Oiteiro: despertando o interesse pela literatura no ensino fundamental, através da escrita autobiográfica de Magdalena Antunes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Cláudio Ribeiro da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29559
Resumo: A presença da literatura em salas de aulas do ensino fundamental contribui para a o protagonismo dos alunos na percepção e reflexão sobre as contradições, conflitos e transformações sociais e culturais ocorridas no contexto em que vivem e do qual fazem parte. Para ajudar nesse processo, esta pesquisa de intervenção tem como objeto de estudo a obra literária Oiteiro: memórias de uma sinhá-moça (2003), da escritora norte-rio-grandense, Magdalena Antunes. Trata-se de uma narrativa autobiográfica de uma sinhá-moça sobre o contexto sociocultural em que vive no final do século XIX e início do século XX. O objetivo geral da pesquisa é evidenciar a importância da escrita autobiográfica na percepção e construção da memória social e cultural dos sujeitos. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza qualitativa e tem como principais aportes teóricos Lejeune (2014); Bosi (2015); Halbwachs (2006); Cosson, (2007); Colomer (2007); Compagnon (2009); Cândido (2011). Os participantes da pesquisa foram alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Adelle de Oliveira no município de Ceará-Mirim/RN. Os principais instrumentos de geração de dados utilizados na pesquisa foram: questionário, entrevistas, textos escritos e audiovisuais produzidos individual e coletivamente pelos alunos. Os resultados alcançados demonstraram que o interesse pela literatura advém da forma com esta é apresentada, a significação de seu conteúdo e a relação com os contextos de vida dos alunos.
id UFRN_eefd447118daf5409fa9e51032afed7f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29559
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, José Cláudio Ribeiro daMarcolino, Francisco Fábio VieiraAraújo, Wellington Medeiros deRangel, Edna Maria2020-07-13T13:44:21Z2020-07-13T13:44:21Z2020-03-11SILVA, José Cláudio Ribeiro da. Oiteiro: despertando o interesse pela literatura no ensino fundamental, através da escrita autobiográfica de Magdalena Antunes. 2020. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29559A presença da literatura em salas de aulas do ensino fundamental contribui para a o protagonismo dos alunos na percepção e reflexão sobre as contradições, conflitos e transformações sociais e culturais ocorridas no contexto em que vivem e do qual fazem parte. Para ajudar nesse processo, esta pesquisa de intervenção tem como objeto de estudo a obra literária Oiteiro: memórias de uma sinhá-moça (2003), da escritora norte-rio-grandense, Magdalena Antunes. Trata-se de uma narrativa autobiográfica de uma sinhá-moça sobre o contexto sociocultural em que vive no final do século XIX e início do século XX. O objetivo geral da pesquisa é evidenciar a importância da escrita autobiográfica na percepção e construção da memória social e cultural dos sujeitos. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza qualitativa e tem como principais aportes teóricos Lejeune (2014); Bosi (2015); Halbwachs (2006); Cosson, (2007); Colomer (2007); Compagnon (2009); Cândido (2011). Os participantes da pesquisa foram alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Adelle de Oliveira no município de Ceará-Mirim/RN. Os principais instrumentos de geração de dados utilizados na pesquisa foram: questionário, entrevistas, textos escritos e audiovisuais produzidos individual e coletivamente pelos alunos. Os resultados alcançados demonstraram que o interesse pela literatura advém da forma com esta é apresentada, a significação de seu conteúdo e a relação com os contextos de vida dos alunos.La presencia de literatura en las aulas de la escuela primaria contribuye al protagonismo de los estudiantes en la percepción y reflexión sobre las contradicciones, conflictos y transformaciones sociales y culturales que ocurrieron en el contexto en el que viven y de los cuales forman parte. Para ayudar en este proceso, esta investigación de intervención tiene como objeto de estudio. La obra literaria Oitero: memórias de uma sinhá-moza (2003), de la escritora de Rio Grande do Norte, Magdalena Antunes. Es una narración autobiográfica de una dama sobre el contexto sociocultural en el que vive a finales del siglo XIX y principios del XX. El objetivo general de la investigación es resaltar la importancia de la escritura autobiográfica en la percepción y construcción de la memoria social y cultural de los sujetos. Metodológicamente, la investigación es de naturaleza cualitativa y sus principales contribuciones teóricas son Lejeune (2014); Bosi (2015); Halbwachs (2006); Cosson, (2007); Colomer (2007); Compagnon (2009); Cândido (2011). Los participantes de la investigación fueron estudiantes del 9 º grado de la escuela primaria Profesora Adele de Oliveira en la ciudad de Ceará-Mirim / RN. Los principales instrumentos de generación de datos utilizados en la investigación fueron: cuestionarios, entrevistas, textos escritos y audiovisuales producidos individualmente y colectivamente por los alumnos. Los resultados obtenidos demostraron que el interés en la literatura proviene de la forma en que se presenta, el significado de su contenido y la relación con los contextos de vida de los estudiantes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASOiteiroLiteraturaEnsino fundamentalMagdalena AntunesOiteiro: despertando o interesse pela literatura no ensino fundamental, através da escrita autobiográfica de Magdalena AntunesOiteiro: despertar el interés en literatura en educación primaria, a través de la escritura