos relatórios de estágios produzidos por licenciandos, do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas da UFRN. A hipótese é de que a realização do estágio a partir das modalidades possibilita a emergência, nos textos dos estagiários, de diferentes imagens do que seria um professor de língua espanhola, podendo essas serem percebidas a partir da escrita dos relatórios de estágio. Para alcançar o nosso propósito elaboramos os seguintes objetivos específicos: a) investigar as formas como os estagiários se relacionam, na escrita dos relatórios, com os textos lidos dentro da disciplina de estágio; b) analisar as imagens do professor de língua espanhola nos relatórios de estágio das diferentes modalidades; c) analisar os efeitos de sentido que o estágio por modalidades provoca na construção da identidade docente; d) examinar a partir de operações linguístico-discursivas as imagens presentes nos relatórios sobre o lugar do espanhol no ensino fundamental. Para tanto, este trabalho fundamenta-se na Análise do Discurso de linha francesa, partindo dos conceitos de formações imaginárias, formações ideológicas e forma-sujeito, propostos por Pêcheux (2014a; 2014b). Também contribuíram os estudos de Guimarães (2016), Rodrigues (2012) e Paraquett (2009) relativos ao ensino de espanhol no contexto brasileiro; e os de Hall (2006) e Pimenta e Lima (1997; 2004) sobre construção identitária. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter descritivo-interpretativista baseado no método indiciário apresentado por Ginzburg (1989), bem como na proposta teórico-metodológica de leitura dos dados orientada por Pêcheux (1997). O corpus é composto por 06 relatórios de estágio produzidos por licenciandos do curso de graduação em língua espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os relatórios são relativos à disciplina de Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Fundamental (Espanhol) e foram desenvolvidos durante os anos de 2018 e 2019, o acesso aos relatórios foi autorizado pelo professor responsável pela disciplina, como também pelos alunos que os produziram. Os resultados apontaram que os estagiários estabeleceram três tipos de relações em sua escrita com as leituras realizadas dentro da disciplina: menção constitutiva, menção acessória e a não-menção constitutiva. As imagens do professor de espanhol nos relatórios não se mostraram de forma unificada, sinalizando assim que vários sentidos as constituem, alguns destes se fazem presentes em todos os relatórios como o professor de espanhol é mediador do processo de aprendizagem, é aquele que ensina a língua tendo como foco o aluno e a sua realidade social e cultural. Outros sentidos permeiam a imagem do professor somente em modalidades específicas. Quanto a imagem do lugar do espanhol no ensino fundamental, constitui-se majoritariamente como um lugar inexistente, tendo os futuros professores se posicionado contrários a esta imagem.
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Considerando este contexto, estabelecemos como objetivo geral: analisar os efeitos de sentido que a experiência de estágio por modalidades provoca na construção da imagem da identidade docente nos relatórios de estágios produzidos por licenciandos, do curso de Letras – Língua Espanhola e Literaturas da UFRN. A hipótese é de que a realização do estágio a partir das modalidades possibilita a emergência, nos textos dos estagiários, de diferentes imagens do que seria um professor de língua espanhola, podendo essas serem percebidas a partir da escrita dos relatórios de estágio. Para alcançar o nosso propósito elaboramos os seguintes objetivos específicos: a) investigar as formas como os estagiários se relacionam, na escrita dos relatórios, com os textos lidos dentro da disciplina de estágio; b) analisar as imagens do professor de língua espanhola nos relatórios de estágio das diferentes modalidades; c) analisar os efeitos de sentido que o estágio por modalidades provoca na construção da identidade docente; d) examinar a partir de operações linguístico-discursivas as imagens presentes nos relatórios sobre o lugar do espanhol no ensino fundamental. Para tanto, este trabalho fundamenta-se na Análise do Discurso de linha francesa, partindo dos conceitos de formações imaginárias, formações ideológicas e forma-sujeito, propostos por Pêcheux (2014a; 2014b). Também contribuíram os estudos de Guimarães (2016), Rodrigues (2012) e Paraquett (2009) relativos ao ensino de espanhol no contexto brasileiro; e os de Hall (2006) e Pimenta e Lima (1997; 2004) sobre construção identitária. