Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18658 |
Resumo: | Generally, arithmetic and geometric progressions are taught separately from ane and exponential functions, only by the use of memorized formulas and without any concern of showing students how these contents are related. This paper aims at presenting a way of teaching such contents in an integrated way, starting with the definition of ane and exponential functions relating them to situations from the daily life of the students. Then, characteristics and graphics of those functions are presented and, subsequently, arithmetic and geometric progression are shown as a restriction of the ane and exponential functions. Thus, the study of the progressions is introduced based on the functions mentioned above using situations from students daily lives as examples |
id |
UFRN_f012b42325d884009a12e81c5be39033 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/18658 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Fonseca, Naciara Pereira Dantas dahttp://lattes.cnpq.br/8115277730238592Bernardino, Adriano Thiago Lopeshttp://lattes.cnpq.br/4363509444505545Medino, Ary Vasconceloshttp://lattes.cnpq.br/7296244207920172Pereira, Marcelo Gomes2015-03-03T15:36:10Z2013-07-252015-03-03T15:36:10Z2013-04-12FONSECA, Naciara Pereira Dantas da. Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções. 2013. 41 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18658Generally, arithmetic and geometric progressions are taught separately from ane and exponential functions, only by the use of memorized formulas and without any concern of showing students how these contents are related. This paper aims at presenting a way of teaching such contents in an integrated way, starting with the definition of ane and exponential functions relating them to situations from the daily life of the students. Then, characteristics and graphics of those functions are presented and, subsequently, arithmetic and geometric progression are shown as a restriction of the ane and exponential functions. Thus, the study of the progressions is introduced based on the functions mentioned above using situations from students daily lives as examplesGeralmente o ensino das progress~oes aritmeticas e geometricas e feito separadamente das funcções afins e exponenciais, com a utilização de formulas prontas, sem a preocupação de repassar para os alunos a relação que existe entre esses conteudos. Pretende-se com esse trabalho apresentar uma maneira de ensinar esses conteudos de forma integrada, iniciando com a definição do conceito das funções afim e exponencial, atraves de situac~oes do cotidiano dos alunos. Em seguida foram mostradas propriedades e comportamento grafico de tais funções, e posteriormente foram apresentadas as progressões aritmeticas e geometricas como uma restrição das funções afim e exponencial, respectivamente. Dessa forma introduziu-se o estudo das progress~oes tomando por base as funções citadas a partir de situações vivenciadas pelos proprios alunosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRNBRÁlgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicadaEnsino. Progressões. FunçõesEducation . Progressions. FunctionsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADAUma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNaciaraPDF_DISSERT.pdfapplication/pdf531270https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18658/1/NaciaraPDF_DISSERT.pdfaa24fa6f4c6efe3197f8f7424a26b887MD51TEXTNaciaraPDF_DISSERT.pdf.txtNaciaraPDF_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain45561https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18658/6/NaciaraPDF_DISSERT.pdf.txt454c8e9a25575af0edcae1a84697a5e5MD56THUMBNAILNaciaraPDF_DISSERT.pdf.jpgNaciaraPDF_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2393https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18658/7/NaciaraPDF_DISSERT.pdf.jpg47fb73db9b9a45ad27261f8aa1f2485fMD57123456789/186582017-11-02 19:47:26.69oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/18658Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T22:47:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções |
title |
Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções |
spellingShingle |
Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções Fonseca, Naciara Pereira Dantas da Ensino. Progressões. Funções Education . Progressions. Functions CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
title_short |
Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções |
title_full |
Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções |
title_fullStr |
Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções |
title_full_unstemmed |
Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções |
title_sort |
Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções |
author |
Fonseca, Naciara Pereira Dantas da |
author_facet |
Fonseca, Naciara Pereira Dantas da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8115277730238592 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Bernardino, Adriano Thiago Lopes |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4363509444505545 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Medino, Ary Vasconcelos |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7296244207920172 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Naciara Pereira Dantas da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Marcelo Gomes |
contributor_str_mv |
Pereira, Marcelo Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Progressões. Funções |
topic |
Ensino. Progressões. Funções Education . Progressions. Functions CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education . Progressions. Functions |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA |
description |
Generally, arithmetic and geometric progressions are taught separately from ane and exponential functions, only by the use of memorized formulas and without any concern of showing students how these contents are related. This paper aims at presenting a way of teaching such contents in an integrated way, starting with the definition of ane and exponential functions relating them to situations from the daily life of the students. Then, characteristics and graphics of those functions are presented and, subsequently, arithmetic and geometric progression are shown as a restriction of the ane and exponential functions. Thus, the study of the progressions is introduced based on the functions mentioned above using situations from students daily lives as examples |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-07-25 2015-03-03T15:36:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-03T15:36:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FONSECA, Naciara Pereira Dantas da. Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções. 2013. 41 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18658 |
identifier_str_mv |
FONSECA, Naciara Pereira Dantas da. Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções. 2013. 41 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18658/1/NaciaraPDF_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18658/6/NaciaraPDF_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18658/7/NaciaraPDF_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa24fa6f4c6efe3197f8f7424a26b887 454c8e9a25575af0edcae1a84697a5e5 47fb73db9b9a45ad27261f8aa1f2485f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832958699208704 |