Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taveira, Marcelo da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37340
Resumo: A finalidade dessa análise é promover o debate teórico-metodológico sobre as bases conceituais da construção de um novo conceito no campo do saber turístico, denominado de capital turístico. Tal assunto tem como intuito o aprofundamento empírico e teórico desse conceito, cuja inspiração deu-se a partir das teorias sociais de Karl Marx (capital econômico), Pierre Bourdieu (capital simbólico) e Robert Putnam (capital social). Nessa perspectiva, entende-se que o capital turístico é o legado econômico, social e simbólico proporcionado por fatores técnicos, científicos, informacionais, empresariais e públicos, com participação de organizações governamentais e não governamentais e das comunidades, materializado e desenvolvido em lugares apropriados pelo turismo articulados com os outros lugares. Entretanto, fez-se necessário uso da abordagem metodológica de natureza qualitativa e análise crítica para o processo reflexivo da discussão aqui posta. Assim, o conceito de capital turístico apresenta-se como mais uma contribuição teórica aos estudos e pesquisas para a melhor compreensão do fenômeno turístico no cenário contemporâneo
id UFRN_e342b9a38bf11ba6dc1a70b01b5b52c3
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37340
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Taveira, Marcelo da Silva2021-09-20T23:45:55Z2021-09-20T23:45:55Z2016TAVEIRA, Marcelo da Silva. Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam. Revista Turismo em Análise, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 4-21, 30 abr. 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rta/article/view/108323. Acesso em: 24 set. 2020. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p4-21.1984-4867https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/3734010.11606/issn.1984-4867.v27i1p4-21A finalidade dessa análise é promover o debate teórico-metodológico sobre as bases conceituais da construção de um novo conceito no campo do saber turístico, denominado de capital turístico. Tal assunto tem como intuito o aprofundamento empírico e teórico desse conceito, cuja inspiração deu-se a partir das teorias sociais de Karl Marx (capital econômico), Pierre Bourdieu (capital simbólico) e Robert Putnam (capital social). Nessa perspectiva, entende-se que o capital turístico é o legado econômico, social e simbólico proporcionado por fatores técnicos, científicos, informacionais, empresariais e públicos, com participação de organizações governamentais e não governamentais e das comunidades, materializado e desenvolvido em lugares apropriados pelo turismo articulados com os outros lugares. Entretanto, fez-se necessário uso da abordagem metodológica de natureza qualitativa e análise crítica para o processo reflexivo da discussão aqui posta. Assim, o conceito de capital turístico apresenta-se como mais uma contribuição teórica aos estudos e pesquisas para a melhor compreensão do fenômeno turístico no cenário contemporâneoThe purpose of this analysis is to promote theoretical and methodological debate on the conceptual bases of the construction of a new concept in tourist know of the field, called the tourist capital. This subject has as objective the empirical and theoretical study of this concept, whose inspiration was given from the social theories of Karl Marx (economic capital), Pierre Bourdieu (symbolic capital) and Robert Putnam (social capital). From this perspective, it is understood that the tourist capital this sense, the tourist capital is the economic, social and symbolic legacy provided by technical, scientific, informational, corporate and public factors with participation of governmental and nongovernmental organizations and communities, materialized and developed in appropriate places for tourism with articulated elsewhere. However, it was necessary to use the methodological approach of qualitative and critical analysis for the reflective process of discussion here put. Thus, the concept of tourist capital presents itself as another theoretical contribution to the study and research for a better understanding of the tourism phenomenon in the contemporary sceneRevista Turismo em AnáliseAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCapital turísticoTourist capitalCapital econômicoEconomic capitalCapital simbólicoSymbolic capitalCapital socialSocial capitalCapital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e PutnamTourist Capital and the Social Theories of Marx, Bourdieu and Putnaminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCapitalTurístico_Taveira_2016.pdfCapitalTurístico_Taveira_2016.pdfapplication/pdf116842https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37340/1/CapitalTur%c3%adstico_Taveira_2016.pdf834387e63de5cbd8ba2ea9075571d620MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81037https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37340/4/license_rdf996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37340/5/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD55123456789/373402021-09-20 20:45:56.6oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T23:45:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Tourist Capital and the Social Theories of Marx, Bourdieu and Putnam
title Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam
spellingShingle Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam
Taveira, Marcelo da Silva
Capital turístico
Tourist capital
Capital econômico
Economic capital
Capital simbólico
Symbolic capital
Capital social
Social capital
title_short Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam
title_full Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam
title_fullStr Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam
title_full_unstemmed Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam
title_sort Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam
author Taveira, Marcelo da Silva
author_facet Taveira, Marcelo da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Taveira, Marcelo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Capital turístico
Tourist capital
Capital econômico
Economic capital
Capital simbólico
Symbolic capital
Capital social
Social capital
topic Capital turístico
Tourist capital
Capital econômico
Economic capital
Capital simbólico
Symbolic capital
Capital social
Social capital
description A finalidade dessa análise é promover o debate teórico-metodológico sobre as bases conceituais da construção de um novo conceito no campo do saber turístico, denominado de capital turístico. Tal assunto tem como intuito o aprofundamento empírico e teórico desse conceito, cuja inspiração deu-se a partir das teorias sociais de Karl Marx (capital econômico), Pierre Bourdieu (capital simbólico) e Robert Putnam (capital social). Nessa perspectiva, entende-se que o capital turístico é o legado econômico, social e simbólico proporcionado por fatores técnicos, científicos, informacionais, empresariais e públicos, com participação de organizações governamentais e não governamentais e das comunidades, materializado e desenvolvido em lugares apropriados pelo turismo articulados com os outros lugares. Entretanto, fez-se necessário uso da abordagem metodológica de natureza qualitativa e análise crítica para o processo reflexivo da discussão aqui posta. Assim, o conceito de capital turístico apresenta-se como mais uma contribuição teórica aos estudos e pesquisas para a melhor compreensão do fenômeno turístico no cenário contemporâneo
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-20T23:45:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-20T23:45:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TAVEIRA, Marcelo da Silva. Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam. Revista Turismo em Análise, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 4-21, 30 abr. 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rta/article/view/108323. Acesso em: 24 set. 2020. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p4-21.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37340
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1984-4867
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v27i1p4-21
identifier_str_mv TAVEIRA, Marcelo da Silva. Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam. Revista Turismo em Análise, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 4-21, 30 abr. 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rta/article/view/108323. Acesso em: 24 set. 2020. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p4-21.
1984-4867
10.11606/issn.1984-4867.v27i1p4-21
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise
publisher.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37340/1/CapitalTur%c3%adstico_Taveira_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37340/4/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37340/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 834387e63de5cbd8ba2ea9075571d620
996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117818825572352