Adoção das mídias sociais como ferramenta promocional em agências de viagens na pandemia: um estudo nas agências do Seridó-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Helena da Paz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53643
Resumo: Com a chegada da pandemia e consequentemente o isolamento social, o turismo foi duramente afetado, sendo impossível qualquer atividade do ramo ser realizada. Decifrar a conduta dos equipamentos turísticos é necessário e por isso foram escolhidas as agências de viagens como objeto de estudo para a compreensão do problema. Com o crescimento das redes sociais surgem mais alternativas de promoção que se tornam estratégias e trazem segurança para as empresas na retomada dos serviços presenciais. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições das mídias sociais nas estratégias de enfrentamento da crise pandêmica adotadas pelas agências de viagens da região do Seridó Potiguar. A metodologia aplicada foi de caráter exploratório, através da pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos científicos e a pesquisa eletrônica para coletar as informações e identificar as agências de viagens por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços (CADASTUR), já a abordagem ocorreu através do roteiro de viagens aplicado nas empresas dos municípios selecionadas pertencentes a região Seridó. O recorte teórico teve como fundamento os estudos feitos por Nápoli et al. (2020) e Serpa e Cardias (2021), que estudaram as mídias sociais e também o comportamento das agências durante a pandemia. Os resultados identificaram que as mídias sociais contribuíram de forma positiva e direta nas agências de turismo e serviram como estratégias para que houvesse o retorno de turistas e a realização das viagens.
id UFRN_e878dc2ffefbc892267b91465a74a9d5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53643
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Maria Helena da Pazhttps://orcid.org/0009-0006-5145-9382https://lattes.cnpq.br/1627242564142828https://orcid.org/0000-0002-3085-9284http://lattes.cnpq.br/3201337110763548Guardia, Sérgio Ramiro Riverohttps://orcid.org/0000-0003-1317-4619http://lattes.cnpq.br/1570702681247071Marodin, Tatiana Gehlenhttp://lattes.cnpq.br/1670419112826833Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra2023-07-18T17:55:12Z2023-07-18T17:55:12Z2023-07-07SILVA, Maria Helena da Paz. Adoção das mídias sociais como ferramenta promocional em agências de viagens na pandemia: um estudo nas agências do Seridó-RN. Orientadora: Mabel Simone de Araújo Bezerra Guardia. 2023. 33 f. Artigo (graduação em Turismo) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, RN, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53643Com a chegada da pandemia e consequentemente o isolamento social, o turismo foi duramente afetado, sendo impossível qualquer atividade do ramo ser realizada. Decifrar a conduta dos equipamentos turísticos é necessário e por isso foram escolhidas as agências de viagens como objeto de estudo para a compreensão do problema. Com o crescimento das redes sociais surgem mais alternativas de promoção que se tornam estratégias e trazem segurança para as empresas na retomada dos serviços presenciais. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições das mídias sociais nas estratégias de enfrentamento da crise pandêmica adotadas pelas agências de viagens da região do Seridó Potiguar. A metodologia aplicada foi de caráter exploratório, através da pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos científicos e a pesquisa eletrônica para coletar as informações e identificar as agências de viagens por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços (CADASTUR), já a abordagem ocorreu através do roteiro de viagens aplicado nas empresas dos municípios selecionadas pertencentes a região Seridó. O recorte teórico teve como fundamento os estudos feitos por Nápoli et al. (2020) e Serpa e Cardias (2021), que estudaram as mídias sociais e também o comportamento das agências durante a pandemia. Os resultados identificaram que as mídias sociais contribuíram de forma positiva e direta nas agências de turismo e serviram como estratégias para que houvesse o retorno de turistas e a realização das viagens.The pandemic and subsequent social isolation have had a severe impact on tour-ism, completely halting all activity in the industry. It is necessary to analyze the be-haviour of tourist equipment. That is why travel agencies were selected as the sub-ject of study to understand the issue. As social networks expand, more promotional options emerge, which develop into strategies and provide businesses with security by complementing face-to-face services. Because of this, the present study aims to analyze the contributions of social media in the strategies adopted by travel agen-cies in the Seridó Potiguar