Um framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e computação desplugada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27972 |
Resumo: | O mundo contemporâneo tem exigido indivíduos cada vez mais capacitados quanto ao uso das tecnologias digitais, independentemente da área de atuação. O ensino de programação tem sido um alvo de investigação recorrente na comunidade científica. Diversas abordagens de ensino de programação, como os jogos digitais, paradigmas de programação (visual baseada em blocos), plataformas gamificadas, robótica, entre outras, têm sido propostas em muitos países ainda mesmo em níveis mais básicos de ensino. No Brasil, principalmente na rede pública de ensino, onde há diversos problemas de infraestrutura tecnológica, como a falta de computadores, laboratórios e Internet, há dificuldades em realizar intervenções voltadas ao aprendizado de programação. Este trabalho tem como objetivo apresentar um framework que possibilite a integração de objetos tangíveis à plataformas de ensino de programação existentes através de técnicas de Visão Computacional e abordagens baseadas em Computação Desplugada. Para tanto, foram realizados estudos que buscaram evidências que pudessem fornecer respostas às questões de pesquisa elaboradas em torno do objetivo deste trabalho. Uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), um estudo exploratório e um estudo experimental foram elaborados com as finalidades de prospecção de requisitos e análise contextual, implementação de técnicas e estratégias adequadas, e avaliação da aplicabilidade da abordagem proposta em um contexto de ensino de programação. Os resultados evidenciaram a possibilidade concreta de integração de plataformas de ensino baseadas em programação visual baseada em blocos através de técnicas de Visão Computacional aliadas à atividades de Computação Desplugada, e que esta proporciona uma experiência positiva no processo de ensino-aprendizagem de programação. Pode-se concluir que a abordagem proposta, que tem como objetivo promover a integração de objetos tangíveis com plataformas de ensino de programação, apresenta vantagens por proporcionar uma experiência proveitosa por aproximar atividades construtivistas aos recursos virtuais disponibilizados pelas plataformas digitais de programação. |
id |
UFRN_eacbbecc42a2139b7a6d1dd9704a1fc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27972 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Sebastião Ricardo CostaLucena, Marcia Jacyntha Nunes RodriguesBittencourt, Roberto AlmeidaAranha, Eduardo Henrique da Silva2019-11-22T23:52:54Z2019-11-22T23:52:54Z2019-07-31RODRIGUES, Sebastião Ricardo Costa. Um framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e computação desplugada. 2019. 94f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27972O mundo contemporâneo tem exigido indivíduos cada vez mais capacitados quanto ao uso das tecnologias digitais, independentemente da área de atuação. O ensino de programação tem sido um alvo de investigação recorrente na comunidade científica. Diversas abordagens de ensino de programação, como os jogos digitais, paradigmas de programação (visual baseada em blocos), plataformas gamificadas, robótica, entre outras, têm sido propostas em muitos países ainda mesmo em níveis mais básicos de ensino. No Brasil, principalmente na rede pública de ensino, onde há diversos problemas de infraestrutura tecnológica, como a falta de computadores, laboratórios e Internet, há dificuldades em realizar intervenções voltadas ao aprendizado de programação. Este trabalho tem como objetivo apresentar um framework que possibilite a integração de objetos tangíveis à plataformas de ensino de programação existentes através de técnicas de Visão Computacional e abordagens baseadas em Computação Desplugada. Para tanto, foram realizados estudos que buscaram evidências que pudessem fornecer respostas às questões de pesquisa elaboradas em torno do objetivo deste trabalho. Uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), um estudo exploratório e um estudo experimental foram elaborados com as finalidades de prospecção de requisitos e análise contextual, implementação de técnicas e estratégias adequadas, e avaliação da aplicabilidade da abordagem proposta em um contexto de ensino de programação. Os resultados evidenciaram a possibilidade concreta de integração de plataformas de ensino baseadas em programação visual baseada em blocos através de técnicas de Visão Computacional aliadas à atividades de Computação Desplugada, e que esta proporciona uma experiência positiva no processo de ensino-aprendizagem de programação. Pode-se concluir que a abordagem proposta, que tem como objetivo promover a integração de objetos tangíveis com plataformas de ensino de programação, apresenta vantagens por proporcionar uma experiência proveitosa por aproximar atividades construtivistas aos recursos virtuais disponibilizados pelas plataformas digitais de programação.The world in today has required more and more individuals who are capable about the use of technology regardless of the area of activity. Programming teaching has been a recurring research target in the scientific community. Several programming teaching approaches like digital games, programming paradigms (visual block-based), platforms of gamification, robotics, among others has been proposed. In Brazil, mainly in the public school system, where there are several problems of technological infrastructure, such as lack of computers, laboratories and internet, turns on hard make interventions towards teaching programming. This work aims to present a framework that allows the integration of tangible objects to existing programming teaching platforms through Computer Vision techniques and approaches based on Computer Science Unplugged (CS Unplugged). For that, studies were carried out that looked for evidence that could provide answers to the research questions around the goal of this work. A Systematic Literature Review (SLR), an exploratory and another experimental study were carried out aim prospecting requirements and contextual analysis, implementation of suitable techniques and strategies, and evaluation if the proposed approach fits well in a programming teaching context. The results evidenced the possibility concreteness integration of educational platforms based on block-based visual programming by Computer Vision techniques with CS Unplugged activities and it gives a positive experience in the programming teaching-learning process. It can be concluded that the proposed approach, which aims to promote the integration of tangible objects with programming teaching