Conscientização sobre o transtorno do desenvolvimento da linguagem no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Talita Trigueiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49541
Resumo: O Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) não é uma condição nova ou rara, mas internacionalmente seu conhecimento público é inferior ao de outras condições com menor incidência. No Brasil não há nenhum estudo documentado na literatura sobre o tema. Buscando preencher essa lacuna, esta dissertação teve como objetivo investigar a consciência sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem no Brasil. Para isso foi desenvolvido um estudo observacional, descritivo e transversal, realizado por meio de um questionário disponibilizado pela plataforma virtual Google Forms. Este questionário corresponde à versão traduzida para o português brasileiro de um instrumento utilizado em um estudo europeu. As questões estão divididas em seis seções, que incluem características demográficas e sociais; conhecimento sobre quadros que comprometem o desenvolvimento da linguagem; a natureza do TDL; serviços de intervenção fonoaudiológica; papel da família; e estratégias para conscientização sobre TDL, respectivamente. A coleta de dados ocorreu entre julho e novembro de 2021, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (parecer 4.801.877). Foram obtidas 320 respostas válidas, os resultados foram divididos em dois estudos. O primeiro considerou todas as respostas para descrever um perfil dessa consciência no Brasil, enquanto o segundo comparou o tema entre profissionais de saúde (n=99) e educação (n=95). Com base em seus resultados, foi possível constatar que menos de 40% dos respondentes já haviam ouvido falar do quadro. Mesmo entre profissionais de saúde (38,4%) e educação (45,3%) esse índice é baixo, apontando para a necessidade de ações específicas para ampliar a divulgação do TDL no Brasil.
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Buscando preencher essa lacuna, esta dissertação teve como objetivo investigar a consciência sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem no Brasil. Para isso foi desenvolvido um estudo observacional, descritivo e transversal, realizado por meio de um questionário disponibilizado pela plataforma virtual Google Forms. Este questionário corresponde à versão traduzida para o português brasileiro de um instrumento utilizado em um estudo europeu. As questões estão divididas em seis seções, que incluem características demográficas e sociais; conhecimento sobre quadros que comprometem o desenvolvimento da linguagem; a natureza do TDL; serviços de intervenção fonoaudiológica; papel da família; e estratégias para conscientização sobre TDL, respectivamente. A coleta de dados ocorreu entre julho e novembro de 2021, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (parecer 4.801.877). Foram obtidas 320 respostas válidas, os resultados foram divididos em dois estudos. O primeiro considerou todas as respostas para descrever um perfil dessa consciência no Brasil, enquanto o segundo comparou o tema entre profissionais de saúde (n=99) e educação (n=95). Com base em seus resultados, foi possível constatar que menos de 40% dos respondentes já haviam ouvido falar do quadro. Mesmo entre profissionais de saúde (38,4%) e educação (45,3%) esse índice é baixo, apontando para a necessidade de ações específicas para ampliar a divulgação do TDL no Brasil.Development al Language Disorder (DLD) is not a new or rare condition, but internationally its public awareness is inferior to other conditions with lower incidence. In Brazil there is no documented study in the literature on the subject. To fill this gap, this dissertation aimed to investigate public awareness of Developmental Language Disorder in Brazil. For this, an observational, descriptive and cross-sectional study was developed, carried out through a questionnaire provided by the virtual platform Google Forms. This questionnaire corresponds to the translated version into Brazilian Portuguese of an instrument used internationally. Questions are divided into six sections, including demographic and social characteristics; awareness about conditions that compromise language development; the nature of DLD; speech-language therapy services; role of the family; and strategies to raise awareness about DLD, respectively. Data collection took place between July and November 2021, after approval by the Research Ethics Committee (opinion 4,801,877). A total of 320 valid responses were obtained, the results of which were divided into two studies. The first considered all the answers to describe a profile of this awareness in Brazil, while the second compared the topic between health (n=99) and educational (n=95) professionals. Based on their results, it was possible to verify that less than 40% of respondents had already heard of DLD. Even among health (38.4%) and educational (45.3%) professionals this index islow, pointing to the need forspecific actions to expand the dissemination of the DLD in Brazil.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIATranstorno específico de linguagemDesenvolvimento da linguagemLinguagem infantilConscientizaçãoBrasilConscientização sobre o transtorno do desenvolvimento da linguagem no BrasilPublic awareness of developmental language disorder in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConscientizacaotranstornodesenvolvimento_Domingos_2022.pdfapplication/pdf5165167https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49541/1/Conscientizacaotranstornodesenvolvimento_Domingos_2022.pdf59603df849e7a11797b484d3ff33eae7MD51123456789/495412022-10-10 19:18:27.46oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49541Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-10T22:18:27Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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