O processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual na escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Patricia Barbosa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42596
Resumo: O presente trabalho foi construído com o intuito de detalhar alguns aspectos relativos às especificidades e aos direitos dos indivíduos que apresentam deficiência intelectual, no tocante à educação numa perspectiva inclusiva. Esses merecem ser tratados como iguais, pois todas as pessoas têm potencialidades e limitações, não é uma deficiência que as torna incapaz. Para tanto, empreendemos uma pesquisa bibliográfica, baseamo-nos em livros de autores renomados da área, abordando temas relevantes, versando sobre deficiência e Educação Inclusiva, bem como na pesquisa documental. Nesse sentido, recorremos a algumas leis que foram criadas, com vistas a tornar obrigatória a prática educacional com esses educandos na escola regular. Detalhamos aspectos relativos ao processo de exclusão, integração e inclusão das pessoas com deficiência intelectual, do respaldo legal à Educação Inclusiva e, por fim, sobre algumas conquistas que estão surgindo na área. Entre tais conquistas, destacamos o Atendimento Educacional Especializado (AEE), criado com o intuito de ministrar apoio às pessoas que precisam de ajuda mais específica na escola regular, local onde é possível construir conhecimentos, partindo das especificidades de cada um, autonomia e de repassar o saber. Diante do estudo empreendido, entendemos que é preciso que existam mudanças: nos conceitos relativos às pessoas com deficiência intelectual existentes, na educação que lhe é ministrada, no trabalho empreendido pela comunidade escolar para que a Educação Inclusiva seja aplicada de forma efetiva a todos os educandos, livre de preconceitos e de discriminação.
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