Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22088 |
Resumo: | Os Espaços Não Formais de Ensino (ENFE), quando adequadamente explorados, tendem a permitir o desenvolvimento de valores, competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem de Ciências, além de promover a aproximação do público com conhecimentos científicos, capazes de auxiliá-los a compreender diversos aspectos do mundo que os cerca. Considerando esta perspectiva tornar-se importante formar professores habilitados para realizarem atividades em ENFE de forma que promova a aprendizagem significativa a seus alunos. A presente pesquisa tem como objetivo promover a formação continuada de professores de Ciências, da rede municipal de ensino de Natal/RN, sobre o uso de ENFE como complemento à escola, ampliando suas concepções sobre esses espaços, visando a aprendizagem de conteúdos curriculares, à luz da aprendizagem significativa, com ênfase em abordagens didáticas inovadoras e divulgação científica. O percurso metodológico envolve a elaboração, aplicação e análise de uma ação formativa constituída em quatro etapas: (i) construção do Roteiro de Análise do Potencial Didático de ENFE (RAPDENFE); (ii) identificação das percepções dos professores sobre ENFE e abordagens didáticas inovadoras na prática docente; (iii) apresentação do conteúdo em explanações dialógicas e vivências em ENFE; (iv) análise do processo formativo da oficina a partir da expressão da aprendizagem e da repercussão da prática pedagógica dos docentes. A pesquisa de análise qualitativa descritiva inclui como coleta de dados a aplicação de questionário, entrevistas semiestruturadas, registros escritos e a observação participante. A análise de conteúdo foi utilizada para descrever, interpretar e compreender os significados dos dados. Os resultados evidenciam que o uso de ENFE pelos professores, apesar de estar presente em sua prática docente, é realizado com base em concepções equivocadas relacionadas à dificuldade de planejamento das atividades nesses espaços, além de dificuldades quanto à utilização de estratégias e abordagens didáticas inovadoras. Em relação à análise do processo formativo na prática docente, constatou-se que, a partir da formação e das vivências, houve um alcance na mudança na prática docente, e consequentemente superação dos obstáculos para prática de atividades em ENFE. Contudo, enfatiza-se que se faz necessário uma formação inicial que contemple o uso de espaços não formais em sua grade curricular, como forma de superar essas dificuldades enfrentadas na prática docente futura. Como produto desta pesquisa elaborou-se um Roteiro de Análise do Potencial Didático de ENFE (RAPDENFE), instrumento que avalia o potencial didático de ENFE para auxiliar e direcionar o planejamento de aulas de Ciências nestes espaços, além de um Guia Didático contendo aspectos relacionados ao uso de espaços não formais, e com sugestões de sequências de atividades em ENFE vivenciadas nessa pesquisa. |
id |
UFRN_f2d447caf03e66085acff82f3207eb55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22088 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Adriana de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5455638143735292http://lattes.cnpq.br/2971840301895348Almeida, Elinei Araújo dehttp://lattes.cnpq.br/3865714707038562Guimarães, Ivanise Cortez de SousaDias, Márcia Adelino da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9674492903954108Costa, Ivaneide Alves Soares da2017-02-24T00:21:13Z2017-02-24T00:21:13Z2016-06-30SANTOS, Adriana de Souza. Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências. 2016. 195f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22088Os Espaços Não Formais de Ensino (ENFE), quando adequadamente explorados, tendem a permitir o desenvolvimento de valores, competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem de Ciências, além de promover a aproximação do público com conhecimentos científicos, capazes de auxiliá-los a compreender diversos aspectos do mundo que os cerca. Considerando esta perspectiva tornar-se importante formar professores habilitados para realizarem atividades em ENFE de forma que promova a aprendizagem significativa a seus alunos. A presente pesquisa tem como objetivo promover a formação continuada de professores de Ciências, da rede municipal de ensino de Natal/RN, sobre o uso de ENFE como complemento à escola, ampliando suas concepções sobre esses espaços, visando a aprendizagem de conteúdos curriculares, à luz da aprendizagem significativa, com ênfase em abordagens didáticas inovadoras e divulgação científica. O percurso metodológico envolve a elaboração, aplicação e análise de uma ação formativa constituída em quatro etapas: (i) construção do Roteiro de Análise do Potencial Didático de ENFE (RAPDENFE); (ii) identificação das percepções dos professores sobre ENFE e abordagens didáticas inovadoras na prática docente; (iii) apresentação do conteúdo em explanações dialógicas e vivências em ENFE; (iv) análise do processo formativo da oficina a partir da expressão da aprendizagem e da repercussão da prática pedagógica dos docentes. A pesquisa de análise qualitativa descritiva inclui como coleta de dados a aplicação de questionário, entrevistas semiestruturadas, registros escritos e a observação participante. A análise de conteúdo foi utilizada para descrever, interpretar e compreender os significados dos dados. Os resultados evidenciam que o uso de ENFE pelos professores, apesar de estar presente em sua prática docente, é realizado com base em concepções equivocadas relacionadas à dificuldade de planejamento das atividades nesses espaços, além de dificuldades quanto à utilização de estratégias e abordagens didáticas inovadoras. Em relação à análise do processo formativo na prática docente, constatou-se que, a partir da formação e das vivências, houve um alcance na mudança na prática docente, e consequentemente superação dos obstáculos para prática de atividades em ENFE. Contudo, enfatiza-se que se faz necessário uma formação inicial que contemple o uso de espaços não formais em sua grade curricular, como forma de superar essas dificuldades enfrentadas na prática docente