Consumo e capital informacional nas lógicas de distinção entre grupos dominados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tempo Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/193536 |
Resumo: | O artigo contribui para o debate acerca da atualidade do conceito “capital cultural” na apreensão da dimensão simbólica de disputas estabelecidas entre os grupos sociais em torno da legitimação de bens e práticas culturais e, portanto, na compreensão dos mecanismos pelos quais as hierarquias simbólicas são mantidas e a dominação reproduzida. Para tanto, analisa a apropriação de referências do universo das grifes por parte de adeptos ao movimento Hype como um tipo de capital cultural específico mobilizado no estabelecimento de fronteiras simbólicas entre grupos não dominantes, evidenciando a expansão da cultura de consumo e o capital informacional como dois aspectos da cultura contemporânea extremamente impactantes nos jogos de distinção. |
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Consumo e capital informacional nas lógicas de distinção entre grupos dominadosConsumption and Informational Capital in the logic of distinction among dominated groupsCultural capitalDistinctionSymbolic boundariesConsumptionInformational capitalCapital culturalDistinçãoFronteiras simbólicasConsumoCapital informacionalO artigo contribui para o debate acerca da atualidade do conceito “capital cultural” na apreensão da dimensão simbólica de disputas estabelecidas entre os grupos sociais em torno da legitimação de bens e práticas culturais e, portanto, na compreensão dos mecanismos pelos quais as hierarquias simbólicas são mantidas e a dominação reproduzida. Para tanto, analisa a apropriação de referências do universo das grifes por parte de adeptos ao movimento Hype como um tipo de capital cultural específico mobilizado no estabelecimento de fronteiras simbólicas entre grupos não dominantes, evidenciando a expansão da cultura de consumo e o capital informacional como dois aspectos da cultura contemporânea extremamente impactantes nos jogos de distinção.The article contributes to the debate on the relevance of the concept "cultural capital” for the apprehension of the symbolic dimension in disputes established among social groups, around the legitimization of cultural goods and practices. Therefore, it also contributes for the understandingof the mechanisms by which symbolic hierarchies are maintained and domination reproduced. It analyzes the appropriation of references from the universe of brands by the participants of the Hype movement as a type of specific cultural capital, mobilized in the establishment of symbolic boundaries among non-dominant groups, what shows the expansion of consumer culture andinformational capital as two aspects of contemporary culture that are extremely impacting in the distinction games.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2022-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/19353610.11606/0103-2070.ts.2022.193536Tempo Social; Vol. 34 No. 2 (2022); 31-45Tempo Social; v. 34 n. 2 (2022); 31-45Tempo Social; Vol. 34 Núm. 2 (2022); 31-451809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/193536/185586Copyright (c) 2022 Ana Lúcia de Castrohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Ana Lúcia de2023-04-24T12:55:54Zoai:revistas.usp.br:article/193536Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2023-04-24T12:55:54Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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