O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Edinara Lina de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30913
Resumo: Nesta pesquisa analisamos aspectos teóricos e práticos do Ensino de Ética e Bioética (EEB) no contexto dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para avaliar a proposta teórica analisamos, por análise documental, projetos pedagógicos (PP) dos programas supracitados, comparando com o Core Curriculum da Unesco. Para avaliação dos aspectos práticos realizamos 11 entrevistas semiestruturadas (critério de saturação) com preceptores(as) das residências e as avaliamos por análise de conteúdo (abordagem framework). Observamos que a carga horária e módulos temáticos estão aquém daqueles propostos no currículo referência. O conhecimento dos(as) participantes oscila entre perspectiva teórica principialista e ético profissional. Os(as) preceptores(as) desconhecem que o EEB faça parte do currículo dos PRMS. Apontamos que a qualificação da comunicação entre universidade e serviços, além do reconhecimento das contribuições dos preceptores(as) na formação dos residentes, são medidas importantes para aprimorar o EEB nos currículos dos PRMS.
id UFRN_e6e0a871b7da023b05ed217d620e8757
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30913
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Edinara Lina dehttp://lattes.cnpq.br/5588908725480290Dantas, Alexsandro Galeno AraújoBritto Filho, Cláudio OrestesJacob, Michelle Cristine Medeiros2020-12-08T18:21:20Z2020-12-08T18:21:20Z2020-10-01OLIVEIRA, Edinara Lina de. O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso. 2020. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30913Nesta pesquisa analisamos aspectos teóricos e práticos do Ensino de Ética e Bioética (EEB) no contexto dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para avaliar a proposta teórica analisamos, por análise documental, projetos pedagógicos (PP) dos programas supracitados, comparando com o Core Curriculum da Unesco. Para avaliação dos aspectos práticos realizamos 11 entrevistas semiestruturadas (critério de saturação) com preceptores(as) das residências e as avaliamos por análise de conteúdo (abordagem framework). Observamos que a carga horária e módulos temáticos estão aquém daqueles propostos no currículo referência. O conhecimento dos(as) participantes oscila entre perspectiva teórica principialista e ético profissional. Os(as) preceptores(as) desconhecem que o EEB faça parte do currículo dos PRMS. Apontamos que a qualificação da comunicação entre universidade e serviços, além do reconhecimento das contribuições dos preceptores(as) na formação dos residentes, são medidas importantes para aprimorar o EEB nos currículos dos PRMS.In this research, we analyzed theoretical and practical aspects of Teaching Ethics and Bioethics (EEB) in the context of Multiprofessional Residency Programs in Health (PRMS) at the Federal University of Rio Grande do Norte. To evaluate the theoretical proposal, we analyzed, by documentary analysis, the programs mentioned above' pedagogical projects, compared with the Core Curriculum of Unesco. To assess the practical aspects, we conducted 11 semi-structured interviews (saturation criterion) with home tutors. We evaluated them by content analysis (framework approach). We observed that the workload and thematic modules are below those proposed in the reference curriculum. The participants' knowledge oscillates between a principled theoretical perspective and professional ethics. The preceptors are unaware that BSE is part of the PRMS curriculum. We point out that the qualification of communication between university and services, in addition to the recognition of the preceptors' contributions in the training of residents, are essential measures to improve BSE in the PRMS curricula.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilBioéticaTemas bioéticosResidênciaSaúdeFormaçãoO ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf1900073https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30913/1/Ensinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf38023dc491d00792e9c999a53c63147eMD51TEXTEnsinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf.txtEnsinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain166642https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30913/2/Ensinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf.txt9cfd5e6bd3eeb0c26ae35049111727b3MD52THUMBNAILEnsinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf.jpgEnsinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30913/3/Ensinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf.jpg86f697fa73a9262f5934a7dfbea440aeMD53123456789/309132020-12-13 05:02:26.204oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30913Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-13T08:02:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso
title O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso
spellingShingle O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso
Oliveira, Edinara Lina de
Bioética
Temas bioéticos
Residência
Saúde
Formação
title_short O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso
title_full O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso
title_fullStr O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso
title_full_unstemmed O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso
title_sort O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso
author Oliveira, Edinara Lina de
author_facet Oliveira, Edinara Lina de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5588908725480290
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Dantas, Alexsandro Galeno Araújo
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Britto Filho, Cláudio Orestes
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Edinara Lina de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacob, Michelle Cristine Medeiros
contributor_str_mv Jacob, Michelle Cristine Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Bioética
Temas bioéticos
Residência
Saúde
Formação
topic Bioética
Temas bioéticos
Residência
Saúde
Formação
description Nesta pesquisa analisamos aspectos teóricos e práticos do Ensino de Ética e Bioética (EEB) no contexto dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para avaliar a proposta teórica analisamos, por análise documental, projetos pedagógicos (PP) dos programas supracitados, comparando com o Core Curriculum da Unesco. Para avaliação dos aspectos práticos realizamos 11 entrevistas semiestruturadas (critério de saturação) com preceptores(as) das residências e as avaliamos por análise de conteúdo (abordagem framework). Observamos que a carga horária e módulos temáticos estão aquém daqueles propostos no currículo referência. O conhecimento dos(as) participantes oscila entre perspectiva teórica principialista e ético profissional. Os(as) preceptores(as) desconhecem que o EEB faça parte do currículo dos PRMS. Apontamos que a qualificação da comunicação entre universidade e serviços, além do reconhecimento das contribuições dos preceptores(as) na formação dos residentes, são medidas importantes para aprimorar o EEB nos currículos dos PRMS.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-08T18:21:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-08T18:21:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Edinara Lina de. O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso. 2020. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30913
identifier_str_mv OLIVEIRA, Edinara Lina de. O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso. 2020. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30913/1/Ensinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30913/2/Ensinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30913/3/Ensinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 38023dc491d00792e9c999a53c63147e
9cfd5e6bd3eeb0c26ae35049111727b3
86f697fa73a9262f5934a7dfbea440ae
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832762920632320