O desempenho escolar na perspectiva das redes sociais/pessoais: um estudo sobre as Escolas Estaduais Santos Dumont e Ana Júlia de Carvalho Mousinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bruno Lopes da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22413
Resumo: A análise de redes pessoais se constitui em uma forma de abordagem bastante utilizadas para estudar o relacionamento entre atores, em seu processo de interação. Baseada em uma perspectiva paradigmática estruturalista-interacionista, a utilização das redes envolve níveis de análise de diversas naturezas como por exemplo, empresas, organizações, cidades, países regiões, bem como pessoas. Nesse sentido, ao se adotar como nível de análise o indivíduo, as redes podem ser utilizadas para entender diversos aspectos do contidiano das pessoas, uma vez que, diariamente os indivíduos desenvolvem atividades de forma reacionada com outras pessoas com as quais trocam influências e informações. O processo educativo, por sua vez, é uma das atividades nas quais há essa comunicação interpessoal, seja no âmbito da família, da escola, ou até mesmo da comunidade onde a pessoa esteja inserida. Considerando o processo de escolarização dos alunos de Ensino Básico, pressupõe-se que estes discentes desenvolvem a sua atividade educativa em meio as influências que são exercidas através da rede pessoal formada pelos diferentes atores que fazem parte da sua estrutura relacioanal. Vale lembrar que as redes pessoais podem apresentam estruturas topológicas diferentes dependendo do espaço ou contexto onde estejam localizados os indivíduos, partindo do princípio de que em cada porção do espaço se desenvolvem relações sociais distintas. Nesse sentido, se as redes se diferenciam no espaço, é de se esperar que a influência que elas exercem sobre o desempenho escolar de alunos de localizações distintas tambpem apresentem diferenciação. Para testar essa hipóteses foram escolhidas duas escolas localizadas em contextos espaciais distintos: a Escola Estadual Santos Dumont, situada em Parnamirim; e a Escola Estadual Ana Julia de Carvalho Mousinho, localizada em Natal. Diante disso, estabeleceu-se como objetivo analisar a relação entre redes pessoais e desempenho escolar, em contextos espaciais distintos. Os indivíduos analisados foram os alunos da 3ª Série do Ensino Médio, os quais foram submetidos a um questionário de cunho relacional, a partir do qual seriam coletados os nomes de 45 pessoas que compunham a sua estrutura relacional. Os dados foram sistematizados em uma e processados nos softwares Ucinet e NetDraw, os quais permitiram o cáclculo de três indicadores de redes (Densidade, Número de Cliques e Distância Geodésica) e a representação sociométrica da estrutura relacional de cada aluno observado. As informações de desempenho escolar foram obtidas nas duas escolas, consultando a ficha de rendimento de cada um dos alunos. Nesas fichas, coletou-se as notas finas de Português e de Matemática desses alunos, as quais posteriormente foram associadas aos indicadores de rede por meio de uma regressão logística. Os resultados obtidos demosntraram que as redes pessoais dos alunos dessas duas escolas apresentam estruturas distintas. Na Escola Estadual Santos Dumont, as redes tem um maior número de cliques, enquanto que, na Escola Estadual Ana Julia de Carvalho Mousinho, as redes são mais densas. A associação entre redes pessoais e desempenho nesses dois contextos tambem apresentou diferenciação, pois na Escola Estadual Santos Dumont, a densidade exerce efeito negativo sobre as notas de Português, e os cliques exercem efeito negativo sobre as notas de Matemática. Na Escola Estadual Ana Julia, a associaçaõ entre redes pessoais e desemepenho não apresentou significância estatísitica suficiente, sendo necessário a inclussão de outras variáveis explicativas no modelo de análise dessa escola. Dessa forma, conclui-se que os resultados por si só, já demonstraram a existência de diferenças na relação entre redes pessoais e desempenho escolar, nos contextos espaciais analisados.
