Os sentidos de ser estudante de medicina de uma universidade pública federal à luz da perspectiva fenomenológico-existencial
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28749 |
Resumo: | Os aspectos psicológicos que permeiam o processo de formação médica ganharam visibilidade e passaram a ser estudados e debatidos em vários países devido às peculiaridades que o envolvem. O sofrimento psíquico que pode acometer os estudantes do curso médico deve-se a uma conjunção de fatores, cujo ambiente mostra-se estressante, competitivo e exigente ainda no processo de seleção para entrada na universidade, perpassando a graduação em suas fases distintas. Considerando os diversos elementos contextuais que podem incorrer em sofrimento psíquico nesse processo, para a efetivação desta pesquisa buscou-se ouvir as experiências individuais de sete estudantes de Medicina, por meio da realização de um grupo focal, em que foi utilizado o procedimento da Análise da Estrutura do Fenômeno Situado para auxiliar na compreensão e aprofundamento do fenômeno pesquisado. A pesquisa é de natureza qualitativa e o método de pesquisa utilizado foi o fenomenológico, fundamentado na ontologia fenomenológico-existencial de Heidegger. Foram identificados aspectos como frustração de expectativas, densidade de informações, competitividade, estruturação do curso e relação aluno-professor como fatores associados ao sofrimento psíquico entre esses estudantes. |
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Duarte, Paula Maria Carvalho SodréBezerra, Cintia GuedesRebouças, Melina Sefora SouzaGuimarães, Patricia Borba VilarAbreu, Cynara Carvalho de2020-04-06T18:50:23Z2020-04-06T18:50:23Z2020-02-20DUARTE, Paula Maria Carvalho Sodré. Os sentidos de ser estudante de medicina de uma universidade pública federal à luz da perspectiva fenomenológico-existencial. 2020. 107f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28749Os aspectos psicológicos que permeiam o processo de formação médica ganharam visibilidade e passaram a ser estudados e debatidos em vários países devido às peculiaridades que o envolvem. O sofrimento psíquico que pode acometer os estudantes do curso médico deve-se a uma conjunção de fatores, cujo ambiente mostra-se estressante, competitivo e exigente ainda no processo de seleção para entrada na universidade, perpassando a graduação em suas fases distintas. Considerando os diversos elementos contextuais que podem incorrer em sofrimento psíquico nesse processo, para a efetivação desta pesquisa buscou-se ouvir as experiências individuais de sete estudantes de Medicina, por meio da realização de um grupo focal, em que foi utilizado o procedimento da Análise da Estrutura do Fenômeno Situado para auxiliar na compreensão e aprofundamento do fenômeno pesquisado. A pesquisa é de natureza qualitativa e o método de pesquisa utilizado foi o fenomenológico, fundamentado na ontologia fenomenológico-existencial de Heidegger. Foram identificados aspectos como frustração de expectativas, densidade de informações, competitividade, estruturação do curso e relação aluno-professor como fatores associados ao sofrimento psíquico entre esses estudantes.The psychological aspects that permeate the medical training process gained visibility and started to be studied and debated in several countries due to the peculiarities that surround it. The psychological distress that can affect medical students is due to a combination of factors, whose environment proves to be stressful, competitive and demanding even in the selection process for entering the university, passing through undergraduate courses in its different phases. Considering the various contextual elements that may incur psychological distress in this process, in order to carry out this research, we sought to listen to the individual experiences of seven medical students, through the realization of a focus group, in which the procedure Situated Structure Phenomenon Analyses was used to assist in understanding and deepening the researched phenomenon. The research is of a qualitative nature and the research method used was the phenomenological, based on Heidegger's phenomenological-existential ontology. Aspects such as frustration of expectations, information density, competitiveness, course structure and student-teacher relationship were identified as factors associated with psychological distress among these students.CNPQ::CIENCIAS HUMANASSofrimento psíquicoEstudantes de MedicinaFenomenologia-existencialMétodo fenomenológicoOs sentidos de ser estudante de medicina de uma universidade pública federal à luz da perspectiva fenomenológico-existencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTSentidosserestudante_Duarte_2020.pdf.txtSentidosserestudante_Duarte_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain257701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28749/2/Sentidosserestudante_Duarte_2020.pdf.txt7ca422cebff4cac820236b80aabc8e44MD52THUMBNAILSentidosserestudante_Duarte_2020.pdf.jpgSentidosserestudante_Duarte_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1323https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28749/3/Sentidosserestudante_Duarte_2020.pdf.jpg20ab8d8a61bf7e0340cf7aa5fb2d145fMD53ORIGINALSentidosserestudante_Duarte_2020.pdfapplication/pdf2029950https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28749/1/Sentidosserestudante_Duarte_2020.pdf3b1a2c351a7c14b9bb32424c1428b21dMD51123456789/287492020-04-19 04:47:06.097oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28749Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-04-19T07:47:06Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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