Topoi e argumentação no discurso nacionalista a partir da obra O Sacrificio do Amor, de Isabel Gondim
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58192 |
Resumo: | A presente pesquisa toma por objeto de estudo os lugares argumentativos ou topoi, analisando sua estrutura e função na argumentação em favor do discurso nacionalista que atravessa a obra O Sacrifício do Amor (1909), de Isabel Gondim. Do ponto de vista do Modelo de Tradições Discursivas (Koch, 1997; Koch; Oesterreicher, 2007; Kabatek, 2006, 2018), os lugares argumentativos constituem uma tradicionalidade de conteúdo dentro de outra(s) tradicionalidade(s), tais como a do discurso nacionalista, a do gênero peça de teatro e as das sequências textuais, entre outras. Como fundamento teórico, o trabalho utiliza subsídios advindos da Análise Textual dos Discursos (ATD) e do Modelo de Tradições Discursivas (TDs). Por meio do estudo das sequências textuais (Adam, 1991, 2011, 2017, 2019, 2021, 2022), é possível colocar em evidência algumas Tradições Discursivas de conteúdo delineadas pelo uso de topoi presentes na obra que servem como base para o desenvolvimento de um discurso argumentativo dentro do texto dialogal, ressaltando o discurso nacionalista presente na obra, característico do Romantismo brasileiro, ancorando-se nos estudos do modelo de Tradições Discursivas (Koch; Oesterreicher, 2007; Kabatek, 2006, 2018) e tendo como base a concepção coseriana de linguagem (Coseriu, 1980, 1987). Este trabalho buscou, como objetivo geral, investigar os topoi de sustentação ao discurso nacionalista na obra O Sacrifício do Amor, de Isabel Gondim, delineando como objetivos específicos: a) identificar os trechos da obra em estudo em que se argumenta favoravelmente ao patriotismo; b) analisar tais fragmentos quanto à organização da sequência argumentativa; c) identificar os topoi que ocorrem como tradições de conteúdo do discurso nacionalista, isto é, os valores pressupostos como plausíveis; d) discutir como o texto dialogal pode apresentar um teor argumentativo que, no caso da obra em questão, evidencia o discurso nacionalista. Para isso, foi realizada uma análise de trechos do texto dramático, procurando ressaltar a presença de topoi que sustentam o nacionalismo presente na obra O Sacrificio do Amor caracterizando a presença de tradições de conteúdo. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa assumiu um caráter de pesquisa aplicada com uma abordagem qualiquantitativa e bibliográfica, de natureza documental, exploratória e interpretativista. Concluímos através da análise que o drama apresenta topoi que reafirmam o conteúdo nacionalista na obra, estando dispostos ao longo do texto dramático como: topos da justiça e nobreza; topos da honra; topos do amor à pátria; topos da glória; topos da pátria como mãe. Esses topoi empregados na obra para compor os movimentos argumentativos na construção do discurso nacionalista configuram como uma tradição de conteúdo dentro do gênero dramático no Romantismo brasileiro na obra O Sacrificio do Amor, de Isabel Gondim. A pesquisa também procurou destacar a literatura potiguar e contribuir para a difusão da produção literária do Estado do Rio Grande do Norte. |
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Moura, Aline Lessa Ramos Limahttp://lattes.cnpq.br/7797208184506686https://orcid.org/0000-0003-4924-8632http://lattes.cnpq.br/8508370270534431Sales, Laurenia SoutoAmorim, Marcelo da Silvahttps://orcid.org/0000-0001-7352-2334http://lattes.cnpq.br/4995000816782449Rodrigues, Maria das Graças SoaresMarquesi, Sueli CristinaCosta, Alessandra Castilho Ferreira da2024-04-18T20:57:38Z2024-04-18T20:57:38Z2023-08-29MOURA, Aline Lessa Ramos Lima. Topoi e argumentação no discurso nacionalista a partir da obra O Sacrificio do Amor, de Isabel Gondim. Orientadora: Dra. Alessandra Castilho Ferreira da Costa. 2023. 199f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58192A presente pesquisa toma por objeto de estudo os lugares argumentativos ou topoi, analisando sua estrutura e função na argumentação em favor do discurso nacionalista que atravessa a obra O Sacrifício do Amor (1909), de Isabel Gondim. Do ponto de vista do Modelo de Tradições Discursivas (Koch, 1997; Koch; Oesterreicher, 2007; Kabatek, 2006, 2018), os lugares argumentativos constituem uma tradicionalidade de conteúdo dentro de outra(s) tradicionalidade(s), tais como a do discurso nacionalista, a do gênero peça de teatro e as das sequências textuais, entre outras. Como fundamento teórico, o trabalho utiliza subsídios advindos da Análise Textual