Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53213 |
Resumo: | A literatura destaca a relevância do uso de equipamentos da neurociência na previsão do comportamento do consumidor, uma vez que possibilita a medição de reações fisiológicas e sinais para estudar as preferências, bem como motivações que influenciam na tomada de decisão por meio do estudo do inconsciente humano. Neste artigo de revisão, objetivou-se analisar sistematicamente os achados sobre os segmentos e a utilização de equipamentos em estudos para compreender o comportamento do consumidor a partir de reações fisiológicas. Para tanto, foram realizadas pesquisas sistemáticas em 5 bases de dados, seguindo as diretrizes do protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses (Prisma), considerando os últimos dez anos. Após a identificação e triagem, 129 estudos foram incluídos na revisão (de um total n = 11.510). Em síntese, os resultados revelaram que os principais equipamentos foram o eletroencefalograma (43,41%), imagem por ressonância magnética funcional (28,68%) e o eye tracking (20,93%). Importante destacar que uma amostra pouco significativa (3,87%) fez uso de mais de um equipamento para o alcance dos seus objetivos. No tocante ao segmento de mercado abordado, destacam-se o varejo (34,10%), o publicitário (29,45%) e o comércio eletrônico (20,93%). Cumpre frisar, que além dos apontamentos estatísticos citados, esse estudo detalhou em sua discussão os principais achados dos artigos selecionados. Assim, esta obra lança luz sobre caminhos metodológicos e tendências de estudos de neuromarketing/neurociência do consumidor. |
id |
UFRN_ee31631d9836168c0432e4ccbf869a00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53213 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigues, Matheus William da Silva0009-0009-8464-6952https://lattes.cnpq.br/78570036733478600000-0002-5269-5284http://lattes.cnpq.br/4463051942271396Costa, Marilene Bizerra dahttp://lattes.cnpq.br/9504130585334161Perressim, William Sbrama0000-0002-2600-2528http://lattes.cnpq.br/5721902195529308Pereira, Marcelo Henrique Neves0000-0002-5269-5284http://lattes.cnpq.br/4463051942271396Pereira, Marcelo Henrique Neves2023-07-10T22:35:21Z2023-07-10T22:35:21Z2023-07-04RODRIGUES, Matheus William da Silva. Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática. Orientador: Marcelo Henrique Neves Pereira. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53213A literatura destaca a relevância do uso de equipamentos da neurociência na previsão do comportamento do consumidor, uma vez que possibilita a medição de reações fisiológicas e sinais para estudar as preferências, bem como motivações que influenciam na tomada de decisão por meio do estudo do inconsciente humano. Neste artigo de revisão, objetivou-se analisar sistematicamente os achados sobre os segmentos e a utilização de equipamentos em estudos para compreender o comportamento do consumidor a partir de reações fisiológicas. Para tanto, foram realizadas pesquisas sistemáticas em 5 bases de dados, seguindo as diretrizes do protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses (Prisma), considerando os últimos dez anos. Após a identificação e triagem, 129 estudos foram incluídos na revisão (de um total n = 11.510). Em síntese, os resultados revelaram que os principais equipamentos foram o eletroencefalograma (43,41%), imagem por ressonância magnética funcional (28,68%) e o eye tracking (20,93%). Importante destacar que uma amostra pouco significativa (3,87%) fez uso de mais de um equipamento para o alcance dos seus objetivos. No tocante ao segmento de mercado abordado, destacam-se o varejo (34,10%), o publicitário (29,45%) e o comércio eletrônico (20,93%). Cumpre frisar, que além dos apontamentos estatísticos citados, esse estudo detalhou em sua discussão os principais achados dos artigos selecionados. Assim, esta obra lança luz sobre caminhos metodológicos e tendências de estudos de neuromarketing/neurociência do consumidor.The literature highlights the relevance of using neuroscience equipment in predicting consumer behavior, as it enables the measurement of reactions and physiological signals to study preferences, as well as motivations that influence decision-making through the study of the human unconscious. In this review article, the objective was to systematically analyze the findings about the segments and the use of equipment in studies to understand consumer behavior based on physiological reactions. For this purpose, systematic searches were carried out in 5 databases, following the guidelines of the Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses (Prisma) protocol, considering the last ten years. After identification and screening, 129 studies were included in the review (out of a total of n = 11,510). In summary, the results revealed that the main equipment was the Electroencephalogram (43.41%), Functional Magnetic Resonance Imaging (28.68%), and Eye tracking (20.93%). It is important to highlight that a few significant samples (3.87%) used more than one piece of equipment to achieve their goals. As for the market segment addressed, retail (34.10%), advertising (29.45%), and electronic commerce (20.93%) stand out. It is noteworthy that, in addition to the aforementioned statistical notes, this study detailed in its discussion the main findings of the selected articles. Thus, this work sheds light on methodological paths and trends in consumer neuromarketing/neuroscience studies.