Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14415 |
Resumo: | This study focuses on a methodology of unchained action by Father Sabino Gentili in Mãe Luiza, suburb of Natal-RN, which has enhanced social participation in what Castells calls project identity. The perception of collective actions, focused on the development of subjects from the perspective of Alain Touraine occurs continuously in a popular neighborhood, whose history marked by conflict mainly related to the resistance in the remaining living space. It is argued that there was an appropriation of resistance identity, which was already present in the community of Mãe Luiza, in order to channel it to create a project identity, through an implicit methodology that has been identified as Pedagogy of Consensus, based on Paulo Freire s concepts of dialogue and participation. Therefore, by means of qualitative research, using tools such as semi-structured interviews and documented sources, we tried to describe the intent of the action of a social actor and the political and educational strategies that motivate the collective action aiming a social change, observing the elements present in this action that allowed the continuity of organizational and participating processes through the dynamics of Mãe Luiza s neighborhood |
id |
UFRN_eb0f26d6a8e674adf4c531b3b21f48d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14415 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernandes, Maria Aparecida da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3852895195450398http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9Steil, Carlos Albertohttp://lattes.cnpq.br/8796668741094021Gonçalves, Luiz Gonzagahttp://lattes.cnpq.br/0503988592143324Lopes Júnior, Edmilsonhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4Alves, Maria Lúcia Bastoshttp://lattes.cnpq.br/1719643619018288Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida2014-12-17T14:36:28Z2013-03-242014-12-17T14:36:28Z2011-08-19FERNANDES, Maria Aparecida da Silva. Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN. 2011. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14415This study focuses on a methodology of unchained action by Father Sabino Gentili in Mãe Luiza, suburb of Natal-RN, which has enhanced social participation in what Castells calls project identity. The perception of collective actions, focused on the development of subjects from the perspective of Alain Touraine occurs continuously in a popular neighborhood, whose history marked by conflict mainly related to the resistance in the remaining living space. It is argued that there was an appropriation of resistance identity, which was already present in the community of Mãe Luiza, in order to channel it to create a project identity, through an implicit methodology that has been identified as Pedagogy of Consensus, based on Paulo Freire s concepts of dialogue and participation. Therefore, by means of qualitative research, using tools such as semi-structured interviews and documented sources, we tried to describe the intent of the action of a social actor and the political and educational strategies that motivate the collective action aiming a social change, observing the elements present in this action that allowed the continuity of organizational and participating processes through the dynamics of Mãe Luiza s neighborhoodEste trabalho debruça-se sobre uma metodologia de ação desencadeada por Pe. Sabino Gentili, entre 1980 e 2006, em Mãe Luiza, bairro periférico da cidade de Natal-RN, que potencializou a participação social em torno do que Castells chama de identidade de projeto. Há a percepção da existência de ações coletivas, focadas na constituição de sujeitos na perspectiva de Alain Touraine que se dão de modo contínuo em um bairro popular cuja história é marcada por conflitos, relacionados, principalmente, à resistência pela permanência no espaço habitado. Defende-se que houve a apropriação de uma identidade de resistência, já presente na comunidade de Mãe Luiza, de modo a canalizá-la para a construção de uma identidade de projeto, através de uma metodologia implícita que foi identificada como uma Pedagogia do Consenso, calcada nos conceitos de diálogo e de participação de Paulo Freire. Assim, por meio da pesquisa qualitativa, utilizando de instrumentos como entrevistas semiestruturadas e fontes documentais, buscou-se descrever a intencionalidade da ação de um ator social, as estratégias políticas e as práticas educativas que perpassam a ação coletiva com vistas à mudança social, observando os elementos presentes nessa ação que propiciaram a continuidade de processos organizativos e participativos em meio à dinâmica própria do bairro de Mãe LuizaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoPráticas educativas. Ação coletiva. Ator social. Participação. DiálogoEducacional practices. Collective action. Social actor. Participation. DialogueCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODa resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMariaASF_TESE.pdfapplication/pdf2171639https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14415/1/MariaASF_TESE.pdfb27f1bef4492211e598fbd7cdc5d1c28MD51TEXTMariaASF_TESE.pdf.txtMariaASF_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain389210https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14415/6/MariaASF_TESE.pdf.txtbed284c5ed5cc93fea9fe690895bfc42MD56THUMBNAILMariaASF_TESE.pdf.jpgMariaASF_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2793https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14415/7/MariaASF_TESE.pdf.jpg9f79b8cfb9ab115b33073e4db37017adMD57123456789/144152017-11-01 20:18:24.174oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14415Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-01T23:18:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN |
title |
Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN |
spellingShingle |
Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN Fernandes, Maria Aparecida da Silva Práticas educativas. Ação coletiva. Ator social. Participação. Diálogo Educacional practices. Collective action. Social actor. Participation. Dialogue CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN |
title_full |
Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN |
title_fullStr |
Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN |
title_full_unstemmed |
Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN |
title_sort |
Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN |
author |
Fernandes, Maria Aparecida da Silva |
author_facet |
Fernandes, Maria Aparecida da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3852895195450398 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Steil, Carlos Alberto |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8796668741094021 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Gonçalves, Luiz Gonzaga |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0503988592143324 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Lopes Júnior, Edmilson |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4 |
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv |
Alves, Maria Lúcia Bastos |
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1719643619018288 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Maria Aparecida da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida |
contributor_str_mv |
Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas educativas. Ação coletiva. Ator social. Participação. Diálogo |
topic |
Práticas educativas. Ação coletiva. Ator social. Participação. Diálogo Educacional practices. Collective action. Social actor. Participation. Dialogue CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educacional practices. Collective action. Social actor. Participation. Dialogue |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This study focuses on a methodology of unchained action by Father Sabino Gentili in Mãe Luiza, suburb of Natal-RN, which has enhanced social participation in what Castells calls project identity. The perception of collective actions, focused on the development of subjects from the perspective of Alain Touraine occurs continuously in a popular neighborhood, whose history marked by conflict mainly related to the resistance in the remaining living space. It is argued that there was an appropriation of resistance identity, which was already present in the community of Mãe Luiza, in order to channel it to create a project identity, through an implicit methodology that has been identified as Pedagogy of Consensus, based on Paulo Freire s concepts of dialogue and participation. Therefore, by means of qualitative research, using tools such as semi-structured interviews and documented sources, we tried to describe the intent of the action of a social actor and the political and educational strategies that motivate the collective action aiming a social change, observing the elements present in this action that allowed the continuity of organizational and participating processes through the dynamics of Mãe Luiza s neighborhood |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-19 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-03-24 2014-12-17T14:36:28Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:36:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Maria Aparecida da Silva. Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN. 2011. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14415 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Maria Aparecida da Silva. Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN. 2011. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14415/1/MariaASF_TESE.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14415/6/MariaASF_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14415/7/MariaASF_TESE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b27f1bef4492211e598fbd7cdc5d1c28 bed284c5ed5cc93fea9fe690895bfc42 9f79b8cfb9ab115b33073e4db37017ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117614431895552 |