Atribuições do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Câmara, Fernando César
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42046
Resumo: O presente trabalho é fruto das discussões sobre gestão escolar, tem como objetivo identificar as atribuições do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática a partir dos conceitos de gestão, democracia e participação. No decorre do trabalho, demonstraremos a importância da democracia mediante a participação engajada, como também as dificuldades, possibilidades e desafios na implementação da gestão democrática no espaço escolar. Para tanto, o trabalho fundamentou-se nos autores: Paro (1998), Cury (2013), Bordenave (1994), Gadotti (2001) Luck (2013), Gadotti & Romão (2001) e Câmara (2016) e outros, além das legislações oficiais desenvolvidos no Brasil a partir de 1988. Utilizando uma pesquisa qualitativa exploratória conclui-se que a gestão escolar democrática é um princípio fundamental e gestor o agente articulador para garantir a participação e a pluralidade de ideias mediante a autonomia e transparência para a efetivação da democratização dos espaços educacionais visando garantir em última instância a qualidade da educação
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