Com açúcar, com afeto: representações femininas na escrita memorialística autobiográfica de Magdalena Antunes (1880-1959)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Genilson de Azevedo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28095
Resumo: Na passagem do século XIX para o século XX, a região que progressivamente passou a ser denominada de Nordeste começou a perder visibilidade econômica e política no contexto geral do Brasil. Se, de um lado, o Nordeste entrava em declínio por causa da baixa produtividade do açúcar, simultaneamente o Sudeste ascendia em decorrência da industrialização. Visando sanar tais problemas, foram introduzidas as usinas, no sentido de modernizar a produção que tradicionalmente era realizada através dos engenhos, os quais, com seus métodos rudimentares, já não atendiam às expectativas do mercado internacional. Essas transformações foram sentidas, reclamadas e problematizadas por vários intelectuais da época que, ligados a esse passado dos engenhos no Nordeste, reclamavam que a inserção das usinas nesse cenário estava agindo de forma a engolir territórios, modificando antigas relações sociais, destruindo inclusive formas de vidas há décadas consolidadas. O sentimento de finitude desse passado ligado ao mundo da aristocracia canavieira ecoou nas escritas de intelectuais tais como José Lins do Rêgo, Gilberto Freyre, Mario Sette e Julio Bello, cujas obras, sobretudo romances e memórias, foram tecidas sob o olhar saudosista de quem queria eternizar através da escrita seus valores e tradições. Atrelada a esse movimento, eis que se destaca a escritora norte-rio-grandense Magdalena Antunes (1880-1959), que, tendo sido filha de senhores de engenho do vale do Ceará-Mirim (RN), já na condição de dona das propriedades que herdou da família, viu seu passado entrar em decadência com a progressiva queda da produção açucareira e a inserção das usinas. Além de ter participado da vida cultural de seu estado através da colaboração com a imprensa, Magdalena Antunes também fez parte do grupo intelectual de Câmara Cascudo e Nilo Pereira, produzindo e publicando sob seus auspícios Oiteiro: memórias de uma sinhá-moça em 1958, obra esta de teor memorialístico e autobiográfico, onde todo o sentimento saudosista dos intelectuais acima referenciados também se faz presente, entremeando o relato que ela fez de sua infância, salvando igualmente do esquecimento espaços, pessoas e momentos que lhe eram caros, algo que é característico da escrita de si enquanto narrativas que dão vazão ao eu. O presente trabalho tem por objetivo central observar algumas representações femininas que foram construídas e se manifestaram a partir da trajetória de vida e da escrita que Magdalena Antunes fez de si em seu Oiteiro. Visitando o passado dos engenhos em Ceará-Mirim através de sua obra, além de tantos outros personagens que fazem parte desse cenário patriarcal, aristocrático e escravista, despertou-me a atenção figuras de mulheres, entre elas professoras, escravas, freiras e colegiais, todas oitocentistas, e que fizeram parte da vida da escritora em sua infância e que, conforme ela mesma deixou claro, mereceram ser eternizadas nas narrativas que fez da sua própria história. Assim, pergunto: o que essas representações são capazes de mostrar em relação ao espírito de uma época e em relação à condição feminina nesse contexto? A partir de uma perspectiva qualitativa, tomo a escrita desenvolvida por Magdalena Antunes como fonte central, mas, seja para tratar da sua trajetória ou para dar realce às representações de mulheres por ela desenhadas, optei por fazer o confronto do Oiteiro com outras fontes tais como cartas, fotografias, entrevistas e obras literárias de traço memorialístico e autobiográfico, sobretudo de autoras e autores brasileiros. A partir da escrita desenvolvida por Magdalena Antunes, apresento um panorama da situação feminina no Nordeste brasileiro do século XIX fazendo a problematização do contexto socio-histórico e cultural da época.
