Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Fernanda Caroline Diniz de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53134
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o perfil de consumo dos estudantes de Publicidade e Propaganda da UFRN. Como esses estudantes se vêem na sociedade de consumo. A ênfase da pesquisa será no comportamento de consumo responsável e sustentável dos estudantes, imersos numa sociedade em que se estimula cada vez mais o descarte e novas aquisições de produtos e serviços. A sociedade de consumo caracteriza-se sobretudo pelo desejo generalizado de se adquirir cada vez mais os “não essenciais", num intuito de criar exclusividade e diferenciação entre as pessoas. Para Bauman, nesse tempo de fluidez nada é feito para durar. É com essa fundamentação que o trabalho será norteado, com a finalidade de se chegar na percepção dos entrevistados.
id UFRN_efb634fa31c789f687e93e202b1dc33e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53134
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Fernanda Caroline Diniz deNobre, Luís Fernando Dal PianNeves, Ronaldo Mendes2023-07-07T17:31:56Z2023-07-07T17:31:56Z2023-07-03MEDEIROS, Fernanda Caroline Diniz de. Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo. Orientador: José Zilmar Alves da Costa. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53134O presente trabalho tem como objetivo avaliar o perfil de consumo dos estudantes de Publicidade e Propaganda da UFRN. Como esses estudantes se vêem na sociedade de consumo. A ênfase da pesquisa será no comportamento de consumo responsável e sustentável dos estudantes, imersos numa sociedade em que se estimula cada vez mais o descarte e novas aquisições de produtos e serviços. A sociedade de consumo caracteriza-se sobretudo pelo desejo generalizado de se adquirir cada vez mais os “não essenciais", num intuito de criar exclusividade e diferenciação entre as pessoas. Para Bauman, nesse tempo de fluidez nada é feito para durar. É com essa fundamentação que o trabalho será norteado, com a finalidade de se chegar na percepção dos entrevistados.The present work aims to evaluate the consumption profile of Publicity and Propaganda students at UFRN. How these students see themselves in the consumer society. The emphasis of the research will be on the responsible and sustainable consumption behavior of students, immersed in a society in which discarding and new purchases of products and services are increasingly encouraged. The consumer society is characterized above all by the widespread desire to acquire more and more “non-essentials”, in order to create exclusivity and differentiation among people. For Bauman, in this time of fluidity, nothing is made to last. reasoning that the work will be guided, with the purpose of reaching the perception of the interviewees.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e Propaganda - BachareladoUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialSociedade de consumoNecessidadesConsumo sustentávelConsumer societyNeedsSustainable consumptionConsuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53134/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52ORIGINALConsumaAnaliseEstudantes_Medeiros_2023.pdfConsumaAnaliseEstudantes_Medeiros_2023.pdfapplication/pdf371972https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53134/1/ConsumaAnaliseEstudantes_Medeiros_2023.pdffeaeba07ca6276203df541ccb3e404c6MD51123456789/531342023-07-26 09:45:42.481oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-26T12:45:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo
title Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo
spellingShingle Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo
Medeiros, Fernanda Caroline Diniz de
Sociedade de consumo
Necessidades
Consumo sustentável
Consumer society
Needs
Sustainable consumption
title_short Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo
title_full Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo
title_fullStr Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo
title_full_unstemmed Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo
title_sort Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo
author Medeiros, Fernanda Caroline Diniz de
author_facet Medeiros, Fernanda Caroline Diniz de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nobre, Luís Fernando Dal Pian
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Neves, Ronaldo Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Fernanda Caroline Diniz de
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade de consumo
Necessidades
Consumo sustentável
Consumer society
Needs
Sustainable consumption
topic Sociedade de consumo
Necessidades
Consumo sustentável
Consumer society
Needs
Sustainable consumption
description O presente trabalho tem como objetivo avaliar o perfil de consumo dos estudantes de Publicidade e Propaganda da UFRN. Como esses estudantes se vêem na sociedade de consumo. A ênfase da pesquisa será no comportamento de consumo responsável e sustentável dos estudantes, imersos numa sociedade em que se estimula cada vez mais o descarte e novas aquisições de produtos e serviços. A sociedade de consumo caracteriza-se sobretudo pelo desejo generalizado de se adquirir cada vez mais os “não essenciais", num intuito de criar exclusividade e diferenciação entre as pessoas. Para Bauman, nesse tempo de fluidez nada é feito para durar. É com essa fundamentação que o trabalho será norteado, com a finalidade de se chegar na percepção dos entrevistados.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-07T17:31:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-07T17:31:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Fernanda Caroline Diniz de. Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo. Orientador: José Zilmar Alves da Costa. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53134
identifier_str_mv MEDEIROS, Fernanda Caroline Diniz de. Consuma e direis quem és: uma análise do perfil dos estudantes de publicidade da UFRN e suas práticas de consumo. Orientador: José Zilmar Alves da Costa. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - Bacharelado
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53134/2/license.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53134/1/ConsumaAnaliseEstudantes_Medeiros_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
feaeba07ca6276203df541ccb3e404c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117834226008064