Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adriana de Souza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22088
Resumo: Os Espaços Não Formais de Ensino (ENFE), quando adequadamente explorados, tendem a permitir o desenvolvimento de valores, competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem de Ciências, além de promover a aproximação do público com conhecimentos científicos, capazes de auxiliá-los a compreender diversos aspectos do mundo que os cerca. Considerando esta perspectiva tornar-se importante formar professores habilitados para realizarem atividades em ENFE de forma que promova a aprendizagem significativa a seus alunos. A presente pesquisa tem como objetivo promover a formação continuada de professores de Ciências, da rede municipal de ensino de Natal/RN, sobre o uso de ENFE como complemento à escola, ampliando suas concepções sobre esses espaços, visando a aprendizagem de conteúdos curriculares, à luz da aprendizagem significativa, com ênfase em abordagens didáticas inovadoras e divulgação científica. O percurso metodológico envolve a elaboração, aplicação e análise de uma ação formativa constituída em quatro etapas: (i) construção do Roteiro de Análise do Potencial Didático de ENFE (RAPDENFE); (ii) identificação das percepções dos professores sobre ENFE e abordagens didáticas inovadoras na prática docente; (iii) apresentação do conteúdo em explanações dialógicas e vivências em ENFE; (iv) análise do processo formativo da oficina a partir da expressão da aprendizagem e da repercussão da prática pedagógica dos docentes. A pesquisa de análise qualitativa descritiva inclui como coleta de dados a aplicação de questionário, entrevistas semiestruturadas, registros escritos e a observação participante. A análise de conteúdo foi utilizada para descrever, interpretar e compreender os significados dos dados. Os resultados evidenciam que o uso de ENFE pelos professores, apesar de estar presente em sua prática docente, é realizado com base em concepções equivocadas relacionadas à dificuldade de planejamento das atividades nesses espaços, além de dificuldades quanto à utilização de estratégias e abordagens didáticas inovadoras. Em relação à análise do processo formativo na prática docente, constatou-se que, a partir da formação e das vivências, houve um alcance na mudança na prática docente, e consequentemente superação dos obstáculos para prática de atividades em ENFE. Contudo, enfatiza-se que se faz necessário uma formação inicial que contemple o uso de espaços não formais em sua grade curricular, como forma de superar essas dificuldades enfrentadas na prática docente futura. Como produto desta pesquisa elaborou-se um Roteiro de Análise do Potencial Didático de ENFE (RAPDENFE), instrumento que avalia o potencial didático de ENFE para auxiliar e direcionar o planejamento de aulas de Ciências nestes espaços, além de um Guia Didático contendo aspectos relacionados ao uso de espaços não formais, e com sugestões de sequências de atividades em ENFE vivenciadas nessa pesquisa.
id UFRN_f2d447caf03e66085acff82f3207eb55
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22088
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Adriana de Souzahttp://lattes.cnpq.br/5455638143735292http://lattes.cnpq.br/2971840301895348Almeida, Elinei Araújo dehttp://lattes.cnpq.br/3865714707038562Guimarães, Ivanise Cortez de SousaDias, Márcia Adelino da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9674492903954108Costa, Ivaneide Alves Soares da2017-02-24T00:21:13Z2017-02-24T00:21:13Z2016-06-30SANTOS, Adriana de Souza. Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências. 2016. 195f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22088Os Espaços Não Formais de Ensino (ENFE), quando adequadamente explorados, tendem a permitir o desenvolvimento de valores, competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem de Ciências, além de promover a aproximação do público com conhecimentos científicos, capazes de auxiliá-los a compreender diversos aspectos do mundo que os cerca. Considerando esta perspectiva tornar-se importante formar professores habilitados para realizarem atividades em ENFE de forma que promova a aprendizagem significativa a seus alunos. A presente pesquisa tem como objetivo promover a formação continuada de professores de Ciências, da rede municipal de ensino de Natal/RN, sobre o uso de ENFE como complemento à escola, ampliando suas concepções sobre esses espaços, visando a aprendizagem de conteúdos curriculares, à luz da aprendizagem significativa, com ênfase em abordagens didáticas inovadoras e divulgação científica. O percurso metodológico envolve a elaboração, aplicação e análise de uma ação formativa constituída em quatro etapas: (i) construção do Roteiro de Análise do Potencial Didático de ENFE (RAPDENFE); (ii) identificação das percepções dos professores sobre ENFE e abordagens didáticas inovadoras na prática docente; (iii) apresentação do conteúdo em explanações dialógicas e vivências em ENFE; (iv) análise do processo formativo da oficina a partir da expressão da aprendizagem e da repercussão da prática pedagógica dos docentes. A pesquisa de análise qualitativa descritiva inclui como coleta de dados a aplicação de questionário, entrevistas semiestruturadas, registros escritos e a observação participante. A análise de conteúdo foi utilizada para descrever, interpretar e compreender os significados dos dados. Os resultados evidenciam que o uso de ENFE pelos professores, apesar de estar presente em sua prática docente, é realizado com base em concepções equivocadas relacionadas à dificuldade de planejamento das atividades nesses espaços, além de dificuldades quanto à utilização de estratégias e abordagens didáticas inovadoras. Em relação à análise do processo formativo na prática docente, constatou-se que, a partir da formação e das vivências, houve um alcance na mudança na prática docente, e consequentemente superação dos obstáculos para prática de atividades em ENFE. Contudo, enfatiza-se que se faz necessário uma formação inicial que contemple o uso de espaços não formais em sua grade curricular, como forma de superar essas dificuldades enfrentadas na