Concepções dos internos da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) sobre o projeto “Leitura para Liberdade”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takamoto, Larissa Terumi
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42566
Resumo: A educação é um direito de todos, mesmo daqueles que temporariamente encontram-se privados de outros direitos, como o direito à Liberdade, por exemplo. Pensando nisso foi realizada uma pesquisa exploratória com dimensão bibliográfica e empírica embasada nos autores Elenice Onofre (2007), Ireland (2011), Elionaldo Julião (2014) entre outros, que teve como objetivo investigar concepções de internos da Penitenciária Estadual de Parnamirim- RN (PEP) sobre o Projeto “Leitura para Liberdade”, que é desenvolvido na biblioteca da penitenciária. O Projeto possibilita a remição de pena dos internos através da leitura do acervo disponível na biblioteca da penitenciária. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e de natureza exploratória, utilizada através da técnica de Grupo Focal, com o intuito de obter as informações necessárias para conhecer as concepções dos internos participantes do projeto sobre leitura e a sua importância. Como resultado, a partir das falas dos internos, foi possível verificar que o projeto “Leitura para Liberdade” não se restringe apenas à leitura como remição de pena, visando também contribuir para humanização da pena de privação de liberdade e, consequentemente, para os processos que visam à reconstrução do indivíduo, tornando-o mais sensível aos valores que vão se perdendo na realidade do cárcere.
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