Intelectualidade indígena no Brasil: o mapa da questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Mirthis Elizabeth Costa do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34805
Resumo: O século XX, em especial a partir dos anos 70, foi o período mudança nas relações entre o indígena e o Estado. A datar desse momento foram adotadas novas leis e ações que em tese modificaram as condições de vida do índio contemporâneo, conferindo a eles direitos respaldados por lei que até então nunca haviam sido conhecidos no Brasil. O movimento indígena foi o principal responsável por essa mudança de panorama, pois, observou e uniu pela primeira vez os interesses de diversos grupos indígenas partindo de uma visão do nacional, posicionando-se em espaços de debate, e reivindicando os direitos desses grupos como cidadãos. No decorrer desse século o número de indígenas aumentou em todas as partes do país, em um processo denominado de “(Re)emergência étnica”. Esses povos passaram por um processo de reelaboração de suas visões como grupo e como indivíduos, enxergando na escola um caminho para a autodeterminação, sendo essa uma ferramenta primordial na conquista de seus direitos. Desse contexto surge o intelectual indígena, portador do conhecimento tradicional e do conhecimento ocidental. Esta monografia busca demonstrar a complexidade dessas esferas de conhecimento refletindo sobre as visões que cercam o saber indígena e ocidental, bem como a relação entre eles. O trabalho apresenta um panorama da questão indígena no Brasil focando nas formas como seus saberes foram tratados ao longo do tempo. Além disso, procura mapear - a partir de revisões bibliográficas de obras que se dedicam ao tema - o contexto que possibilitou o nascimento do intelectual indígena, personagem tão recente na história do país. Objetivamos também compreender as condições de formação do indígena no Brasil, do ensino básico ao ensino superior.
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