Consumo e capital informacional nas lógicas de distinção entre grupos dominados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Ana Lúcia de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tempo Social (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/193536
Resumo: O artigo contribui para o debate  acerca da atualidade do conceito  “capital cultural” na apreensão da dimensão simbólica de disputas  estabelecidas entre os grupos sociais  em torno da legitimação de bens e práticas culturais e, portanto, na compreensão dos mecanismos pelos quais as hierarquias simbólicas são mantidas e a dominação reproduzida. Para tanto, analisa a apropriação de referências do universo das grifes por parte de adeptos ao movimento Hype como um tipo de capital cultural  específico mobilizado no  estabelecimento de fronteiras simbólicas entre grupos não  dominantes, evidenciando a expansão da cultura de consumo e o capital informacional como dois aspectos da cultura contemporânea extremamente impactantes nos jogos de distinção.
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spelling Consumo e capital informacional nas lógicas de distinção entre grupos dominadosConsumption and Informational Capital in the logic of distinction among dominated groupsCultural capitalDistinctionSymbolic boundariesConsumptionInformational capitalCapital culturalDistinçãoFronteiras simbólicasConsumoCapital informacionalO artigo contribui para o debate  acerca da atualidade do conceito  “capital cultural” na apreensão da dimensão simbólica de disputas  estabelecidas entre os grupos sociais  em torno da legitimação de bens e práticas culturais e, portanto, na compreensão dos mecanismos pelos quais as hierarquias simbólicas são mantidas e a dominação reproduzida. Para tanto, analisa a apropriação de referências do universo das grifes por parte de adeptos ao movimento Hype como um tipo de capital cultural  específico mobilizado no  estabelecimento de fronteiras simbólicas entre grupos não  dominantes, evidenciando a expansão da cultura de consumo e o capital informacional como dois aspectos da cultura contemporânea extremamente impactantes nos jogos de distinção.The article contributes to the debate  on the relevance of the concept  "cultural capital” for the apprehension of the symbolic dimension in disputes established among social groups,  around the legitimization of cultural goods and practices. Therefore, it also contributes for the understandingof the mechanisms by which symbolic hierarchies are maintained and  domination reproduced. It analyzes the appropriation of references from the universe of brands by the  participants of the Hype movement as a type of specific cultural capital,  mobilized in the establishment of  symbolic boundaries among non-dominant groups, what shows the expansion of consumer culture andinformational capital as two aspects of contemporary culture that are  extremely impacting in the distinction games.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/19353610.11606/0103-2070.ts.2022.193536Tempo Social; Vol. 34 No. 2 (2022); 31-45Tempo Social; v. 34 n. 2 (2022); 31-45Tempo Social; Vol. 34 Núm. 2 (2022); 31-451809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/193536/185586Copyright (c) 2022 Ana Lúcia de Castrohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Ana Lúcia de2023-04-24T12:55:54Zoai:revistas.usp.br:article/193536Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-04-24T12:55:54Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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