A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29388 |
Resumo: | A indústria Farmacêutica é um mercado competitivo, complexo e de investimentos vultosos em pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos farmacêuticos. Uma das principais estratégias da Indústria farmacêutica é a promoção de seus produtos junto à classe médica, através dos propagandistas de medicamentos, profissionais essenciais ao sucesso desta estratégia. O estudo objetivou comprovar a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos e as competências necessárias para o bom desempenho desta profissão, de forma a garantir maior vantagem competitiva, e o sucesso destas organizações. Foram realizadas entrevistas individuais e semi-estruturadas e uma reunião de brainstorming, resultando na identificação de 46 competências, entre conhecimentos, habilidades e atitudes, que os propagandistas atribuíram maior importância, sendo assim consideradas mais relevantes e essenciais para o desempenho das atividades dos propagandistas farmacêuticos sob suas perspectivas. Palavras chaves: Competências. Indústria farmacêutica. Marketing Farmacêutico. Propagandistas vendedores de medicamentos |
id |
UFRN_e360c9a703a8e6c5f9309bee7018e3f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29388 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Hékis, Hélio RobertoSousa, Kleber CavalcanteFurukava, MarcioValentim, Ricardo Alexsandro de MedeirosOliveira, Idelmárcia Dantas deAlves, Robinson Luis de Souza2020-06-30T17:14:36Z2020-06-30T17:14:36Z2014HEKIS, H. R.; SOUSA, K.C.; FURUKAVA, MARCIO ; VALENTIM, R. A. M.; OLIVEIRA, I.D.; ALVES, R.L.S. A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN. Holos (Natal. Online), v. 4, p. 317-333, 2014. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1341. Acesso em: 25 jun. 2020. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1341https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2938810.15628/holos.2014.1341A indústria Farmacêutica é um mercado competitivo, complexo e de investimentos vultosos em pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos farmacêuticos. Uma das principais estratégias da Indústria farmacêutica é a promoção de seus produtos junto à classe médica, através dos propagandistas de medicamentos, profissionais essenciais ao sucesso desta estratégia. O estudo objetivou comprovar a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos e as competências necessárias para o bom desempenho desta profissão, de forma a garantir maior vantagem competitiva, e o sucesso destas organizações. Foram realizadas entrevistas individuais e semi-estruturadas e uma reunião de brainstorming, resultando na identificação de 46 competências, entre conhecimentos, habilidades e atitudes, que os propagandistas atribuíram maior importância, sendo assim consideradas mais relevantes e essenciais para o desempenho das atividades dos propagandistas farmacêuticos sob suas perspectivas. Palavras chaves: Competências. Indústria farmacêutica. Marketing Farmacêutico. Propagandistas vendedores de medicamentosThe Pharmaceutical industry is a competitive, complex and major investment in research, development and production of pharmaceutical products. One of the main strategies of the pharmaceutical industry is the promotion of their products to the medical profession, through propagandists medicines, essential to the success of this strategy professionals. The study aimed to demonstrate the strategic importance of the propagandists of medicines and necessary for the proper performance of this profession skills, to ensure competitive advantage, and the success of these organizations. Semi-structured individual interviews, and a brainstorming meeting were held, resulting in the identification of 46 competencies, including knowledge, skills and attitudes which the propagandists attributed greater importance and therefore were deemed most relevant and essential to the performance of activities of pharmaceutical propagandists under its prospectsHolosAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIndústria farmacêuticaMarketing farmacêuticoPropagandistas Vendedores de MedicamentosA indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RNThe pharmaceutiical industry and the strategic importance of the propagandists of drugs: study with employees in Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdfAIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdfapplication/pdf811766https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/1/AIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf5e752725604238177aaefb3454987c9dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53TEXTAIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf.txtAIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain52982https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/4/AIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf.txt9c747ca885dfd01cdf531d5a578a00eaMD54THUMBNAILAIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf.jpgAIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1727https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/5/AIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf.jpg460d24581892820fac97feaffd1739edMD55123456789/293882020-07-05 04:47:27.0oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-05T07:47:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The pharmaceutiical industry and the strategic importance of the propagandists of drugs: study with employees in Natal/RN |
title |
A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN |
spellingShingle |
A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN Hékis, Hélio Roberto Indústria farmacêutica Marketing farmacêutico Propagandistas Vendedores de Medicamentos |
title_short |
A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN |
title_full |
A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN |
title_fullStr |
A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN |
title_full_unstemmed |
A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN |
title_sort |
A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN |
author |
Hékis, Hélio Roberto |
author_facet |
Hékis, Hélio Roberto Sousa, Kleber Cavalcante Furukava, Marcio Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros Oliveira, Idelmárcia Dantas de Alves, Robinson Luis de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Kleber Cavalcante Furukava, Marcio Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros Oliveira, Idelmárcia Dantas de Alves, Robinson Luis de Souza |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hékis, Hélio Roberto Sousa, Kleber Cavalcante Furukava, Marcio Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros Oliveira, Idelmárcia Dantas de Alves, Robinson Luis de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria farmacêutica Marketing farmacêutico Propagandistas Vendedores de Medicamentos |
topic |
Indústria farmacêutica Marketing farmacêutico Propagandistas Vendedores de Medicamentos |
description |
A indústria Farmacêutica é um mercado competitivo, complexo e de investimentos vultosos em pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos farmacêuticos. Uma das principais estratégias da Indústria farmacêutica é a promoção de seus produtos junto à classe médica, através dos propagandistas de medicamentos, profissionais essenciais ao sucesso desta estratégia. O estudo objetivou comprovar a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos e as competências necessárias para o bom desempenho desta profissão, de forma a garantir maior vantagem competitiva, e o sucesso destas organizações. Foram realizadas entrevistas individuais e semi-estruturadas e uma reunião de brainstorming, resultando na identificação de 46 competências, entre conhecimentos, habilidades e atitudes, que os propagandistas atribuíram maior importância, sendo assim consideradas mais relevantes e essenciais para o desempenho das atividades dos propagandistas farmacêuticos sob suas perspectivas. Palavras chaves: Competências. Indústria farmacêutica. Marketing Farmacêutico. Propagandistas vendedores de medicamentos |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-30T17:14:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-30T17:14:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HEKIS, H. R.; SOUSA, K.C.; FURUKAVA, MARCIO ; VALENTIM, R. A. M.; OLIVEIRA, I.D.; ALVES, R.L.S. A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN. Holos (Natal. Online), v. 4, p. 317-333, 2014. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1341. Acesso em: 25 jun. 2020. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1341 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29388 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15628/holos.2014.1341 |
identifier_str_mv |
HEKIS, H. R.; SOUSA, K.C.; FURUKAVA, MARCIO ; VALENTIM, R. A. M.; OLIVEIRA, I.D.; ALVES, R.L.S. A indústria farmacêutica e a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos: estudo com colaboradores em Natal/RN. Holos (Natal. Online), v. 4, p. 317-333, 2014. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1341. Acesso em: 25 jun. 2020. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1341 10.15628/holos.2014.1341 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Holos |
publisher.none.fl_str_mv |
Holos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/1/AIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/3/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/4/AIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29388/5/AIndustriaFarmaceuticaPropagandistas_Valentim_2014.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e752725604238177aaefb3454987c9d 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 9c747ca885dfd01cdf531d5a578a00ea 460d24581892820fac97feaffd1739ed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814833021156589568 |