As lições do vivo: a natureza e as ciências da vida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21427 |
Resumo: | As ciências da saúde, apoiadas nos argumentos das ciências modernas, assumem em grande parte o conhecimento científico em sua linearidade. Como consequência desse modelo, a condição humana é reduzida ao domínio mecânico e biológico. Essa matriz de conhecimento fomenta um processo de formação dos profissionais de saúde que dificulta uma prática integral, capaz de visualizar a saúde de forma ampliada, conforme preconizam os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, atual política pública de saúde do Brasil. Nesse contexto, torna-se urgente a formulação de estratégias reunificadoras, capazes de construir um olhar ampliado para a formação em saúde. Esta tese tem por suporte as ciências da complexidade e reconhece o homem como parte integrante da natureza, da qual é dependente. Daí porque, talvez, seja urgente reconhecer que a natureza estendida - para além do propriamente humano - é pródiga em mensagens para as quais os profissionais da saúde precisam estar atentos. Identificar e ouvir as lições do vivo podem ajudar a entender o domínio da vida e possibilitar intervenções mais sensíveis no cuidar do humano. A proposição de uma nova prática em saúde foi influenciada pelos macroargumentos filosóficos, antropológicos e epistemológicos de Claude Lévi-Strauss. De igual forma, as hipóteses do limite difuso entre vivo e não-vivo e de uma comunicação ampliada entre o homem e todas as coisas do mundo redimensionam na tese concepções levistraussianas. Henri Atlan, Jean-Marie Pelt e Francisco Lucas da Silva são aqui operadores cognitivos que dão atualidade às ideias de Lévi-Strauss. São sobretudo essas quatro matrizes de pensamento que compõem, nesta tese, a estratégia de operar o pensamento complexo na área das Ciências da Vida. Autorizar as lições da natureza viva permite refletir sobre a cegueira e a surdez que são impressas na formação, acionando canais para a escuta de outras linguagens para religar os conhecimentos e operar efetivamente a integralidade na formação em saúde. |
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Nesse contexto, torna-se urgente a formulação de estratégias reunificadoras, capazes de construir um olhar ampliado para a formação em saúde. Esta tese tem por suporte as ciências da complexidade e reconhece o homem como parte integrante da natureza, da qual é dependente. Daí porque, talvez, seja urgente reconhecer que a natureza estendida - para além do propriamente humano - é pródiga em mensagens para as quais os profissionais da saúde precisam estar atentos. Identificar e ouvir as lições do vivo podem ajudar a entender o domínio da vida e possibilitar intervenções mais sensíveis no cuidar do humano. A proposição de uma nova prática em saúde foi influenciada pelos macroargumentos filosóficos, antropológicos e epistemológicos de Claude Lévi-Strauss. De igual forma, as hipóteses do limite difuso entre vivo e não-vivo e de uma comunicação ampliada entre o homem e todas as coisas do mundo redimensionam na tese concepções levistraussianas. Henri Atlan, Jean-Marie Pelt e Francisco Lucas da Silva são aqui operadores cognitivos que dão atualidade às ideias de Lévi-Strauss. São sobretudo essas quatro matrizes de pensamento que compõem, nesta tese, a estratégia de operar o pensamento complexo na área das Ciências da Vida. Autorizar as lições da natureza viva permite refletir sobre a cegueira e a surdez que são impressas na formação, acionando canais para a escuta de outras linguagens para religar os conhecimentos e operar efetivamente a integralidade na formação em saúde.Les sciences de la santé, soutenues par les arguments des sciences modernes prennent en charge grande partie de la connaissance scientifique dans sa linéarité. En conséquence de ce modèle, la condition humaine est réduite au domaine mécanique et biologique. Cet ensemble de connaissance favorise un processus de formation des professionnels de la santé qui empêche une pratique intégrale, en mesure de considérer la santé comme un concept large, tel que préconisent les principes et les recommandations du Système Unique de Santé, actuelle politique publique de santé au Brésil. Dans ce contexte, il est impératif de formuler des stratégies réunifiées, en mesure de construire un regard étendu pour la formation dans le domaine de la santé. Cette thèse a été soutenue par les sciences de la complexité et reconnaît l’homme comme partie intégrante de la nature dont il est dépendent. C’est pourquoi, peut-être, il est urgent de reconnaître que la nature au sens large - au delà de l’esphère strictement humaine – est abondante en messages auxquels les professionnels doivent être attentifs. Identifier et entendre les leçons du vivant cela peut aider l’interlocuteur à comprendre le domaine de la vie et permettre les interventions les plus sensibles aux soins de l’être humain. La proposition d’une nouvelle pratique en santé a été influencée par des macroarguments philosophiques, anthropologiques et épistémologiques de Claude Lévi-Strauss. De même, les hypothèses de la frontière prolixe entre le vivant et non-vivant et d’une communication élargie entre l’homme et toutes les choses du monde, redimensionnent des conceptions lévi-straussiennes dans la thèse. Henri Atlan, Jean-Marie Pelt et Francisco Lucas da Silva y sont présents en tant qu’agents cognitifs pour relancer les idées de Lévi-Strauss. Ce sont surtout ces quatre matrices de la pensée qui composent, dans cette thèse, la stratégie visant exploiter la pensée complexe dans le domaine des sciences de la vie. Autoriser les leçons de la nature vivante, permet de réfléchir sur la cécité et la surdité qui sont imprégnées à la formation, déclenchant les voies pour l’écoute de ces autres langages afin de relier les connaissances et procéder effectivement en faveur de l’intégralité de la formation dans le secteur de la santé.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCiências da vidaSaberes da tradiçãoLições do vivoFormação em saúdeComplexidadeAs lições do vivo: a natureza e as ciências da vidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLiçõesVivoNatureza_BoscoFilho_2010.pdfLiçõesVivoNatureza_BoscoFilho_2010.pdfapplication/pdf3730208https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21427/1/Li%c3%a7%c3%b5esVivoNatureza_BoscoFilho_2010.pdfa507129002d0283ea2bd9cb64805b7b5MD51TEXTJoaoBoscoFilho_TESE.pdf.txtJoaoBoscoFilho_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain235368https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21427/6/JoaoBoscoFilho_TESE.pdf.txta4522e58745950bb706f5caf680a1964MD56LiçõesVivoNatureza_BoscoFilho_2010.pdf.txtLiçõesVivoNatureza_BoscoFilho_2010.pdf.txtExtracted texttext/plain235253https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21427/8/Li%c3%a7%c3%b5esVivoNatureza_BoscoFilho_2010.pdf.txt4661aa20a4072c0ffcb68d78cf8278ffMD58THUMBNAILJoaoBoscoFilho_TESE.pdf.jpgJoaoBoscoFilho_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2143https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21427/7/JoaoBoscoFilho_TESE.pdf.jpg10cf182e0a1bf114f3c634f1db1b78adMD57LiçõesVivoNatureza_BoscoFilho_2010.pdf.jpgLiçõesVivoNatureza_BoscoFilho_2010.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1209https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21427/9/Li%c3%a7%c3%b5esVivoNatureza_BoscoFilho_2010.pdf.jpg977e1237e73b83bde0d92197536c9329MD59123456789/214272019-06-23 02:16:15.804oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21427Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-23T05:16:15Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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