Ensino de dança com jogos digitais: uma proposta metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Felipe André Cândido da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34539
Resumo: Este trabalho propõe-se a discutir sobre a incorporação dos jogos digitais como um recurso metodológico para as aulas de dança. O objetivo do trabalho é mostrar aos professores e alunos, que há possibilidades de ministrar conteúdos de dança em sala de aula com recursos diferenciados, por exemplo, a tecnologia de games, e apontar os benefícios proporcionados através dele como o melhoramento do desempenho escolar, a parte psicomotora e cognitiva do individuo. A proposta metodológica para a realização desse trabalho, se deu através da utilização do jogo Just Dance 4, aplicada a grupos de pesquisa diferentes a fim de obter respostas positivas ou negativas sobre o jogo no âmbito escolar através de experiências práticas com o mesmo. Os jogos digitais podem contribuir para a facilitação das prática s de dança no âmbito escolar e proporcionar ao professor possibilidades de trabalhar com diversos grupos, um material metodológico diferenciado e que beneficie a todos. A promoção à inclusão social e as quebras de preconceitos também são fatores propiciado s pelo jogo. As aulas práticas e teóricas se complementam, tornando-se indispensáveis para o desenvolvimento da disciplina de dança e dos conhecimentos corporais do aluno. Os jogos de dança como o Just Dance 4, atribuem ao aluno a possibilidade de experim entar os conteúdos explicitados nos PCN como também ajudam no combate ao sedentarismo e a obesidade, através de rotinas de emagrecimento, que visam auxiliar na perda de peso.
id UFRN_eaf8b08590f0261b47347400c9a770dd
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/34539
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Felipe André Cândido daTavares, Rogério Junior Correia2015-08-12T18:10:32Z2021-09-20T12:51:48Z2015-08-12T18:10:32Z2021-09-20T12:51:48Z2013-12-102010022025SILVA, Felipe André Cândido da. Ensino de dança com jogos digitais: uma proposta metodológica. Orientador: Rogério Junior Correia Tavares. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34539Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilLicenciatura em dançaJust DanceRecursos metodológicosVideogamesDança e tecnologiaEnsino de dança com jogos digitais: uma proposta metodológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEste trabalho propõe-se a discutir sobre a incorporação dos jogos digitais como um recurso metodológico para as aulas de dança. O objetivo do trabalho é mostrar aos professores e alunos, que há possibilidades de ministrar conteúdos de dança em sala de aula com recursos diferenciados, por exemplo, a tecnologia de games, e apontar os benefícios proporcionados através dele como o melhoramento do desempenho escolar, a parte psicomotora e cognitiva do individuo. A proposta metodológica para a realização desse trabalho, se deu através da utilização do jogo Just Dance 4, aplicada a grupos de pesquisa diferentes a fim de obter respostas positivas ou negativas sobre o jogo no âmbito escolar através de experiências práticas com o mesmo. Os jogos digitais podem contribuir para a facilitação das prática s de dança no âmbito escolar e proporcionar ao professor possibilidades de trabalhar com diversos grupos, um material metodológico diferenciado e que beneficie a todos. A promoção à inclusão social e as quebras de preconceitos também são fatores propiciado s pelo jogo. As aulas práticas e teóricas se complementam, tornando-se indispensáveis para o desenvolvimento da disciplina de dança e dos conhecimentos corporais do aluno. Os jogos de dança como o Just Dance 4, atribuem ao aluno a possibilidade de experim entar os conteúdos explicitados nos PCN como também ajudam no combate ao sedentarismo e a obesidade, através de rotinas de emagrecimento, que visam auxiliar na perda de peso.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTSilva_Felipe_André_Cândido_da.pdf.txtExtracted texttext/plain64834https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34539/1/Silva_Felipe_Andr%c3%a9_C%c3%a2ndido_da.pdf.txtadeb128f53fd83c8434ea8b4a54471faMD51ORIGINALEnsinoDancaJogos_Silva_2013.pdfapplication/pdf1264912https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34539/2/EnsinoDancaJogos_Silva_2013.pdf4ee3cbf7670e21214406a6b81fd78da1MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34539/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/345392023-01-20 14:25:45.537oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-20T17:25:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Ensino de dança com jogos digitais: uma proposta metodológica
title Ensino de dança com jogos digitais: uma proposta metodológica
spellingShingle Ensino de dança com jogos digitais: uma proposta metodológica
Silva, Felipe André Cândido da
Just Dance
Recursos metodológicos
Videogames
Dança e tecnologia
title_short Ensino de dança com jogos digitais: uma proposta metodológica
title_full Ensino de dança com jogos digitais: uma proposta metodológica
title_fullStr Ensino de dança com jogos digitais: uma proposta metodológica
title_full_unstemmed Ensino de dança com jogos digitais: uma proposta metodológica
title_sort Ensino de dança com jogos digitais: uma proposta metodológica
author Silva, Felipe André Cândido da
author_facet Silva, Felipe André Cândido da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Felipe André Cândido da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tavares, Rogério Junior Correia
contributor_str_mv Tavares, Rogério Junior Correia
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Just Dance
Recursos metodológicos
Videogames
Dança e tecnologia
topic Just Dance
Recursos metodológicos
Videogames
Dança e tecnologia
description Este trabalho propõe-se a discutir sobre a incorporação dos jogos digitais como um recurso metodológico para as aulas de dança. O objetivo do trabalho é mostrar aos professores e alunos, que há possibilidades de ministrar conteúdos de dança em sala de aula com recursos diferenciados, por exemplo, a tecnologia de games, e apontar os benefícios proporcionados através dele como o melhoramento do desempenho escolar, a parte psicomotora e cognitiva do individuo. A proposta metodológica para a realização desse trabalho, se deu através da utilização do jogo Just Dance 4, aplicada a grupos de pesquisa diferentes a fim de obter respostas positivas ou negativas sobre o jogo no âmbito escolar através de experiências práticas com o mesmo. Os jogos digitais podem contribuir para a facilitação das prática s de dança no âmbito escolar e proporcionar ao professor possibilidades de trabalhar com diversos grupos, um material metodológico diferenciado e que beneficie a todos. A promoção à inclusão social e as quebras de preconceitos também são fatores propiciado s pelo jogo. As aulas práticas e teóricas se complementam, tornando-se indispensáveis para o desenvolvimento da disciplina de dança e dos conhecimentos corporais do aluno. Os jogos de dança como o Just Dance 4, atribuem ao aluno a possibilidade de experim entar os conteúdos explicitados nos PCN como também ajudam no combate ao sedentarismo e a obesidade, através de rotinas de emagrecimento, que visam auxiliar na perda de peso.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-12T18:10:32Z
2021-09-20T12:51:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-08-12T18:10:32Z
2021-09-20T12:51:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2010022025
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Felipe André Cândido da. Ensino de dança com jogos digitais: uma proposta metodológica. Orientador: Rogério Junior Correia Tavares. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34539
identifier_str_mv 2010022025
SILVA, Felipe André Cândido da. Ensino de dança com jogos digitais: uma proposta metodológica. Orientador: Rogério Junior Correia Tavares. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Licenciatura em dança
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34539/1/Silva_Felipe_Andr%c3%a9_C%c3%a2ndido_da.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34539/2/EnsinoDancaJogos_Silva_2013.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34539/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv adeb128f53fd83c8434ea8b4a54471fa
4ee3cbf7670e21214406a6b81fd78da1
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117555451592704