id UFRN_f4ee4473e65f48387129c88e2d4a2d8a
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22413
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Bruno Lopes daRamos, Paulo Cesar FormigaSoares, Weber2017-03-23T17:04:19Z2017-03-23T17:04:19Z2015-05-15SILVA, Bruno Lopes da. O desempenho escolar na perspectiva das redes sociais/pessoais: um estudo sobre as Escolas Estaduais Santos Dumont e Ana Júlia de Carvalho Mousinho. 2015. 203f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22413A análise de redes pessoais se constitui em uma forma de abordagem bastante utilizadas para estudar o relacionamento entre atores, em seu processo de interação. Baseada em uma perspectiva paradigmática estruturalista-interacionista, a utilização das redes envolve níveis de análise de diversas naturezas como por exemplo, empresas, organizações, cidades, países regiões, bem como pessoas. Nesse sentido, ao se adotar como nível de análise o indivíduo, as redes podem ser utilizadas para entender diversos aspectos do contidiano das pessoas, uma vez que, diariamente os indivíduos desenvolvem atividades de forma reacionada com outras pessoas com as quais trocam influências e informações. O processo educativo, por sua vez, é uma das atividades nas quais há essa comunicação interpessoal, seja no âmbito da família, da escola, ou até mesmo da comunidade onde a pessoa esteja inserida. Considerando o processo de escolarização dos alunos de Ensino Básico, pressupõe-se que estes discentes desenvolvem a sua atividade educativa em meio as influências que são exercidas através da rede pessoal formada pelos diferentes atores que fazem parte da sua estrutura relacioanal. Vale lembrar que as redes pessoais podem apresentam estruturas topológicas diferentes dependendo do espaço ou contexto onde estejam localizados os indivíduos, partindo do princípio de que em cada porção do espaço se desenvolvem relações sociais distintas. Nesse sentido, se as redes se diferenciam no espaço, é de se esperar que a influência que elas exercem sobre o desempenho escolar de alunos de localizações distintas tambpem apresentem diferenciação. Para testar essa hipóteses foram escolhidas duas escolas localizadas em contextos espaciais distintos: a Escola Estadual Santos Dumont, situada em Parnamirim; e a Escola Estadual Ana Julia de Carvalho Mousinho, localizada em Natal. Diante disso, estabeleceu-se como objetivo analisar a relação entre redes pessoais e desempenho escolar, em contextos espaciais distintos. Os indivíduos analisados foram os alunos da 3ª Série do Ensino Médio, os quais foram submetidos a um questionário de cunho relacional, a partir do qual seriam coletados os nomes de 45 pessoas que compunham a sua estrutura relacional. Os dados foram sistematizados em uma e processados nos softwares Ucinet e NetDraw, os quais permitiram o cáclculo de três indicadores de redes (Densidade, Número de Cliques e Distância Geodésica) e a representação sociométrica da estrutura relacional de cada aluno observado. As informações de desempenho escolar foram obtidas nas duas escolas, consultando a ficha de rendimento de cada um dos alunos. Nesas fichas, coletou-se as notas finas de Português e de Matemática desses alunos, as quais posteriormente foram associadas aos indicadores de rede por meio de uma regressão logística. Os resultados obtidos demosntraram que as redes pessoais dos alunos dessas duas escolas apresentam estruturas distintas. Na Escola Estadual Santos Dumont, as redes tem um maior número de cliques, enquanto que, na Escola Estadual Ana Julia de Carvalho Mousinho, as redes são mais densas. A associação entre redes pessoais e desempenho nesses dois contextos tambem apresentou diferenciação, pois na Escola Estadual Santos Dumont, a densidade exerce efeito negativo sobre as notas de Português, e os cliques exercem efeito negativo sobre as notas de Matemática. Na Escola Estadual Ana Julia, a associaçaõ entre redes pessoais e desemepenho não apresentou significância estatísitica suficiente, sendo necessário a inclussão de outras variáveis explicativas no modelo de análise dessa escola. Dessa forma, conclui-se que os resultados por si só, já demonstraram