Reestruturação da disciplina "Física I" do Curso de Tecnólogo em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Francisco de Assis Fernandes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16028
Resumo: The aim of the present paper is to reorganize a discipline on technological physics so that the construction site of civil engineering becomes a natural environment of learning, providing the learner with the association between theory and practice as well as allowing the subject to process, in real time, information generated from his cognitive constructions and his contextualizations. Thus, a sequence of actions was taken into account: firstly, the programme was developed in the classroom, sharing with its contextualized information through experiments done under supervision by the learners in laboratories; secondly, the data which associate physics with construction were collected and, to do so, technical visits to construction sites were realized, providing the learner the association between the theory and the practice in a suitable site to the constructivist approach. As a result, the first discipline on physics of the Curso de Tecnólogos em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB was re-structured in terms of syllabus, methodology, application and evaluation. In fact, this work deals with a dynamic process that gathers and gives emphasis to teaching, learning, technology, information, creativity, competence and abilities in a constructivist learning process and, as a consequence, having allowed institutional engagement
id UFRN_e75aea551084805334b953492bb327cf
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16028
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nobre, Francisco de Assis Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/2394260827532478http://lattes.cnpq.br/2532760140534053Kulesza, Wojciech Andrzejhttp://lattes.cnpq.br/7408584269961175Borba, Gilvan Luizhttp://lattes.cnpq.br/0043059721601657Barreto, Ciclamio Leite2014-12-17T15:04:47Z2008-01-032014-12-17T15:04:47Z2006-12-11NOBRE, Francisco de Assis Fernandes. Reestruturação da disciplina "Física I" do Curso de Tecnólogo em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB. 2006. 243 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16028The aim of the present paper is to reorganize a discipline on technological physics so that the construction site of civil engineering becomes a natural environment of learning, providing the learner with the association between theory and practice as well as allowing the subject to process, in real time, information generated from his cognitive constructions and his contextualizations. Thus, a sequence of actions was taken into account: firstly, the programme was developed in the classroom, sharing with its contextualized information through experiments done under supervision by the learners in laboratories; secondly, the data which associate physics with construction were collected and, to do so, technical visits to construction sites were realized, providing the learner the association between the theory and the practice in a suitable site to the constructivist approach. As a result, the first discipline on physics of the Curso de Tecnólogos em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB was re-structured in terms of syllabus, methodology, application and evaluation. In fact, this work deals with a dynamic process that gathers and gives emphasis to teaching, learning, technology, information, creativity, competence and abilities in a constructivist learning process and, as a consequence, having allowed institutional engagementO nosso objetivo é reestruturar a disciplina de física tecnológica de maneira a tornar o canteiro de obras da construção civil o ambiente natural de aprendizagem, oportunizando ao aprendiz a associação entre a teoria e a prática, permitindo ao sujeito processar em tempo real informações geradas entre suas construções cognitivas e suas contextualizações. Desta forma foi priorizada uma seqüência de ações: em primeiro lugar, foi desenvolvido em sala de aula o conteúdo programático, compartilhado com a sua contextualização em experimentos laboratoriais presenciais executados de modo orientado pelos aprendizes. Posteriormente, foram levantados dados que associam a física à construção civil; para isto, foram realizadas visitas técnicas aos canteiros de obras possibilitando ao aprendiz a associação da teoria à prática em ambiente propício à abordagem construtivista. Como resultado, obtivemos uma reformulação no programa da primeira disciplina de física do Curso de Tecnólogos em Gerência de Obras de Edificações, do Cefet/PB, fundamentada e implementada nos seguintes referentes: ementa da disciplina, metodologia trabalhada, implementação e análise. Trata-se de um processo dinâmico, que reúne e enfatiza ensino, aprendizagem, tecnologia, informação, criatividade, competências e habilidades, em um processo construtivista e, como conseqüência, tendo propiciado envolvimento institucionalapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaConstrutivismoCurrículoEnsino-aprendizagemFísica tecnológicaConstructivismCurriculum/syllabusTeaching-learning processTechnological physicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAReestruturação da disciplina "Física I" do Curso de Tecnólogo em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFranciscodeAssisFN.pdfapplication/pdf2669056https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16028/1/FranciscodeAssisFN.pdf28c22ab95b1086c5c0751fcd5ea3ff8dMD51TEXTFranciscodeAssisFN.pdf.txtFranciscodeAssisFN.pdf.txtExtracted texttext/plain574296https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16028/6/FranciscodeAssisFN.pdf.txtb57d76628d49a778de11f5c3d943139cMD56THUMBNAILFranciscodeAssisFN.pdf.jpgFranciscodeAssisFN.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3646https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16028/7/FranciscodeAssisFN.pdf.jpg17d7fb520c18e6325fd430b9dd84edbeMD57123456789/160282017-11-02 10:26:52.754oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16028Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T13:26:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Reestruturação da disciplina "Física I" do Curso de Tecnólogo em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB
title Reestruturação da disciplina "Física I" do Curso de Tecnólogo em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB
spellingShingle Reestruturação da disciplina "Física I" do Curso de Tecnólogo em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB
Nobre, Francisco de Assis Fernandes
Construtivismo
Currículo
Ensino-aprendizagem
Física tecnológica
Constructivism
Curriculum/syllabus
Teaching-learning process
Technological physics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short Reestruturação da disciplina "Física I" do Curso de Tecnólogo em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB
title_full Reestruturação da disciplina "Física I" do Curso de Tecnólogo em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB
title_fullStr Reestruturação da disciplina "Física I" do Curso de Tecnólogo em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB
title_full_unstemmed Reestruturação da disciplina "Física I" do Curso de Tecnólogo em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB
title_sort Reestruturação da disciplina "Física I" do Curso de Tecnólogo em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB
author Nobre, Francisco de Assis Fernandes
author_facet Nobre, Francisco de Assis Fernandes
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2394260827532478
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2532760140534053
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Kulesza, Wojciech Andrzej
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7408584269961175
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Borba, Gilvan Luiz
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0043059721601657
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Francisco de Assis Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barreto, Ciclamio Leite
contributor_str_mv Barreto, Ciclamio Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo
Currículo
Ensino-aprendizagem
Física tecnológica
topic Construtivismo
Currículo
Ensino-aprendizagem
Física tecnológica
Constructivism
Curriculum/syllabus
Teaching-learning process
Technological physics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
dc.subject.eng.fl_str_mv Constructivism
Curriculum/syllabus
Teaching-learning process
Technological physics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description The aim of the present paper is to reorganize a discipline on technological physics so that the construction site of civil engineering becomes a natural environment of learning, providing the learner with the association between theory and practice as well as allowing the subject to process, in real time, information generated from his cognitive constructions and his contextualizations. Thus, a sequence of actions was taken into account: firstly, the programme was developed in the classroom, sharing with its contextualized information through experiments done under supervision by the learners in laboratories; secondly, the data which associate physics with construction were collected and, to do so, technical visits to construction sites were realized, providing the learner the association between the theory and the practice in a suitable site to the constructivist approach. As a result, the first discipline on physics of the Curso de Tecnólogos em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB was re-structured in terms of syllabus, methodology, application and evaluation. In fact, this work deals with a dynamic process that gathers and gives emphasis to teaching, learning, technology, information, creativity, competence and abilities in a constructivist learning process and, as a consequence, having allowed institutional engagement
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-12-11
dc.date.available.fl_str_mv 2008-01-03
2014-12-17T15:04:47Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:04:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NOBRE, Francisco de Assis Fernandes. Reestruturação da disciplina "Física I" do Curso de Tecnólogo em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB. 2006. 243 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16028
identifier_str_mv NOBRE, Francisco de Assis Fernandes. Reestruturação da disciplina "Física I" do Curso de Tecnólogo em Gerência de Obras de Edificações do CEFET/PB. 2006. 243 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Ciências Naturais e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16028/1/FranciscodeAssisFN.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16028/6/FranciscodeAssisFN.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16028/7/FranciscodeAssisFN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 28c22ab95b1086c5c0751fcd5ea3ff8d
b57d76628d49a778de11f5c3d943139c
17d7fb520c18e6325fd430b9dd84edbe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117874205065216