platforms, presents advantages by providing a useful experience by bringing constructivist activities closer to the virtual resources made available by digital programming platforms.CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOEnsino de programaçãoComputação desplugadaFramework de visão computacionalUm framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e computação desplugadaA framework for integration of programming learning environments and computer science unpluggedinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFrameworkintegraçãoplataformas_Rodrigues_2019.pdfapplication/pdf4670458https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27972/1/Frameworkintegra%c3%a7%c3%a3oplataformas_Rodrigues_2019.pdf9c2da04a90243519511c0ced0a4619c0MD51TEXTFrameworkintegraçãoplataformas_Rodrigues_2019.pdf.txtFrameworkintegraçãoplataformas_Rodrigues_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain148612https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27972/2/Frameworkintegra%c3%a7%c3%a3oplataformas_Rodrigues_2019.pdf.txt1fe8b2ae5d309f95d04957033300537aMD52THUMBNAILFrameworkintegraçãoplataformas_Rodrigues_2019.pdf.jpgFrameworkintegraçãoplataformas_Rodrigues_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27972/3/Frameworkintegra%c3%a7%c3%a3oplataformas_Rodrigues_2019.pdf.jpgdd5ccf3183f8f0dca0d93550c2727e45MD53123456789/279722019-11-24 02:18:43.328oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27972Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-11-24T05:18:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e computação desplugada |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
A framework for integration of programming learning environments and computer science unplugged |
title |
Um framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e computação desplugada |
spellingShingle |
Um framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e computação desplugada Rodrigues, Sebastião Ricardo Costa CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO Ensino de programação Computação desplugada Framework de visão computacional |
title_short |
Um framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e computação desplugada |
title_full |
Um framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e computação desplugada |
title_fullStr |
Um framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e computação desplugada |
title_full_unstemmed |
Um framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e computação desplugada |
title_sort |
Um framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e computação desplugada |
author |
Rodrigues, Sebastião Ricardo Costa |
author_facet |
Rodrigues, Sebastião Ricardo Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Lucena, Marcia Jacyntha Nunes Rodrigues |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Bittencourt, Roberto Almeida |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Sebastião Ricardo Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aranha, Eduardo Henrique da Silva |
contributor_str_mv |
Aranha, Eduardo Henrique da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO Ensino de programação Computação desplugada Framework de visão computacional |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de programação Computação desplugada Framework de visão computacional |
description |
O mundo contemporâneo tem exigido indivíduos cada vez mais capacitados quanto ao uso das tecnologias digitais, independentemente da área de atuação. O ensino de programação tem sido um alvo de investigação recorrente na comunidade científica. Diversas abordagens de ensino de programação, como os jogos digitais, paradigmas de programação (visual baseada em blocos), plataformas gamificadas, robótica, entre outras, têm sido propostas em muitos países ainda mesmo em níveis mais básicos de ensino. No Brasil, principalmente na rede pública de ensino, onde há diversos problemas de infraestrutura tecnológica, como a falta de computadores, laboratórios e Internet, há dificuldades em realizar intervenções voltadas ao aprendizado de programação. Este trabalho tem como objetivo apresentar um framework que possibilite a integração de objetos tangíveis à plataformas de ensino de programação existentes através de técnicas de Visão Computacional e abordagens baseadas em Computação Desplugada. Para tanto, foram realizados estudos que buscaram evidências que pudessem fornecer respostas às questões de pesquisa elaboradas em torno do objetivo deste trabalho. Uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), um estudo exploratório e um estudo experimental foram elaborados com as finalidades de prospecção de requisitos e análise contextual, implementação de técnicas e estratégias adequadas, e avaliação da aplicabilidade da abordagem proposta em um contexto de ensino de programação. Os resultados evidenciaram a possibilidade concreta de integração de plataformas de ensino baseadas em programação visual baseada em blocos através de técnicas de Visão Computacional aliadas à atividades de Computação Desplugada, e que esta proporciona uma experiência positiva no processo de ensino-aprendizagem de programação. Pode-se concluir que a abordagem proposta, que tem como objetivo promover a integração de objetos tangíveis com plataformas de ensino de programação, apresenta vantagens por proporcionar uma experiência proveitosa por aproximar atividades construtivistas aos recursos virtuais disponibilizados pelas plataformas digitais de programação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-22T23:52:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-11-22T23:52:54Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-07-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Sebastião Ricardo Costa. Um framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e computação desplugada. 2019. 94f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27972 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Sebastião Ricardo Costa. Um framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e computação desplugada. 2019. 94f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27972/1/Frameworkintegra%c3%a7%c3%a3oplataformas_Rodrigues_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27972/2/Frameworkintegra%c3%a7%c3%a3oplataformas_Rodrigues_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27972/3/Frameworkintegra%c3%a7%c3%a3oplataformas_Rodrigues_2019.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9c2da04a90243519511c0ced0a4619c0 1fe8b2ae5d309f95d04957033300537a dd5ccf3183f8f0dca0d93550c2727e45 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117884091039744 |