Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57101 |
Resumo: | O turismo de eventos vem crescendo em todo o mundo. De acordo com dados divulgados no site da Panrotas, em 2022 o Brasil ocupou o primeiro lugar no ranking dos países da América do Sul que mais sediou eventos presenciais. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre as estratégias de marketing utilizadas para promover eventos de ano novo. O evento em questão é o Réveillon de São Miguel do Gostoso, também conhecido pelo nome Imagina que Gostoso, que teve a sua primeira edição no ano de 2016 e desde então vem se tornando uma festa cada vez mais conhecida e conquistando um público que só cresce com o passar dos anos. A metodologia aplicada no trabalho foi de abordagem qualitativa e caráter exploratório com análise de conteúdo gerado pelo usuário e aplicação de pesquisa visando entender como funciona as estratégias de marketing utilizadas na divulgação do evento. Considerando as informações apresentadas na pesquisa é notório que o evento possui um planejamento estratégico bem formulado que resultou no crescimento do próprio, além de se tornar um acontecimento importante para o fomento da atividade turística em São Miguel do Gostoso. |
id |
UFRN_e412134a76ee5a45a586ce84a3c9c068 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57101 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Clara Rocha dehttps://orcid.org/0000-0003-2434-6981https://orcid.org/0000-0003-2434-6981Cavalcanti, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silvahttps://orcid.org/0000-0002-5631-5779http://lattes.cnpq.br/3366873537781490Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveirahttps://orcid.org/0000-0002-0609-9983http://lattes.cnpq.br/7233203993967359Ferreira, Lissa Valéria Fernandes2023-12-29T11:26:09Z2023-12-29T11:26:09Z2023-12-05OLIVEIRA, Clara Rocha de. Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil. Orientador: Lissa Valéria Fernandes Ferreira. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57101O turismo de eventos vem crescendo em todo o mundo. De acordo com dados divulgados no site da Panrotas, em 2022 o Brasil ocupou o primeiro lugar no ranking dos países da América do Sul que mais sediou eventos presenciais. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre as estratégias de marketing utilizadas para promover eventos de ano novo. O evento em questão é o Réveillon de São Miguel do Gostoso, também conhecido pelo nome Imagina que Gostoso, que teve a sua primeira edição no ano de 2016 e desde então vem se tornando uma festa cada vez mais conhecida e conquistando um público que só cresce com o passar dos anos. A metodologia aplicada no trabalho foi de abordagem qualitativa e caráter exploratório com análise de conteúdo gerado pelo usuário e aplicação de pesquisa visando entender como funciona as estratégias de marketing utilizadas na divulgação do evento. Considerando as informações apresentadas na pesquisa é notório que o evento possui um planejamento estratégico bem formulado que resultou no crescimento do próprio, além de se tornar um acontecimento importante para o fomento da atividade turística em São Miguel do Gostoso.Events tourism has been growing all over the world. According to data published on the Panrotas website, in 2022 Brazil was ranked first among the South American countries that hosted the most face-to-face events. The aim of this paper is to present a study of the marketing strategies used to promote New Year's Eve events. The event in question is New Year's Eve in São Miguel do Gostoso, also known by the name Imagina que Gostoso, which had its first edition in 2016 and since then has become an increasingly well-known festival, winning over an audience that has only grown over the years. The methodology applied was qualitative and exploratory, analysing user-generated content and applying a survey to understand how the marketing strategies used to publicise the event work. Considering the information presented in the research, it is clear that the event has a well-formulated strategic plan that has resulted in its own growth, as well as becoming an important event for promoting tourism in São Miguel do Gostoso.Universidade Federal do Rio Grande do NorteTurismoUFRNBrasilDepartamento de TurismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOmarketingestratégias de marketingeventosréveillonSão Miguel do GostosoEstratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57101/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52ORIGINALESTRATÉGIAS DE MARKETING EM EVENTOS DE RÉVEILLON UMA ANÁLISE DO RÉVEILLON DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO – RN, BRASIL.pdfESTRATÉGIAS DE MARKETING EM EVENTOS DE RÉVEILLON UMA ANÁLISE DO RÉVEILLON DE SÃO MIGUEL DO GOSTOSO – RN, BRASIL.pdfapplication/pdf1133721https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57101/1/ESTRAT%c3%89GIAS%20DE%20MARKETING%20EM%20EVENTOS%20DE%20R%c3%89VEILLON%20UMA%20AN%c3%81LISE%20DO%20R%c3%89VEILLON%20DE%20S%c3%83O%20MIGUEL%20DO%20GOSTOSO%20%e2%80%93%20RN%2c%20BRASIL.pdf01add1a08bff7274b916d0d84a998fa1MD51123456789/571012023-12-29 08:26:09.972oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-29T11:26:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil |
title |
Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil |
spellingShingle |
Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil Oliveira, Clara Rocha de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO marketing estratégias de marketing eventos réveillon São Miguel do Gostoso |
title_short |
Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil |
title_full |
Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil |
title_fullStr |
Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil |
title_sort |
Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil |
author |
Oliveira, Clara Rocha de |
author_facet |
Oliveira, Clara Rocha de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2434-6981 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2434-6981 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Cavalcanti, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-5631-5779 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3366873537781490 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-0609-9983 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7233203993967359 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Clara Rocha de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes |
contributor_str_mv |
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO marketing estratégias de marketing eventos réveillon São Miguel do Gostoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
marketing estratégias de marketing eventos réveillon São Miguel do Gostoso |
description |
O turismo de eventos vem crescendo em todo o mundo. De acordo com dados divulgados no site da Panrotas, em 2022 o Brasil ocupou o primeiro lugar no ranking dos países da América do Sul que mais sediou eventos presenciais. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre as estratégias de marketing utilizadas para promover eventos de ano novo. O evento em questão é o Réveillon de São Miguel do Gostoso, também conhecido pelo nome Imagina que Gostoso, que teve a sua primeira edição no ano de 2016 e desde então vem se tornando uma festa cada vez mais conhecida e conquistando um público que só cresce com o passar dos anos. A metodologia aplicada no trabalho foi de abordagem qualitativa e caráter exploratório com análise de conteúdo gerado pelo usuário e aplicação de pesquisa visando entender como funciona as estratégias de marketing utilizadas na divulgação do evento. Considerando as informações apresentadas na pesquisa é notório que o evento possui um planejamento estratégico bem formulado que resultou no crescimento do próprio, além de se tornar um acontecimento importante para o fomento da atividade turística em São Miguel do Gostoso. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-29T11:26:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-29T11:26:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Clara Rocha de. Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil. Orientador: Lissa Valéria Fernandes Ferreira. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57101 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Clara Rocha de. Estratégias de marketing em eventos de réveillon: uma análise do réveillon de São Miguel do Gostoso - RN, Brasil. Orientador: Lissa Valéria Fernandes Ferreira. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Turismo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57101/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57101/1/ESTRAT%c3%89GIAS%20DE%20MARKETING%20EM%20EVENTOS%20DE%20R%c3%89VEILLON%20UMA%20AN%c3%81LISE%20DO%20R%c3%89VEILLON%20DE%20S%c3%83O%20MIGUEL%20DO%20GOSTOSO%20%e2%80%93%20RN%2c%20BRASIL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 01add1a08bff7274b916d0d84a998fa1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117518427422720 |