O teatro sem fronteiras de Arístides Vargas: memória e exílio na América Latina
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27772 |
Resumo: | O presente trabalho propõe a elaboração de uma análise da peça Nuestra Señora de las Nubes, do diretor e dramaturgo argentino Arístides Vargas. O objetivo dessa análise é explorar elementos que surgem de forma marcada na obra do dramaturgo. A poética teatral de Vargas é uma síntese dos processos dolorosos do exílio argentino, tema constante em todo o seu teatro. Ao refletir sobre as conjunturas das memórias individuais e coletivas do exílio, também se pretende analisar como essas memórias remontam, dentro da obra, um traçado do pensamento político contemporâneo no teatro latinoamericano. A peça Nuestra Señora de las Nubes foi idealizada a partir dos anos em que o autor passou exilado no Equador, país que, no ano de 1979, fundou junto com outros expatriados da América Latina, o grupo Malayerba. Sendo assim, a peça elaborada por Arístides Vargas, trata das várias memórias dos expatriados que sofreram com os golpes ditatoriais na América Latina. O enredo da peça tem seu foco em dois momentos principais e estes direcionam toda a história; primeiramente, ocorrem os sucessivos encontros entre os personagens de dois exilados, Oscar e Bruna, em um tempo e espaço não especificados. E já em um outro momento, são reconstruídas as várias reminiscências expostas pelos dois, que são distribuídas em blocos não lineares, em que eles recordam episódios sobre suas vidas e a respeito de seu lugar de origem, o país de Nuestra Señora de las Nubes. Para um melhor fomento de questões sobre a análise do texto teatral, as reminiscências do exílio e suas possíveis explanações historiográficas e identidades são contempladas essas questões sob as perspectivas de autores como: Augusto Boal, Eduardo Galeano, Edward Said, Michael Pollack e Denise Rollemberg. |
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Santana, Geane da SilvaAraújo, Rosanne Bezerra deMarcolino, Francisco Fábio VieiraMorais Neto, João Batista deLima, Tânia Maria de Araújo2019-10-02T17:59:13Z2019-10-02T17:59:13Z2017-12-04SANTANA, Geane da Silva. O teatro sem fronteiras de Arístides Vargas: memória e exílio na América Latina. 2017. 104f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27772O presente trabalho propõe a elaboração de uma análise da peça Nuestra Señora de las Nubes, do diretor e dramaturgo argentino Arístides Vargas. O objetivo dessa análise é explorar elementos que surgem de forma marcada na obra do dramaturgo. A poética teatral de Vargas é uma síntese dos processos dolorosos do exílio argentino, tema constante em todo o seu teatro. Ao refletir sobre as conjunturas das memórias individuais e coletivas do exílio, também se pretende analisar como essas memórias remontam, dentro da obra, um traçado do pensamento político contemporâneo no teatro latinoamericano. A peça Nuestra Señora de las Nubes foi idealizada a partir dos anos em que o autor passou exilado no Equador, país que, no ano de 1979, fundou junto com outros expatriados da América Latina, o grupo Malayerba. Sendo assim, a peça elaborada por Arístides Vargas, trata das várias memórias dos expatriados que sofreram com os golpes ditatoriais na América Latina. O enredo da peça tem seu foco em dois momentos principais e estes direcionam toda a história; primeiramente, ocorrem os sucessivos encontros entre os personagens de dois exilados, Oscar e Bruna, em um tempo e espaço não especificados. E já em um outro momento, são reconstruídas as várias reminiscências expostas pelos dois, que são distribuídas em blocos não lineares, em que eles recordam episódios sobre suas vidas e a respeito de seu lugar de origem, o país de Nuestra Señora de las Nubes. Para um melhor fomento de questões sobre a análise do texto teatral, as reminiscências do exílio e suas possíveis explanações historiográficas e identidades são contempladas essas questões sob as perspectivas de autores como: Augusto Boal, Eduardo Galeano, Edward Said, Michael Pollack e Denise Rollemberg.The present work proposes the elaboration of an analysis of the piece Nuestra Señora de las Nubes, by Argentine director and playwright Arístides Vargas. The purpose of this analysis is to explore elements that emerge markedly in the work of the playwright. The theatrical poetry of Vargas is a synthesis of the painful processes of the Argentine exile, constant theme in all its theater. Reflecting on the conjunctures of the individual and collective memories of exile, it is also intended to analyse how these memories go back, within the work, a plot of contemporary political thought in Latin American theater. The piece Nuestra Senora de las Nubes was created from the years in which the author spent in exile in Ecuador, a country that, in 1979, founded the Malayerba group together with other Latin American expatriates. Thus, the piece elaborated by Aristides Vargas, deals with the various memories of the expatriates who suffered with the dictatorial coups in Latin America. The plot of the play focuses on two main moments and these guide the whole story; first, there are the successive encounters between the characters of two exiles Oscar and Bruna in an unspecified time and space. And in another moment, the various reminiscences exhibited by the two are reconstructed, which are distributed in non-linear blocks, in which they recall episodes about their lives and about their place of origin, the country of Our Lady of the Clouds. For the better encouragement of questions about the analysis of the theatrical text, the reminiscences of exile and its possible historiographical explanations and identities are contemplated these questions under the perspectives of authors like: Augusto Boal, Eduardo Galeano, Edward Said, Michael Pollack and Denise Rollemberg.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICALiteratura latinoamericanaExílioArístides VargasO teatro sem fronteiras de Arístides Vargas: memória e exílio na América Latinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTeatrosemfronteiras_Santana_2017.pdf.txtTeatrosemfronteiras_Santana_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain256740https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27772/2/Teatrosemfronteiras_Santana_2017.pdf.txtc6781e59f21dd312d53715bf4dddfbd4MD52THUMBNAILTeatrosemfronteiras_Santana_2017.pdf.jpgTeatrosemfronteiras_Santana_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1270https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27772/3/Teatrosemfronteiras_Santana_2017.pdf.jpga7dd22fcdadb5dbca57252ada6933f6aMD53ORIGINALTeatrosemfronteiras_Santana_2017.pdfapplication/pdf2485080https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27772/1/Teatrosemfronteiras_Santana_2017.pdf69df0f4772436a0cc37210b57cda2ccdMD51123456789/277722019-10-06 02:21:37.121oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27772Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-10-06T05:21:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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