A (des)integração entre Natal e sua região metropolitana: as singularidades do transporte público nos municípios de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Lucyanna Patrícia Saturno Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46373
Resumo: A frequência com que a mobilidade urbana vem sendo debatida no âmbito do planejamento urbano revela a importância do tema que se constitui num dos eixos principais para o desenvolvimento das cidades. Dentro desses debates assuntos relacionados ao transporte coletivo público surgem como demandas da mobilidade urbana, pois representam hoje um dos meios mais utilizados pelas sociedades para a circulação nas cidades se constituindo na base do deslocamento, principalmente para as classes menos abastadas. Mesmo com toda essa importância para a dinâmica da Região Metropolitana de Natal são inúmeros os problemas enfrentados pelos usuários desse sistema e que ocorrem em todos os níveis desde usuário final (passageiros) até os prestadores do serviço tanto nos âmbitos governamentais quanto privados. Neste sentido tendo como objeto de análise os deslocamentos que constituem as relações espaciais e que se concretizam no arranjo funcional da RMN de Natal em específico para os municípios de Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim, pretende-se compreender este cenário através do conjunto de referências teóricas e metodológicas sobre os temas mobilidade urbana e organização socioespacial. A complexidade que envolve o funcionamento do ambiente urbano e as ações que operam e condicionam a organização espacial deste ambiente são refletidos nas interações espaciais entre as diferentes estruturas socialmente produzidas que compõe este espaço, sendo uma delas a circulação de pessoas. Acredita-se que as interações espaciais entre o conjunto das estruturas de áreas residenciais; de áreas centrais, considerando o direcionamento dos fluxos cotidianos e da estrutura de circulação ao longo do tecido urbano expandido atual da RMN, propiciam obstáculos de ordem espacial à atuação efetiva da rede física do Sistema de Transporte Público Coletivo. Diante desse cenário, este trabalho apresenta como objetivo geral: Compreender como ocorre o processo de integração na Região Metropolitana Funcional de Natal, através da relação entre as estruturas de circulação e o Sistema de Transporte Público Coletivo, tendo como área de estudo os Municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz que juntamente com o município de Macaíba constituem a Região Metropolitana Funcional de Natal. E como objetivos específicos: a) Elaborar uma matriz de periodização com vistas a compreender a gênese e as dinâmicas da mobilidade urbana em Natal e sua RMN funcional; b) Identificar os principais problemas concernentes ao processo de integração do transporte público nos municípios em análise; c) analisar a qualidade do transporte coletivo dessas linhas de ônibus; d) Produzir mapas que permitam analisar a distribuição e qualidade das infraestruturas e equipamentos que permitem essa (des)integração; e) propor medidas mitigadoras para os problemas enfrentados. Por serem bastante complexos os temas tratados nesta pesquisa, o alcance dos objetivos elencados será possível a partir da associação entre contribuições teóricas e aplicação de técnicas diversas de análise espacial.
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Dentro desses debates assuntos relacionados ao transporte coletivo público surgem como demandas da mobilidade urbana, pois representam hoje um dos meios mais utilizados pelas sociedades para a circulação nas cidades se constituindo na base do deslocamento, principalmente para as classes menos abastadas. Mesmo com toda essa importância para a dinâmica da Região Metropolitana de Natal são inúmeros os problemas enfrentados pelos usuários desse sistema e que ocorrem em todos os níveis desde usuário final (passageiros) até os prestadores do serviço tanto nos âmbitos governamentais quanto privados. Neste sentido tendo como objeto de análise os deslocamentos que constituem as relações espaciais e que se concretizam no arranjo funcional da RMN de Natal em específico para os municípios de Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Parnamirim, pretende-se compreender este cenário através do conjunto de referências teóricas e metodológicas sobre os temas mobilidade urbana e organização socioespacial. A complexidade que envolve o funcionamento do ambiente urbano e as ações que operam e condicionam a organização espacial deste ambiente são refletidos nas interações espaciais entre as diferentes estruturas socialmente produzidas que compõe este espaço, sendo uma delas a circulação de pessoas. Acredita-se que as interações espaciais entre o conjunto das estruturas de áreas residenciais; de áreas centrais, considerando o direcionamento dos fluxos cotidianos e da estrutura de circulação ao longo do tecido urbano expandido atual da RMN, propiciam obstáculos de ordem espacial à atuação efetiva da rede física do Sistema de Transporte Público Coletivo. Diante desse cenário, este trabalho apresenta como objetivo geral: Compreender como ocorre o processo de integração na Região Metropolitana Funcional de Natal, através da relação entre as