O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1522 |
Resumo: | Neste texto apresentamos resultados de um estudo que teve por objetivo pesquisar o processo de formação docente por meio da análise de Relatórios de Estágio Supervisionado em Língua Espanhola, considerando-os como um instrumento de pesquisa e de construção de conhecimento acerca do contexto educativo e do ensino de línguas nas escolas. A metodologia articula-se à perspectiva da pesquisa qualitativa, de caráter interpretativista, detendo-se na análise documental (SILVERMANN, 2009) e contou com um processo de leitura dos relatórios, elaboração de categorias de análise, seguida da análise e discussão dos dados. Os documentos analisados revelam uma postura transcritiva das situações que permeiam a sala de aula, focalizando, em grande parte, a simples menção das atividades aplicadas pelo professor. Deste modo, abstém-se da análise de como se dá o processo de construção do conhecimento. Cabe ressaltar que, estudar desta forma os relatórios de estágio, não situa a pesquisa no plano do texto ou da qualidade da escrita dos professores em formação, mas, propõe uma discussão sobre a importância destes documentos como componentes que revelam aspectos da formação docente no âmbito das licenciaturas. |
id |
UNIABEU-2_63d7286840611a8f03e93014f86e84f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/1522 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLALetras; Linguística Aplicada;relatórios de estágio; língua espanhola; formação docente.Formação docente e relatórios de estágioNeste texto apresentamos resultados de um estudo que teve por objetivo pesquisar o processo de formação docente por meio da análise de Relatórios de Estágio Supervisionado em Língua Espanhola, considerando-os como um instrumento de pesquisa e de construção de conhecimento acerca do contexto educativo e do ensino de línguas nas escolas. A metodologia articula-se à perspectiva da pesquisa qualitativa, de caráter interpretativista, detendo-se na análise documental (SILVERMANN, 2009) e contou com um processo de leitura dos relatórios, elaboração de categorias de análise, seguida da análise e discussão dos dados. Os documentos analisados revelam uma postura transcritiva das situações que permeiam a sala de aula, focalizando, em grande parte, a simples menção das atividades aplicadas pelo professor. Deste modo, abstém-se da análise de como se dá o processo de construção do conhecimento. Cabe ressaltar que, estudar desta forma os relatórios de estágio, não situa a pesquisa no plano do texto ou da qualidade da escrita dos professores em formação, mas, propõe uma discussão sobre a importância destes documentos como componentes que revelam aspectos da formação docente no âmbito das licenciaturas.UNIABEUFundação Araucária - ParanáLemke, Cibele KrauseGaspar Ienke, Ana Camila2014-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1522Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 5, n. 2 (2014): Literatura contemporânea na América Latina; 251-2652177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1522/pdf_266info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:19:20Zoai:ojs2.abeu.local:article/1522Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:19:20E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA |
title |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA |
spellingShingle |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA Lemke, Cibele Krause Letras; Linguística Aplicada; relatórios de estágio; língua espanhola; formação docente. Formação docente e relatórios de estágio |
title_short |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA |
title_full |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA |
title_fullStr |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA |
title_full_unstemmed |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA |
title_sort |
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA |
author |
Lemke, Cibele Krause |
author_facet |
Lemke, Cibele Krause Gaspar Ienke, Ana Camila |
author_role |
author |
author2 |
Gaspar Ienke, Ana Camila |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação Araucária - Paraná |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemke, Cibele Krause Gaspar Ienke, Ana Camila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras; Linguística Aplicada; relatórios de estágio; língua espanhola; formação docente. Formação docente e relatórios de estágio |
topic |
Letras; Linguística Aplicada; relatórios de estágio; língua espanhola; formação docente. Formação docente e relatórios de estágio |
description |
Neste texto apresentamos resultados de um estudo que teve por objetivo pesquisar o processo de formação docente por meio da análise de Relatórios de Estágio Supervisionado em Língua Espanhola, considerando-os como um instrumento de pesquisa e de construção de conhecimento acerca do contexto educativo e do ensino de línguas nas escolas. A metodologia articula-se à perspectiva da pesquisa qualitativa, de caráter interpretativista, detendo-se na análise documental (SILVERMANN, 2009) e contou com um processo de leitura dos relatórios, elaboração de categorias de análise, seguida da análise e discussão dos dados. Os documentos analisados revelam uma postura transcritiva das situações que permeiam a sala de aula, focalizando, em grande parte, a simples menção das atividades aplicadas pelo professor. Deste modo, abstém-se da análise de como se dá o processo de construção do conhecimento. Cabe ressaltar que, estudar desta forma os relatórios de estágio, não situa a pesquisa no plano do texto ou da qualidade da escrita dos professores em formação, mas, propõe uma discussão sobre a importância destes documentos como componentes que revelam aspectos da formação docente no âmbito das licenciaturas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1522 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1522/pdf_266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 5, n. 2 (2014): Literatura contemporânea na América Latina; 251-265 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170842193002496 |