futura. Como produto desta pesquisa elaborou-se um Roteiro de Análise do Potencial Didático de ENFE (RAPDENFE), instrumento que avalia o potencial didático de ENFE para auxiliar e direcionar o planejamento de aulas de Ciências nestes espaços, além de um Guia Didático contendo aspectos relacionados ao uso de espaços não formais, e com sugestões de sequências de atividades em ENFE vivenciadas nessa pesquisa.Spaces Non-Formal Education (SNFE), when properly exploited, tend to allow the development of values, skills and abilities in teaching and learning science process, and promote the approach of the public with scientific knowledge, able to assist them to understand various aspects of the world around them. Considering this perspective, become important to train teachers qualified to conduct activities in SNFE in order to promote meaningful learning in their students. This research aims to promote the continued training of science teachers, municipal school Natal/RN on the use of SNFE as a complement to school, increasing their views on these spaces, aimed at learning curriculum content, the light of the significant learning, with an emphasis on innovative teaching approaches and scientific dissemination. The methodological approach involves the design, implementation and analysis of a training activity consists of four steps: (i) construction of the Didactic Potential Analysis Script SNFE (DPASSNFE); (ii) identification of the perceptions of teachers on SNFE and innovative teaching approaches in teaching practice; (iii) presentation of content in dialogic explanations and experiences in ENFE; (iv) analysis of the training workshop process from learning expression and impact of teachers' pedagogical practice. The descriptive qualitative analysis research includes how data collection the questionnaire, semi-structured interviews, written records and participant observation. The content analysis was used to describe, interpret and understand the meanings of the data. The results show that the use of SNFE teachers, despite being present in their teaching practice, is performed based on misconceptions related to the difficulty of planning activities in these areas, and difficulties in the use of innovative strategies and educational approaches. Regarding the analysis of the educational process in teaching practice, it was found that, from the training and experiences, there was a range in the change in teaching practice, and consequently overcoming obstacles to practical activities in SNFE. However, initial training contemplate the use of non-formal spaces in your curriculum is emphasized that it is necessary, in order to overcome these difficulties in future teaching practice. As a product of this research elaborated a Didactic Potential Analysis Script SNFE (DPASSNFE), an instrument that measures the educational potential SNFE to assist and direct the planning of science classes in these spaces, and a Didactic Guide containing aspects related to use of non-formal settings, and suggestions sequences of activities in SNFE experienced this research.porRoteiro de análise do potencial didático de espaços não formais de ensinoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAEducação em espaços não formaisFormação continuadaPrática docenteAbordagens didáticasDivulgação científicaEspaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdfAdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdfapplication/pdf6847831https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/1/AdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdff17657df29536c22fb7cc5114a61ef0cMD51Produtoeducacional_Santos_2016(1).pdfProdutoeducacional_Santos_2016(1).pdfapplication/pdf388547https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/6/Produtoeducacional_Santos_2016%281%29.pdf1bb3082c2335f4c277e09f039efc1803MD56Produtoeducacional_Santos_2016(2).pdfProdutoeducacional_Santos_2016(2).pdfapplication/pdf197936https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/7/Produtoeducacional_Santos_2016%282%29.pdfc767dd52ced947126d638c6ec4798669MD57TEXTAdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf.txtAdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain426928https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/4/AdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf.txt94b6b50a0cae1d1afb4372e66e25a280MD54Produtoeducacional_Santos_2016(1).pdf.txtProdutoeducacional_Santos_2016(1).pdf.txtExtracted texttext/plain15665https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/8/Produtoeducacional_Santos_2016%281%29.pdf.txtbec37230e252397835ef934beeb33442MD58Produtoeducacional_Santos_2016(2).pdf.txtProdutoeducacional_Santos_2016(2).pdf.txtExtracted texttext/plain1926https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/10/Produtoeducacional_Santos_2016%282%29.pdf.txte1d8521972b779ed35dcc07b37fd9c0bMD510THUMBNAILAdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf.jpgAdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2774https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/5/AdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf.jpg7f270bb25a573fef1143cd1db8586d3bMD55Produtoeducacional_Santos_2016(1).pdf.jpgProdutoeducacional_Santos_2016(1).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1758https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/9/Produtoeducacional_Santos_2016%281%29.pdf.jpg6efab1013019d1eea63d7647f0401b3dMD59Produtoeducacional_Santos_2016(2).pdf.jpgProdutoeducacional_Santos_2016(2).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1556https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/11/Produtoeducacional_Santos_2016%282%29.pdf.jpg93fa322122c2402bc8406b39e6eca82fMD511123456789/220882022-02-01 14:14:08.344oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22088Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-02-01T17:14:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências |
title |
Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências |
spellingShingle |
Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências Santos, Adriana de Souza CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Educação em espaços não formais Formação continuada Prática docente Abordagens didáticas Divulgação científica |
