Bouvard e Pécuchet de Gustave Flaubert: a antecipação de técnicas estéticas vanguardistas na literatura do século XIX
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28073 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar elementos precursores na literatura do século XIX, através das obras de Gustave Flaubert (1821-1880), mais especificamente em seu último livro, Bouvard e Pécuchet (1881). O escritor francês se consagrou na prosa com Madame Bovary, em 1857, trazendo uma nova concepção literária, perpassando a temática à estruturação inovadora do romance. Ademais, sob o tema Bouvard e Pécuchet de Gustave Flaubert: a antecipação de técnicas estéticas vanguardistas na literatura do século XIX, emitimos a hipótese de que Flaubert antecipa aspectos estéticos que serão concernentes aos processos pictóricos dos vanguardistas no século XX, como os cubistas e os dadaístas, criando uma narrativa fragmentária, não linear e intertextual a partir da técnica da colagem de ideias e da desfuncionalização de alguns processos da prosa tradicional, configurando, na segunda parte do livro, o Dicionário de ideias feitas. Além desses processos estruturais, o referido escritor, nesse romance, constrói uma atmosfera irônica em referência aos conhecimentos científicos e enciclopédicos em voga na época, a fim de denunciar a tolice humana em tentar abarcar todo o saber vigente e ditá-lo como verdade irrefutável, através da figura de seus dois personagens principais. Para isso, consideramos necessário entendermos o contexto histórico e estético em que Gustave Flaubert configurou-se escritor, utilizando, como aporte teórico basilar, visões de Sartre (2013), Tadié (2011), Bourdieu (1996), Gombrich (2003) e Bergez (2011). Em convergência com esse processo, sob a ótica de Barthes (1974; 2004), Biasi (2011), Thibaudet (1992), Dord-Crouslé (2000), entre outros, abordamos a influência da ciência e como essa relação interferiu na formação de seu estilo literário e na sua obsessão pela forma escritural, além de ressaltarmos o caráter pessimista que cada obra flaubertiana carrega, com fins estéticos. Por fim, com intuito de analisar a antecipação estética em Bouvard e Pécuchet (1881), adotamos a abordagem da intertextualidade trazida por Kristeva (2005), Compagnon (1996; 2006), Genette (2010) e Samoyault (2008), criando um paralelo comparativo com os movimentos cubista e dadaísta no século XX, com discurso embasado em conceitos de Francastel (1990), Cottington (1999) e Tassinari (2001). |
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Nogueira, Ana Cláudia Pinheiro DiasBarbosa, Márcio VenícioAraújo, Rosanne Bezerra deGomes, Renata GonçalvesFernandes, Marcos ViníciusVenâncio, Karina Chianca2019-11-29T20:58:12Z2019-11-29T20:58:12Z2019-07-29NOGUEIRA, Ana Cláudia Pinheiro Dias. Bouvard e Pécuchet de Gustave Flaubert: a antecipação de técnicas estéticas vanguardistas na literatura do século XIX. 2019. 221f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28073O presente trabalho tem por objetivo analisar elementos precursores na literatura do século XIX, através das obras de Gustave Flaubert (1821-1880), mais especificamente em seu último livro, Bouvard e Pécuchet (1881). O escritor francês se consagrou na prosa com Madame Bovary, em 1857, trazendo uma nova concepção literária, perpassando a temática à estruturação inovadora do romance. Ademais, sob o tema Bouvard e Pécuchet de Gustave Flaubert: a antecipação de técnicas estéticas vanguardistas na literatura do século XIX, emitimos a hipótese de que Flaubert antecipa aspectos estéticos que serão concernentes aos processos pictóricos dos vanguardistas no século XX, como os cubistas e os dadaístas, criando uma narrativa fragmentária, não linear e intertextual a partir da técnica da colagem de ideias e da desfuncionalização de alguns processos da prosa tradicional, configurando, na segunda parte do livro, o Dicionário de ideias feitas. Além desses processos estruturais, o referido escritor, nesse romance, constrói uma atmosfera irônica em referência aos conhecimentos científicos e enciclopédicos em voga na época, a fim de denunciar a tolice humana em tentar abarcar todo o saber vigente e ditá-lo como verdade irrefutável, através da figura de seus dois personagens principais. Para isso, consideramos necessário entendermos o contexto histórico e estético em que Gustave Flaubert configurou-se escritor, utilizando, como aporte teórico basilar, visões de Sartre (2013), Tadié (2011), Bourdieu (1996), Gombrich (2003) e Bergez (2011). Em