id UFRN_50a460fe15994306a70b5b013c34b176
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28095
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Farias, Genilson de AzevedoLindozo, José Antonio SpineliSouza, Karlla Christine AraújoFlores, Maria da Conceição Crisóstomo de Medeiros Gonçalves MatosSilva, Tânia Elias Magno daGomes, Ana Laudelina Ferreira2019-12-02T18:50:12Z2019-12-02T18:50:12Z2019-05-24FARIAS, Genilson de Azevedo. Com açúcar, com afeto: representações femininas na escrita memorialística autobiográfica de Magdalena Antunes (1880-1959). 2019. 291f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28095Na passagem do século XIX para o século XX, a região que progressivamente passou a ser denominada de Nordeste começou a perder visibilidade econômica e política no contexto geral do Brasil. Se, de um lado, o Nordeste entrava em declínio por causa da baixa produtividade do açúcar, simultaneamente o Sudeste ascendia em decorrência da industrialização. Visando sanar tais problemas, foram introduzidas as usinas, no sentido de modernizar a produção que tradicionalmente era realizada através dos engenhos, os quais, com seus métodos rudimentares, já não atendiam às expectativas do mercado internacional. Essas transformações foram sentidas, reclamadas e problematizadas por vários intelectuais da época que, ligados a esse passado dos engenhos no Nordeste, reclamavam que a inserção das usinas nesse cenário estava agindo de forma a engolir territórios, modificando antigas relações sociais, destruindo inclusive formas de vidas há décadas consolidadas. O sentimento de finitude desse passado ligado ao mundo da aristocracia canavieira ecoou nas escritas de intelectuais tais como José Lins do Rêgo, Gilberto Freyre, Mario Sette e Julio Bello, cujas obras, sobretudo romances e memórias, foram tecidas sob o olhar saudosista de quem queria eternizar através da escrita seus valores e tradições. Atrelada a esse movimento, eis que se destaca a escritora norte-rio-grandense Magdalena Antunes (1880-1959), que, tendo sido filha de senhores de engenho do vale do Ceará-Mirim (RN), já na condição de dona das propriedades que herdou da família, viu seu passado entrar em decadência com a progressiva queda da produção açucareira e a inserção das usinas. Além de ter participado da vida cultural de seu estado através da colaboração com a imprensa, Magdalena Antunes também fez parte do grupo intelectual de Câmara Cascudo e Nilo Pereira, produzindo e publicando sob seus auspícios Oiteiro: memórias de uma sinhá-moça em 1958, obra esta de teor memorialístico e autobiográfico, onde todo o sentimento saudosista dos intelectuais acima referenciados também se faz presente, entremeando o relato que ela fez de sua infância, salvando igualmente do esquecimento espaços, pessoas e momentos que lhe eram caros, algo que é característico da escrita de si enquanto narrativas que dão vazão ao eu. O presente trabalho tem por objetivo central observar algumas representações femininas que foram construídas e se manifestaram a partir da trajetória de vida e da escrita que Magdalena Antunes fez de si em seu Oiteiro. Visitando o passado dos engenhos em Ceará-Mirim através de sua obra, além de tantos outros personagens que fazem parte desse cenário patriarcal, aristocrático e escravista, despertou-me a atenção figuras de mulheres, entre elas professoras, escravas, freiras e colegiais, todas oitocentistas, e que fizeram parte da vida da escritora em sua infância e que, conforme ela mesma deixou claro, mereceram ser eternizadas nas narrativas que fez da sua própria história. Assim, pergunto: o que essas representações são capazes de mostrar em relação ao espírito de uma época e em relação à condição feminina nesse contexto? A partir de uma perspectiva qualitativa, tomo a escrita desenvolvida por Magdalena Antunes como fonte central, mas, seja para tratar da sua trajetória ou para dar realce às representações de mulheres por ela desenhadas, optei por fazer o confronto do Oiteiro com outras fontes tais como cartas, fotografias, entrevistas e obras literárias de traço memorialístico e autobiográfico, sobretudo de autoras e autores brasileiros. A partir da escrita desenvolvida por Magdalena Antunes, apresento um panorama da situação feminina no Nordeste brasileiro do século XIX fazendo a problematização do contexto socio-histórico e cultural da época.In the passage from the nineteenth century to the twentieth century, the region that progressively became known as the Northeast, began to lose economic and political visibility in the general context of Brazil. On the one hand, the Northeast was declining because of the low productivity of sugar, while the Southeast was due to industrialization. In order to remedy such problems, mills were introduced in order to modernize the production that was traditionally carried out through mills, which with their rudimentary methods no longer met the expectations of the international market. These transformations were felt, challenged and problematized by several intellectuals of the time who, in connection with this past of the engenhos in the Northeast, complained that the insertion of the mills in this scenario was acting in order to swallow territories, modifying old social relations, destroying even forms of lives for decades.The sense of finitude of this past linked to the world of the sugar cane aristocracy echoed in the writings of intellectuals such as Jose Lins do Rêgo, Gilberto Freyre, Mario Sette and Julio Bello whose works, especially