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilFaculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do SeridóAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOprocesso decisórioconsumidorneurociênciadecision-making processconsumerneuroscienceneuromarketingAbordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemáticaMethodological approaches on the decision-making process in the light of consumer neuroscience: a systematic reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAbordagensMetodologicasProcesso_Rodrigues_2023.pdfAbordagensMetodologicasProcesso_Rodrigues_2023.pdfapplication/pdf1088533https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53213/1/AbordagensMetodologicasProcesso_Rodrigues_2023.pdf58b3ff00304572a8128e2424a161d043MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53213/2/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53213/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/532132023-08-28 11:34:50.712oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-08-28T14:34:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Methodological approaches on the decision-making process in the light of consumer neuroscience: a systematic review |
title |
Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática |
spellingShingle |
Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática Rodrigues, Matheus William da Silva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO processo decisório consumidor neurociência decision-making process consumer neuroscience neuromarketing |
title_short |
Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática |
title_full |
Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática |
title_fullStr |
Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática |
title_sort |
Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática |
author |
Rodrigues, Matheus William da Silva |
author_facet |
Rodrigues, Matheus William da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
0009-0009-8464-6952 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
https://lattes.cnpq.br/7857003673347860 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
0000-0002-5269-5284 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4463051942271396 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Costa, Marilene Bizerra da |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9504130585334161 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Perressim, William Sbrama |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
0000-0002-2600-2528 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5721902195529308 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Pereira, Marcelo Henrique Neves |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
0000-0002-5269-5284 |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4463051942271396 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Matheus William da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Marcelo Henrique Neves |
contributor_str_mv |
Pereira, Marcelo Henrique Neves |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO processo decisório consumidor neurociência decision-making process consumer neuroscience neuromarketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
processo decisório consumidor neurociência decision-making process consumer neuroscience neuromarketing |
description |
A literatura destaca a relevância do uso de equipamentos da neurociência na previsão do comportamento do consumidor, uma vez que possibilita a medição de reações fisiológicas e sinais para estudar as preferências, bem como motivações que influenciam na tomada de decisão por meio do estudo do inconsciente humano. Neste artigo de revisão, objetivou-se analisar sistematicamente os achados sobre os segmentos e a utilização de equipamentos em estudos para compreender o comportamento do consumidor a partir de reações fisiológicas. Para tanto, foram realizadas pesquisas sistemáticas em 5 bases de dados, seguindo as diretrizes do protocolo Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analyses (Prisma), considerando os últimos dez anos. Após a identificação e triagem, 129 estudos foram incluídos na revisão (de um total n = 11.510). Em síntese, os resultados revelaram que os principais equipamentos foram o eletroencefalograma (43,41%), imagem por ressonância magnética funcional (28,68%) e o eye tracking (20,93%). Importante destacar que uma amostra pouco significativa (3,87%) fez uso de mais de um equipamento para o alcance dos seus objetivos. No tocante ao segmento de mercado abordado, destacam-se o varejo (34,10%), o publicitário (29,45%) e o comércio eletrônico (20,93%). Cumpre frisar, que além dos apontamentos estatísticos citados, esse estudo detalhou em sua discussão os principais achados dos artigos selecionados. Assim, esta obra lança luz sobre caminhos metodológicos e tendências de estudos de neuromarketing/neurociência do consumidor. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-10T22:35:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-10T22:35:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Matheus William da Silva. Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática. Orientador: Marcelo Henrique Neves Pereira. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53213 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Matheus William da Silva. Abordagens metodológicas sobre o processo decisório à luz da neurociência do consumidor: uma revisão sistemática. Orientador: Marcelo Henrique Neves Pereira. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53213/1/AbordagensMetodologicasProcesso_Rodrigues_2023.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53213/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53213/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
58b3ff00304572a8128e2424a161d043 4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832733187211264 |