a existência de diferenças na relação entre redes pessoais e desempenho escolar, nos contextos espaciais analisados.A análise de redes pessoais se constitui em uma forma de abordagem bastante utilizadas para estudar o relacionamento entre atores, em seu processo de interação. Baseada em uma perspectiva paradigmática estruturalista-interacionista, a utilização das redes envolve níveis de análise de diversas naturezas como por exemplo, empresas, organizações, cidades, países regiões, bem como pessoas. Nesse sentido, ao se adotar como nível de análise o indivíduo, as redes podem ser utilizadas para entender diversos aspectos do contidiano das pessoas, uma vez que, diariamente os indivíduos desenvolvem atividades de forma reacionada com outras pessoas com as quais trocam influências e informações. O processo educativo, por sua vez, é uma das atividades nas quais há essa comunicação interpessoal, seja no âmbito da família, da escola, ou até mesmo da comunidade onde a pessoa esteja inserida. Considerando o processo de escolarização dos alunos de Ensino Básico, pressupõe-se que estes discentes desenvolvem a sua atividade educativa em meio as influências que são exercidas através da rede pessoal formada pelos diferentes atores que fazem parte da sua estrutura relacioanal. Vale lembrar que as redes pessoais podem apresentam estruturas topológicas diferentes dependendo do espaço ou contexto onde estejam localizados os indivíduos, partindo do princípio de que em cada porção do espaço se desenvolvem relações sociais distintas. Nesse sentido, se as redes se diferenciam no espaço, é de se esperar que a influência que elas exercem sobre o desempenho escolar de alunos de localizações distintas tambpem apresentem diferenciação. Para testar essa hipóteses foram escolhidas duas escolas localizadas em contextos espaciais distintos: a Escola Estadual Santos Dumont, situada em Parnamirim; e a Escola Estadual Ana Julia de Carvalho Mousinho, localizada em Natal. Diante disso, estabeleceu-se como objetivo analisar a relação entre redes pessoais e desempenho escolar, em contextos espaciais distintos. Os indivíduos analisados foram os alunos da 3ª Série do Ensino Médio, os quais foram submetidos a um questionário de cunho relacional, a partir do qual seriam coletados os nomes de 45 pessoas que compunham a sua estrutura relacional. Os dados foram sistematizados em uma e processados nos softwares Ucinet e NetDraw, os quais permitiram o cáclculo de três indicadores de redes (Densidade, Número de Cliques e Distância Geodésica) e a representação sociométrica da estrutura relacional de cada aluno observado. As informações de desempenho escolar foram obtidas nas duas escolas, consultando a ficha de rendimento de cada um dos alunos. Nesas fichas, coletou-se as notas finas de Português e de Matemática desses alunos, as quais posteriormente foram associadas aos indicadores de rede por meio de uma regressão logística. Os resultados obtidos demosntraram que as redes pessoais dos alunos dessas duas escolas apresentam estruturas distintas. Na Escola Estadual Santos Dumont, as redes tem um maior número de cliques, enquanto que, na Escola Estadual Ana Julia de Carvalho Mousinho, as redes são mais densas. A associação entre redes pessoais e desempenho nesses dois contextos tambem apresentou diferenciação, pois na Escola Estadual Santos Dumont, a densidade exerce efeito negativo sobre as notas de Português, e os cliques exercem efeito negativo sobre as notas de Matemática. Na Escola Estadual Ana Julia, a associaçaõ entre redes pessoais e desemepenho não apresentou significância estatísitica suficiente, sendo necessário a inclussão de outras variáveis explicativas no modelo de análise dessa escola. Dessa forma, conclui-se que os resultados por si só, já demonstraram a existência de diferenças na relação entre redes pessoais e desempenho escolar, nos contextos espaciais analisados.Observatório da Educação (Obeduc)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIARedes pessoaisDesempenho escolarEscola Estadual Santos DumontEscola Estadual Ana Julia de Carvalho MousinhoO desempenho escolar na perspectiva das redes sociais/pessoais: um