Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Naciara Pereira Dantas da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18658
Resumo: Generally, arithmetic and geometric progressions are taught separately from ane and exponential functions, only by the use of memorized formulas and without any concern of showing students how these contents are related. This paper aims at presenting a way of teaching such contents in an integrated way, starting with the definition of ane and exponential functions relating them to situations from the daily life of the students. Then, characteristics and graphics of those functions are presented and, subsequently, arithmetic and geometric progression are shown as a restriction of the ane and exponential functions. Thus, the study of the progressions is introduced based on the functions mentioned above using situations from students daily lives as examples
id UFRN_f012b42325d884009a12e81c5be39033
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/18658
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Fonseca, Naciara Pereira Dantas dahttp://lattes.cnpq.br/8115277730238592Bernardino, Adriano Thiago Lopeshttp://lattes.cnpq.br/4363509444505545Medino, Ary Vasconceloshttp://lattes.cnpq.br/7296244207920172Pereira, Marcelo Gomes2015-03-03T15:36:10Z2013-07-252015-03-03T15:36:10Z2013-04-12FONSECA, Naciara Pereira Dantas da. Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções. 2013. 41 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18658Generally, arithmetic and geometric progressions are taught separately from ane and exponential functions, only by the use of memorized formulas and without any concern of showing students how these contents are related. This paper aims at presenting a way of teaching such contents in an integrated way, starting with the definition of ane and exponential functions relating them to situations from the daily life of the students. Then, characteristics and graphics of those functions are presented and, subsequently, arithmetic and geometric progression are shown as a restriction of the ane and exponential functions. Thus, the study of the progressions is introduced based on the functions mentioned above using situations from students daily lives as examplesGeralmente o ensino das progress~oes aritmeticas e geometricas e feito separadamente das funcções afins e exponenciais, com a utilização de formulas prontas, sem a preocupação de repassar para os alunos a relação que existe entre esses conteudos. Pretende-se com esse trabalho apresentar uma maneira de ensinar esses conteudos de forma integrada, iniciando com a definição do conceito das funções afim e exponencial, atraves de situac~oes do cotidiano dos alunos. Em seguida foram mostradas propriedades e comportamento grafico de tais funções, e posteriormente foram apresentadas as progressões aritmeticas e geometricas como uma restrição das funções afim e exponencial, respectivamente. Dessa forma introduziu-se o estudo das progress~oes tomando por base as funções citadas a partir de situações vivenciadas pelos proprios alunosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUFRNBRÁlgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicadaEnsino. Progressões. FunçõesEducation . Progressions. FunctionsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADAUma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALNaciaraPDF_DISSERT.pdfapplication/pdf531270https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18658/1/NaciaraPDF_DISSERT.pdfaa24fa6f4c6efe3197f8f7424a26b887MD51TEXTNaciaraPDF_DISSERT.pdf.txtNaciaraPDF_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain45561https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18658/6/NaciaraPDF_DISSERT.pdf.txt454c8e9a25575af0edcae1a84697a5e5MD56THUMBNAILNaciaraPDF_DISSERT.pdf.jpgNaciaraPDF_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2393https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18658/7/NaciaraPDF_DISSERT.pdf.jpg47fb73db9b9a45ad27261f8aa1f2485fMD57123456789/186582017-11-02 19:47:26.69oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/18658Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T22:47:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções
title Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções
spellingShingle Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções
Fonseca, Naciara Pereira Dantas da
Ensino. Progressões. Funções
Education . Progressions. Functions
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
title_short Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções
title_full Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções
title_fullStr Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções
title_full_unstemmed Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções
title_sort Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções
author Fonseca, Naciara Pereira Dantas da
author_facet Fonseca, Naciara Pereira Dantas da
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8115277730238592
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Bernardino, Adriano Thiago Lopes
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4363509444505545
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Medino, Ary Vasconcelos
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7296244207920172
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Naciara Pereira Dantas da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Marcelo Gomes
contributor_str_mv Pereira, Marcelo Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Progressões. Funções
topic Ensino. Progressões. Funções
Education . Progressions. Functions
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Education . Progressions. Functions
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
description Generally, arithmetic and geometric progressions are taught separately from ane and exponential functions, only by the use of memorized formulas and without any concern of showing students how these contents are related. This paper aims at presenting a way of teaching such contents in an integrated way, starting with the definition of ane and exponential functions relating them to situations from the daily life of the students. Then, characteristics and graphics of those functions are presented and, subsequently, arithmetic and geometric progression are shown as a restriction of the ane and exponential functions. Thus, the study of the progressions is introduced based on the functions mentioned above using situations from students daily lives as examples
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-25
2015-03-03T15:36:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-03T15:36:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FONSECA, Naciara Pereira Dantas da. Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções. 2013. 41 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18658
identifier_str_mv FONSECA, Naciara Pereira Dantas da. Uma proposta alternativa para o ensino progressões relacionadas a funções. 2013. 41 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18658/1/NaciaraPDF_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18658/6/NaciaraPDF_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/18658/7/NaciaraPDF_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv aa24fa6f4c6efe3197f8f7424a26b887
454c8e9a25575af0edcae1a84697a5e5
47fb73db9b9a45ad27261f8aa1f2485f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832958699208704