Sistematização da avaliação 360º com feedback na Residência Multiprofissional em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Paulo Henrique Freitas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28945
Resumo: Introdução: Os programas de residência multiprofissionais em saúde objetivam capacitar profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde, sendo as atividades eminentemente práticas e desenvolvidas por um profissional com expertise, cuja prática pedagógica no ambiente de trabalho é realizada por profissionais assistenciais, professores ou não. A avaliação é etapa relevante para a qualidade da formação, entretanto pode ser especialmente desafiadora para a preceptoria. A utilização do Mini Clinical Examination Exercise (MiniCEx) envolve observação direta do desempenho clínico do aluno e oportuniza a etapa fundamental da avaliação formativa, o feedback. Objetivos: Sistematizar uma metodologia avaliativa na residência multiprofissional em saúde com base na estratégia de avaliação 360 graus com feedback. Metodologias: Pesquisa do tipo estudo de caso, caracterizada por estratégia investigativa qualitativa no âmbito educacional, voltada para diagnóstico detalhado de um problema específico oferecendo soluções de como resolvelos. Com coleta de dados realizada por pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, observação não-participante e entrevistas envolvendo 27 preceptores da Residência Multiprofissional em Saúde do HUOL/UFRN. Todos os participantes responderam questionário de autoavaliação sobre microhabilidades para o ensino e o nível de conhecimento e uso de estratégias de avaliação. Realizado em duas etapas: primeira destinada a capacitar os profissionais envolvidos com a preceptoria na residência multiprofissional para avaliação, incluindo o Mini-CEx e a segunda a aplicação do instrumento para avaliações de desempenho clínico do residente. Resultados: As avaliações de desempenho, como avaliação 3600 , são desconhecidas por 23 (85%) participantes. A microhabilidade para a preceptoria mais usada foi “dar feedback específico sobre o que o aluno faz bem”, já a mais desconfortável constituiu em “explicar os erros do aluno sobre o caso”, referidas por 18 (67%) e 09 (33%) dos educadores, respectivamente. A avaliação de desempenho dos residentes multiprofissionais utilizando o Mini-CEx foi realizada com maior frequência pelos fisioterapeutas 07 (37%) e enfermeiros 05 (26%). O instrumento permitiu a realização do feedback estruturado em todos os casos, com reporte das fragilidades identificadas em sete de cada dez avaliações. Obtendo nível de satisfação de oito, em uma escala de Likert de nove pontos, tanto para o avaliador quanto para o residente avaliado. Conclusão: A elaboração de um sistema avaliativo de desempenho clínico pelos educadores, com fornecimento de feedback estruturado e contemplativo das necessidades avaliativas dos atores desse processo foi possível, bem aceito e mostra-se exequível para inserção nesta modalidade de ensino.
id UFRN_e2e781edb0b198475a447139a0a58ca7
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28945
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Paulo Henrique FreitasCosta, Marcelo Viana daSalvador, Petala Tuani Cândido de OliveiraCyrino, Eliana GoldfarbDiniz, Rosiane Viana Zuza2020-05-08T17:42:10Z2020-05-08T17:42:10Z2019-12-10LIMA, Paulo Henrique Freitas. Sistematização da avaliação 360º com feedback na Residência Multiprofissional em Saúde. 2019. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28945Introdução: Os programas de residência multiprofissionais em saúde objetivam capacitar profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde, sendo as atividades eminentemente práticas e desenvolvidas por um profissional com expertise, cuja prática pedagógica no ambiente de trabalho é realizada por profissionais assistenciais, professores ou não. A avaliação é etapa relevante para a qualidade da formação, entretanto pode ser especialmente desafiadora para a preceptoria. A utilização do Mini Clinical Examination Exercise (MiniCEx) envolve observação direta do desempenho clínico do aluno e oportuniza a etapa fundamental da avaliação formativa, o feedback. Objetivos: Sistematizar uma metodologia avaliativa na residência multiprofissional em saúde com base na estratégia de avaliação 360 graus com feedback. Metodologias: Pesquisa do tipo estudo de caso, caracterizada por estratégia investigativa qualitativa no âmbito educacional, voltada para diagnóstico detalhado de um problema específico oferecendo soluções de como resolvelos. Com coleta de dados realizada por pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, observação não-participante e entrevistas envolvendo 27 preceptores da Residência Multiprofissional em Saúde do HUOL/UFRN. Todos os participantes responderam questionário de autoavaliação sobre microhabilidades para o ensino e o nível de conhecimento e uso de estratégias de avaliação. Realizado em duas etapas: primeira destinada a capacitar os profissionais envolvidos com a preceptoria na residência multiprofissional para avaliação, incluindo o Mini-CEx e a segunda a aplicação do instrumento para avaliações de desempenho clínico do residente. Resultados: As avaliações de desempenho, como avaliação 3600 , são desconhecidas