dos Discursos (ATD) e do Modelo de Tradições Discursivas (TDs). Por meio do estudo das sequências textuais (Adam, 1991, 2011, 2017, 2019, 2021, 2022), é possível colocar em evidência algumas Tradições Discursivas de conteúdo delineadas pelo uso de topoi presentes na obra que servem como base para o desenvolvimento de um discurso argumentativo dentro do texto dialogal, ressaltando o discurso nacionalista presente na obra, característico do Romantismo brasileiro, ancorando-se nos estudos do modelo de Tradições Discursivas (Koch; Oesterreicher, 2007; Kabatek, 2006, 2018) e tendo como base a concepção coseriana de linguagem (Coseriu, 1980, 1987). Este trabalho buscou, como objetivo geral, investigar os topoi de sustentação ao discurso nacionalista na obra O Sacrifício do Amor, de Isabel Gondim, delineando como objetivos específicos: a) identificar os trechos da obra em estudo em que se argumenta favoravelmente ao patriotismo; b) analisar tais fragmentos quanto à organização da sequência argumentativa; c) identificar os topoi que ocorrem como tradições de conteúdo do discurso nacionalista, isto é, os valores pressupostos como plausíveis; d) discutir como o texto dialogal pode apresentar um teor argumentativo que, no caso da obra em questão, evidencia o discurso nacionalista. Para isso, foi realizada uma análise de trechos do texto dramático, procurando ressaltar a presença de topoi que sustentam o nacionalismo presente na obra O Sacrificio do Amor caracterizando a presença de tradições de conteúdo. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa assumiu um caráter de pesquisa aplicada com uma abordagem qualiquantitativa e bibliográfica, de natureza documental, exploratória e interpretativista. Concluímos através da análise que o drama apresenta topoi que reafirmam o conteúdo nacionalista na obra, estando dispostos ao longo do texto dramático como: topos da justiça e nobreza; topos da honra; topos do amor à pátria; topos da glória; topos da pátria como mãe. Esses topoi empregados na obra para compor os movimentos argumentativos na construção do discurso nacionalista configuram como uma tradição de conteúdo dentro do gênero dramático no Romantismo brasileiro na obra O Sacrificio do Amor, de Isabel Gondim. A pesquisa também procurou destacar a literatura potiguar e contribuir para a difusão da produção literária do Estado do Rio Grande do Norte.The present research focuses on the argumentative places or topoi, analyzing their structure and function in favor of the nationalist discourse that runs through Isabel Gondim's work O Sacrifício do Amor (1909). From the perspective of the Discursive Traditions Model (KOCH, 1997; KOCH/OESTERREICHER, 2007; KABATEK, 2006, 2018), argumentative places constitute a tradition of content within other traditions, such as nationalist discourse, the theatrical genre, and textual sequences, among others. As a theoretical foundation, this work draws on contributions from Textual Analysis of Discourses (ATD) and the Discursive Traditions Model (TDs). By studying textual sequences (ADAM, 1991, 2011, 2017, 2019, 2021, 2022), it is possible to highlight some Discursive Traditions of content outlined by the use of topoi present in the work, which serve as the basis for the development of an argumentative discourse within the dialogical text, emphasizing the nationalist discourse present in the work, characteristic of Brazilian Romanticism, based on the TDs model (KOCH & OESTERREICHER, 2007; KABATEK, 2006, 2018) and relying on the coserian conception of language (COSERIU, 1980, 1987). This work aimed to investigate, as a general objective, the commonplaces supporting nationalist discourse in the work "O Sacrifício do Amor" by Isabel Gondim. The specific objectives were outlined as follows: a) identify passages in the study where arguments in favor of patriotism are presented; b) analyze these fragments regarding the organization of the argumentative sequence; c) identify the common places that occur as traditions of content in nationalist discourse, that is, the values presupposed as plausible; d) discuss how the dialogical text can present an argumentative content that, in the case of the work in question, highlights the nationalist discourse. For this purpose, an analysis of excerpts from the dramatic text was carried out, emphasizing the presence of topoi that support the nationalism present in "O Sacrifício do Amor," characterizing the presence of traditions of content. Regarding the methodology, the research assumed an applied character with a qualitative and quantitative