A preceptoria na residência multiprofissional em saúde: saberes do ensino e do serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steinbach, Marina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157306
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2015
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spelling A preceptoria na residência multiprofissional em saúde: saberes do ensino e do serviçoOdontologiaPreceptoresInternato e residenciaRecursos Humanos em OdontologiaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2015Introdução: No início de 1994, o Ministério da Saúde lançou o Programa Saúde da Família, que dentre outras necessidades para sua efetivação requeria um profissional com formação generalista, com compromisso ético e responsabilidade social. O Sistema Único de Saúde, ao propor um novo modelo de atenção, gerou a necessidade de um novo perfil profissional, imprescindível para o sucesso do Programa que em 2006 se configurou na Estratégia Saúde da Família. As Residências Multiprofissionais em Saúde, com sua proposta de vivência da prática cotidiana, na qual o profissional mais experiente, o preceptor, auxilia o residente a adquirir as competências necessárias para atuação no novo modelo são uma das formas de construir esse novo perfil. Objetivo: compreender de que forma os preceptores da Residência Multiprofissional em Saúde da Família (REMULTISF) desenvolvem sua função. Método: pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e exploratória caracterizada como estudo de caso único (Yin, 2010) A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental e de entrevistas semiestruturadas realizadas com 13 preceptores e ex-preceptores. Os dados foram analisados segundo a Análise Temática de Minayo (2015), sob o referencial da prática reflexiva, de Donald Schön (1987). Resultados e discussão: os resultados foram agrupados em 7 categorias: 1- Experiências com o SUS durante a formação e/ou trajetória profissional - aproximações e distanciamentos, 2 - Inclinação para atividade docente, 3 - Caindo de para quedas -como eu me tornei preceptor(a), 4 - Preceptorando e sendo preceptorado - a dinâmica preceptor-residente, 5 - Os preceptores pensando o seu processo de trabalho, 6 - Dores e delícias de ser preceptor, 7- Conflitos do mundo do trabalho com o mundo da escola. Os preceptores desenvolvem sua função convivendo com o sentimento de insegurança reportado à pouca capacitação, e com a falta de tempo para preceptorar devido às exigências impostas pelo mundo do trabalho. Perseveram e acreditam na preceptoria motivados pelo sentimento de gratidão por participar de uma formação de qualidade, oportunidade de renovar sua prática e o contato com o meio acadêmico. Conclusões: O estudo aponta necessidade de formação dos preceptores, principalmente relativa aos saberes pedagógicos com base na prática reflexiva e à necessidade deequacionar o tempo de dedicação do preceptor ao mundo da escola e ao mundo do trabalho. <br>Abstract : Introduction: In 1994, the Ministry of Health launched the Family Health Program, which among other needs for its execution required a professional with generalist, with ethical commitment and social responsibility. The Health System by proposing a new model of care, prompted the need for a new professional profile, essential for the success of the program in 2006 is configured in the Family Health Strategy. In this context attention turned to multidisciplinary residences in health, because its proposal is experience of daily practice, in which the most experienced professional, the teacher, helps the resident to acquire the skills necessary to operate in the new model. Objective: To understand how the preceptors of the Multidisciplinary Residency in Family Health (REMULTISF) develop its function. Method: qualitative research, descriptive and exploratory characterized as a single case study (Yin, 2010). Data collection was performed by means of document analysis and semi-structured interviews with 13 former preceptors and mentors. Data were analyzed according to the thematic analysis of Minayo (2015), under the framework of reflective practice, Donald Schön (1987). Results and discussion: The results were grouped into seven categories: 1. Experiences SUS during training and / or professional career - similarities and differences, 2 - Tilt teaching activity, 3 - Falling for the Falls - as I became preceptor (a) 4 - Preceptorando and being preceptorship - the preceptor-resident dynamic 5 - The preceptors think your work process, 6 - Pain and delights to be preceptor, 7 - Conflicts the world of work with the school world. The tutors develop their function living with the fear of crime reported to poor training, and lack of time to preceptorar due to the demands imposed by the world of work. They persevere and believe in preceptorship motivated by a sense of gratitude for participating in quality training, opportunity to renew their practice and contact with academia. Conclusions: The study shows the need for training of mentors, especially concerning pedagogical knowledge based on reflective practice and the need to equate the time of the dedication of the teacher to the world of school and the world of work.Carcereri, Daniela LemosPrado, Marta Lenise doUniversidade Federal de Santa CatarinaSteinbach, Marina2015-12-22T03:05:42Z2015-12-22T03:05:42Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf336648https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157306porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-22T03:05:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157306Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-12-22T03:05:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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