O cuidado compartilhado entre mães e educadoras de um centro municipal de educação infantil: uma pesquisa-ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Augusta da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14816
Resumo: O cuidado à criança envolve a identificação e o atendimento às necessidades de modo a oferecer-lhe atenção como pessoa em contínuo processo de crescimento e desenvolvimento. Contudo, o cuidado oferecido à criança que convive em instituição escolar está permeado por conflitos que fragilizam a relação família-escola, não sendo estimulada a articulação desses atores no que refere ao cuidar da criança. Diante dessa problemática, objetivou-se analisar a construção de um pacto do cuidar entre mães e educadoras de crianças que frequentam um Centro Municipal de Educação Infantil. Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como método a pesquisa-ação. Envolveu doze mães e oito educadoras de uma instituição de educação infantil de Cidade Nova, no município de Natal, no período de abril a novembro de 2013. Os dados foram coletados através de entrevista grupo focal, observação participante, seminários e diário de campo. Os resultados foram analisados seguindo o direcionamento da análise temática freireana. Na etapa do diagnóstico situacional, que investigou a realidade vivenciada pelas participantes do estudo, percebeu-se que as educadoras não se sentem preparadas para lidar com aspectos de saúde-doença da criança e recusam as ações de cuidado como desempenho de suas funções, interpretada como uma atitude que ultrapassa sua competência profissional. Os pais, por sua vez, apresentaram dificuldade de entendimento e clareza da sua função e relação com a instituição e executam as ações de saúde sem associá-lo à promoção e prevenção, além de realizarem com conhecimento empírico. Vista a necessidade de mudança das ações de saúde prestadas à criança, decidiu-se conjuntamente, através de uma roda de conversa, realizar capacitações sobre higiene e limpeza, medidas caseiras no cuidado à criança e primeiros socorros. Na etapa de implementação da ação coletiva as participantes consideraram as atividades úteis no cuidado prestado à criança e perceberam a importância do cuidado compartilhado para o desenvolvimento infantil. Com o desenvolvimento das capacitações, as participantes sentiram a necessidade de sistematizar as atividades prestadas à criança nos problemas de saúde e, para tanto, foram construídos, conjuntamente, protocolos e procedimentos operacionais padrão para a formalizar as ações. Na etapa de avaliação dos encontros, constatou-se que há expectativas positivas para a continuidade do cuidado em comunhão entre pais e educadores, pois foram construídas novas percepções em relação ao cuidado da criança. Percebeu-se mudança considerável nas mães assíduas ao estudo quanto ao cuidado e interesse, no entanto tornaram-se evidentes as fragilidades no processo de trabalho do CMEI, pois emergiram a dificuldade existente nos membros que compõe a instituição de educação infantil de articular o cuidado à educação. Como principal dificuldade, elenca-se o alto índice de mães faltosas e a dificuldade de articular com outros profissionais de saúde para as atividades. Considera-se que o pacto de cuidar não foi implantado integralmente, pois partilhar cuidados sugere o encontro de pais e educadores que podem ter aspectos divergentes sobre necessidades infantis e desenvolvimento, o que requer constante negociação entre as partes. Nesse sentido, constitui-se em um processo contínuo de aperfeiçoamento entre família e instituição de educação infantil
id UFRN_e9318d9d50959c42b962b3bd2da1e420
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14816
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Camila Augusta dahttp://lattes.cnpq.br/1146531892330893http://lattes.cnpq.br/7178993125119667Reichert, Altamira Pereira da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2122053551439541Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite dehttp://lattes.cnpq.br/6954933298962832Collet, Neusahttp://lattes.cnpq.br/5457842204583083Souza, Nilba Lima dehttp://lattes.cnpq.br/3552543432083948Monteiro, Akemi Iwata2014-12-17T14:47:04Z2014-09-052014-12-17T14:47:04Z2014-02-20SILVA, Camila Augusta da. O cuidado compartilhado entre mães e educadoras de um centro municipal de educação infantil: uma pesquisa-ação. 2014. 154 f. Dissertação (Mestrado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14816application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUFRNBRAssistência à SaúdeEnfermagem. Creches. Cuidado da criança. Educação em saúdeCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMO cuidado compartilhado entre mães e educadoras de um centro municipal de educação infantil: uma pesquisa-açãoO cuidado compartilhado entre mães e educadoras de um centro municipal de educação infantil: uma pesquisa-açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO cuidado à criança envolve a identificação e o atendimento às necessidades de modo a oferecer-lhe atenção como pessoa em contínuo processo de crescimento e desenvolvimento. Contudo, o cuidado oferecido à criança que convive em instituição escolar está permeado por conflitos que fragilizam a relação família-escola, não sendo estimulada a articulação desses atores no que refere ao cuidar da criança. Diante dessa problemática, objetivou-se analisar a construção de um pacto do cuidar entre mães e educadoras de crianças que frequentam um Centro Municipal de Educação Infantil. Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como método a pesquisa-ação. Envolveu doze mães e oito educadoras de uma instituição de educação infantil de Cidade Nova, no município de Natal, no período de abril a novembro de 2013. Os dados foram coletados através de entrevista grupo focal, observação participante, seminários e diário de campo. Os resultados foram analisados seguindo o direcionamento da análise temática freireana. Na etapa do diagnóstico situacional, que investigou a realidade vivenciada pelas participantes do estudo, percebeu-se que as educadoras não se sentem preparadas para lidar com aspectos de saúde-doença da criança e recusam as ações de cuidado como desempenho de suas funções, interpretada como uma atitude que ultrapassa sua competência profissional. Os pais, por sua vez, apresentaram dificuldade de entendimento e clareza da sua função e relação com a instituição e executam as ações de saúde sem associá-lo à promoção e prevenção, além de realizarem com conhecimento empírico. Vista a necessidade de mudança das ações de saúde prestadas à criança, decidiu-se conjuntamente, através de uma roda de conversa, realizar capacitações sobre higiene e limpeza, medidas caseiras no cuidado à criança e primeiros socorros. Na etapa de implementação da ação coletiva as participantes consideraram as atividades úteis no cuidado prestado à criança e perceberam a importância do cuidado compartilhado para o desenvolvimento infantil. Com o desenvolvimento das capacitações, as participantes sentiram a necessidade de sistematizar as atividades prestadas à criança nos problemas de saúde e, para tanto, foram construídos, conjuntamente, protocolos e procedimentos operacionais padrão para a formalizar as ações. Na etapa de avaliação dos encontros, constatou-se que há expectativas positivas para a continuidade do cuidado em comunhão entre pais e educadores, pois foram construídas novas percepções em relação ao cuidado da criança. Percebeu-se mudança considerável nas mães assíduas ao estudo quanto ao cuidado e interesse, no entanto tornaram-se evidentes as fragilidades no processo de trabalho do CMEI, pois emergiram a dificuldade existente nos membros que compõe a instituição de educação infantil de articular o cuidado à educação. Como principal dificuldade, elenca-se o alto índice de mães faltosas e a dificuldade de articular com outros profissionais de saúde para as atividades. Considera-se que o pacto de cuidar não foi implantado integralmente, pois partilhar cuidados sugere o encontro de pais e educadores que podem ter aspectos divergentes sobre necessidades infantis e desenvolvimento, o que requer constante negociação entre as partes. Nesse sentido, constitui-se em um processo contínuo de aperfeiçoamento entre família e instituição de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCamilaAS_DISSERT.pdfapplication/pdf4196990https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14816/1/CamilaAS_DISSERT.pdf7978270ce7d34aaa73c8761e4e0fe9c1MD51TEXTCamilaAS_DISSERT.pdf.txtCamilaAS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain365188https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14816/6/CamilaAS_DISSERT.pdf.txt1e7fc0933fd199a39bce82bb6e57818dMD56THUMBNAILCamilaAS_DISSERT.pdf.jpgCamilaAS_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1898https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14816/7/CamilaAS_DISSERT.pdf.jpgc72cda1590d5e27cfb3112b8556da7fdMD57123456789/148162017-11-01 23:15:27.384oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14816Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T02:15:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv O cuidado compartilhado entre mães e educadoras de um centro municipal de educação infantil: uma pesquisa-ação
O cuidado compartilhado entre mães e educadoras de um centro municipal de educação infantil: uma pesquisa-ação
title O cuidado compartilhado entre mães e educadoras de um centro municipal de educação infantil: uma pesquisa-ação
spellingShingle O cuidado compartilhado entre mães e educadoras de um centro municipal de educação infantil: uma pesquisa-ação
Silva, Camila Augusta da
Enfermagem. Creches. Cuidado da criança. Educação em saúde
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
title_short O cuidado compartilhado entre mães e educadoras de um centro municipal de educação infantil: uma pesquisa-ação
title_full O cuidado compartilhado entre mães e educadoras de um centro municipal de educação infantil: uma pesquisa-ação
title_fullStr O cuidado compartilhado entre mães e educadoras de um centro municipal de educação infantil: uma pesquisa-ação
title_full_unstemmed O cuidado compartilhado entre mães e educadoras de um centro municipal de educação infantil: uma pesquisa-ação
title_sort O cuidado compartilhado entre mães e educadoras de um centro municipal de educação infantil: uma pesquisa-ação
author Silva, Camila Augusta da
author_facet Silva, Camila Augusta da
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1146531892330893
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7178993125119667
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Reichert, Altamira Pereira da Silva
