O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30913 |
Resumo: | Nesta pesquisa analisamos aspectos teóricos e práticos do Ensino de Ética e Bioética (EEB) no contexto dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para avaliar a proposta teórica analisamos, por análise documental, projetos pedagógicos (PP) dos programas supracitados, comparando com o Core Curriculum da Unesco. Para avaliação dos aspectos práticos realizamos 11 entrevistas semiestruturadas (critério de saturação) com preceptores(as) das residências e as avaliamos por análise de conteúdo (abordagem framework). Observamos que a carga horária e módulos temáticos estão aquém daqueles propostos no currículo referência. O conhecimento dos(as) participantes oscila entre perspectiva teórica principialista e ético profissional. Os(as) preceptores(as) desconhecem que o EEB faça parte do currículo dos PRMS. Apontamos que a qualificação da comunicação entre universidade e serviços, além do reconhecimento das contribuições dos preceptores(as) na formação dos residentes, são medidas importantes para aprimorar o EEB nos currículos dos PRMS. |
id |
UFRN_e6e0a871b7da023b05ed217d620e8757 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30913 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Edinara Lina dehttp://lattes.cnpq.br/5588908725480290Dantas, Alexsandro Galeno AraújoBritto Filho, Cláudio OrestesJacob, Michelle Cristine Medeiros2020-12-08T18:21:20Z2020-12-08T18:21:20Z2020-10-01OLIVEIRA, Edinara Lina de. O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso. 2020. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30913Nesta pesquisa analisamos aspectos teóricos e práticos do Ensino de Ética e Bioética (EEB) no contexto dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para avaliar a proposta teórica analisamos, por análise documental, projetos pedagógicos (PP) dos programas supracitados, comparando com o Core Curriculum da Unesco. Para avaliação dos aspectos práticos realizamos 11 entrevistas semiestruturadas (critério de saturação) com preceptores(as) das residências e as avaliamos por análise de conteúdo (abordagem framework). Observamos que a carga horária e módulos temáticos estão aquém daqueles propostos no currículo referência. O conhecimento dos(as) participantes oscila entre perspectiva teórica principialista e ético profissional. Os(as) preceptores(as) desconhecem que o EEB faça parte do currículo dos PRMS. Apontamos que a qualificação da comunicação entre universidade e serviços, além do reconhecimento das contribuições dos preceptores(as) na formação dos residentes, são medidas importantes para aprimorar o EEB nos currículos dos PRMS.In this research, we analyzed theoretical and practical aspects of Teaching Ethics and Bioethics (EEB) in the context of Multiprofessional Residency Programs in Health (PRMS) at the Federal University of Rio Grande do Norte. To evaluate the theoretical proposal, we analyzed, by documentary analysis, the programs mentioned above' pedagogical projects, compared with the Core Curriculum of Unesco. To assess the practical aspects, we conducted 11 semi-structured interviews (saturation criterion) with home tutors. We evaluated them by content analysis (framework approach). We observed that the workload and thematic modules are below those proposed in the reference curriculum. The participants' knowledge oscillates between a principled theoretical perspective and professional ethics. The preceptors are unaware that BSE is part of the PRMS curriculum. We point out that the qualification of communication between university and services, in addition to the recognition of the preceptors' contributions in the training of residents, are essential measures to improve BSE in the PRMS curricula.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilBioéticaTemas bioéticosResidênciaSaúdeFormaçãoO ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEnsinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdfapplication/pdf1900073https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30913/1/Ensinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf38023dc491d00792e9c999a53c63147eMD51TEXTEnsinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf.txtEnsinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain166642https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30913/2/Ensinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf.txt9cfd5e6bd3eeb0c26ae35049111727b3MD52THUMBNAILEnsinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf.jpgEnsinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30913/3/Ensinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf.jpg86f697fa73a9262f5934a7dfbea440aeMD53123456789/309132020-12-13 05:02:26.204oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30913Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-12-13T08:02:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso |
title |
O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso |
spellingShingle |
O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso Oliveira, Edinara Lina de Bioética Temas bioéticos Residência Saúde Formação |
title_short |
O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso |
title_full |
O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso |
title_fullStr |
O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso |
title_sort |
O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso |
author |
Oliveira, Edinara Lina de |
author_facet |
Oliveira, Edinara Lina de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5588908725480290 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Dantas, Alexsandro Galeno Araújo |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Britto Filho, Cláudio Orestes |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Edinara Lina de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jacob, Michelle Cristine Medeiros |
contributor_str_mv |
Jacob, Michelle Cristine Medeiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bioética Temas bioéticos Residência Saúde Formação |
topic |
Bioética Temas bioéticos Residência Saúde Formação |
description |
Nesta pesquisa analisamos aspectos teóricos e práticos do Ensino de Ética e Bioética (EEB) no contexto dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para avaliar a proposta teórica analisamos, por análise documental, projetos pedagógicos (PP) dos programas supracitados, comparando com o Core Curriculum da Unesco. Para avaliação dos aspectos práticos realizamos 11 entrevistas semiestruturadas (critério de saturação) com preceptores(as) das residências e as avaliamos por análise de conteúdo (abordagem framework). Observamos que a carga horária e módulos temáticos estão aquém daqueles propostos no currículo referência. O conhecimento dos(as) participantes oscila entre perspectiva teórica principialista e ético profissional. Os(as) preceptores(as) desconhecem que o EEB faça parte do currículo dos PRMS. Apontamos que a qualificação da comunicação entre universidade e serviços, além do reconhecimento das contribuições dos preceptores(as) na formação dos residentes, são medidas importantes para aprimorar o EEB nos currículos dos PRMS. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-08T18:21:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-08T18:21:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Edinara Lina de. O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso. 2020. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30913 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Edinara Lina de. O ensino de ética e bioética nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da UFRN: um estudo de caso. 2020. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30913/1/Ensinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30913/2/Ensinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30913/3/Ensinoeticabioetica_Oliveira_2020.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
38023dc491d00792e9c999a53c63147e 9cfd5e6bd3eeb0c26ae35049111727b3 86f697fa73a9262f5934a7dfbea440ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832762920632320 |