O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20447 |
Resumo: | Enquanto competência básica do currículo escolar, a competência comunicativa deve ser trabalhada em todas as disciplinas e áreas de conhecimentos. Existe, hoje, um consenso na Didática das ciências Naturais, de que aprender ciências, entre elas, Química, implica o desenvolvimento de habilidades para ler, falar e escrever usando a linguagem científica e os padrões específicos da comunicação nessa área. Dessa forma, os estudantes devem aprender a ler e compreender, textos dos livros didáticos de Química, para aprender e se desenvolver como cidadão na sociedade do século XXI. Isso exige um determinado conhecimento profissional do professor de Química. Nesta pesquisa, foi realizado um estudo com o objetivo de identificar e caracterizar conhecimentos profissionais de 27 licenciandos em Química da UFRN, para ensinar a habilidade de ler, de forma compreensiva, textos dos livros didáticos dessa disciplina. O estudo, de natureza exploratória, usou como técnica de coleta de dados o questionário. As respostas foram tratadas segundo a Análise de Conteúdo e estatística descritiva. Os resultados fundamentais apontam fragilidades teóricas e procedimentais dos licenciandos para ensinar e ajudar os estudantes do ensino médio a ler de forma compreensiva os textos dos livros didáticos de Química. Essa situação chama a atenção para um novo conhecimento do ensino de Química como profissão. Com base nesses resultados, se propõe um conjunto de orientações fundamentadas na Teoria de Assimilação por Etapas das Ações mentais e dos conceitos de P.Ya Galperin que podem ajudar os professores de Química nessa nova função. |
id |
UFRN_f41e4b9f2bc482fe2850eb4ba1963de6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20447 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Victor, Camila Mayara Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/4594545650397978Pontes, Ana Cristina Facundo de BritoBormann, Maria Aliete Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/9727239185925676Nunez, Isauro Beltran2016-05-13T19:35:19Z2016-05-13T19:35:19Z2015-07-29VICTOR, Camila Mayara Bezerra. O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química. 2015. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20447Enquanto competência básica do currículo escolar, a competência comunicativa deve ser trabalhada em todas as disciplinas e áreas de conhecimentos. Existe, hoje, um consenso na Didática das ciências Naturais, de que aprender ciências, entre elas, Química, implica o desenvolvimento de habilidades para ler, falar e escrever usando a linguagem científica e os padrões específicos da comunicação nessa área. Dessa forma, os estudantes devem aprender a ler e compreender, textos dos livros didáticos de Química, para aprender e se desenvolver como cidadão na sociedade do século XXI. Isso exige um determinado conhecimento profissional do professor de Química. Nesta pesquisa, foi realizado um estudo com o objetivo de identificar e caracterizar conhecimentos profissionais de 27 licenciandos em Química da UFRN, para ensinar a habilidade de ler, de forma compreensiva, textos dos livros didáticos dessa disciplina. O estudo, de natureza exploratória, usou como técnica de coleta de dados o questionário. As respostas foram tratadas segundo a Análise de Conteúdo e estatística descritiva. Os resultados fundamentais apontam fragilidades teóricas e procedimentais dos licenciandos para ensinar e ajudar os estudantes do ensino médio a ler de forma compreensiva os textos dos livros didáticos de Química. Essa situação chama a atenção para um novo conhecimento do ensino de Química como profissão. Com base nesses resultados, se propõe um conjunto de orientações fundamentadas na Teoria de Assimilação por Etapas das Ações mentais e dos conceitos de P.Ya Galperin que podem ajudar os professores de Química nessa nova função.While core competences of the school curriculum, the communicative competence should be worked in all disciplines and area of knowledge. There is a consensus on teaching techniques of natural sciences. That learning sciences, including, chemistry, it involves the development of skills to read, speaking and to write using a scientific language and the specific standards of communication in this area. Therefore, the students must learn to read and understand the texts of the textbooks of chemistry to learn and developing as citizens in the society of the twenty-first century. The research was based in a study with the objective to identify and characterize professional knowledge of undergraduates in chemistry of UFRN to learn the ability to read the texts about textbooks this discipline comprehensively. The study of exploratory nature used as dada collection technique the questionnaire. The answers were treated according to content analysis and descriptive statistics. The fundamental results show theoretical weakness and procedural of chemistry graduates to learn and to help the average school students to read this sympathetically the texts of textbooks of chemistry. This situation draws attention to a new knowledge of the chemistry teaching as a profession. Based on these results, we propose set guidelines based on assimilation theory stages of mental action and concepts P.YA Galperin that can help chemistry teachers in this role.