O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Victor, Camila Mayara Bezerra
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20447
Resumo: Enquanto competência básica do currículo escolar, a competência comunicativa deve ser trabalhada em todas as disciplinas e áreas de conhecimentos. Existe, hoje, um consenso na Didática das ciências Naturais, de que aprender ciências, entre elas, Química, implica o desenvolvimento de habilidades para ler, falar e escrever usando a linguagem científica e os padrões específicos da comunicação nessa área. Dessa forma, os estudantes devem aprender a ler e compreender, textos dos livros didáticos de Química, para aprender e se desenvolver como cidadão na sociedade do século XXI. Isso exige um determinado conhecimento profissional do professor de Química. Nesta pesquisa, foi realizado um estudo com o objetivo de identificar e caracterizar conhecimentos profissionais de 27 licenciandos em Química da UFRN, para ensinar a habilidade de ler, de forma compreensiva, textos dos livros didáticos dessa disciplina. O estudo, de natureza exploratória, usou como técnica de coleta de dados o questionário. As respostas foram tratadas segundo a Análise de Conteúdo e estatística descritiva. Os resultados fundamentais apontam fragilidades teóricas e procedimentais dos licenciandos para ensinar e ajudar os estudantes do ensino médio a ler de forma compreensiva os textos dos livros didáticos de Química. Essa situação chama a atenção para um novo conhecimento do ensino de Química como profissão. Com base nesses resultados, se propõe um conjunto de orientações fundamentadas na Teoria de Assimilação por Etapas das Ações mentais e dos conceitos de P.Ya Galperin que podem ajudar os professores de Química nessa nova função.
id UFRN_f41e4b9f2bc482fe2850eb4ba1963de6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20447
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Victor, Camila Mayara Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/4594545650397978Pontes, Ana Cristina Facundo de BritoBormann, Maria Aliete Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/9727239185925676Nunez, Isauro Beltran2016-05-13T19:35:19Z2016-05-13T19:35:19Z2015-07-29VICTOR, Camila Mayara Bezerra. O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química. 2015. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20447Enquanto competência básica do currículo escolar, a competência comunicativa deve ser trabalhada em todas as disciplinas e áreas de conhecimentos. Existe, hoje, um consenso na Didática das ciências Naturais, de que aprender ciências, entre elas, Química, implica o desenvolvimento de habilidades para ler, falar e escrever usando a linguagem científica e os padrões específicos da comunicação nessa área. Dessa forma, os estudantes devem aprender a ler e compreender, textos dos livros didáticos de Química, para aprender e se desenvolver como cidadão na sociedade do século XXI. Isso exige um determinado conhecimento profissional do professor de Química. Nesta pesquisa, foi realizado um estudo com o objetivo de identificar e caracterizar conhecimentos profissionais de 27 licenciandos em Química da UFRN, para ensinar a habilidade de ler, de forma compreensiva, textos dos livros didáticos dessa disciplina. O estudo, de natureza exploratória, usou como técnica de coleta de dados o questionário. As respostas foram tratadas segundo a Análise de Conteúdo e estatística descritiva. Os resultados fundamentais apontam fragilidades teóricas e procedimentais dos licenciandos para ensinar e ajudar os estudantes do ensino médio a ler de forma compreensiva os textos dos livros didáticos de Química. Essa situação chama a atenção para um novo conhecimento do ensino de Química como profissão. Com base nesses resultados, se propõe um conjunto de orientações fundamentadas na Teoria de Assimilação por Etapas das Ações mentais e dos conceitos de P.Ya Galperin que podem ajudar os professores de Química nessa nova função.While core competences of the school curriculum, the communicative competence should be worked in all disciplines and area of knowledge. There is a consensus on teaching techniques of natural sciences. That learning sciences, including, chemistry, it involves the development of skills to read, speaking and to write using a scientific language and the specific standards of communication in this area. Therefore, the students must learn to read and understand the texts of the textbooks of chemistry to learn and developing as citizens in the society of the twenty-first century. The research was based in a study with the objective to identify and characterize professional knowledge of undergraduates in chemistry of UFRN to learn the ability to read the texts about textbooks this discipline comprehensively. The study of exploratory nature used as dada collection technique the questionnaire. The answers were treated according to content analysis and descriptive statistics. The fundamental results show theoretical weakness and procedural of chemistry graduates to learn and to help the average school students to read this sympathetically the texts of textbooks of chemistry. This situation draws attention to a new knowledge of the chemistry teaching as a profession. Based on these results, we propose set guidelines based on assimilation theory stages of mental action and concepts P.YA Galperin that can help chemistry teachers in this role.