autobiográfica de Magdalena Antunesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALOiteirodespertandointeresse_Silva_2020.pdfapplication/pdf2416246https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29559/1/Oiteirodespertandointeresse_Silva_2020.pdf3885b42affaec4a686a8cec3837a0efbMD51TEXTOiteirodespertandointeresse_Silva_2020.pdf.txtOiteirodespertandointeresse_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain243018https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29559/2/Oiteirodespertandointeresse_Silva_2020.pdf.txt15926fcbb770a405a5968fbf22acfad3MD52THUMBNAILOiteirodespertandointeresse_Silva_2020.pdf.jpgOiteirodespertandointeresse_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1279https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29559/3/Oiteirodespertandointeresse_Silva_2020.pdf.jpgdd1a3a80730c9de9d59e4d71dda47a92MD53123456789/295592020-07-19 04:45:12.684oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29559Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-19T07:45:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Oiteiro: despertando o interesse pela literatura no ensino fundamental, através da escrita autobiográfica de Magdalena Antunes
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Oiteiro: despertar el interés en literatura en educación primaria, a través de la escritura autobiográfica de Magdalena Antunes
title Oiteiro: despertando o interesse pela literatura no ensino fundamental, através da escrita autobiográfica de Magdalena Antunes
spellingShingle Oiteiro: despertando o interesse pela literatura no ensino fundamental, através da escrita autobiográfica de Magdalena Antunes
Silva, José Cláudio Ribeiro da
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Oiteiro
Literatura
Ensino fundamental
Magdalena Antunes
title_short Oiteiro: despertando o interesse pela literatura no ensino fundamental, através da escrita autobiográfica de Magdalena Antunes
title_full Oiteiro: despertando o interesse pela literatura no ensino fundamental, através da escrita autobiográfica de Magdalena Antunes
title_fullStr Oiteiro: despertando o interesse pela literatura no ensino fundamental, através da escrita autobiográfica de Magdalena Antunes
title_full_unstemmed Oiteiro: despertando o interesse pela literatura no ensino fundamental, através da escrita autobiográfica de Magdalena Antunes
title_sort Oiteiro: despertando o interesse pela literatura no ensino fundamental, através da escrita autobiográfica de Magdalena Antunes
author Silva, José Cláudio Ribeiro da
author_facet Silva, José Cláudio Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Marcolino, Francisco Fábio Vieira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Wellington Medeiros de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Cláudio Ribeiro da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rangel, Edna Maria
contributor_str_mv Rangel, Edna Maria
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Oiteiro
Literatura
Ensino fundamental
Magdalena Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Oiteiro
Literatura
Ensino fundamental
Magdalena Antunes
description A presença da literatura em salas de aulas do ensino fundamental contribui para a o protagonismo dos alunos na percepção e reflexão sobre as contradições, conflitos e transformações sociais e culturais ocorridas no contexto em que vivem e do qual fazem parte. Para ajudar nesse processo, esta pesquisa de intervenção tem como objeto de estudo a obra literária Oiteiro: memórias de uma sinhá-moça (2003), da escritora norte-rio-grandense, Magdalena Antunes. Trata-se de uma narrativa autobiográfica de uma sinhá-moça sobre o contexto sociocultural em que vive no final do século XIX e início do século XX. O objetivo geral da pesquisa é evidenciar a importância da escrita autobiográfica na percepção e construção da memória social e cultural dos sujeitos. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza qualitativa e tem como principais aportes teóricos Lejeune (2014); Bosi (2015); Halbwachs (2006); Cosson, (2007); Colomer (2007); Compagnon (2009); Cândido (2011). Os participantes da pesquisa foram alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Adelle de Oliveira no município de Ceará-Mirim/RN. Os principais instrumentos de geração de dados utilizados na pesquisa foram: questionário, entrevistas, textos escritos e audiovisuais produzidos individual e coletivamente pelos alunos. Os resultados alcançados demonstraram que o interesse pela literatura advém da forma com esta é apresentada, a significação de seu conteúdo e a relação com os contextos de vida dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-13T13:44:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-13T13:44:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, José Cláudio Ribeiro da. Oiteiro: despertando o interesse pela literatura no ensino fundamental, através da escrita autobiográfica de Magdalena Antunes. 2020. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29559
identifier_str_mv SILVA, José Cláudio Ribeiro da. Oiteiro: despertando o interesse pela literatura no ensino fundamental, através da escrita autobiográfica de Magdalena Antunes. 2020. 128f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29559/1/Oiteirodespertandointeresse_Silva_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29559/2/Oiteirodespertandointeresse_Silva_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29559/3/Oiteirodespertandointeresse_Silva_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3885b42affaec4a686a8cec3837a0efb
15926fcbb770a405a5968fbf22acfad3
dd1a3a80730c9de9d59e4d71dda47a92
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117587320963072