Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria Aparecida da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14415
Resumo: This study focuses on a methodology of unchained action by Father Sabino Gentili in Mãe Luiza, suburb of Natal-RN, which has enhanced social participation in what Castells calls project identity. The perception of collective actions, focused on the development of subjects from the perspective of Alain Touraine occurs continuously in a popular neighborhood, whose history marked by conflict mainly related to the resistance in the remaining living space. It is argued that there was an appropriation of resistance identity, which was already present in the community of Mãe Luiza, in order to channel it to create a project identity, through an implicit methodology that has been identified as Pedagogy of Consensus, based on Paulo Freire s concepts of dialogue and participation. Therefore, by means of qualitative research, using tools such as semi-structured interviews and documented sources, we tried to describe the intent of the action of a social actor and the political and educational strategies that motivate the collective action aiming a social change, observing the elements present in this action that allowed the continuity of organizational and participating processes through the dynamics of Mãe Luiza s neighborhood
id UFRN_eb0f26d6a8e674adf4c531b3b21f48d6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14415
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fernandes, Maria Aparecida da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3852895195450398http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9Steil, Carlos Albertohttp://lattes.cnpq.br/8796668741094021Gonçalves, Luiz Gonzagahttp://lattes.cnpq.br/0503988592143324Lopes Júnior, Edmilsonhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4Alves, Maria Lúcia Bastoshttp://lattes.cnpq.br/1719643619018288Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida2014-12-17T14:36:28Z2013-03-242014-12-17T14:36:28Z2011-08-19FERNANDES, Maria Aparecida da Silva. Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN. 2011. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14415This study focuses on a methodology of unchained action by Father Sabino Gentili in Mãe Luiza, suburb of Natal-RN, which has enhanced social participation in what Castells calls project identity. The perception of collective actions, focused on the development of subjects from the perspective of Alain Touraine occurs continuously in a popular neighborhood, whose history marked by conflict mainly related to the resistance in the remaining living space. It is argued that there was an appropriation of resistance identity, which was already present in the community of Mãe Luiza, in order to channel it to create a project identity, through an implicit methodology that has been identified as Pedagogy of Consensus, based on Paulo Freire s concepts of dialogue and participation. Therefore, by means of qualitative research, using tools such as semi-structured interviews and documented sources, we tried to describe the intent of the action of a social actor and the political and educational strategies that motivate the collective action aiming a social change, observing the elements present in this action that allowed the continuity of organizational and participating processes through the dynamics of Mãe Luiza s neighborhoodEste trabalho debruça-se sobre uma metodologia de ação desencadeada por Pe. Sabino Gentili, entre 1980 e 2006, em Mãe Luiza, bairro periférico da cidade de Natal-RN, que potencializou a participação social em torno do que Castells chama de identidade de projeto. Há a percepção da existência de ações coletivas, focadas na constituição de sujeitos na perspectiva de Alain Touraine que se dão de modo contínuo em um bairro popular cuja história é marcada por conflitos, relacionados, principalmente, à resistência pela permanência no espaço habitado. Defende-se que houve a apropriação de uma identidade de resistência, já presente na comunidade de Mãe Luiza, de modo a canalizá-la para a construção de uma identidade de projeto, através de uma metodologia implícita que foi identificada como uma Pedagogia do Consenso, calcada nos conceitos de diálogo e de participação de Paulo Freire. Assim, por meio da pesquisa qualitativa, utilizando de instrumentos como entrevistas semiestruturadas e fontes documentais, buscou-se descrever a intencionalidade da ação de um ator social, as estratégias políticas e as práticas educativas que perpassam a ação coletiva com vistas à mudança social, observando os elementos presentes nessa ação que propiciaram a continuidade de processos organizativos e participativos em meio à dinâmica própria do bairro de Mãe LuizaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFRNBREducaçãoPráticas educativas. Ação coletiva. Ator social. Participação. DiálogoEducacional practices. Collective action. Social actor. Participation. DialogueCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODa resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMariaASF_TESE.pdfapplication/pdf2171639https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14415/1/MariaASF_TESE.pdfb27f1bef4492211e598fbd7cdc5d1c28MD51TEXTMariaASF_TESE.pdf.txtMariaASF_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain389210https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14415/6/MariaASF_TESE.pdf.txtbed284c5ed5cc93fea9fe690895bfc42MD56THUMBNAILMariaASF_TESE.pdf.jpgMariaASF_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2793https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14415/7/MariaASF_TESE.pdf.jpg9f79b8cfb9ab115b33073e4db37017adMD57123456789/144152017-11-01 20:18:24.174oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/14415Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-01T23:18:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN
title Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN
spellingShingle Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN
Fernandes, Maria Aparecida da Silva
Práticas educativas. Ação coletiva. Ator social. Participação. Diálogo
Educacional practices. Collective action. Social actor. Participation. Dialogue
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN
title_full Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN
title_fullStr Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN
title_full_unstemmed Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN
title_sort Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN
author Fernandes, Maria Aparecida da Silva
author_facet Fernandes, Maria Aparecida da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3852895195450398
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Steil, Carlos Alberto
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8796668741094021
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Gonçalves, Luiz Gonzaga
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0503988592143324
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Lopes Júnior, Edmilson
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv Alves, Maria Lúcia Bastos
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1719643619018288
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria Aparecida da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida
contributor_str_mv Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas educativas. Ação coletiva. Ator social. Participação. Diálogo
topic Práticas educativas. Ação coletiva. Ator social. Participação. Diálogo
Educacional practices. Collective action. Social actor. Participation. Dialogue
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Educacional practices. Collective action. Social actor. Participation. Dialogue
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study focuses on a methodology of unchained action by Father Sabino Gentili in Mãe Luiza, suburb of Natal-RN, which has enhanced social participation in what Castells calls project identity. The perception of collective actions, focused on the development of subjects from the perspective of Alain Touraine occurs continuously in a popular neighborhood, whose history marked by conflict mainly related to the resistance in the remaining living space. It is argued that there was an appropriation of resistance identity, which was already present in the community of Mãe Luiza, in order to channel it to create a project identity, through an implicit methodology that has been identified as Pedagogy of Consensus, based on Paulo Freire s concepts of dialogue and participation. Therefore, by means of qualitative research, using tools such as semi-structured interviews and documented sources, we tried to describe the intent of the action of a social actor and the political and educational strategies that motivate the collective action aiming a social change, observing the elements present in this action that allowed the continuity of organizational and participating processes through the dynamics of Mãe Luiza s neighborhood
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-19
dc.date.available.fl_str_mv 2013-03-24
2014-12-17T14:36:28Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:36:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Maria Aparecida da Silva. Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN. 2011. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14415
identifier_str_mv FERNANDES, Maria Aparecida da Silva. Da resistência à ação política, a educação pelo consenso: a ação educativa de Pe. Sabino em Mãe Luiza Natal/RN. 2011. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14415/1/MariaASF_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14415/6/MariaASF_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14415/7/MariaASF_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b27f1bef4492211e598fbd7cdc5d1c28
bed284c5ed5cc93fea9fe690895bfc42
9f79b8cfb9ab115b33073e4db37017ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117614431895552