Mandala formativa e a Unidade Básica de Saúde Escola: as residências em saúde nos cenários de práticas na atenção básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Solano, Lorrainy da Cruz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29692
Resumo: Objetivou-se avaliar processos e resultados dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade em Medicina de Família nos cenários de prática da Atenção Primária à Saúde do Estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de estudo qualitativo, com apoio da cartografia, desenvolvido em Unidades Básicas de Saúde que são cenários de prática de atuação conjunta dos Programas de Residência em Saúde nos municípios de Mossoró e Caicó - únicos nesta área da especialidade de Saúde da Família e Comunidade no estado. Participaram do campo coletivo dessas residências 12 usuários, 24 trabalhadores de saúde, 12 residentes, 4 preceptores e 5 gestores, que foram convidados a colaborar com o estudo por meio do método “bola de neve”. A produção dos dados aconteceu em duas etapas, coordenadas entre si. A primeira consistiu na produção e registro dos dados em forma de relatos de campo, tal como ocorre no compartilhamento relativo ao chamado “território existencial” em que se inserem os campos de prática das residências. A segunda aconteceu no encontro com os usuários, trabalhadores, residentes, preceptores e gestores, mediados por roteiros de entrevista semiestruturada. Atendendo à legislação brasileira, foram seguidos os preceitos determinados pela Resolução nº 466/2012, do Comitê Nacional de Ética na Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde registrada no CEP/UFRN CAAE: 12101019.5.0000.5537. O estudo apresenta o conceito/ferramenta de Mandala Formativa sobre os fios de formação em serviço. Os resultados evidenciados através dos registros de campo, demonstrados nos mapas cartográficos de cada cenário, expressam a produção de subjetividade em torno do SUS, Atenção Básica e formação profissional. Estão apresentados em duas aproximações denominadas Abordagem Comunitária e Unidade Básica de Saúde como Escola em dois artigos - um que versa sobre análise da implantação do Programa de Residência Multiprofissional em Mossoró e outro sobre a dinástica do saber e a Residência Multiprofissional. A análise dos Programas de Residência resultou na problematização das Unidades de Saúde como Escolas e o que precisa ser sistematizado para gerar espaços resolutivos em que todos aqueles e aquelas que estão nos cenários de práticas na Atenção Básica aprendam: estudantes, profissionais, gestores, usuários, professores e pesquisadores.
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Trata-se de estudo qualitativo, com apoio da cartografia, desenvolvido em Unidades Básicas de Saúde que são cenários de prática de atuação conjunta dos Programas de Residência em Saúde nos municípios de Mossoró e Caicó - únicos nesta área da especialidade de Saúde da Família e Comunidade no estado. Participaram do campo coletivo dessas residências 12 usuários, 24 trabalhadores de saúde, 12 residentes, 4 preceptores e 5 gestores, que foram convidados a colaborar com o estudo por meio do método “bola de neve”. A produção dos dados aconteceu em duas etapas, coordenadas entre si. A primeira consistiu na produção e registro dos dados em forma de relatos de campo, tal como ocorre no compartilhamento relativo ao chamado “território existencial” em que se inserem os campos de prática das residências. A segunda aconteceu no encontro com os usuários, trabalhadores, residentes, preceptores e gestores, mediados por roteiros de entrevista semiestruturada. Atendendo à legislação brasileira, foram seguidos os preceitos determinados pela Resolução nº 466/2012, do Comitê Nacional de Ética na Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde registrada no CEP/UFRN CAAE: 12101019.5.0000.5537. O estudo apresenta o conceito/ferramenta de Mandala Formativa sobre os fios de formação em serviço. Os resultados evidenciados através dos registros de campo, demonstrados nos mapas cartográficos de cada cenário, expressam a produção de subjetividade em torno do SUS, Atenção Básica e formação profissional. Estão apresentados em duas aproximações denominadas Abordagem Comunitária e Unidade Básica de Saúde como Escola em dois artigos - um que versa sobre análise da implantação do Programa de Residência Multiprofissional em Mossoró e outro sobre a dinástica do saber e a Residência Multiprofissional. A análise dos Programas de Residência resultou na problematização das Unidades de Saúde como Escolas e o que precisa ser sistematizado para gerar espaços resolutivos em que todos aqueles e aquelas que estão nos cenários de práticas na Atenção Básica aprendam: estudantes, profissionais, gestores, usuários, professores e pesquisadores.The objective was to evaluate the processes and results of the Multiprofessional Residency Programs in Family and Community Health in Family Medicine in the practice scenarios of Primary Health Care in the State of Rio Grande do Norte. This is a qualitative study, supported by cartography, developed in Basic Health Units that are scenarios of practice of joint action of the Health Residency Programs in the municipalities of Mossoró and Caicó - unique in this area of the specialty of Family and Community Health in the state. 12 users, 24 health workers, 12 residents, 4 tutors and 5 managers participated in the collective field of these residences, who were invited to collaborate with the study through the “snowball” method. The production of the data took place in two stages, coordinated with each other. The first consisted of the production and recording of data in the form of field reports, as occurs in the sharing related to the so-called “existential territory” in which the practice fields of the residences are inserted. The second took place in the meeting with users, workers, residents, tutors and managers, mediated by semi-structured interview scripts. In compliance with brazilian legislation, the precepts determined by Resolution No. 466/2012, of the National Research Ethics Committee, of the National Health Council registered at CEP / UFRN CAAE: 12101019.5.0000.5537 were followed. The study presents the concept / tool of Mandala Formative on in-service training threads. The results evidenced through the field records, shown in the cartographic maps of each scenario, express the production of subjectivity around SUS, Primary Care and professional training. They are presented in two approaches called Community Approach and Basic Health Unit as School in two articles - one that deals with the analysis of the implementation of the Multiprofessional Residency Program in Mossoró and another on the dynamics of knowledge and the Multiprofessional Residency. The analysis of the Residency Programs resulted in the problematization of Health Units as Schools and what needs to be systematized to generate resolutive spaces in which all those who are in the scenarios of practices in Primary Care learn: students, professionals, managers, users, teachers and researchers.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEducação continuadaSaúde públicaEducação profissional em saúde públicaEducação interprofissionalEnsinoMandala formativa e a Unidade Básica de Saúde Escola: as residências em saúde nos cenários de práticas na atenção básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMandalaformativaunidade_Solano_2020.pdfapplication/pdf3299633https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29692/1/Mandalaformativaunidade_Solano_2020.pdf4ddca7f34dfc3968f42889dacbcf26c8MD51TEXTMandalaformativaunidade_Solano_2020.pdf.txtMandalaformativaunidade_Solano_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain289179https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29692/2/Mandalaformativaunidade_Solano_2020.pdf.txtda09d1b04cdbb321e2d19615eb7ce37cMD52THUMBNAILMandalaformativaunidade_Solano_2020.pdf.jpgMandalaformativaunidade_Solano_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29692/3/Mandalaformativaunidade_Solano_2020.pdf.jpg26cb0609381b3344b2673c9eff45fabcMD53123456789/296922020-07-26 04:52:12.753oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29692Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-26T07:52:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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