region to address the pandemic crisis. The methodology employed in this study was exploratory. It involved conducting bibliographical re-search using books and scientific articles, as well as electronic research to collect information and identify travel agencies through the Register of Service Providers (CADASTUR). The approach was implemented by using a travel script applied to companies located in the selected municipalities of the Seridó region. The theoreti-cal approach was based on the studies conducted by Nápoli et al. (2020) and Serpa and Cardias (2021), which examined social media and agency behaviour during the pandemic. The results identified that social media has a positive and direct impact on tourism agencies, serving as a strategy to attract tourists and facilitate trip plan-ning.Universidade Federal do Rio Grande do NorteTurismoUFRNBrasilFaculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do SeridóAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOTurismoOperadoras de TurismoIsolamento SocialMídias SociaisSeridóTourismTour OperatorsSocial IsolationSocial MediaAdoção das mídias sociais como ferramenta promocional em agências de viagens na pandemia: um estudo nas agências do Seridó-RNAdoption of social media as a promotional tool in travel agencies during the pandemic: a case study of agencies in Seridó-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAdocaoMídiasSociais_Silva_2023.pdfAdocaoMídiasSociais_Silva_2023.pdfapplication/pdf732017https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53643/1/AdocaoM%c3%addiasSociais_Silva_2023.pdffc70f4f2027e1e45adfc7a48f15086c4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53643/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53643/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/536432023-07-28 12:54:39.369oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53643Tk9OLUVYQ0xVU0lWRSBESVNUUklCVVRJT04gTElDRU5TRQoKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIGRlbGl2ZXJpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBNci4gKGF1dGhvciBvciBjb3B5cmlnaHQgaG9sZGVyKToKCgphKSBHcmFudHMgdGhlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIFJpbyBHcmFuZGUgZG8gTm9ydGUgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgb2YKcmVwcm9kdWNlLCBjb252ZXJ0IChhcyBkZWZpbmVkIGJlbG93KSwgY29tbXVuaWNhdGUgYW5kIC8gb3IKZGlzdHJpYnV0ZSB0aGUgZGVsaXZlcmVkIGRvY3VtZW50IChpbmNsdWRpbmcgYWJzdHJhY3QgLyBhYnN0cmFjdCkgaW4KZGlnaXRhbCBvciBwcmludGVkIGZvcm1hdCBhbmQgaW4gYW55IG1lZGl1bS4KCmIpIERlY2xhcmVzIHRoYXQgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBpdHMgb3JpZ2luYWwgd29yaywgYW5kIHRoYXQKeW91IGhhdmUgdGhlIHJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSByaWdodHMgY29udGFpbmVkIGluIHRoaXMgbGljZW5zZS4gRGVjbGFyZXMKdGhhdCB0aGUgZGVsaXZlcnkgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50IGRvZXMgbm90IGluZnJpbmdlLCBhcyBmYXIgYXMgaXQgaXMKdGhlIHJpZ2h0cyBvZiBhbnkgb3RoZXIgcGVyc29uIG9yIGVudGl0eS4KCmMpIElmIHRoZSBkb2N1bWVudCBkZWxpdmVyZWQgY29udGFpbnMgbWF0ZXJpYWwgd2hpY2ggZG9lcyBub3QKcmlnaHRzLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBvYnRhaW5lZCBhdXRob3JpemF0aW9uIGZyb20gdGhlIGhvbGRlciBvZiB0aGUKY29weXJpZ2h0IHRvIGdyYW50IHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdCB0aGlzIG1hdGVyaWFsIHdob3NlIHJpZ2h0cyBhcmUgb2YKdGhpcmQgcGFydGllcyBpcyBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZpZWQgYW5kIHJlY29nbml6ZWQgaW4gdGhlIHRleHQgb3IKY29udGVudCBvZiB0aGUgZG9jdW1lbnQgZGVsaXZlcmVkLgoKSWYgdGhlIGRvY3VtZW50IHN1Ym1pdHRlZCBpcyBiYXNlZCBvbiBmdW5kZWQgb3Igc3VwcG9ydGVkIHdvcmsKYnkgYW5vdGhlciBpbnN0aXR1dGlvbiBvdGhlciB0aGFuIHRoZSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gR3JhbmRlIGRvIE5vcnRlLCBkZWNsYXJlcyB0aGF0IGl0IGhhcyBmdWxmaWxsZWQgYW55IG9ibGlnYXRpb25zIHJlcXVpcmVkIGJ5IHRoZSByZXNwZWN0aXZlIGFncmVlbWVudCBvciBhZ3JlZW1lbnQuCgpUaGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZG8gUmlvIEdyYW5kZSBkbyBOb3J0ZSB3aWxsIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZnkgaXRzIG5hbWUgKHMpIGFzIHRoZSBhdXRob3IgKHMpIG9yIGhvbGRlciAocykgb2YgdGhlIGRvY3VtZW50J3MgcmlnaHRzCmRlbGl2ZXJlZCwgYW5kIHdpbGwgbm90IG1ha2UgYW55IGNoYW5nZXMsIG90aGVyIHRoYW4gdGhvc2UgcGVybWl0dGVkIGJ5CnRoaXMgbGljZW5zZQo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-28T15:54:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adoção das mídias sociais como ferramenta promocional em agências de viagens na pandemia: um estudo nas agências do Seridó-RN
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Adoption of social media as a promotional tool in travel agencies during the pandemic: a case study of agencies in Seridó-RN
title Adoção das mídias sociais como ferramenta promocional em agências de viagens na pandemia: um estudo nas agências do Seridó-RN
spellingShingle Adoção das mídias sociais como ferramenta promocional em agências de viagens na pandemia: um estudo nas agências do Seridó-RN
Silva, Maria Helena da Paz
