Intervenção educacional para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27746 |
Resumo: | Estudo experimental, com o objetivo de avaliar a eficácia da intervenção educacional fundamentada na simulação clínica virtual e na aprendizagem baseada em problemas para o ensino do raciocínio diagnóstico em Enfermagem. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas, a saber: construção de cenários clínicos simulados para a intervenção educaciona; análise de conteúdo dos cenários clínicos simulados; desenvolvimento da hipermídia para intervenção educacional; e aplicação da intervenção educacional com alunos do curso de graduação em enfermagem. A etapa de construção dos cenários simulados tratou-se de um estudo do tipo metodológico. Baseou-se na literatura, por meio de estudos de validação de diagnósticos de enfermagem. Os cenários foram analisados por 22 especialistas em raciocínio diagnóstico e/ou simulação clínica. A terceira etapa permitiu alocar os cenários na hipermídia Enfermeiro diagnosticador. Após a engenharia final, a hipermídia foi submetida à testagem de sua usabilidade, por meio da System Usability Scale, junto a uma equipe composta por oito estudantes de Enfermagem e enfermeiros. Na última etapa, a intervenção educacional fundamentada na simulação clínica virtual e na aprendizagem baseada em problemas teve sua eficácia testada com discentes do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade pública no Nordeste do Brasil. Os alunos foram randomizados nos grupos intervenção e controle. O grupo intervenção foi submetido à intervenção educacional e avaliou a qualidade da hipermídia Enfermeiro diagnosticador, por meio do instrumento Learning Object Review Instrument 2.0. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa, com parecer favorável nº 2.171.393. Os resultados mostram a construção de cinco cenários clínicos simulados. Esses foram posteriormente julgados com concordância aceitável entre os especialistas (Kappa>0,65). Todos os diagnósticos propostos apresentaram alto grau de acurácia de acordo com a escala de acurácia diagnóstica de enfermagem. Como terceira etapa, a hipermídia Enfermeiro diagnosticador foi desenvolvida para as plataformas Android e IOS. A mesma apresentou usabilidade excelente (score SUS 87,81). Na últuma etapa, o grupo intervenção apresentou diferença estatística significante quanto a priorização dos diagnósticos (p=0,014). Houve ainda melhora no percentual de acertos quanto a inferência diagnóstica, identificação de indicadores diagnósticos, bem como pontuação final maior para o grupo intervenção. Houve diferença estatisticamente significativa de desempenho entre o pré e pós-teste nas notas dos alunos que participaram da intervenção (p=0,003). O grupo controle também apresentou significância estatística na nota atribuída ao processo de raciocínio diagnóstico (p=0,015). Ademais, a hipermídia Enfermeiro diagnosticador obteve score médio alto quanto à qualidade (LORI 4,66). Assim, conclui-se que a intervenção educacional fundamentada na simulação clínica virtual e na aprendizagem baseada em problemas para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem apresentou-se como eficaz. Outrossim, a hipermídia desenvolvida foi de alta qualidade, atrativa e favoreceu a motivação do aluno para o processo ensino-aprendizagem. |
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Tinoco, Jéssica Dantas de SáFeijão, Alexsandra RodriguesSalvador, Petala Tuani Cândido de OliveiraRibeiro, Helen Cristiny Teodoro CoutoLopes, Marcos Venícios de OliveiraLira, Ana Luisa Brandão de Carvalho2019-09-17T21:54:54Z2019-09-17T21:54:54Z2019-06-21TINOCO, Jéssica Dantas de Sá. Intervenção educacional para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem. 2019. 205f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27746Estudo experimental, com o objetivo de avaliar a eficácia da intervenção educacional fundamentada na simulação clínica virtual e na aprendizagem baseada em problemas para o ensino do raciocínio diagnóstico em Enfermagem. A pesquisa foi desenvolvida em quatro etapas, a saber: construção de cenários clínicos simulados para a intervenção educaciona; análise de conteúdo dos cenários clínicos simulados; desenvolvimento da hipermídia para intervenção educacional; e aplicação da intervenção educacional com alunos do curso de graduação em enfermagem. A etapa de construção dos cenários simulados tratou-se de um estudo do tipo metodológico. Baseou-se na literatura, por meio de estudos de validação de diagnósticos de enfermagem. Os cenários foram analisados por 22 especialistas em raciocínio diagnóstico e/ou simulação clínica. A terceira etapa permitiu alocar os cenários na hipermídia Enfermeiro diagnosticador. Após a engenharia final, a hipermídia foi submetida à testagem de sua usabilidade, por meio da System Usability Scale, junto a uma equipe composta por oito estudantes de Enfermagem e enfermeiros. Na última etapa, a intervenção educacional fundamentada na simulação clínica virtual e na aprendizagem baseada em problemas teve sua eficácia testada com discentes do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade pública no Nordeste do Brasil. Os alunos foram randomizados nos grupos intervenção e controle. O grupo intervenção foi submetido à intervenção educacional e avaliou a qualidade da hipermídia Enfermeiro diagnosticador, por meio do instrumento Learning Object Review Instrument 2.0. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa, com parecer favorável nº 2.171.393. Os resultados mostram a construção de cinco cenários clínicos simulados. Esses foram posteriormente julgados com concordância aceitável entre os especialistas (Kappa>0,65). Todos os diagnósticos propostos apresentaram alto grau de acurácia de acordo com a escala de acurácia diagnóstica de enfermagem. Como terceira etapa, a hipermídia Enfermeiro diagnosticador foi desenvolvida para as plataformas Android e IOS. A mesma apresentou usabilidade excelente (score SUS 87,81). Na últuma etapa, o grupo intervenção apresentou diferença estatística significante quanto a priorização dos diagnósticos (p=0,014). Houve ainda melhora no percentual de acertos quanto a inferência diagnóstica, identificação de indicadores diagnósticos, bem como pontuação final maior para o grupo intervenção. Houve diferença estatisticamente significativa de desempenho entre o pré e pós-teste nas notas dos alunos que participaram da intervenção (p=0,003). O grupo controle também apresentou significância estatística na nota atribuída ao processo de raciocínio diagnóstico (p=0,015). Ademais, a hipermídia Enfermeiro diagnosticador obteve score médio alto quanto à qualidade (LORI 4,66). Assim, conclui-se que a intervenção educacional fundamentada na simulação clínica virtual e na aprendizagem baseada em problemas para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermagem apresentou-se como eficaz. Outrossim, a hipermídia desenvolvida foi de alta qualidade, atrativa e favoreceu a motivação do aluno para o processo ensino-aprendizagem.Experimental study, aiming to evaluate the effectiveness of educational intervention based on virtual clinical simulation and problem-based learning for the teaching of diagnostic reasoning in Nursing. The research was developed in four stages, namely: construction of simulated clinical scenarios for educational intervention; content analysis of simulated clinical scenarios; development of hypermedia for educational intervention; and application of educational intervention with undergraduate nursing students. The construction stage of the simulated scenarios was a methodological study. It was based on the literature, through studies of validation of nursing diagnoses. The scenarios were analyzed by 22 specialists in diagnostic reasoning and / or clinical simulation. The third stage allowed to allocate the scenarios in the hypermedia Nurse diagnostician. After the final engineering, hypermedia was tested for usability through the System Usability Scale, together with a team of eight nursing students and nurses. In the last stage, the educational intervention based on virtual clinical simulation and problem-based learning had its effectiveness tested with undergraduate Nursing students from a public university in northeastern Brazil. Students were randomized into intervention and control groups. The intervention group underwent educational intervention and evaluated the quality of the hypermedia Nurse diagnostician, through the Learning Object Review Instrument 2.0 instrument. Data were analyzed by descriptive and inferential statistics. The project was approved by the Research Ethics Committee, with assent No. 2,171,393. The results show the construction of five simulated clinical scenarios. These were later judged with acceptable agreement among the experts (Kappa> 0.65). All proposed diagnoses presented a high degree of accuracy according to the nursing diagnostic accuracy scale. As a third step, the hypermedia Nurse Diagnostic was developed for the Android and IOS platforms. It presented excellent usability (SUS score 87.81). In the last stage, the intervention group showed a statistically significant difference regarding the prioritization of diagnoses (p = 0.014). There was also improvement in the percentage of correct answers regarding diagnostic inference, identification of diagnostic indicators, as well as higher final score for the intervention group. There was a statistically significant difference in performance between the pre and posttest in the grades of the students who participated in the intervention (p = 0.003). The control group also presented statistical significance in the grade attributed to the diagnostic reasoning process (p = 0.015). In addition, the hypermedia Nursing diagnostician obtained a high average score for quality (LORI 4,66). Thus, it is concluded that educational intervention based on virtual clinical simulation and problem-based learning for teaching diagnostic reasoning in nursing proved to be effective. Moreover, the developed hypermedia was of high quality, attractive and favored the student's motivation for the teaching-learning process.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEnfermagemEnsino de enfermagemDiagnóstico de enfermagemAprendizagem baseada em problemasTreinamento por simulaçãoTecnologia educacionalHipermídiaIntervenção educacional para o ensino do raciocínio diagnóstico em enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIntervençãoeducacionalensino_Tinoco_2019.pdfapplication/pdf6266497https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27746/1/Interven%c3%a7%c3%a3oeducacionalensino_Tinoco_2019.pdf230ba00468ecf93b3ac37f8c2e7b9c0eMD51TEXTIntervençãoeducacionalensino_Tinoco_2019.pdf.txtIntervençãoeducacionalensino_Tinoco_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain375300https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27746/2/Interven%c3%a7%c3%a3oeducacionalensino_Tinoco_2019.pdf.txt7a992fc9ab93006c9d7a210fb0445f98MD52THUMBNAILIntervençãoeducacionalensino_Tinoco_2019.pdf.jpgIntervençãoeducacionalensino_Tinoco_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1253https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27746/3/Interven%c3%a7%c3%a3oeducacionalensino_Tinoco_2019.pdf.jpgc58619d1339919cc4ad0e0652afe6d26MD53123456789/277462019-09-22 02:19:08.43oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27746Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-09-22T05:19:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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