Dos alfabetos ao exame de proficiência: revisão sistemática de aplicativos para ensino e revisão da língua japonesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Fábio Phillip Rocha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26246
Resumo: Japonês é uma língua com escrita, vocabulário, gramática e pronúncia diferentes das línguas ocidentais, pois apresenta três alfabetos (sendo dois silábicos e um logográfico), contém vocabulário, ortografia e fonologia construídos a partir de diferentes nações e possui, ainda, uma gramática com diversas regras e formas que, inclusive, podem diferir de acordo com o grau de formalidade entre o ouvinte e o falante. Estudar japonês exige, portanto, muita dedicação e prática. Para apoiar o estudo da língua, mais de 3.100 aplicativos são disponibilizados em lojas virtuais com a intenção de apoiar os estudantes no ensino e revisão do alfabeto, vocabulário, gramática e compreensão auditiva japonesa, além de preparar para o Japanese Language Proficiency Test (JLPT). No entanto, pouco foi investigado sobre o conteúdo, metodologia de ensino e revisão e características tecnológicas desses aplicativos. Esta pesquisa tem como objetivo revisar sistematicamente aplicativos focados no apoio ao estudo de japonês, baseado em um framework proposto para revisão quantitativa e qualitativa de software para o aprendizado de línguas. Uma análise individual de apps é realizada para cada componente da língua, iniciando pelos alfabetos, prosseguindo para o vocabulário, gramática e compreensão auditiva, de forma a estudar os aplicativos de cada componente da língua japonesa; e finalizando com a análise de aplicativos voltados à preparação para o JLPT, dado que existem aplicativos com conteúdo e apresentação ajustados especificamente para o exame. Descobertas são apresentadas e incluem um detalhamento das principais características de aplicativos do cenário atual, classificação das principais recomendações de aplicativos para as plataformas móveis Android e iOS, comparação entre os aplicativos das plataformas Android e iOS em relação ao apoio oferecido aos estudos e um estudo das características pouco presentes no cenário de aplicativos que são importantes no apoio ao estudo de japonês.
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Estudar japonês exige, portanto, muita dedicação e prática. Para apoiar o estudo da língua, mais de 3.100 aplicativos são disponibilizados em lojas virtuais com a intenção de apoiar os estudantes no ensino e revisão do alfabeto, vocabulário, gramática e compreensão auditiva japonesa, além de preparar para o Japanese Language Proficiency Test (JLPT). No entanto, pouco foi investigado sobre o conteúdo, metodologia de ensino e revisão e características tecnológicas desses aplicativos. Esta pesquisa tem como objetivo revisar sistematicamente aplicativos focados no apoio ao estudo de japonês, baseado em um framework proposto para revisão quantitativa e qualitativa de software para o aprendizado de línguas. Uma análise individual de apps é realizada para cada componente da língua, iniciando pelos alfabetos, prosseguindo para o vocabulário, gramática e compreensão auditiva, de forma a estudar os aplicativos de cada componente da língua japonesa; e finalizando com a análise de aplicativos voltados à preparação para o JLPT, dado que existem aplicativos com conteúdo e apresentação ajustados especificamente para o exame. Descobertas são apresentadas e incluem um detalhamento das principais características de aplicativos do cenário atual, classificação das principais recomendações de aplicativos para as plataformas móveis Android e iOS, comparação entre os aplicativos das plataformas Android e iOS em relação ao apoio oferecido aos estudos e um estudo das características pouco presentes no cenário de aplicativos que são importantes no apoio ao estudo de japonês.Japanese is a language with writing, vocabulary, grammar and pronunciation quite different from western languages, because it contains three alphabets (with two syllabic alphabets and the third one logographic), contains vocabulary, orthography and phonology built upon different nations and even has a grammar with many rules and forms, which may even differ according with the degree of formality between the listener and the speaker. Therefore, studying Japanese requires a lot of dedication and practice. To support the study of the language, more than 3100 applications are available in virtual stores with the intention of supporting students in learning and revising the Japanese alphabet, vocabulary, grammar and listening comprehension, as well as preparing for the Japanese Language Proficiency Test (JLPT). However, little has been investigated about the contents, teaching and reviewing methodology and technological features of these applications. This research aims to systematically review applications focused on supporting Japanese language study, based on a proposed framework for qualitative and quantitative review of language learning software. An individual evaluation is executed for each part of the language, starting with the alphabet, proceeding with vocabulary, grammar and listening comprehension, in order to study the applications of each component of the Japanese language; and finishing with the analysis of applications geared towards JLPT preparation, since there are applications with content and presentation adjusted specifically for the exam. Research findings are presented and include details of the main features of applications in the current scenario, a classification and comparison of the most recommended applications for the Android and iOS mobile platforms, comparison between Android and iOS platform apps in relation to the support provided to the studies and a study of features that do not usually appear in current applications but are very important for helping study Japanese nonetheless.porCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOMALLJMALLLíngua japonesaRevisão sistemáticaAppAplicativoDos alfabetos ao exame de proficiência: revisão sistemática de aplicativos para ensino e revisão da língua japonesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS E COMPUTAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFabioPhillipRochaMarques_DISSERT.pdfapplication/pdf5062152https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26246/1/FabioPhillipRochaMarques_DISSERT.pdfb22c985703ec134ae41f514b073c0286MD51TEXTFabioPhillipRochaMarques_DISSERT.pdf.txtFabioPhillipRochaMarques_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain684786https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26246/2/FabioPhillipRochaMarques_DISSERT.pdf.txt4bf25a6147e22d858358ba5127458111MD52THUMBNAILFabioPhillipRochaMarques_DISSERT.pdf.jpgFabioPhillipRochaMarques_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3316https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26246/3/FabioPhillipRochaMarques_DISSERT.pdf.jpgdd95c9dc90a2d652689438431f7f9567MD53123456789/262462019-01-29 22:07:39.894oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26246Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T01:07:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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