por 23 (85%) participantes. A microhabilidade para a preceptoria mais usada foi “dar feedback específico sobre o que o aluno faz bem”, já a mais desconfortável constituiu em “explicar os erros do aluno sobre o caso”, referidas por 18 (67%) e 09 (33%) dos educadores, respectivamente. A avaliação de desempenho dos residentes multiprofissionais utilizando o Mini-CEx foi realizada com maior frequência pelos fisioterapeutas 07 (37%) e enfermeiros 05 (26%). O instrumento permitiu a realização do feedback estruturado em todos os casos, com reporte das fragilidades identificadas em sete de cada dez avaliações. Obtendo nível de satisfação de oito, em uma escala de Likert de nove pontos, tanto para o avaliador quanto para o residente avaliado. Conclusão: A elaboração de um sistema avaliativo de desempenho clínico pelos educadores, com fornecimento de feedback estruturado e contemplativo das necessidades avaliativas dos atores desse processo foi possível, bem aceito e mostra-se exequível para inserção nesta modalidade de ensino.Introduction: Multiprofessional residency programs in health aim to train professionals to work in all scenarios of the Unified Health System. In-service training is carried out by experts, faculty or preceptors, from different health professions. Assessment is a key point to improve training quality; nevertheless, it can be especially challenging for preceptors since they may not have specific training for pedagogical issues. The use of the Mini Clinical Examination Exercise (Mini-CEx) involves direct observation of the student's clinical performance and provides the fundamental stage of formative assessment, feedback. Objectives: To systematize an evaluation methodology in the multiprofessional health residency based on the 360-degree evaluation strategy with feedback. Methodologies: It’s a case study research, characterized by qualitative investigative strategy in the educational field, focused on detailed diagnosis of a specific problem offering solutions on how to solve them. With data collection carried out by bibliographic research, field research, nonparticipant observation and interviews involving 27 preceptors of the Multiprofessional Residency in Health at HUOL/UFRN. All participants answered a self-assessment questionnaire on micro-skills for teaching and on the level of knowledge and use of assessment strategies. It was carried out in two stages: 1- the multiprofessional residency preceptors pedagogical training in assessment, including the Mini-CEx and 2- the resident's clinical performance assessment using Mini-CEx. Results: The assessment strategies in real scenario, such as 360º assessment, are unknown to 23 (85%) participants. The most used micro-skills by preceptors was “giving specific feedback on what the student does well”, while the most uncomfortable was “explaining the student's mistakes about the case”, mentioned by 18 (67%) and 09 (33%) of educators, respectively. The performance evaluation of multiprofessional residents using the Mini-CEx was performed more frequently by physiotherapists 07 (37%) and nurses 05 (26%). The instrument allowed structured feedback to be carried out in all cases, reporting the weaknesses identified in seven out of ten assessments. The level of satisfaction obtained was eight, considering a ninepoint Likert scale, both for the evaluator and for the evaluated resident. Conclusion: The creation of an evaluation system of clinical performance by educators providing structured and contemplative feedback on the evaluative needs of the actors in this process was possible, well accepted and proves feasible for insertion in this teaching modality.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDEPreceptoriaAvaliação de desempenho profissionalFeedback formativoCapacitação de professoresInternato não médicoInternato e residênciaSistematização da avaliação 360º com feedback na Residência Multiprofissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTSistematizacaoavaliacao360_Lima_2019.pdf.txtSistematizacaoavaliacao360_Lima_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain158776https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28945/2/Sistematizacaoavaliacao360_Lima_2019.pdf.txt463835bad81ebf72851eb8bbcd4d47ceMD52THUMBNAILSistematizacaoavaliacao360_Lima_2019.pdf.jpgSistematizacaoavaliacao360_Lima_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28945/3/Sistematizacaoavaliacao360_Lima_2019.pdf.jpg3d9bdcaaad6f32af4381a3fee84361f9MD53ORIGINALSistematizacaoavaliacao360_Lima_2019.pdfapplication/pdf2892147https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28945/1/Sistematizacaoavaliacao360_Lima_2019.pdf13549504240d6076f39407379d328ad1MD51123456789/289452020-05-10 04:31:17.358oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28945Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-05-10T07:31:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistematização da avaliação 360º com feedback na Residência Multiprofissional em Saúde
title Sistematização da avaliação 360º com feedback na Residência Multiprofissional em Saúde
spellingShingle Sistematização da avaliação 360º com feedback na Residência Multiprofissional em Saúde
Lima, Paulo Henrique Freitas
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Preceptoria
