Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Matheus William da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53213
Resumo: A literatura destaca a relevância do uso de equipamentos da neurociência na previsão do comportamento do consumidor, uma vez que possibilita a medição de reações fisiológicas e sinais para estudar as preferências, bem como motivações que influenciam na tomada de decisão por meio do estudo do inconsciente humano. Neste artigo de revisão, objetivou-se analisar sistematicamente os achados sobre os segmentos e a utilização de equipamentos em estudos para compreender o comportamento do consumidor a partir de reações fisiológicas. Para tanto, foram realizadas pesquisas sistemáticas em 5 bases de dados, seguindo as diretrizes do protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses (Prisma), considerando os últimos dez anos. Após a identificação e triagem, 129 estudos foram incluídos na revisão (de um total n = 11.510). Em síntese, os resultados revelaram que os principais equipamentos foram o eletroencefalograma (43,41%), imagem por ressonância magnética funcional (28,68%) e o eye tracking (20,93%). Importante destacar que uma amostra pouco significativa (3,87%) fez uso de mais de um equipamento para o alcance dos seus objetivos. No tocante ao segmento de mercado abordado, destacam-se o varejo (34,10%), o publicitário (29,45%) e o comércio eletrônico (20,93%). Cumpre frisar, que além dos apontamentos estatísticos citados, esse estudo detalhou em sua discussão os principais achados dos artigos selecionados. Assim, esta obra lança luz sobre caminhos metodológicos e tendências de estudos de neuromarketing/neurociência do consumidor.
id UFRN_ee31631d9836168c0432e4ccbf869a00
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53213
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rodrigues, Matheus William da Silva0009-0009-8464-6952https://lattes.cnpq.br/78570036733478600000-0002-5269-5284http://lattes.cnpq.br/4463051942271396Costa, Marilene Bizerra dahttp://lattes.cnpq.br/9504130585334161Perressim, William Sbrama0000-0002-2600-2528http://lattes.cnpq.br/5721902195529308Pereira, Marcelo Henrique Neves0000-0002-5269-5284http://lattes.cnpq.br/4463051942271396Pereira, Marcelo Henrique Neves2023-07-10T22:35:21Z2023-07-10T22:35:21Z2023-07-04RODRIGUES, Matheus William da Silva. Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática. Orientador: Marcelo Henrique Neves Pereira. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53213A literatura destaca a relevância do uso de equipamentos da neurociência na previsão do comportamento do consumidor, uma vez que possibilita a medição de reações fisiológicas e sinais para estudar as preferências, bem como motivações que influenciam na tomada de decisão por meio do estudo do inconsciente humano. Neste artigo de revisão, objetivou-se analisar sistematicamente os achados sobre os segmentos e a utilização de equipamentos em estudos para compreender o comportamento do consumidor a partir de reações fisiológicas. Para tanto, foram realizadas pesquisas sistemáticas em 5 bases de dados, seguindo as diretrizes do protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses (Prisma), considerando os últimos dez anos. Após a identificação e triagem, 129 estudos foram incluídos na revisão (de um total n = 11.510). Em síntese, os resultados revelaram que os principais equipamentos foram o eletroencefalograma (43,41%), imagem por ressonância magnética funcional (28,68%) e o eye tracking (20,93%). Importante destacar que uma amostra pouco significativa (3,87%) fez uso de mais de um equipamento para o alcance dos seus objetivos. No tocante ao segmento de mercado abordado, destacam-se o varejo (34,10%), o publicitário (29,45%) e o comércio eletrônico (20,93%). Cumpre frisar, que além dos apontamentos estatísticos citados, esse estudo detalhou em sua discussão os principais achados dos artigos selecionados. Assim, esta obra lança luz sobre caminhos metodológicos e tendências de estudos de neuromarketing/neurociência do consumidor.The literature highlights the relevance of using neuroscience equipment in predicting consumer behavior, as it enables the measurement of reactions and physiological signals to study preferences, as well as motivations that influence decision-making through the study of the human unconscious. In this review article, the objective was to systematically analyze the findings about the segments and the use of equipment in studies to understand consumer behavior based on physiological reactions. For this purpose, systematic searches were carried out in 5 databases, following the guidelines of the Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses (Prisma) protocol, considering the last ten years. After identification and screening, 129 studies were included in the review (out of a total of n = 11,510). In summary, the results revealed that the main equipment was the Electroencephalogram (43.41%), Functional Magnetic Resonance Imaging (28.68%), and Eye tracking (20.93%). It is important to highlight that a few significant samples (3.87%) used more than one piece of equipment to achieve their goals. As for the market segment addressed, retail (34.10%), advertising (29.45%), and electronic commerce (20.93%) stand out. It is noteworthy that, in addition to the aforementioned statistical notes, this study detailed in its discussion the main findings of the selected articles. Thus, this work sheds light on methodological paths and trends in consumer neuromarketing/neuroscience studies.