estruturas de circulação e o Sistema de Transporte Público Coletivo, tendo como área de estudo os Municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz que juntamente com o município de Macaíba constituem a Região Metropolitana Funcional de Natal. E como objetivos específicos: a) Elaborar uma matriz de periodização com vistas a compreender a gênese e as dinâmicas da mobilidade urbana em Natal e sua RMN funcional; b) Identificar os principais problemas concernentes ao processo de integração do transporte público nos municípios em análise; c) analisar a qualidade do transporte coletivo dessas linhas de ônibus; d) Produzir mapas que permitam analisar a distribuição e qualidade das infraestruturas e equipamentos que permitem essa (des)integração; e) propor medidas mitigadoras para os problemas enfrentados. Por serem bastante complexos os temas tratados nesta pesquisa, o alcance dos objetivos elencados será possível a partir da associação entre contribuições teóricas e aplicação de técnicas diversas de análise espacial.The frequency with which urban mobility has been debated in the context of urban planning reveals the importance of the theme that constitutes one of the main axes for the development of cities. Within these debates, issues related to public transport emerge as demands of urban mobility, as they represent today one of the most used means by societies for circulation in cities, constituting the basis of displacement, especially for the less affluent classes. Even with all this importance for the dynamics of the Metropolitan Region of Natal, there are numerous problems faced by users of this system and that occur at all levels from the end user (passengers) to service providers in both governmental and private spheres. In this sense, having as object of analysis the displacements that constitute the spatial relations and that are materialized in the functional arrangement of the Natal RMN, specifically for the municipalities of Extremoz, São Gonçalo do Amarante and Parnamirim, it is intended to understand this scenario through the set of theoretical and methodological references on urban mobility and socio-spatial organization. The complexity that involves the functioning of the urban environment and the actions that operate and condition the spatial organization of this environment are reflected in the spatial interactions between the different socially produced structures that make up this space, one of which is the movement of people. It is believed that the spatial interactions between the set of structures in residential areas; of central areas, considering the direction of daily flows and the circulation structure along the current expanded urban fabric of the RMN, provide spatial obstacles to the effective performance of the physical network of the Collective Public Transport System. In view of this scenario, this work presents as general objective: To understand how the integration process occurs in the Functional Metropolitan Region of Natal, through the relationship between the circulation structures and the Collective Public Transport System, having the Municipalities of Natal as an area of study , Parnamirim, São Gonçalo do Amarante and Extremoz, which together with the municipality of Macaíba constitute the Functional Metropolitan Region of Natal. And as specific objectives: a) Develop a periodization matrix in order to understand the genesis and dynamics of urban mobility in Natal and its functional NMR; b) Identify the main problems concerning the process of integrating public transport in the municipalities under analysis; c) analyze the quality of public transport on these bus lines; d) Produce maps that allow analyzing the distribution and quality of infrastructure and equipment that allow this (dis)integration; e) propose mitigating measures for the problems faced. As the topics dealt with in this research are quite complex, the achievement of the objectives listed will be possible from the association between theoretical contributions and the application of different techniques of spatial analysis.Universidade Federal do Rio Grande do NorteGeografiaUFRNBrasilGeografiaIntegraçãoMobilidade UrbanaTransporte Público ColetivoRegião Metropolitana de NatalA (des)integração entre Natal e sua região metropolitana: as singularidades do transporte público nos municípios de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e ExtremozThe (dis)integration between Natal and its metropolitan region: the singularities of public transport in the municipalities of Parnamirim, São Gonçalo do Amarante and Extremoz.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46373/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52ORIGINAL(Des)integracaoentreNatalesuaRegiaoMetropolitana_Lopes_2022.pdf(Des)integracaoentreNatalesuaRegiaoMetropolitana_Lopes_2022.pdfapplication/pdf5537641https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46373/1/%28Des%29integracaoentreNatalesuaRegiaoMetropolitana_Lopes_2022.pdf4da1e7dac67d2b39c8f3619d0d51e10dMD51123456789/463732023-02-24 16:51:31.648oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-24T19:51:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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