novels and memories, were woven under the nostalgic look of those who wanted to perpetuate through writing their values and traditions.Linked to this movement, here stands out the North American writer Magdalena Antunes (1880-1959) who, having been the daughter of planters in the valley of Ceará-MirimRN, already in the position of owner of the properties she inherited from her family, saw its past fall into decay with the progressive fall of sugar production and insertion of the mills.In addition to having participated in the cultural life of her state through her collaboration with the press, Magdalena was also part of the intellectual group of CâmaraCascudo and Nilo Pereira, producing and publishing under her auspices Oiteiro: Memories of a Sinhá-Moça in 1958. This work has a memorialistic and autobiographical content where all the nostalgic sentiment of the above referenced intellectuals is also present, interspersing the account she made of her childhood, also saving from oblivion spaces, people and moments that were dear to her, something that is characteristic of writing itself as narratives that give vent to the self.The main objective of the present work is to observe some feminine representations that were constructed and were manifested from the life trajectory and writing that Magdalena made of herself in her Oiteiro.Visiting the past of the mills in Ceará-Mirim through his work, in addition to many other characters that are part of this patriarchal, aristocratic and slave-like scenario, I was attracted to the attention of women, including teachers, slaves, nuns and schoolgirls, all of them eighteenth-century writers who were part of the writer's life in her childhood and who, as she herself made clear, deserved to be eternalized in the narratives she made of her own history.So I ask: what are these representations capable of showing in relation to the spirit of an age and the female condition in this context? From a qualitative perspective, I take the writing developed by Magdalena as a central source, but, either to deal with her trajectory or to highlight the representations of women she designed, I chose to make the confrontation of the Oiteiro with other sources such as letters, photographs, interviews and literary works of autobiographical and memorialistic trait, mainly of Brazilian authors and authors.From the writing developed by Magdalena, I present an overview of the female situation in the Brazilian Northeast of the nineteenth century, making problematic the sociohistorical and cultural context of the time.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISMagdalena Antunes (1880-1959)Rio Grande do NorteOiteiroEscrita de siRepresentações femininasCom açúcar, com afeto: representações femininas na escrita memorialística autobiográfica de Magdalena Antunes (1880-1959)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAçúcarafetorepresentações_Farias_2019.pdfapplication/pdf6686234https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28095/1/A%c3%a7%c3%bacarafetorepresenta%c3%a7%c3%b5es_Farias_2019.pdf0cf84346f4108b88fd74272df7e8769bMD51TEXTAçúcarafetorepresentações_Farias_2019.pdf.txtAçúcarafetorepresentações_Farias_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain777405https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28095/2/A%c3%a7%c3%bacarafetorepresenta%c3%a7%c3%b5es_Farias_2019.pdf.txt059a4ff0d000f6afd61a79b9312475b3MD52THUMBNAILAçúcarafetorepresentações_Farias_2019.pdf.jpgAçúcarafetorepresentações_Farias_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1673https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28095/3/A%c3%a7%c3%bacarafetorepresenta%c3%a7%c3%b5es_Farias_2019.pdf.jpga89b9257603635010be93ca2013f87aaMD53123456789/280952019-12-08 02:25:35.58oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28095Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-08T05:25:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Com açúcar, com afeto: representações femininas na escrita memorialística autobiográfica de Magdalena Antunes (1880-1959)
title Com açúcar, com afeto: representações femininas na escrita memorialística autobiográfica de Magdalena Antunes (1880-1959)
spellingShingle Com açúcar, com afeto: representações femininas na escrita memorialística autobiográfica de Magdalena Antunes (1880-1959)
Farias, Genilson de Azevedo
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Magdalena Antunes (1880-1959)
Rio Grande do Norte
Oiteiro
Escrita de si
Representações femininas
title_short Com açúcar, com afeto: representações femininas na escrita memorialística autobiográfica de Magdalena Antunes (1880-1959)
title_full Com açúcar, com afeto: representações femininas na escrita memorialística autobiográfica de Magdalena Antunes (1880-1959)
title_fullStr Com açúcar, com afeto: representações femininas na escrita memorialística autobiográfica de Magdalena Antunes (1880-1959)
title_full_unstemmed Com açúcar, com afeto: representações femininas na escrita memorialística autobiográfica de Magdalena Antunes (1880-1959)
title_sort Com açúcar, com afeto: representações femininas na escrita memorialística autobiográfica de Magdalena Antunes (1880-1959)
author Farias, Genilson de Azevedo
author_facet Farias, Genilson de Azevedo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Lindozo, José Antonio Spineli
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Souza, Karlla Christine Araújo
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Flores, Maria da Conceição Crisóstomo de Medeiros Gonçalves Matos
