O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemke, Cibele Krause
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gaspar Ienke, Ana Camila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1522
Resumo: Neste texto apresentamos resultados de um estudo que teve por objetivo pesquisar o processo de formação docente por meio da análise de Relatórios de Estágio Supervisionado em Língua Espanhola, considerando-os como um instrumento de pesquisa e de construção de conhecimento acerca do contexto educativo e do ensino de línguas nas escolas. A metodologia articula-se à perspectiva da pesquisa qualitativa, de caráter interpretativista, detendo-se na análise documental (SILVERMANN, 2009) e contou com um processo de leitura dos relatórios, elaboração de categorias de análise, seguida da análise e discussão dos dados. Os documentos analisados revelam uma postura transcritiva das situações que permeiam a sala de aula, focalizando, em grande parte, a simples menção das atividades aplicadas pelo professor. Deste modo, abstém-se da análise de como se dá o processo de construção do conhecimento. Cabe ressaltar que, estudar desta forma os relatórios de estágio, não situa a pesquisa no plano do texto ou da qualidade da escrita dos professores em formação, mas, propõe uma discussão sobre a importância destes documentos como componentes que revelam aspectos da formação docente no âmbito das licenciaturas.
id UNIABEU-2_63d7286840611a8f03e93014f86e84f1
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/1522
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLALetras; Linguística Aplicada;relatórios de estágio; língua espanhola; formação docente.Formação docente e relatórios de estágioNeste texto apresentamos resultados de um estudo que teve por objetivo pesquisar o processo de formação docente por meio da análise de Relatórios de Estágio Supervisionado em Língua Espanhola, considerando-os como um instrumento de pesquisa e de construção de conhecimento acerca do contexto educativo e do ensino de línguas nas escolas. A metodologia articula-se à perspectiva da pesquisa qualitativa, de caráter interpretativista, detendo-se na análise documental (SILVERMANN, 2009) e contou com um processo de leitura dos relatórios, elaboração de categorias de análise, seguida da análise e discussão dos dados. Os documentos analisados revelam uma postura transcritiva das situações que permeiam a sala de aula, focalizando, em grande parte, a simples menção das atividades aplicadas pelo professor. Deste modo, abstém-se da análise de como se dá o processo de construção do conhecimento. Cabe ressaltar que, estudar desta forma os relatórios de estágio, não situa a pesquisa no plano do texto ou da qualidade da escrita dos professores em formação, mas, propõe uma discussão sobre a importância destes documentos como componentes que revelam aspectos da formação docente no âmbito das licenciaturas.UNIABEUFundação Araucária - ParanáLemke, Cibele KrauseGaspar Ienke, Ana Camila2014-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1522Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 5, n. 2 (2014): Literatura contemporânea na América Latina; 251-2652177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1522/pdf_266info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:19:20Zoai:ojs2.abeu.local:article/1522Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:19:20E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA
title O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA
spellingShingle O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA
Lemke, Cibele Krause
Letras; Linguística Aplicada;
relatórios de estágio; língua espanhola; formação docente.
Formação docente e relatórios de estágio
title_short O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA
title_full O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA
title_fullStr O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA
title_full_unstemmed O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA
title_sort O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ANÁLISE DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LÍNGUA ESPANHOLA
author Lemke, Cibele Krause
author_facet Lemke, Cibele Krause
Gaspar Ienke, Ana Camila
author_role author
author2 Gaspar Ienke, Ana Camila
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação Araucária - Paraná
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemke, Cibele Krause
Gaspar Ienke, Ana Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Letras; Linguística Aplicada;
relatórios de estágio; língua espanhola; formação docente.
Formação docente e relatórios de estágio
topic Letras; Linguística Aplicada;
relatórios de estágio; língua espanhola; formação docente.
Formação docente e relatórios de estágio
description Neste texto apresentamos resultados de um estudo que teve por objetivo pesquisar o processo de formação docente por meio da análise de Relatórios de Estágio Supervisionado em Língua Espanhola, considerando-os como um instrumento de pesquisa e de construção de conhecimento acerca do contexto educativo e do ensino de línguas nas escolas. A metodologia articula-se à perspectiva da pesquisa qualitativa, de caráter interpretativista, detendo-se na análise documental (SILVERMANN, 2009) e contou com um processo de leitura dos relatórios, elaboração de categorias de análise, seguida da análise e discussão dos dados. Os documentos analisados revelam uma postura transcritiva das situações que permeiam a sala de aula, focalizando, em grande parte, a simples menção das atividades aplicadas pelo professor. Deste modo, abstém-se da análise de como se dá o processo de construção do conhecimento. Cabe ressaltar que, estudar desta forma os relatórios de estágio, não situa a pesquisa no plano do texto ou da qualidade da escrita dos professores em formação, mas, propõe uma discussão sobre a importância destes documentos como componentes que revelam aspectos da formação docente no âmbito das licenciaturas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1522
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1522/pdf_266
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 5, n. 2 (2014): Literatura contemporânea na América Latina; 251-265
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170842193002496