prática docente futura. Como produto desta pesquisa elaborou-se um Roteiro de Análise do Potencial Didático de ENFE (RAPDENFE), instrumento que avalia o potencial didático de ENFE para auxiliar e direcionar o planejamento de aulas de Ciências nestes espaços, além de um Guia Didático contendo aspectos relacionados ao uso de espaços não formais, e com sugestões de sequências de atividades em ENFE vivenciadas nessa pesquisa.Spaces Non-Formal Education (SNFE), when properly exploited, tend to allow the development of values, skills and abilities in teaching and learning science process, and promote the approach of the public with scientific knowledge, able to assist them to understand various aspects of the world around them. Considering this perspective, become important to train teachers qualified to conduct activities in SNFE in order to promote meaningful learning in their students. This research aims to promote the continued training of science teachers, municipal school Natal/RN on the use of SNFE as a complement to school, increasing their views on these spaces, aimed at learning curriculum content, the light of the significant learning, with an emphasis on innovative teaching approaches and scientific dissemination. The methodological approach involves the design, implementation and analysis of a training activity consists of four steps: (i) construction of the Didactic Potential Analysis Script SNFE (DPASSNFE); (ii) identification of the perceptions of teachers on SNFE and innovative teaching approaches in teaching practice; (iii) presentation of content in dialogic explanations and experiences in ENFE; (iv) analysis of the training workshop process from learning expression and impact of teachers' pedagogical practice. The descriptive qualitative analysis research includes how data collection the questionnaire, semi-structured interviews, written records and participant observation. The content analysis was used to describe, interpret and understand the meanings of the data. The results show that the use of SNFE teachers, despite being present in their teaching practice, is performed based on misconceptions related to the difficulty of planning activities in these areas, and difficulties in the use of innovative strategies and educational approaches. Regarding the analysis of the educational process in teaching practice, it was found that, from the training and experiences, there was a range in the change in teaching practice, and consequently overcoming obstacles to practical activities in SNFE. However, initial training contemplate the use of non-formal spaces in your curriculum is emphasized that it is necessary, in order to overcome these difficulties in future teaching practice. As a product of this research elaborated a Didactic Potential Analysis Script SNFE (DPASSNFE), an instrument that measures the educational potential SNFE to assist and direct the planning of science classes in these spaces, and a Didactic Guide containing aspects related to use of non-formal settings, and suggestions sequences of activities in SNFE experienced this research.porRoteiro de análise do potencial didático de espaços não formais de ensinoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAEducação em espaços não formaisFormação continuadaPrática docenteAbordagens didáticasDivulgação científicaEspaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdfAdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdfapplication/pdf6847831https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/1/AdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdff17657df29536c22fb7cc5114a61ef0cMD51Produtoeducacional_Santos_2016(1).pdfProdutoeducacional_Santos_2016(1).pdfapplication/pdf388547https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/6/Produtoeducacional_Santos_2016%281%29.pdf1bb3082c2335f4c277e09f039efc1803MD56Produtoeducacional_Santos_2016(2).pdfProdutoeducacional_Santos_2016(2).pdfapplication/pdf197936https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/7/Produtoeducacional_Santos_2016%282%29.pdfc767dd52ced947126d638c6ec4798669MD57TEXTAdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf.txtAdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain426928https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/4/AdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf.txt94b6b50a0cae1d1afb4372e66e25a280MD54Produtoeducacional_Santos_2016(1).pdf.txtProdutoeducacional_Santos_2016(1).pdf.txtExtracted texttext/plain15665https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/8/Produtoeducacional_Santos_2016%281%29.pdf.txtbec37230e252397835ef934beeb33442MD58Produtoeducacional_Santos_2016(2).pdf.txtProdutoeducacional_Santos_2016(2).pdf.txtExtracted texttext/plain1926https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/10/Produtoeducacional_Santos_2016%282%29.pdf.txte1d8521972b779ed35dcc07b37fd9c0bMD510THUMBNAILAdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf.jpgAdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2774https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/5/AdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf.jpg7f270bb25a573fef1143cd1db8586d3bMD55Produtoeducacional_Santos_2016(1).pdf.jpgProdutoeducacional_Santos_2016(1).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1758https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/9/Produtoeducacional_Santos_2016%281%29.pdf.jpg6efab1013019d1eea63d7647f0401b3dMD59Produtoeducacional_Santos_2016(2).pdf.jpgProdutoeducacional_Santos_2016(2).pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1556https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/11/Produtoeducacional_Santos_2016%282%29.pdf.jpg93fa322122c2402bc8406b39e6eca82fMD511123456789/220882022-02-01 14:14:08.344oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22088Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-02-01T17:14:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências
title Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências
spellingShingle Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências
Santos, Adriana de Souza
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Educação em espaços não formais
