Marketing de relacionamento e sua influência na prescrição de medicamentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFFS (Repositório Digital da UFFS) |
Texto Completo: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/4044 |
Resumo: | O Propagandista Vendedor (PV) tem como objetivo principal levar informações relevantes à classe médica, que possam agregar e principalmente influenciar seu hábito prescritivo, sendo assim um elo importante entre a indústria farmacêutica e o médico. O Marketing de Relacionamento (MR) é utilizado há décadas pela indústria farmacêutica como uma ferramenta importante, sendo assim pretende-se responder a seguinte pergunta: como ocorre o impacto do Marketing de Relacionamento (MR) na prescrição do profissional médico, no Oeste do estado de Santa Catarina, tendo como agente influenciador o Propagandista Vendedor (PV)? Após o estabelecimento da questão norteadora deste trabalho estipulou com objetivo geral analisar o impacto do Marketing de Relacionamento (MR) na prescrição do profissional médico, no Oeste do estado de Santa Catarina, tendo como agente influenciador o Propagandista Vendedor (PV), a partir da resolução da Diretoria Colegiada 24/2010, de 15 de junho de 2010. Para que seja possível atingir o objetivo principal foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: Identificar as variáveis mais relevantes que interferem na prescrição médica. Analisar a relação entre o Marketing de relacionamento e as principais variáveis identificadas. Propor melhorias para abordagem estratégica utilizando ao Marketing de Relacionamento e as variáveis que mais influenciam na prescrição médica. A metodologia utilizada neste trabalho tem natureza quantitativa, tendo aplicado questionário para levantamento de dados. A pesquisa mostrou ter uma prevalência de profissionais do gênero feminino, com faixa etária entre 35 e 40 anos, residentes na cidade de Chapecó com especialização em ginecologia e obstetrícia. As principais variáveis identificadas que influenciam no hábito prescritivo são: Respeito ao tempo disponibilizado ao médico, confiança no laboratório e conhecimento do propagandista. Pode-se concluir ao termino deste estudo que o marketing de relacionamento impacta diretamente a prescrição médica, tendo como principal agente influenciar o Propagandista Vendedor. |
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Após o estabelecimento da questão norteadora deste trabalho estipulou com objetivo geral analisar o impacto do Marketing de Relacionamento (MR) na prescrição do profissional médico, no Oeste do estado de Santa Catarina, tendo como agente influenciador o Propagandista Vendedor (PV), a partir da resolução da Diretoria Colegiada 24/2010, de 15 de junho de 2010. Para que seja possível atingir o objetivo principal foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: Identificar as variáveis mais relevantes que interferem na prescrição médica. Analisar a relação entre o Marketing de relacionamento e as principais variáveis identificadas. Propor melhorias para abordagem estratégica utilizando ao Marketing de Relacionamento e as variáveis que mais influenciam na prescrição médica. A metodologia utilizada neste trabalho tem natureza quantitativa, tendo aplicado questionário para levantamento de dados. A pesquisa mostrou ter uma prevalência de profissionais do gênero feminino, com faixa etária entre 35 e 40 anos, residentes na cidade de Chapecó com especialização em ginecologia e obstetrícia. As principais variáveis identificadas que influenciam no hábito prescritivo são: Respeito ao tempo disponibilizado ao médico, confiança no laboratório e conhecimento do propagandista. Pode-se concluir ao termino deste estudo que o marketing de relacionamento impacta diretamente a prescrição médica, tendo como principal agente influenciar o Propagandista Vendedor.The Sales Propagandist (PV) has as main objective to bring relevant information to the medical class, which can aggregate and mainly influence their prescribing habit, thus being an important link between the pharmaceutical industry and the doctor. Relationship Marketing (MR) has been used for decades by the pharmaceutical industry as an important tool, so it is intended to answer the following question: how does the impact of Relationship Marketing (MR) occur on the prescription of medical professionals in the West of the state from Santa Catarina, with the Sales Propagandist (PV) as the influencing agent? After establishing the guiding question of this work, the general objective was to analyze the impact of Relationship Marketing (MR) on the prescription of medical professionals, in the West of the state of Santa Catarina, having the Sales Propagandist (PV) as the influencing agent, from the resolution of the Collegiate Board of Directors 24/2010, of June 15, 2010. In order to achieve the main objective, the following specific objectives were established: Identify the most relevant variables that interfere with medical prescription. Analyze the relationship between Relationship Marketing and the main variables identified. Propose improvements to the strategic approach using Relationship Marketing and the variables that most influence medical prescription. The methodology used in this work is quantitative in nature, having applied a questionnaire to collect data. The research showed a prevalence of female professionals, aged between 35 and 40 years, living in the city of Chapecó with specialization in gynecology and obstetrics. The main variables identified that influence the prescribing habit are: Respect for the time available to the doctor, confidence in the laboratory and knowledge of the propagandist. It can be concluded at the end of this study that relationship marketing directly impacts medical prescription, with the main agent influencing the Sales Propagandist.Submitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2021-03-25T16:31:43Z No. of bitstreams: 1 PASTRE.pdf: 3004489 bytes, checksum: 83351930384e290d8dfd6f2f45e20a81 (MD5)Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2021-04-16T12:46:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PASTRE.pdf: 3004489 bytes, checksum: 83351930384e290d8dfd6f2f45e20a81 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-16T12:46:21Z (GMT). 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