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, de caráter descritivo-interpretativista baseado no método indiciário apresentado por Ginzburg (1989), bem como na proposta teórico-metodológica de leitura dos dados orientada por Pêcheux (1997). O corpus é composto por 06 relatórios de estágio produzidos por licenciandos do curso de graduação em língua espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os relatórios são relativos à disciplina de Estágio Supervisionado de Formação de Professores para o Ensino Fundamental (Espanhol) e foram desenvolvidos durante os anos de 2018 e 2019, o acesso aos relatórios foi autorizado pelo professor responsável pela disciplina, como também pelos alunos que os produziram. Os resultados apontaram que os estagiários estabeleceram três tipos de relações em sua escrita com as leituras realizadas dentro da disciplina: menção constitutiva, menção acessória e a não-menção constitutiva. As imagens do professor de espanhol nos relatórios não se mostraram de forma unificada, sinalizando assim que vários sentidos as constituem, alguns destes se fazem presentes em todos os relatórios como o professor de espanhol é mediador do processo de aprendizagem, é aquele que ensina a língua tendo como foco o aluno e a sua realidade social e cultural. Outros sentidos permeiam a imagem do professor somente em modalidades específicas. Quanto a imagem do lugar do espanhol no ensino fundamental, constitui-se majoritariamente como um lugar inexistente, tendo os futuros professores se posicionado contrários a esta imagem.En esta investigación tenemos como objeto de estudio la escritura de futuros profesores de español, en informes de pasantía de la etapa de formación que debe desarrollarse en la enseñanza fundamental regular, pero que por la falta de campo de prácticas, se desarrolla a partir de modalidades, ofreciendo así otras vías a los estudiantes de pregrado para su realización. Considerando este contexto, establecimos como objetivo general: analizar los efectos de sentido que la experiencia de pasantía por modalidades provoca en la construcción de la imagen de la identidad docente en los informes de pasantía de los estudiantes de pregrado, de la carrera de Letras - Lengua y Literatura Españolas de la UFRN. La hipótesis es que la realización de las prácticas a partir de las modalidades permite el surgimiento, en los textos de los pasantes, de diferentes imágenes de lo que sería un profesor de lengua española, que pueden ser notadas a partir de la escritura de los informes de pasantía. Para lograr nuestro propósito, desarrollamos los siguientes objetivos específicos: a) investigar las formas como los pasantes se relacionan, en la redacción de los informes, con los textos leídos dentro de la asignatura de pasantía; b) analizar las imágenes del profesor de lengua española en los informes de prácticas de las distintas modalidades; c) analizar los efectos de sentido que la pasantía por modalidades provoca en la construcción de la identidad docente; d) examinar, a partir de operaciones lingüísticodiscursivas, las imágenes presentes en los informes sobre el lugar del español en la enseñanza fundamental. Para esto, este trabajo se basa en el Análisis del Discurso de línea francesa, a partir de los conceptos de formaciones imaginarias, formaciones ideológicas y forma sujeto, propuestos por Pêcheux (2014a; 2014b). También contribuyeron los estudios de Guimarães (2016), Rodrigues (2012) y Paraquett (2009) sobre la enseñanza del español en el contexto brasileño; y los de Hall (2006) y Pimenta y Lima (1997; 2004) sobre construcción identitaria. Esta investigación es de naturaleza cualitativa, de carácter descriptivo-interpretativo, basada en el método de inferencias indiciales presentado por Ginzburg (1989), así como en la propuesta teórico-metodológica de lectura de los datos orientada por Pêcheux (1997). El corpus consta de 06 informes de pasantía producidos por estudiantes de pregrado de la Universidad Federal del Rio Grande del Norte. Los informes son resultados de la asignatura Pasantía Supervisada de Formación de Profesores para la Enseñanza Fundamental (Español) y se desarrollaron durante los años 2018 y 2019, el acceso a los informes fue autorizado por el docente responsable de la asignatura, así como por los alumnos que los elaboraron. Los resultados mostraron que los pasantes establecieron tres tipos de relaciones en su escritura con las lecturas realizadas dentro de la asignatura: mención constitutiva, mención accesoria y mención no constitutiva. Las imágenes del profesor de español en los informes no se muestran de forma unificada, lo que indica que las constituyen varios sentidos, algunos de estos están presentes en todos los informes, como el profesor de español es el mediador del proceso de aprendizaje, él es el que enseña la lengua centrándose en el alumno y en su realidad social y cultural. Otros significados permean la imagen del profesor sólo en modalidades específicas. Sobre la imagen del lugar del español en la enseñanza fundamental, este se constituye mayoritariamente como un lugar inexistente, a lo cual los futuros profesores se posicionaran en contra.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAFormações imagináriasProfessor de Língua EspanholaRelatórios de estágioIdentidade docenteImagens da construção da identidade de professores de Língua Espanhola em relatórios de estágio da UFRNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALImagensconstrucaoidentidade_Araujo_2022.pdfapplication/pdf1242379https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50809/1/Imagensconstrucaoidentidade_Araujo_2022.pdfd6f4a037f41b75855aea225b0d4f4d1bMD51123456789/508092023-01-03 16:47:44.144oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/50809Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-03T19:47:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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