Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37340 |
Resumo: | A finalidade dessa análise é promover o debate teórico-metodológico sobre as bases conceituais da construção de um novo conceito no campo do saber turístico, denominado de capital turístico. Tal assunto tem como intuito o aprofundamento empírico e teórico desse conceito, cuja inspiração deu-se a partir das teorias sociais de Karl Marx (capital econômico), Pierre Bourdieu (capital simbólico) e Robert Putnam (capital social). Nessa perspectiva, entende-se que o capital turístico é o legado econômico, social e simbólico proporcionado por fatores técnicos, científicos, informacionais, empresariais e públicos, com participação de organizações governamentais e não governamentais e das comunidades, materializado e desenvolvido em lugares apropriados pelo turismo articulados com os outros lugares. Entretanto, fez-se necessário uso da abordagem metodológica de natureza qualitativa e análise crítica para o processo reflexivo da discussão aqui posta. Assim, o conceito de capital turístico apresenta-se como mais uma contribuição teórica aos estudos e pesquisas para a melhor compreensão do fenômeno turístico no cenário contemporâneo |
id |
UFRN_e342b9a38bf11ba6dc1a70b01b5b52c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37340 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Taveira, Marcelo da Silva2021-09-20T23:45:55Z2021-09-20T23:45:55Z2016TAVEIRA, Marcelo da Silva. Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam. Revista Turismo em Análise, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 4-21, 30 abr. 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rta/article/view/108323. Acesso em: 24 set. 2020. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p4-21.1984-4867https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/3734010.11606/issn.1984-4867.v27i1p4-21A finalidade dessa análise é promover o debate teórico-metodológico sobre as bases conceituais da construção de um novo conceito no campo do saber turístico, denominado de capital turístico. Tal assunto tem como intuito o aprofundamento empírico e teórico desse conceito, cuja inspiração deu-se a partir das teorias sociais de Karl Marx (capital econômico), Pierre Bourdieu (capital simbólico) e Robert Putnam (capital social). Nessa perspectiva, entende-se que o capital turístico é o legado econômico, social e simbólico proporcionado por fatores técnicos, científicos, informacionais, empresariais e públicos, com participação de organizações governamentais e não governamentais e das comunidades, materializado e desenvolvido em lugares apropriados pelo turismo articulados com os outros lugares. Entretanto, fez-se necessário uso da abordagem metodológica de natureza qualitativa e análise crítica para o processo reflexivo da discussão aqui posta. Assim, o conceito de capital turístico apresenta-se como mais uma contribuição teórica aos estudos e pesquisas para a melhor compreensão do fenômeno turístico no cenário contemporâneoThe purpose of this analysis is to promote theoretical and methodological debate on the conceptual bases of the construction of a new concept in tourist know of the field, called the tourist capital. This subject has as objective the empirical and theoretical study of this concept, whose inspiration was given from the social theories of Karl Marx (economic capital), Pierre Bourdieu (symbolic capital) and Robert Putnam (social capital). From this perspective, it is understood that the tourist capital this sense, the tourist capital is the economic, social and symbolic legacy provided by technical, scientific, informational, corporate and public factors with participation of governmental and nongovernmental organizations and communities, materialized and developed in appropriate places for tourism with articulated elsewhere. However, it was necessary to use the methodological approach of qualitative and critical analysis for the reflective process of discussion here put. Thus, the concept of tourist capital presents itself as another theoretical contribution to the study and research for a better understanding of the tourism phenomenon in the contemporary sceneRevista Turismo em AnáliseAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCapital turísticoTourist capitalCapital econômicoEconomic capitalCapital simbólicoSymbolic capitalCapital socialSocial capitalCapital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e PutnamTourist Capital and the Social Theories of Marx, Bourdieu and Putnaminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCapitalTurístico_Taveira_2016.pdfCapitalTurístico_Taveira_2016.pdfapplication/pdf116842https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37340/1/CapitalTur%c3%adstico_Taveira_2016.pdf834387e63de5cbd8ba2ea9075571d620MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81037https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37340/4/license_rdf996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37340/5/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD55123456789/373402021-09-20 20:45:56.6oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T23:45:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Tourist Capital and the Social Theories of Marx, Bourdieu and Putnam |
title |
Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam |
spellingShingle |
Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam Taveira, Marcelo da Silva Capital turístico Tourist capital Capital econômico Economic capital Capital simbólico Symbolic capital Capital social Social capital |
title_short |
Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam |
title_full |
Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam |
title_fullStr |
Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam |
title_full_unstemmed |
Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam |
title_sort |
Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam |
author |
Taveira, Marcelo da Silva |
author_facet |
Taveira, Marcelo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taveira, Marcelo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capital turístico Tourist capital Capital econômico Economic capital Capital simbólico Symbolic capital Capital social Social capital |
topic |
Capital turístico Tourist capital Capital econômico Economic capital Capital simbólico Symbolic capital Capital social Social capital |
description |
A finalidade dessa análise é promover o debate teórico-metodológico sobre as bases conceituais da construção de um novo conceito no campo do saber turístico, denominado de capital turístico. Tal assunto tem como intuito o aprofundamento empírico e teórico desse conceito, cuja inspiração deu-se a partir das teorias sociais de Karl Marx (capital econômico), Pierre Bourdieu (capital simbólico) e Robert Putnam (capital social). Nessa perspectiva, entende-se que o capital turístico é o legado econômico, social e simbólico proporcionado por fatores técnicos, científicos, informacionais, empresariais e públicos, com participação de organizações governamentais e não governamentais e das comunidades, materializado e desenvolvido em lugares apropriados pelo turismo articulados com os outros lugares. Entretanto, fez-se necessário uso da abordagem metodológica de natureza qualitativa e análise crítica para o processo reflexivo da discussão aqui posta. Assim, o conceito de capital turístico apresenta-se como mais uma contribuição teórica aos estudos e pesquisas para a melhor compreensão do fenômeno turístico no cenário contemporâneo |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-20T23:45:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-20T23:45:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TAVEIRA, Marcelo da Silva. Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam. Revista Turismo em Análise, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 4-21, 30 abr. 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rta/article/view/108323. Acesso em: 24 set. 2020. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p4-21. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37340 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1984-4867 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v27i1p4-21 |
identifier_str_mv |
TAVEIRA, Marcelo da Silva. Capital turístico e as Teorias Sociais de Marx, Bourdieu e Putnam. Revista Turismo em Análise, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 4-21, 30 abr. 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rta/article/view/108323. Acesso em: 24 set. 2020. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i1p4-21. 1984-4867 10.11606/issn.1984-4867.v27i1p4-21 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37340/1/CapitalTur%c3%adstico_Taveira_2016.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37340/4/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37340/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
834387e63de5cbd8ba2ea9075571d620 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832971250663424 |