title_short |
Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências |
title_full |
Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências |
title_fullStr |
Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências |
title_full_unstemmed |
Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências |
title_sort |
Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências |
author |
Santos, Adriana de Souza |
author_facet |
Santos, Adriana de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5455638143735292 |
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2971840301895348 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Almeida, Elinei Araújo de |
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3865714707038562 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Dias, Márcia Adelino da Silva |
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9674492903954108 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Adriana de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Ivaneide Alves Soares da |
contributor_str_mv |
Costa, Ivaneide Alves Soares da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Educação em espaços não formais Formação continuada Prática docente Abordagens didáticas Divulgação científica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em espaços não formais Formação continuada Prática docente Abordagens didáticas Divulgação científica |
description |
Os Espaços Não Formais de Ensino (ENFE), quando adequadamente explorados, tendem a permitir o desenvolvimento de valores, competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem de Ciências, além de promover a aproximação do público com conhecimentos científicos, capazes de auxiliá-los a compreender diversos aspectos do mundo que os cerca. Considerando esta perspectiva tornar-se importante formar professores habilitados para realizarem atividades em ENFE de forma que promova a aprendizagem significativa a seus alunos. A presente pesquisa tem como objetivo promover a formação continuada de professores de Ciências, da rede municipal de ensino de Natal/RN, sobre o uso de ENFE como complemento à escola, ampliando suas concepções sobre esses espaços, visando a aprendizagem de conteúdos curriculares, à luz da aprendizagem significativa, com ênfase em abordagens didáticas inovadoras e divulgação científica. O percurso metodológico envolve a elaboração, aplicação e análise de uma ação formativa constituída em quatro etapas: (i) construção do Roteiro de Análise do Potencial Didático de ENFE (RAPDENFE); (ii) identificação das percepções dos professores sobre ENFE e abordagens didáticas inovadoras na prática docente; (iii) apresentação do conteúdo em explanações dialógicas e vivências em ENFE; (iv) análise do processo formativo da oficina a partir da expressão da aprendizagem e da repercussão da prática pedagógica dos docentes. A pesquisa de análise qualitativa descritiva inclui como coleta de dados a aplicação de questionário, entrevistas semiestruturadas, registros escritos e a observação participante. A análise de conteúdo foi utilizada para descrever, interpretar e compreender os significados dos dados. Os resultados evidenciam que o uso de ENFE pelos professores, apesar de estar presente em sua prática docente, é realizado com base em concepções equivocadas relacionadas à dificuldade de planejamento das atividades nesses espaços, além de dificuldades quanto à utilização de estratégias e abordagens didáticas inovadoras. Em relação à análise do processo formativo na prática docente, constatou-se que, a partir da formação e das vivências, houve um alcance na mudança na prática docente, e consequentemente superação dos obstáculos para prática de atividades em ENFE. Contudo, enfatiza-se que se faz necessário uma formação inicial que contemple o uso de espaços não formais em sua grade curricular, como forma de superar essas dificuldades enfrentadas na prática docente futura. Como produto desta pesquisa elaborou-se um Roteiro de Análise do Potencial Didático de ENFE (RAPDENFE), instrumento que avalia o potencial didático de ENFE para auxiliar e direcionar o planejamento de aulas de Ciências nestes espaços, além de um Guia Didático contendo aspectos relacionados ao uso de espaços não formais, e com sugestões de sequências de atividades em ENFE vivenciadas nessa pesquisa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-24T00:21:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-02-24T00:21:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Adriana de Souza. Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências. 2016. 195f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22088 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Adriana de Souza. Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências. 2016. 195f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Roteiro de análise do potencial didático de espaços não formais de ensino |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/1/AdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/6/Produtoeducacional_Santos_2016%281%29.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/7/Produtoeducacional_Santos_2016%282%29.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/4/AdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/8/Produtoeducacional_Santos_2016%281%29.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/10/Produtoeducacional_Santos_2016%282%29.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/5/AdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/9/Produtoeducacional_Santos_2016%281%29.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/11/Produtoeducacional_Santos_2016%282%29.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f17657df29536c22fb7cc5114a61ef0c 1bb3082c2335f4c277e09f039efc1803 c767dd52ced947126d638c6ec4798669 94b6b50a0cae1d1afb4372e66e25a280 bec37230e252397835ef934beeb33442 e1d8521972b779ed35dcc07b37fd9c0b 7f270bb25a573fef1143cd1db8586d3b 6efab1013019d1eea63d7647f0401b3d 93fa322122c2402bc8406b39e6eca82f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832698097664000 |