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilFaculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do SeridóAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOprocesso decisórioconsumidorneurociênciadecision-making processconsumerneuroscienceneuromarketingAbordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemáticaMethodological approaches on the decision-making process in the light of consumer neuroscience: a systematic reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAbordagensMetodologicasProcesso_Rodrigues_2023.pdfAbordagensMetodologicasProcesso_Rodrigues_2023.pdfapplication/pdf1088533https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53213/1/AbordagensMetodologicasProcesso_Rodrigues_2023.pdf58b3ff00304572a8128e2424a161d043MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53213/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53213/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/532132023-08-28 11:34:50.712oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-28T14:34:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Methodological approaches on the decision-making process in the light of consumer neuroscience: a systematic review
title Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática
spellingShingle Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática
Rodrigues, Matheus William da Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
processo decisório
consumidor
neurociência
decision-making process
consumer
neuroscience
neuromarketing
title_short Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática
title_full Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática
title_fullStr Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática
title_sort Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática
author Rodrigues, Matheus William da Silva
author_facet Rodrigues, Matheus William da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv 0009-0009-8464-6952
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/7857003673347860
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv 0000-0002-5269-5284
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4463051942271396
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Costa, Marilene Bizerra da
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9504130585334161
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Perressim, William Sbrama
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv 0000-0002-2600-2528
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5721902195529308
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Pereira, Marcelo Henrique Neves
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv 0000-0002-5269-5284
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4463051942271396
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Matheus William da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Marcelo Henrique Neves
contributor_str_mv Pereira, Marcelo Henrique Neves
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
processo decisório
consumidor
neurociência
decision-making process
consumer
neuroscience
neuromarketing
dc.subject.por.fl_str_mv processo decisório
consumidor
neurociência
decision-making process
consumer
neuroscience
neuromarketing
description A literatura destaca a relevância do uso de equipamentos da neurociência na previsão do comportamento do consumidor, uma vez que possibilita a medição de reações fisiológicas e sinais para estudar as preferências, bem como motivações que influenciam na tomada de decisão por meio do estudo do inconsciente humano. Neste artigo de revisão, objetivou-se analisar sistematicamente os achados sobre os segmentos e a utilização de equipamentos em estudos para compreender o comportamento do consumidor a partir de reações fisiológicas. Para tanto, foram realizadas pesquisas sistemáticas em 5 bases de dados, seguindo as diretrizes do protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses (Prisma), considerando os últimos dez anos. Após a identificação e triagem, 129 estudos foram incluídos na revisão (de um total n = 11.510). Em síntese, os resultados revelaram que os principais equipamentos foram o eletroencefalograma (43,41%), imagem por ressonância magnética funcional (28,68%) e o eye tracking (20,93%). Importante destacar que uma amostra pouco significativa (3,87%) fez uso de mais de um equipamento para o alcance dos seus objetivos. No tocante ao segmento de mercado abordado, destacam-se o varejo (34,10%), o publicitário (29,45%) e o comércio eletrônico (20,93%). Cumpre frisar, que além dos apontamentos estatísticos citados, esse estudo detalhou em sua discussão os principais achados dos artigos selecionados. Assim, esta obra lança luz sobre caminhos metodológicos e tendências de estudos de neuromarketing/neurociência do consumidor.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-10T22:35:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-10T22:35:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Matheus William da Silva. Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática. Orientador: Marcelo Henrique Neves Pereira. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53213
identifier_str_mv RODRIGUES, Matheus William da Silva. Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática. Orientador: Marcelo Henrique Neves Pereira. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53213/1/AbordagensMetodologicasProcesso_Rodrigues_2023.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53213/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53213/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 58b3ff00304572a8128e2424a161d043
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117598876270592