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Turismo
Operadoras de Turismo
Isolamento Social
Mídias Sociais
Seridó
Tourism
Tour Operators
Social Isolation
Social Media
title_short Adoção das mídias sociais como ferramenta promocional em agências de viagens na pandemia: um estudo nas agências do Seridó-RN
title_full Adoção das mídias sociais como ferramenta promocional em agências de viagens na pandemia: um estudo nas agências do Seridó-RN
title_fullStr Adoção das mídias sociais como ferramenta promocional em agências de viagens na pandemia: um estudo nas agências do Seridó-RN
title_full_unstemmed Adoção das mídias sociais como ferramenta promocional em agências de viagens na pandemia: um estudo nas agências do Seridó-RN
title_sort Adoção das mídias sociais como ferramenta promocional em agências de viagens na pandemia: um estudo nas agências do Seridó-RN
author Silva, Maria Helena da Paz
author_facet Silva, Maria Helena da Paz
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0009-0006-5145-9382
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/1627242564142828
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3085-9284
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3201337110763548
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Guardia, Sérgio Ramiro Rivero
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1317-4619
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1570702681247071
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Marodin, Tatiana Gehlen
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1670419112826833
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Helena da Paz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra
contributor_str_mv Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMO
Turismo
Operadoras de Turismo
Isolamento Social
Mídias Sociais
Seridó
Tourism
Tour Operators
Social Isolation
Social Media
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Operadoras de Turismo
Isolamento Social
Mídias Sociais
Seridó
Tourism
Tour Operators
Social Isolation
Social Media
description Com a chegada da pandemia e consequentemente o isolamento social, o turismo foi duramente afetado, sendo impossível qualquer atividade do ramo ser realizada. Decifrar a conduta dos equipamentos turísticos é necessário e por isso foram escolhidas as agências de viagens como objeto de estudo para a compreensão do problema. Com o crescimento das redes sociais surgem mais alternativas de promoção que se tornam estratégias e trazem segurança para as empresas na retomada dos serviços presenciais. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições das mídias sociais nas estratégias de enfrentamento da crise pandêmica adotadas pelas agências de viagens da região do Seridó Potiguar. A metodologia aplicada foi de caráter exploratório, através da pesquisa bibliográfica utilizando livros e artigos científicos e a pesquisa eletrônica para coletar as informações e identificar as agências de viagens por meio do Cadastro de Prestadores de Serviços (CADASTUR), já a abordagem ocorreu através do roteiro de viagens aplicado nas empresas dos municípios selecionadas pertencentes a região Seridó. O recorte teórico teve como fundamento os estudos feitos por Nápoli et al. (2020) e Serpa e Cardias (2021), que estudaram as mídias sociais e também o comportamento das agências durante a pandemia. Os resultados identificaram que as mídias sociais contribuíram de forma positiva e direta nas agências de turismo e serviram como estratégias para que houvesse o retorno de turistas e a realização das viagens.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-18T17:55:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-18T17:55:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Maria Helena da Paz. Adoção das mídias sociais como ferramenta promocional em agências de viagens na pandemia: um estudo nas agências do Seridó-RN. Orientadora: Mabel Simone de Araújo Bezerra Guardia. 2023. 33 f. Artigo (graduação em Turismo) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, RN, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53643
identifier_str_mv SILVA, Maria Helena da Paz. Adoção das mídias sociais como ferramenta promocional em agências de viagens na pandemia: um estudo nas agências do Seridó-RN. Orientadora: Mabel Simone de Araújo Bezerra Guardia. 2023. 33 f. Artigo (graduação em Turismo) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, RN, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Turismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53643/1/AdocaoM%c3%addiasSociais_Silva_2023.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53643/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53643/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fc70f4f2027e1e45adfc7a48f15086c4
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117509018550272