A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hékis, Hélio Roberto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sousa, Kleber Cavalcante, Furukava, Marcio, Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros, Oliveira, Idelmárcia Dantas de, Alves, Robinson Luis de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29388
Resumo: A indústria Farmacêutica é um mercado competitivo, complexo e de investimentos vultosos em pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos farmacêuticos. Uma das principais estratégias da Indústria farmacêutica é a promoção de seus produtos junto à classe médica, através dos propagandistas de medicamentos, profissionais essenciais ao sucesso desta estratégia. O estudo objetivou comprovar a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos e as competências necessárias para o bom desempenho desta profissão, de forma a garantir maior vantagem competitiva, e o sucesso destas organizações. Foram realizadas entrevistas individuais e semi-estruturadas e uma reunião de brainstorming, resultando na identificação de 46 competências, entre conhecimentos, habilidades e atitudes, que os propagandistas atribuíram maior importância, sendo assim consideradas mais relevantes e essenciais para o desempenho das atividades dos propagandistas farmacêuticos sob suas perspectivas. Palavras chaves: Competências. Indústria farmacêutica. Marketing Farmacêutico. Propagandistas vendedores de medicamentos
id UFRN_e360c9a703a8e6c5f9309bee7018e3f9
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29388
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Hékis, Hélio RobertoSousa, Kleber CavalcanteFurukava, MarcioValentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosOliveira, Idelmárcia Dantas deAlves, Robinson Luis de Souza2020-06-30T17:14:36Z2020-06-30T17:14:36Z2014HEKIS, H. R.; SOUSA, K.C.; FURUKAVA, MARCIO ; VALENTIM, R. A. M.; OLIVEIRA, I.D.; ALVES, R.L.S. A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN. Holos (Natal. Online), v. 4, p. 317-333, 2014. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1341. Acesso em: 25 jun. 2020. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1341https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2938810.15628/holos.2014.1341A indústria Farmacêutica é um mercado competitivo, complexo e de investimentos vultosos em pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos farmacêuticos. Uma das principais estratégias da Indústria farmacêutica é a promoção de seus produtos junto à classe médica, através dos propagandistas de medicamentos, profissionais essenciais ao sucesso desta estratégia. O estudo objetivou comprovar a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos e as competências necessárias para o bom desempenho desta profissão, de forma a garantir maior vantagem competitiva, e o sucesso destas organizações. Foram realizadas entrevistas individuais e semi-estruturadas e uma reunião de brainstorming, resultando na identificação de 46 competências, entre conhecimentos, habilidades e atitudes, que os propagandistas atribuíram maior importância, sendo assim consideradas mais relevantes e essenciais para o desempenho das atividades dos propagandistas farmacêuticos sob suas perspectivas. Palavras chaves: Competências. Indústria farmacêutica. Marketing Farmacêutico. Propagandistas vendedores de medicamentosThe Pharmaceutical industry is a competitive, complex and major investment in research, development and production of pharmaceutical products. One of the main strategies of the pharmaceutical industry is the promotion of their products to the medical profession, through propagandists medicines, essential to the success of this strategy professionals. The study aimed to demonstrate the strategic importance of the propagandists of medicines and necessary for the proper performance of this profession skills, to ensure competitive advantage, and the success of these organizations. Semi-structured individual interviews, and a brainstorming meeting were held, resulting in the identification of 46 competencies, including knowledge, skills and attitudes which the propagandists attributed greater importance and therefore were deemed most relevant and essential to the performance of activities of pharmaceutical propagandists under its prospectsHolosAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIndústria farmacêuticaMarketing farmacêuticoPropagandistas Vendedores de MedicamentosA indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RNThe pharmaceutiical industry and the strategic importance of the propagandists of drugs: study with employees in Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdfAIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdfapplication/pdf811766https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/1/AIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf5e752725604238177aaefb3454987c9dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53TEXTAIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf.txtAIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain52982https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/4/AIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf.txt9c747ca885dfd01cdf531d5a578a00eaMD54THUMBNAILAIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf.jpgAIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1727https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/5/AIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf.jpg460d24581892820fac97feaffd1739edMD55123456789/293882020-07-05 04:47:27.0oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-05T07:47:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The pharmaceutiical industry and the strategic importance of the propagandists of drugs: study with employees in Natal/RN
title A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN
spellingShingle A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN
Hékis, Hélio Roberto
Indústria farmacêutica
Marketing farmacêutico
Propagandistas Vendedores de Medicamentos
title_short A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN
title_full A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN
title_fullStr A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN
title_full_unstemmed A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN
title_sort A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN
author Hékis, Hélio Roberto
author_facet Hékis, Hélio Roberto
Sousa, Kleber Cavalcante
Furukava, Marcio
Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
Oliveira, Idelmárcia Dantas de
Alves, Robinson Luis de Souza
author_role author
author2 Sousa, Kleber Cavalcante
Furukava, Marcio
Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
Oliveira, Idelmárcia Dantas de
Alves, Robinson Luis de Souza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hékis, Hélio Roberto
Sousa, Kleber Cavalcante
Furukava, Marcio
Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
Oliveira, Idelmárcia Dantas de
Alves, Robinson Luis de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria farmacêutica
Marketing farmacêutico
Propagandistas Vendedores de Medicamentos
topic Indústria farmacêutica
Marketing farmacêutico
Propagandistas Vendedores de Medicamentos
description A indústria Farmacêutica é um mercado competitivo, complexo e de investimentos vultosos em pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos farmacêuticos. Uma das principais estratégias da Indústria farmacêutica é a promoção de seus produtos junto à classe médica, através dos propagandistas de medicamentos, profissionais essenciais ao sucesso desta estratégia. O estudo objetivou comprovar a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos e as competências necessárias para o bom desempenho desta profissão, de forma a garantir maior vantagem competitiva, e o sucesso destas organizações. Foram realizadas entrevistas individuais e semi-estruturadas e uma reunião de brainstorming, resultando na identificação de 46 competências, entre conhecimentos, habilidades e atitudes, que os propagandistas atribuíram maior importância, sendo assim consideradas mais relevantes e essenciais para o desempenho das atividades dos propagandistas farmacêuticos sob suas perspectivas. Palavras chaves: Competências. Indústria farmacêutica. Marketing Farmacêutico. Propagandistas vendedores de medicamentos
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-30T17:14:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-30T17:14:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HEKIS, H. R.; SOUSA, K.C.; FURUKAVA, MARCIO ; VALENTIM, R. A. M.; OLIVEIRA, I.D.; ALVES, R.L.S. A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN. Holos (Natal. Online), v. 4, p. 317-333, 2014. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1341. Acesso em: 25 jun. 2020. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1341
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29388
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.15628/holos.2014.1341
identifier_str_mv HEKIS, H. R.; SOUSA, K.C.; FURUKAVA, MARCIO ; VALENTIM, R. A. M.; OLIVEIRA, I.D.; ALVES, R.L.S. A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN. Holos (Natal. Online), v. 4, p. 317-333, 2014. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1341. Acesso em: 25 jun. 2020. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1341
10.15628/holos.2014.1341
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Holos
publisher.none.fl_str_mv Holos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/1/AIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/3/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/4/AIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/5/AIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e752725604238177aaefb3454987c9d
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
9c747ca885dfd01cdf531d5a578a00ea
460d24581892820fac97feaffd1739ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833021156589568