Análise viária da avenida Presidente Bandeira no trecho que abrange o camelódromo do bairro do Alecrim, Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Luiz Felipe Vasconcelos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40495
Resumo: Localizado na zona leste da cidade de Natal/ RN, o bairro do Alecrim apresenta, desde sua criação em 1911, uma grande representatividade social e econômica tanto pela presença de residências que continuam estabelecidas quanto pelo crescimento do comércio popular como feiras e camelôs. Com o crescimento econômico do bairro a partir da década de 80 , época na qual foi construído o camelódromo, e com o aumento da demanda veicular na região central do bairro do Alecrim, se intensificaram as disputas por espaço entre pedestres e condutores. O volume de condutores e pedestres que trafegam em vias centrais do bairro cresceu numa demanda além da capacidade de um suporte seguro e eficiente das vias para todos que as utilizam. Em virtude dessa problemática, o presente trabalho teve como objetivo analisar o tráfego de veículos em vias do bairro e, além disso, analisar a capacidade dessas vias. Foram realizadas análises do volume de tráfego de veículos na Avenida Presidente Bandeira a partir do método de contagem classificatória e direcional. As visitas e contagens foram realizadas nos dias de maior solicitação viária, sendo estes definidos a partir de uma pesquisa informal com comerciantes, motoristas e pedestres do bairro, tendo como resultado as sextas-feiras e os sábados sendo os dias de maior solicitação viária. durantes os meses de abril e maio, em diferentes horários dos dias definidos, foram calculados os níveis de serviço da via. Pôde-se perceber a partir desses resultados, uma demanda excessiva, que além de acarretar atrasos no tráfego, gera insegurança sobre todos os usuários da via, entre eles os comerciantes de rua, pedestres, ciclistas e condutores de veículos.
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Com o crescimento econômico do bairro a partir da década de 80 , época na qual foi construído o camelódromo, e com o aumento da demanda veicular na região central do bairro do Alecrim, se intensificaram as disputas por espaço entre pedestres e condutores. O volume de condutores e pedestres que trafegam em vias centrais do bairro cresceu numa demanda além da capacidade de um suporte seguro e eficiente das vias para todos que as utilizam. Em virtude dessa problemática, o presente trabalho teve como objetivo analisar o tráfego de veículos em vias do bairro e, além disso, analisar a capacidade dessas vias. Foram realizadas análises do volume de tráfego de veículos na Avenida Presidente Bandeira a partir do método de contagem classificatória e direcional. As visitas e contagens foram realizadas nos dias de maior solicitação viária, sendo estes definidos a partir de uma pesquisa informal com comerciantes, motoristas e pedestres do bairro, tendo como resultado as sextas-feiras e os sábados sendo os dias de maior solicitação viária. durantes os meses de abril e maio, em diferentes horários dos dias definidos, foram calculados os níveis de serviço da via. Pôde-se perceber a partir desses resultados, uma demanda excessiva, que além de acarretar atrasos no tráfego, gera insegurança sobre todos os usuários da via, entre eles os comerciantes de rua, pedestres, ciclistas e condutores de veículos.Located in the eastern part of the city of Natal / RN, the Alecrim neighborhood, since its creation in 1911, has a great social and economic representation, both due to the presence of residences that remain established as well as the growth of popular commerce such as fairs and street vendors. With the economic growth of the neighborhood from the 80's (construction of the street vendors place) and with the increase of the vehicular demand in the central region of the Alecrim neighborhood (surroundings of the street vendors place), the disputes for space between pedestrians and drivers intensified. The volume of drivers and pedestrians who travel in central streets of the neighborhood grew in demand beyond the capacity of a secure support of the roads for all who use them. As a result of this problem, the present work had the objective of analyzing the traffic of vehicles on the subway routes and, in addition, analyzing the capacity of these routes. Car traffic flow analyzes were carried out at Presidente Bandeira Avenue (street vendeors place) using the counting method. The visits and counts were carried out on the days of the bigger demanding road, and these were defined based on an informal research with the merchants, drivers and pedestrians in the neighborhood, being Fridays and Saturdays the days of bigger demanding road. During the months of April and May, at different times of the days defined, the service levels of the route were calculated. It was possible to perceive from these results, an excessive demand, that besides causing delays in the traffic, generates insecurity on all the users of the route, among them the street merchants, pedestrians, cyclists and drivers of vehicles.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia CivilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVeículos, Tráfego, Capacidade da via, Volume de tráfego, Nível de serviço.Vehicles, Traffic, Track capacity, Traffic volume, Service level.Análise viária da avenida Presidente Bandeira no trecho que abrange o camelódromo do bairro do Alecrim, Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnáliseviáriadaavenida_Martins_2019.pdfArtigo Científicoapplication/pdf2392860https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40495/1/An%c3%a1lisevi%c3%a1riadaavenida_Martins_2019.pdfa684eae4f4f9670b809bdc73e579781fMD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40495/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40495/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTAnáliseviáriadaavenida_Martins_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain44443https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40495/4/An%c3%a1lisevi%c3%a1riadaavenida_Martins_2019.pdf.txt92ae052e3e207640f749fc5f5b3f34caMD54123456789/404952021-09-29 11:27:27.575oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T14:27:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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