convergência com esse processo, sob a ótica de Barthes (1974; 2004), Biasi (2011), Thibaudet (1992), Dord-Crouslé (2000), entre outros, abordamos a influência da ciência e como essa relação interferiu na formação de seu estilo literário e na sua obsessão pela forma escritural, além de ressaltarmos o caráter pessimista que cada obra flaubertiana carrega, com fins estéticos. Por fim, com intuito de analisar a antecipação estética em Bouvard e Pécuchet (1881), adotamos a abordagem da intertextualidade trazida por Kristeva (2005), Compagnon (1996; 2006), Genette (2010) e Samoyault (2008), criando um paralelo comparativo com os movimentos cubista e dadaísta no século XX, com discurso embasado em conceitos de Francastel (1990), Cottington (1999) e Tassinari (2001).This work aims to analyze precursor elements in nineteenth-century literature through the oeuvres of Gustave Flaubert (1821-1880), more specifically in his last book, Bouvard and Pécuchet (1881). The French writer was consecrated in prose with Madame Bovary, in 1857, bringing a new literary conception, going from the subject to the innovative structuring of the novel. Furthermore, regarding the title "Bouvard and Pécuchet by Gustave Flaubert: the anticipation of avant-garde aesthetic techniques in nineteenth-century literature", we hypothesized that Flaubert anticipates aesthetic aspects that will be concerned with the pictorial processes of the avant-garde in the twentieth century, such as the Cubists and the Dadaists, creating a fragmentary, nonlinear and intertextual narrative based on the technique of collage of ideas and the defunctionalization of some processes of traditional prose, configuring, in the second part of the book, the Dictionary of Received Ideas. In addition to these structural processes, the writer in this book constructs an ironic atmosphere in reference to the scientific and encyclopedic knowledge in vogue at the time in order to denounce human foolishness in attempting to embrace all existing knowledge and dictate them as irrefutable truths, through the figure of its two main characters. For this, we consider it necessary to understand the historical and aesthetic context in which Gustave Flaubert became a writer, using, as a theoretical basilar contribution, visions of Sartre (2013), Tadié (2011), Bourdieu (1996), Gombrich (2003) and Bergez (2011). In convergence with this process, from the perspective of Barthes (1974, 2004), Biasi (2011), Thibaudet (1992), Dord-Crouslé (2000), and others, we approached the influence of science and how this relation interfered in the formation of his literary style and his obsession with the scriptural form, besides emphasizing the pessimistic character that each Flaubertian oeuvre carries with aesthetic purposes. Finally, in order to analyze the aesthetic anticipation in Bouvard and Pécuchet (1881), we adopted the approach of intertextuality brought by Kristeva (2005), Compagnon (1996; 2006), Genette (2010) and Samoyault (2008), creating a comparative parallel with the Cubist and Dadaist movements in the twentieth century, with a discourse based on concepts by Francastel (1990), Cottington (1999) and Tassinari (2001).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAFlaubertLiteratura francesaArtes visuaisContemporaneidadeIntertextualidadeBouvard e Pécuchet de Gustave Flaubert: a antecipação de técnicas estéticas vanguardistas na literatura do século XIXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALBouvardPécuchetGustave_Nogueira_2019.pdfapplication/pdf5406817https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28073/1/BouvardP%c3%a9cuchetGustave_Nogueira_2019.pdfdcd69b5c35c2a8dacd64c2778a94fd9dMD51TEXTBouvardPécuchetGustave_Nogueira_2019.pdf.txtBouvardPécuchetGustave_Nogueira_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain564656https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28073/2/BouvardP%c3%a9cuchetGustave_Nogueira_2019.pdf.txte1de79f34c12858ba2bb2ba9d93441aaMD52THUMBNAILBouvardPécuchetGustave_Nogueira_2019.pdf.jpgBouvardPécuchetGustave_Nogueira_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1301https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28073/3/BouvardP%c3%a9cuchetGustave_Nogueira_2019.pdf.jpgc52a864b834b12e7d3c1bdc84a0b9014MD53123456789/280732019-12-01 02:30:48.36oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28073Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-12-01T05:30:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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