Valor Justo: uma análise da percepção dos alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis do CERES- Caicó

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Mariana de Barros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48130
Resumo: A convergência das Normas Brasileiras às Normas Internacionais de contabilidade trouxe para a Contabilidade brasileira uma grande evolução, pois faz-se necessário para uma maior evolução econômica. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis é o responsável pelo estudo de normas técnicas que visa essa convergência. Entre seus diversos Pronunciamentos, encontra-se o Pronunciamento Técnico CPC 46 que trata sobre a Mensuração do Valor Justo. Diante de toda a importância dos Pronunciamentos, e também do Valor Justo para a evolução contábil, o presente trabalho tem o objetivo de analisar a percepção dos alunos concluintes do curso de Ciências Contábeis do CERES- Caicó sobre o tema Valor Justo. Foram analisados 40 questionários que em seus dados mostraram, principalmente, que os respondentes afirmam ser importante a convergência brasileira às Normas Internacionais de Contabilidade, assim também como asseguram ser importante o estudo dos Pronunciamentos Técnicos emitidos pelo CPC. Além disso, a pesquisa evidenciou também que os respondentes possuem um baixo conhecimento sobre o tema e ainda que a universidade possui uma baixa contribuição na construção desse conhecimento.
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