Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53134 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo avaliar o perfil de consumo dos estudantes de Publicidade e Propaganda da UFRN. Como esses estudantes se vêem na sociedade de consumo. A ênfase da pesquisa será no comportamento de consumo responsável e sustentável dos estudantes, imersos numa sociedade em que se estimula cada vez mais o descarte e novas aquisições de produtos e serviços. A sociedade de consumo caracteriza-se sobretudo pelo desejo generalizado de se adquirir cada vez mais os “não essenciais", num intuito de criar exclusividade e diferenciação entre as pessoas. Para Bauman, nesse tempo de fluidez nada é feito para durar. É com essa fundamentação que o trabalho será norteado, com a finalidade de se chegar na percepção dos entrevistados. |
id |
UFRN_efb634fa31c789f687e93e202b1dc33e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53134 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Medeiros, Fernanda Caroline Diniz deNobre, Luís Fernando Dal PianNeves, Ronaldo Mendes2023-07-07T17:31:56Z2023-07-07T17:31:56Z2023-07-03MEDEIROS, Fernanda Caroline Diniz de. Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo. Orientador: José Zilmar Alves da Costa. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53134O presente trabalho tem como objetivo avaliar o perfil de consumo dos estudantes de Publicidade e Propaganda da UFRN. Como esses estudantes se vêem na sociedade de consumo. A ênfase da pesquisa será no comportamento de consumo responsável e sustentável dos estudantes, imersos numa sociedade em que se estimula cada vez mais o descarte e novas aquisições de produtos e serviços. A sociedade de consumo caracteriza-se sobretudo pelo desejo generalizado de se adquirir cada vez mais os “não essenciais", num intuito de criar exclusividade e diferenciação entre as pessoas. Para Bauman, nesse tempo de fluidez nada é feito para durar. É com essa fundamentação que o trabalho será norteado, com a finalidade de se chegar na percepção dos entrevistados.The present work aims to evaluate the consumption profile of Publicity and Propaganda students at UFRN. How these students see themselves in the consumer society. The emphasis of the research will be on the responsible and sustainable consumption behavior of students, immersed in a society in which discarding and new purchases of products and services are increasingly encouraged. The consumer society is characterized above all by the widespread desire to acquire more and more “non-essentials”, in order to create exclusivity and differentiation among people. For Bauman, in this time of fluidity, nothing is made to last. reasoning that the work will be guided, with the purpose of reaching the perception of the interviewees.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e Propaganda - BachareladoUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialSociedade de consumoNecessidadesConsumo sustentávelConsumer societyNeedsSustainable consumptionConsuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53134/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52ORIGINALConsumaAnaliseEstudantes_Medeiros_2023.pdfConsumaAnaliseEstudantes_Medeiros_2023.pdfapplication/pdf371972https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53134/1/ConsumaAnaliseEstudantes_Medeiros_2023.pdffeaeba07ca6276203df541ccb3e404c6MD51123456789/531342023-07-26 09:45:42.481oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-26T12:45:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo |
title |
Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo |
spellingShingle |
Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo Medeiros, Fernanda Caroline Diniz de Sociedade de consumo Necessidades Consumo sustentável Consumer society Needs Sustainable consumption |
title_short |
Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo |
title_full |
Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo |
title_fullStr |
Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo |
title_full_unstemmed |
Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo |
title_sort |
Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo |
author |
Medeiros, Fernanda Caroline Diniz de |
author_facet |
Medeiros, Fernanda Caroline Diniz de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Nobre, Luís Fernando Dal Pian |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Neves, Ronaldo Mendes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Fernanda Caroline Diniz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociedade de consumo Necessidades Consumo sustentável Consumer society Needs Sustainable consumption |
topic |
Sociedade de consumo Necessidades Consumo sustentável Consumer society Needs Sustainable consumption |
description |
O presente trabalho tem como objetivo avaliar o perfil de consumo dos estudantes de Publicidade e Propaganda da UFRN. Como esses estudantes se vêem na sociedade de consumo. A ênfase da pesquisa será no comportamento de consumo responsável e sustentável dos estudantes, imersos numa sociedade em que se estimula cada vez mais o descarte e novas aquisições de produtos e serviços. A sociedade de consumo caracteriza-se sobretudo pelo desejo generalizado de se adquirir cada vez mais os “não essenciais", num intuito de criar exclusividade e diferenciação entre as pessoas. Para Bauman, nesse tempo de fluidez nada é feito para durar. É com essa fundamentação que o trabalho será norteado, com a finalidade de se chegar na percepção dos entrevistados. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-07T17:31:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-07T17:31:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MEDEIROS, Fernanda Caroline Diniz de. Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo. Orientador: José Zilmar Alves da Costa. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53134 |
identifier_str_mv |
MEDEIROS, Fernanda Caroline Diniz de. Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo. Orientador: José Zilmar Alves da Costa. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - Bacharelado |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53134/2/license.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53134/1/ConsumaAnaliseEstudantes_Medeiros_2023.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 feaeba07ca6276203df541ccb3e404c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832987497299968 |