Avaliação de desempenho profissional
Feedback formativo
Capacitação de professores
Internato não médico
Internato e residência
title_short Sistematização da avaliação 360º com feedback na Residência Multiprofissional em Saúde
title_full Sistematização da avaliação 360º com feedback na Residência Multiprofissional em Saúde
title_fullStr Sistematização da avaliação 360º com feedback na Residência Multiprofissional em Saúde
title_full_unstemmed Sistematização da avaliação 360º com feedback na Residência Multiprofissional em Saúde
title_sort Sistematização da avaliação 360º com feedback na Residência Multiprofissional em Saúde
author Lima, Paulo Henrique Freitas
author_facet Lima, Paulo Henrique Freitas
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Costa, Marcelo Viana da
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Salvador, Petala Tuani Cândido de Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Cyrino, Eliana Goldfarb
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Paulo Henrique Freitas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Diniz, Rosiane Viana Zuza
contributor_str_mv Diniz, Rosiane Viana Zuza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Preceptoria
Avaliação de desempenho profissional
Feedback formativo
Capacitação de professores
Internato não médico
Internato e residência
dc.subject.por.fl_str_mv Preceptoria
Avaliação de desempenho profissional
Feedback formativo
Capacitação de professores
Internato não médico
Internato e residência
description Introdução: Os programas de residência multiprofissionais em saúde objetivam capacitar profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde, sendo as atividades eminentemente práticas e desenvolvidas por um profissional com expertise, cuja prática pedagógica no ambiente de trabalho é realizada por profissionais assistenciais, professores ou não. A avaliação é etapa relevante para a qualidade da formação, entretanto pode ser especialmente desafiadora para a preceptoria. A utilização do Mini Clinical Examination Exercise (MiniCEx) envolve observação direta do desempenho clínico do aluno e oportuniza a etapa fundamental da avaliação formativa, o feedback. Objetivos: Sistematizar uma metodologia avaliativa na residência multiprofissional em saúde com base na estratégia de avaliação 360 graus com feedback. Metodologias: Pesquisa do tipo estudo de caso, caracterizada por estratégia investigativa qualitativa no âmbito educacional, voltada para diagnóstico detalhado de um problema específico oferecendo soluções de como resolvelos. Com coleta de dados realizada por pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, observação não-participante e entrevistas envolvendo 27 preceptores da Residência Multiprofissional em Saúde do HUOL/UFRN. Todos os participantes responderam questionário de autoavaliação sobre microhabilidades para o ensino e o nível de conhecimento e uso de estratégias de avaliação. Realizado em duas etapas: primeira destinada a capacitar os profissionais envolvidos com a preceptoria na residência multiprofissional para avaliação, incluindo o Mini-CEx e a segunda a aplicação do instrumento para avaliações de desempenho clínico do residente. Resultados: As avaliações de desempenho, como avaliação 3600 , são desconhecidas por 23 (85%) participantes. A microhabilidade para a preceptoria mais usada foi “dar feedback específico sobre o que o aluno faz bem”, já a mais desconfortável constituiu em “explicar os erros do aluno sobre o caso”, referidas por 18 (67%) e 09 (33%) dos educadores, respectivamente. A avaliação de desempenho dos residentes multiprofissionais utilizando o Mini-CEx foi realizada com maior frequência pelos fisioterapeutas 07 (37%) e enfermeiros 05 (26%). O instrumento permitiu a realização do feedback estruturado em todos os casos, com reporte das fragilidades identificadas em sete de cada dez avaliações. Obtendo nível de satisfação de oito, em uma escala de Likert de nove pontos, tanto para o avaliador quanto para o residente avaliado. Conclusão: A elaboração de um sistema avaliativo de desempenho clínico pelos educadores, com fornecimento de feedback estruturado e contemplativo das necessidades avaliativas dos atores desse processo foi possível, bem aceito e mostra-se exequível para inserção nesta modalidade de ensino.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-08T17:42:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-08T17:42:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Paulo Henrique Freitas. Sistematização da avaliação 360º com feedback na Residência Multiprofissional em Saúde. 2019. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28945
identifier_str_mv LIMA, Paulo Henrique Freitas. Sistematização da avaliação 360º com feedback na Residência Multiprofissional em Saúde. 2019. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28945/2/Sistematizacaoavaliacao360_Lima_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28945/3/Sistematizacaoavaliacao360_Lima_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28945/1/Sistematizacaoavaliacao360_Lima_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 463835bad81ebf72851eb8bbcd4d47ce
3d9bdcaaad6f32af4381a3fee84361f9
13549504240d6076f39407379d328ad1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832778538123264