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilA orientação para ensinar a ler de forma compreensiva textos nos livros de QuímicaA orientação para ensinar a ler de forma compreensiva textos nos livros de químicahttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52890CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAConhecimento profissionalFormação inicialLeitura compreensivaGalperinO conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdfCamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdfapplication/pdf3978088https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20447/1/CamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf72d6fd241e30501368a3e6fd8e6e2786MD51TEXTCamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf.txtCamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain340457https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20447/6/CamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf.txt7204b4663ff1af83eafcac34edabd924MD56Produtoeducacional_PPGECNM_Victor_2015.pdf.txtProdutoeducacional_PPGECNM_Victor_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain47579https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20447/9/Produtoeducacional_PPGECNM_Victor_2015.pdf.txt87c07328f6bbf41109fc2e3f87db0a67MD59THUMBNAILCamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf.jpgCamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2058https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20447/7/CamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf.jpg4bdfb34c2bc72145ac501bd3b3a8f798MD57123456789/204472023-06-26 17:02:34.779oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20447Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-06-26T20:02:34Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química
title O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química
spellingShingle O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química
Victor, Camila Mayara Bezerra
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Conhecimento profissional
Formação inicial
Leitura compreensiva
Galperin
title_short O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química
title_full O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química
title_fullStr O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química
title_full_unstemmed O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química
title_sort O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química
author Victor, Camila Mayara Bezerra
author_facet Victor, Camila Mayara Bezerra
author_role author
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4594545650397978
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Bormann, Maria Aliete Cavalcante
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9727239185925676
dc.contributor.author.fl_str_mv Victor, Camila Mayara Bezerra
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunez, Isauro Beltran
contributor_str_mv Nunez, Isauro Beltran
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Conhecimento profissional
Formação inicial
Leitura compreensiva
Galperin
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento profissional
Formação inicial
Leitura compreensiva
Galperin
description Enquanto competência básica do currículo escolar, a competência comunicativa deve ser trabalhada em todas as disciplinas e áreas de conhecimentos. Existe, hoje, um consenso na Didática das ciências Naturais, de que aprender ciências, entre elas, Química, implica o desenvolvimento de habilidades para ler, falar e escrever usando a linguagem científica e os padrões específicos da comunicação nessa área. Dessa forma, os estudantes devem aprender a ler e compreender, textos dos livros didáticos de Química, para aprender e se desenvolver como cidadão na sociedade do século XXI. Isso exige um determinado conhecimento profissional do professor de Química. Nesta pesquisa, foi realizado um estudo com o objetivo de identificar e caracterizar conhecimentos profissionais de 27 licenciandos em Química da UFRN, para ensinar a habilidade de ler, de forma compreensiva, textos dos livros didáticos dessa disciplina. O estudo, de natureza exploratória, usou como técnica de coleta de dados o questionário. As respostas foram tratadas segundo a Análise de Conteúdo e estatística descritiva. Os resultados fundamentais apontam fragilidades teóricas e procedimentais dos licenciandos para ensinar e ajudar os estudantes do ensino médio a ler de forma compreensiva os textos dos livros didáticos de Química. Essa situação chama a atenção para um novo conhecimento do ensino de Química como profissão. Com base nesses resultados, se propõe um conjunto de orientações fundamentadas na Teoria de Assimilação por Etapas das Ações mentais e dos conceitos de P.Ya Galperin que podem ajudar os professores de Química nessa nova função.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-07-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-13T19:35:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-05-13T19:35:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VICTOR, Camila Mayara Bezerra. O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química. 2015. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20447
identifier_str_mv VICTOR, Camila Mayara Bezerra. O conhecimento de licenciados em química para ensinar a ler de forma compreensiva os textos complementares dos livros de química. 2015. 156f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv A orientação para ensinar a ler de forma compreensiva textos nos livros de Química
dc.relation.pt-BR.fl_str_mv A orientação para ensinar a ler de forma compreensiva textos nos livros de química
dc.relation.uri.pt-BR.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52890
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20447/1/CamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20447/6/CamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20447/9/Produtoeducacional_PPGECNM_Victor_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20447/7/CamilaMayaraBezerraVictor_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 72d6fd241e30501368a3e6fd8e6e2786
7204b4663ff1af83eafcac34edabd924
87c07328f6bbf41109fc2e3f87db0a67
4bdfb34c2bc72145ac501bd3b3a8f798
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832772080992256