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilA orientação para ensinar a ler de forma compreensiva textos nos livros de QuímicaA orientação para ensinar a ler de forma compreensiva textos nos livros de químicahttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52890CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAConhecimento profissionalFormação inicialLeitura compreensivaGalperinO conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdfCamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdfapplication/pdf3978088https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20447/1/CamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf72d6fd241e30501368a3e6fd8e6e2786MD51TEXTCamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf.txtCamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain340457https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20447/6/CamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf.txt7204b4663ff1af83eafcac34edabd924MD56Produtoeducacional_PPGECNM_Victor_2015.pdf.txtProdutoeducacional_PPGECNM_Victor_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain47579https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20447/9/Produtoeducacional_PPGECNM_Victor_2015.pdf.txt87c07328f6bbf41109fc2e3f87db0a67MD59THUMBNAILCamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf.jpgCamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2058https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20447/7/CamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf.jpg4bdfb34c2bc72145ac501bd3b3a8f798MD57123456789/204472023-06-26 17:02:34.779oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20447Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-26T20:02:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química |
title |
O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química |
spellingShingle |
O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química Victor, Camila Mayara Bezerra CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Conhecimento profissional Formação inicial Leitura compreensiva Galperin |
title_short |
O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química |
title_full |
O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química |
title_fullStr |
O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química |
title_full_unstemmed |
O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química |
title_sort |
O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química |
author |
Victor, Camila Mayara Bezerra |
author_facet |
Victor, Camila Mayara Bezerra |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4594545650397978 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Bormann, Maria Aliete Cavalcante |
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9727239185925676 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Victor, Camila Mayara Bezerra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunez, Isauro Beltran |
contributor_str_mv |
Nunez, Isauro Beltran |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA Conhecimento profissional Formação inicial Leitura compreensiva Galperin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento profissional Formação inicial Leitura compreensiva Galperin |
description |
Enquanto competência básica do currículo escolar, a competência comunicativa deve ser trabalhada em todas as disciplinas e áreas de conhecimentos. Existe, hoje, um consenso na Didática das ciências Naturais, de que aprender ciências, entre elas, Química, implica o desenvolvimento de habilidades para ler, falar e escrever usando a linguagem científica e os padrões específicos da comunicação nessa área. Dessa forma, os estudantes devem aprender a ler e compreender, textos dos livros didáticos de Química, para aprender e se desenvolver como cidadão na sociedade do século XXI. Isso exige um determinado conhecimento profissional do professor de Química. Nesta pesquisa, foi realizado um estudo com o objetivo de identificar e caracterizar conhecimentos profissionais de 27 licenciandos em Química da UFRN, para ensinar a habilidade de ler, de forma compreensiva, textos dos livros didáticos dessa disciplina. O estudo, de natureza exploratória, usou como técnica de coleta de dados o questionário. As respostas foram tratadas segundo a Análise de Conteúdo e estatística descritiva. Os resultados fundamentais apontam fragilidades teóricas e procedimentais dos licenciandos para ensinar e ajudar os estudantes do ensino médio a ler de forma compreensiva os textos dos livros didáticos de Química. Essa situação chama a atenção para um novo conhecimento do ensino de Química como profissão. Com base nesses resultados, se propõe um conjunto de orientações fundamentadas na Teoria de Assimilação por Etapas das Ações mentais e dos conceitos de P.Ya Galperin que podem ajudar os professores de Química nessa nova função. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-07-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-13T19:35:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-05-13T19:35:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VICTOR, Camila Mayara Bezerra. O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química. 2015. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20447 |
identifier_str_mv |
VICTOR, Camila Mayara Bezerra. O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química. 2015. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
A orientação para ensinar a ler de forma compreensiva textos nos livros de Química |
dc.relation.pt-BR.fl_str_mv |
A orientação para ensinar a ler de forma compreensiva textos nos livros de química |
dc.relation.uri.pt-BR.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52890 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20447/1/CamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20447/6/CamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20447/9/Produtoeducacional_PPGECNM_Victor_2015.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20447/7/CamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
72d6fd241e30501368a3e6fd8e6e2786 7204b4663ff1af83eafcac34edabd924 87c07328f6bbf41109fc2e3f87db0a67 4bdfb34c2bc72145ac501bd3b3a8f798 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832772080992256 |