approach and bibliographical, exploratory, and interpretative nature. We conclude from the analysis that the drama presents topoi that reaffirm the nationalist content in the work, appearing throughout the dramatic text as follows: topos of justice and nobility; topos of honor; topos of love for the homeland; topos of glory; topos of the homeland as a mother. These topoi employed in the work to compose the argumentative movements in the construction of nationalist discourse constitute a tradition of content within the dramatic genre in Brazilian Romanticism in the work O Sacrifício do Amor by Isabel Gondim. The research also aimed to highlight the literature of Rio Grande do Norte and contribute to the dissemination of literary production in the state.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAO sacrifício do amorTexto dramáticoTradições discursivasAnálise textual dos discursosSequências textuaisTopoiTopoi e argumentação no discurso nacionalista a partir da obra O Sacrificio do Amor, de Isabel Gondiminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTopoiargumentacaodiscurso_Moura_2023.pdfapplication/pdf3460434https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58192/1/Topoiargumentacaodiscurso_Moura_2023.pdfee7470ee30b279129cf3b6d26fbc20f4MD51123456789/581922024-04-18 17:58:19.69oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58192Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-18T20:58:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A presente pesquisa toma por objeto de estudo os lugares argumentativos ou topoi, analisando sua estrutura e função na argumentação em favor do discurso nacionalista que atravessa a obra O Sacrifício do Amor (1909), de Isabel Gondim. Do ponto de vista do Modelo de Tradições Discursivas (Koch, 1997; Koch; Oesterreicher, 2007; Kabatek, 2006, 2018), os lugares argumentativos constituem uma tradicionalidade de conteúdo dentro de outra(s) tradicionalidade(s), tais como a do discurso nacionalista, a do gênero peça de teatro e as das sequências textuais, entre outras. Como fundamento teórico, o trabalho utiliza subsídios advindos da Análise Textual dos Discursos (ATD) e do Modelo de Tradições Discursivas (TDs). Por meio do estudo das sequências textuais (Adam, 1991, 2011, 2017, 2019, 2021, 2022), é possível colocar em evidência algumas Tradições Discursivas de conteúdo delineadas pelo uso de topoi presentes na obra que servem como base para o desenvolvimento de um discurso argumentativo dentro do texto dialogal, ressaltando o discurso nacionalista presente na obra, característico do Romantismo brasileiro, ancorando-se nos estudos do modelo de Tradições Discursivas (Koch; Oesterreicher, 2007; Kabatek, 2006, 2018) e tendo como base a concepção coseriana de linguagem (Coseriu, 1980, 1987). Este trabalho buscou, como objetivo geral, investigar os topoi de sustentação ao discurso nacionalista na obra O Sacrifício do Amor, de Isabel Gondim, delineando como objetivos específicos: a) identificar os trechos da obra em estudo em que se argumenta favoravelmente ao patriotismo; b) analisar tais fragmentos quanto à organização da sequência argumentativa; c) identificar os topoi que ocorrem como tradições de conteúdo do discurso nacionalista, isto é, os valores pressupostos como plausíveis; d) discutir como o texto dialogal pode apresentar um teor argumentativo que, no caso da obra em questão, evidencia o discurso nacionalista. Para isso, foi realizada uma análise de trechos do texto dramático, procurando ressaltar a presença de topoi que sustentam o nacionalismo presente na obra O Sacrificio do Amor caracterizando a presença de tradições de conteúdo. No que diz respeito à metodologia, a pesquisa assumiu um caráter de pesquisa aplicada com uma abordagem qualiquantitativa e bibliográfica, de natureza documental, exploratória e interpretativista. Concluímos através da análise que o drama apresenta topoi que reafirmam o conteúdo nacionalista na obra, estando dispostos ao longo do texto dramático como: topos da justiça e nobreza; topos da honra; topos do amor à pátria; topos da glória; topos da pátria como mãe. Esses topoi empregados na obra para compor os movimentos argumentativos na construção do discurso nacionalista configuram como uma tradição de conteúdo dentro do gênero dramático no Romantismo brasileiro na obra O Sacrificio do Amor, de Isabel Gondim. A pesquisa também procurou destacar a literatura potiguar e contribuir para a difusão da produção literária do Estado do Rio Grande do Norte. |
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