Formação continuada
Prática docente
Abordagens didáticas
Divulgação científica
title_short Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências
title_full Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências
title_fullStr Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências
title_full_unstemmed Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências
title_sort Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências
author Santos, Adriana de Souza
author_facet Santos, Adriana de Souza
author_role author
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5455638143735292
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2971840301895348
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Almeida, Elinei Araújo de
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3865714707038562
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Dias, Márcia Adelino da Silva
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9674492903954108
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Adriana de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Ivaneide Alves Soares da
contributor_str_mv Costa, Ivaneide Alves Soares da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Educação em espaços não formais
Formação continuada
Prática docente
Abordagens didáticas
Divulgação científica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em espaços não formais
Formação continuada
Prática docente
Abordagens didáticas
Divulgação científica
description Os Espaços Não Formais de Ensino (ENFE), quando adequadamente explorados, tendem a permitir o desenvolvimento de valores, competências e habilidades no processo de ensino-aprendizagem de Ciências, além de promover a aproximação do público com conhecimentos científicos, capazes de auxiliá-los a compreender diversos aspectos do mundo que os cerca. Considerando esta perspectiva tornar-se importante formar professores habilitados para realizarem atividades em ENFE de forma que promova a aprendizagem significativa a seus alunos. A presente pesquisa tem como objetivo promover a formação continuada de professores de Ciências, da rede municipal de ensino de Natal/RN, sobre o uso de ENFE como complemento à escola, ampliando suas concepções sobre esses espaços, visando a aprendizagem de conteúdos curriculares, à luz da aprendizagem significativa, com ênfase em abordagens didáticas inovadoras e divulgação científica. O percurso metodológico envolve a elaboração, aplicação e análise de uma ação formativa constituída em quatro etapas: (i) construção do Roteiro de Análise do Potencial Didático de ENFE (RAPDENFE); (ii) identificação das percepções dos professores sobre ENFE e abordagens didáticas inovadoras na prática docente; (iii) apresentação do conteúdo em explanações dialógicas e vivências em ENFE; (iv) análise do processo formativo da oficina a partir da expressão da aprendizagem e da repercussão da prática pedagógica dos docentes. A pesquisa de análise qualitativa descritiva inclui como coleta de dados a aplicação de questionário, entrevistas semiestruturadas, registros escritos e a observação participante. A análise de conteúdo foi utilizada para descrever, interpretar e compreender os significados dos dados. Os resultados evidenciam que o uso de ENFE pelos professores, apesar de estar presente em sua prática docente, é realizado com base em concepções equivocadas relacionadas à dificuldade de planejamento das atividades nesses espaços, além de dificuldades quanto à utilização de estratégias e abordagens didáticas inovadoras. Em relação à análise do processo formativo na prática docente, constatou-se que, a partir da formação e das vivências, houve um alcance na mudança na prática docente, e consequentemente superação dos obstáculos para prática de atividades em ENFE. Contudo, enfatiza-se que se faz necessário uma formação inicial que contemple o uso de espaços não formais em sua grade curricular, como forma de superar essas dificuldades enfrentadas na prática docente futura. Como produto desta pesquisa elaborou-se um Roteiro de Análise do Potencial Didático de ENFE (RAPDENFE), instrumento que avalia o potencial didático de ENFE para auxiliar e direcionar o planejamento de aulas de Ciências nestes espaços, além de um Guia Didático contendo aspectos relacionados ao uso de espaços não formais, e com sugestões de sequências de atividades em ENFE vivenciadas nessa pesquisa.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-24T00:21:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-24T00:21:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Adriana de Souza. Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências. 2016. 195f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22088
identifier_str_mv SANTOS, Adriana de Souza. Espaços não formais de ensino: contribuições de uma ação formativa para a prática de professores de ciências. 2016. 195f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Roteiro de análise do potencial didático de espaços não formais de ensino
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/1/AdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/6/Produtoeducacional_Santos_2016%281%29.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/7/Produtoeducacional_Santos_2016%282%29.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/4/AdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/8/Produtoeducacional_Santos_2016%281%29.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/10/Produtoeducacional_Santos_2016%282%29.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/5/AdrianaDeSouzaSantos_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/9/Produtoeducacional_Santos_2016%281%29.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22088/11/Produtoeducacional_Santos_2016%282%29.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f17657df29536c22fb7cc5114a61ef0c
1bb3082c2335f4c277e09f039efc1803
c767dd52ced947126d638c6ec4798669
94b6b50a0cae1d1afb4372e66e25a280
bec37230e252397835ef934beeb33442
e1d8521972b779ed35dcc07b37fd9c0b
7f270bb25a573fef1143cd1db8586d3b
6efab1013019d1eea63d7647f0401b3d
93fa322122c2402bc8406b39e6eca82f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832698097664000