Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Clara Rocha de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57101
Resumo: O turismo de eventos vem crescendo em todo o mundo. De acordo com dados divulgados no site da Panrotas, em 2022 o Brasil ocupou o primeiro lugar no ranking dos países da América do Sul que mais sediou eventos presenciais. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre as estratégias de marketing utilizadas para promover eventos de ano novo. O evento em questão é o Réveillon de São Miguel do Gostoso, também conhecido pelo nome Imagina que Gostoso, que teve a sua primeira edição no ano de 2016 e desde então vem se tornando uma festa cada vez mais conhecida e conquistando um público que só cresce com o passar dos anos. A metodologia aplicada no trabalho foi de abordagem qualitativa e caráter exploratório com análise de conteúdo gerado pelo usuário e aplicação de pesquisa visando entender como funciona as estratégias de marketing utilizadas na divulgação do evento. Considerando as informações apresentadas na pesquisa é notório que o evento possui um planejamento estratégico bem formulado que resultou no crescimento do próprio, além de se tornar um acontecimento importante para o fomento da atividade turística em São Miguel do Gostoso.
id UFRN_e412134a76ee5a45a586ce84a3c9c068
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57101
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Clara Rocha dehttps://orcid.org/0000-0003-2434-6981https://orcid.org/0000-0003-2434-6981Cavalcanti, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silvahttps://orcid.org/0000-0002-5631-5779http://lattes.cnpq.br/3366873537781490Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveirahttps://orcid.org/0000-0002-0609-9983http://lattes.cnpq.br/7233203993967359Ferreira, Lissa Valéria Fernandes2023-12-29T11:26:09Z2023-12-29T11:26:09Z2023-12-05OLIVEIRA, Clara Rocha de. Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil. Orientador: Lissa Valéria Fernandes Ferreira. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57101O turismo de eventos vem crescendo em todo o mundo. De acordo com dados divulgados no site da Panrotas, em 2022 o Brasil ocupou o primeiro lugar no ranking dos países da América do Sul que mais sediou eventos presenciais. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre as estratégias de marketing utilizadas para promover eventos de ano novo. O evento em questão é o Réveillon de São Miguel do Gostoso, também conhecido pelo nome Imagina que Gostoso, que teve a sua primeira edição no ano de 2016 e desde então vem se tornando uma festa cada vez mais conhecida e conquistando um público que só cresce com o passar dos anos. A metodologia aplicada no trabalho foi de abordagem qualitativa e caráter exploratório com análise de conteúdo gerado pelo usuário e aplicação de pesquisa visando entender como funciona as estratégias de marketing utilizadas na divulgação do evento. Considerando as informações apresentadas na pesquisa é notório que o evento possui um planejamento estratégico bem formulado que resultou no crescimento do próprio, além de se tornar um acontecimento importante para o fomento da atividade turística em São Miguel do Gostoso.Events tourism has been growing all over the world. According to data published on the Panrotas website, in 2022 Brazil was ranked first among the South American countries that hosted the most face-to-face events. The aim of this paper is to present a study of the marketing strategies used to promote New Year's Eve events. The event in question is New Year's Eve in São Miguel do Gostoso, also known by the name Imagina que Gostoso, which had its first edition in 2016 and since then has become an increasingly well-known festival, winning over an audience that has only grown over the years. The methodology applied was qualitative and exploratory, analysing user-generated content and applying a survey to understand how the marketing strategies used to publicise the event work. Considering the information presented in the research, it is clear that the event has a well-formulated strategic plan that has resulted in its own growth, as well as becoming an important event for promoting tourism in São Miguel do Gostoso.Universidade Federal do Rio Grande do NorteTurismoUFRNBrasilDepartamento de TurismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOmarketingestratégias de marketingeventosréveillonSão Miguel do GostosoEstratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57101/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52ORIGINALESTRATÉGIAS DE MARKETING EM EVENTOS DE RÉVEILLON UMA ANÁLISE DO RÉVEILLON DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO – RN, BRASIL.pdfESTRATÉGIAS DE MARKETING EM EVENTOS DE RÉVEILLON UMA ANÁLISE DO RÉVEILLON DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO – RN, BRASIL.pdfapplication/pdf1133721https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57101/1/ESTRAT%c3%89GIAS%20DE%20MARKETING%20EM%20EVENTOS%20DE%20R%c3%89VEILLON%20UMA%20AN%c3%81LISE%20DO%20R%c3%89VEILLON%20DE%20S%c3%83O%20MIGUEL%20DO%20GOSTOSO%20%e2%80%93%20RN%2c%20BRASIL.pdf01add1a08bff7274b916d0d84a998fa1MD51123456789/571012023-12-29 08:26:09.972oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-29T11:26:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil
title Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil
spellingShingle Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil
Oliveira, Clara Rocha de
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
marketing
estratégias de marketing
eventos
réveillon
São Miguel do Gostoso
title_short Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil
title_full Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil
title_fullStr Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil
title_full_unstemmed Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil
title_sort Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil
author Oliveira, Clara Rocha de
author_facet Oliveira, Clara Rocha de
author_role author
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2434-6981
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-2434-6981
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cavalcanti, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5631-5779
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3366873537781490
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0609-9983
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7233203993967359
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Clara Rocha de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
contributor_str_mv Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
marketing
estratégias de marketing
eventos
réveillon
São Miguel do Gostoso
dc.subject.por.fl_str_mv marketing
estratégias de marketing
eventos
réveillon
São Miguel do Gostoso
description O turismo de eventos vem crescendo em todo o mundo. De acordo com dados divulgados no site da Panrotas, em 2022 o Brasil ocupou o primeiro lugar no ranking dos países da América do Sul que mais sediou eventos presenciais. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre as estratégias de marketing utilizadas para promover eventos de ano novo. O evento em questão é o Réveillon de São Miguel do Gostoso, também conhecido pelo nome Imagina que Gostoso, que teve a sua primeira edição no ano de 2016 e desde então vem se tornando uma festa cada vez mais conhecida e conquistando um público que só cresce com o passar dos anos. A metodologia aplicada no trabalho foi de abordagem qualitativa e caráter exploratório com análise de conteúdo gerado pelo usuário e aplicação de pesquisa visando entender como funciona as estratégias de marketing utilizadas na divulgação do evento. Considerando as informações apresentadas na pesquisa é notório que o evento possui um planejamento estratégico bem formulado que resultou no crescimento do próprio, além de se tornar um acontecimento importante para o fomento da atividade turística em São Miguel do Gostoso.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-29T11:26:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-29T11:26:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Clara Rocha de. Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil. Orientador: Lissa Valéria Fernandes Ferreira. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57101
identifier_str_mv OLIVEIRA, Clara Rocha de. Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil. Orientador: Lissa Valéria Fernandes Ferreira. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Turismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57101/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57101/1/ESTRAT%c3%89GIAS%20DE%20MARKETING%20EM%20EVENTOS%20DE%20R%c3%89VEILLON%20UMA%20AN%c3%81LISE%20DO%20R%c3%89VEILLON%20DE%20S%c3%83O%20MIGUEL%20DO%20GOSTOSO%20%e2%80%93%20RN%2c%20BRASIL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
01add1a08bff7274b916d0d84a998fa1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117518427422720