Formas de acesso ao ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Góis, Alcimar Silva de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42477
Resumo: Esse artigo pretende analisar formas de acesso ao ensino superior no Brasil, usadas a partir da década de 1990. Discute-se, desse modo, o vestibular e o Exame Nacional do ensino Médio (ENEM), principais processo que possibilitam o ingresso em instituições de ensino superior- IES públicas brasileiras. Busca-se, ainda, identificar as IES que não aderiram ao Enem/SISU como forma de ingresso, pois algumas ainda adotam seus próprios processos seletivos. Metodologicamente partiu-se de uma revisão bibliográficas pertinente à temática, além da coleta de dados no site do INEP. As análises mostraram que embora o governo tenha criado o Enem como mecanismo facilitador do ingresso à educação superior, ainda tem que ser melhorado a fim de que todos tenham acesso às IES públicas de qualidade, e que a educação brasileira torne-se de excelência tanto a nível nacional, quanto internacional.
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