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Tânia Elias Magno da
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Genilson de Azevedo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Ana Laudelina Ferreira
contributor_str_mv Gomes, Ana Laudelina Ferreira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
topic CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Magdalena Antunes (1880-1959)
Rio Grande do Norte
Oiteiro
Escrita de si
Representações femininas
dc.subject.por.fl_str_mv Magdalena Antunes (1880-1959)
Rio Grande do Norte
Oiteiro
Escrita de si
Representações femininas
description Na passagem do século XIX para o século XX, a região que progressivamente passou a ser denominada de Nordeste começou a perder visibilidade econômica e política no contexto geral do Brasil. Se, de um lado, o Nordeste entrava em declínio por causa da baixa produtividade do açúcar, simultaneamente o Sudeste ascendia em decorrência da industrialização. Visando sanar tais problemas, foram introduzidas as usinas, no sentido de modernizar a produção que tradicionalmente era realizada através dos engenhos, os quais, com seus métodos rudimentares, já não atendiam às expectativas do mercado internacional. Essas transformações foram sentidas, reclamadas e problematizadas por vários intelectuais da época que, ligados a esse passado dos engenhos no Nordeste, reclamavam que a inserção das usinas nesse cenário estava agindo de forma a engolir territórios, modificando antigas relações sociais, destruindo inclusive formas de vidas há décadas consolidadas. O sentimento de finitude desse passado ligado ao mundo da aristocracia canavieira ecoou nas escritas de intelectuais tais como José Lins do Rêgo, Gilberto Freyre, Mario Sette e Julio Bello, cujas obras, sobretudo romances e memórias, foram tecidas sob o olhar saudosista de quem queria eternizar através da escrita seus valores e tradições. Atrelada a esse movimento, eis que se destaca a escritora norte-rio-grandense Magdalena Antunes (1880-1959), que, tendo sido filha de senhores de engenho do vale do Ceará-Mirim (RN), já na condição de dona das propriedades que herdou da família, viu seu passado entrar em decadência com a progressiva queda da produção açucareira e a inserção das usinas. Além de ter participado da vida cultural de seu estado através da colaboração com a imprensa, Magdalena Antunes também fez parte do grupo intelectual de Câmara Cascudo e Nilo Pereira, produzindo e publicando sob seus auspícios Oiteiro: memórias de uma sinhá-moça em 1958, obra esta de teor memorialístico e autobiográfico, onde todo o sentimento saudosista dos intelectuais acima referenciados também se faz presente, entremeando o relato que ela fez de sua infância, salvando igualmente do esquecimento espaços, pessoas e momentos que lhe eram caros, algo que é característico da escrita de si enquanto narrativas que dão vazão ao eu. O presente trabalho tem por objetivo central observar algumas representações femininas que foram construídas e se manifestaram a partir da trajetória de vida e da escrita que Magdalena Antunes fez de si em seu Oiteiro. Visitando o passado dos engenhos em Ceará-Mirim através de sua obra, além de tantos outros personagens que fazem parte desse cenário patriarcal, aristocrático e escravista, despertou-me a atenção figuras de mulheres, entre elas professoras, escravas, freiras e colegiais, todas oitocentistas, e que fizeram parte da vida da escritora em sua infância e que, conforme ela mesma deixou claro, mereceram ser eternizadas nas narrativas que fez da sua própria história. Assim, pergunto: o que essas representações são capazes de mostrar em relação ao espírito de uma época e em relação à condição feminina nesse contexto? A partir de uma perspectiva qualitativa, tomo a escrita desenvolvida por Magdalena Antunes como fonte central, mas, seja para tratar da sua trajetória ou para dar realce às representações de mulheres por ela desenhadas, optei por fazer o confronto do Oiteiro com outras fontes tais como cartas, fotografias, entrevistas e obras literárias de traço memorialístico e autobiográfico, sobretudo de autoras e autores brasileiros. A partir da escrita desenvolvida por Magdalena Antunes, apresento um panorama da situação feminina no Nordeste brasileiro do século XIX fazendo a problematização do contexto socio-histórico e cultural da época.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-02T18:50:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-02T18:50:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FARIAS, Genilson de Azevedo. Com açúcar, com afeto: representações femininas na escrita memorialística autobiográfica de Magdalena Antunes (1880-1959). 2019. 291f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28095
identifier_str_mv FARIAS, Genilson de Azevedo. Com açúcar, com afeto: representações femininas na escrita memorialística autobiográfica de Magdalena Antunes (1880-1959). 2019. 291f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28095/1/A%c3%a7%c3%bacarafetorepresenta%c3%a7%c3%b5es_Farias_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28095/2/A%c3%a7%c3%bacarafetorepresenta%c3%a7%c3%b5es_Farias_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28095/3/A%c3%a7%c3%bacarafetorepresenta%c3%a7%c3%b5es_Farias_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0cf84346f4108b88fd74272df7e8769b
059a4ff0d000f6afd61a79b9312475b3
a89b9257603635010be93ca2013f87aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117602504343552