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2122053551439541
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6954933298962832
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Collet, Neusa
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5457842204583083
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv Souza, Nilba Lima de
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3552543432083948
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Augusta da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Monteiro, Akemi Iwata
contributor_str_mv Monteiro, Akemi Iwata
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem. Creches. Cuidado da criança. Educação em saúde
topic Enfermagem. Creches. Cuidado da criança. Educação em saúde
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
description O cuidado à criança envolve a identificação e o atendimento às necessidades de modo a oferecer-lhe atenção como pessoa em contínuo processo de crescimento e desenvolvimento. Contudo, o cuidado oferecido à criança que convive em instituição escolar está permeado por conflitos que fragilizam a relação família-escola, não sendo estimulada a articulação desses atores no que refere ao cuidar da criança. Diante dessa problemática, objetivou-se analisar a construção de um pacto do cuidar entre mães e educadoras de crianças que frequentam um Centro Municipal de Educação Infantil. Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como método a pesquisa-ação. Envolveu doze mães e oito educadoras de uma instituição de educação infantil de Cidade Nova, no município de Natal, no período de abril a novembro de 2013. Os dados foram coletados através de entrevista grupo focal, observação participante, seminários e diário de campo. Os resultados foram analisados seguindo o direcionamento da análise temática freireana. Na etapa do diagnóstico situacional, que investigou a realidade vivenciada pelas participantes do estudo, percebeu-se que as educadoras não se sentem preparadas para lidar com aspectos de saúde-doença da criança e recusam as ações de cuidado como desempenho de suas funções, interpretada como uma atitude que ultrapassa sua competência profissional. Os pais, por sua vez, apresentaram dificuldade de entendimento e clareza da sua função e relação com a instituição e executam as ações de saúde sem associá-lo à promoção e prevenção, além de realizarem com conhecimento empírico. Vista a necessidade de mudança das ações de saúde prestadas à criança, decidiu-se conjuntamente, através de uma roda de conversa, realizar capacitações sobre higiene e limpeza, medidas caseiras no cuidado à criança e primeiros socorros. Na etapa de implementação da ação coletiva as participantes consideraram as atividades úteis no cuidado prestado à criança e perceberam a importância do cuidado compartilhado para o desenvolvimento infantil. Com o desenvolvimento das capacitações, as participantes sentiram a necessidade de sistematizar as atividades prestadas à criança nos problemas de saúde e, para tanto, foram construídos, conjuntamente, protocolos e procedimentos operacionais padrão para a formalizar as ações. Na etapa de avaliação dos encontros, constatou-se que há expectativas positivas para a continuidade do cuidado em comunhão entre pais e educadores, pois foram construídas novas percepções em relação ao cuidado da criança. Percebeu-se mudança considerável nas mães assíduas ao estudo quanto ao cuidado e interesse, no entanto tornaram-se evidentes as fragilidades no processo de trabalho do CMEI, pois emergiram a dificuldade existente nos membros que compõe a instituição de educação infantil de articular o cuidado à educação. Como principal dificuldade, elenca-se o alto índice de mães faltosas e a dificuldade de articular com outros profissionais de saúde para as atividades. Considera-se que o pacto de cuidar não foi implantado integralmente, pois partilhar cuidados sugere o encontro de pais e educadores que podem ter aspectos divergentes sobre necessidades infantis e desenvolvimento, o que requer constante negociação entre as partes. Nesse sentido, constitui-se em um processo contínuo de aperfeiçoamento entre família e instituição de educação infantil
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:47:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-05
2014-12-17T14:47:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Camila Augusta da. O cuidado compartilhado entre mães e educadoras de um centro municipal de educação infantil: uma pesquisa-ação. 2014. 154 f. Dissertação (Mestrado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14816
identifier_str_mv SILVA, Camila Augusta da. O cuidado compartilhado entre mães e educadoras de um centro municipal de educação infantil: uma pesquisa-ação. 2014. 154 f. Dissertação (Mestrado em Assistência à Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Assistência à Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14816/1/CamilaAS_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14816/6/CamilaAS_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14816/7/CamilaAS_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7978270ce7d34aaa73c8761e4e0fe9c1
1e7fc0933fd199a39bce82bb6e57818d
c72cda1590d5e27cfb3112b8556da7fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117720015110144