estudo sobre as Escolas Estaduais Santos Dumont e Ana Júlia de Carvalho Mousinhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesempenhoEscolarPerspectiva_Silva_2015.pdfDesempenhoEscolarPerspectiva_Silva_2015.pdfapplication/pdf5894527https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22413/1/DesempenhoEscolarPerspectiva_Silva_2015.pdf275d49c200127d546de42237c82851b2MD51TEXTBrunoLopesDaSilva_DISSERT.pdf.txtBrunoLopesDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain433211https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22413/4/BrunoLopesDaSilva_DISSERT.pdf.txtf8283abaf353e8f45459e655bbb08865MD54DesempenhoEscolarPerspectiva_Silva_2015.pdf.txtDesempenhoEscolarPerspectiva_Silva_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain433068https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22413/6/DesempenhoEscolarPerspectiva_Silva_2015.pdf.txtd549715a838ff90042232986003d1c6aMD56THUMBNAILBrunoLopesDaSilva_DISSERT.pdf.jpgBrunoLopesDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3045https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22413/5/BrunoLopesDaSilva_DISSERT.pdf.jpg815f48c06b30ab09fcbcfcc9c9206e35MD55DesempenhoEscolarPerspectiva_Silva_2015.pdf.jpgDesempenhoEscolarPerspectiva_Silva_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1282https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22413/7/DesempenhoEscolarPerspectiva_Silva_2015.pdf.jpg51ca12a7ac1462b5ff5c01e3862464cdMD57123456789/224132019-05-26 03:06:21.729oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22413Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:06:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O desempenho escolar na perspectiva das redes sociais/pessoais: um estudo sobre as Escolas Estaduais Santos Dumont e Ana Júlia de Carvalho Mousinho
title O desempenho escolar na perspectiva das redes sociais/pessoais: um estudo sobre as Escolas Estaduais Santos Dumont e Ana Júlia de Carvalho Mousinho
spellingShingle O desempenho escolar na perspectiva das redes sociais/pessoais: um estudo sobre as Escolas Estaduais Santos Dumont e Ana Júlia de Carvalho Mousinho
Silva, Bruno Lopes da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA
Redes pessoais
Desempenho escolar
Escola Estadual Santos Dumont
Escola Estadual Ana Julia de Carvalho Mousinho
title_short O desempenho escolar na perspectiva das redes sociais/pessoais: um estudo sobre as Escolas Estaduais Santos Dumont e Ana Júlia de Carvalho Mousinho
title_full O desempenho escolar na perspectiva das redes sociais/pessoais: um estudo sobre as Escolas Estaduais Santos Dumont e Ana Júlia de Carvalho Mousinho
title_fullStr O desempenho escolar na perspectiva das redes sociais/pessoais: um estudo sobre as Escolas Estaduais Santos Dumont e Ana Júlia de Carvalho Mousinho
title_full_unstemmed O desempenho escolar na perspectiva das redes sociais/pessoais: um estudo sobre as Escolas Estaduais Santos Dumont e Ana Júlia de Carvalho Mousinho
title_sort O desempenho escolar na perspectiva das redes sociais/pessoais: um estudo sobre as Escolas Estaduais Santos Dumont e Ana Júlia de Carvalho Mousinho
author Silva, Bruno Lopes da
author_facet Silva, Bruno Lopes da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ramos, Paulo Cesar Formiga
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Soares, Weber
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bruno Lopes da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DEMOGRAFIA
Redes pessoais
Desempenho escolar
Escola Estadual Santos Dumont
Escola Estadual Ana Julia de Carvalho Mousinho
dc.subject.por.fl_str_mv Redes pessoais
Desempenho escolar
Escola Estadual Santos Dumont
Escola Estadual Ana Julia de Carvalho Mousinho
description A análise de redes pessoais se constitui em uma forma de abordagem bastante utilizadas para estudar o relacionamento entre atores, em seu processo de interação. Baseada em uma perspectiva paradigmática estruturalista-interacionista, a utilização das redes envolve níveis de análise de diversas naturezas como por exemplo, empresas, organizações, cidades, países regiões, bem como pessoas. Nesse sentido, ao se adotar como nível de análise o indivíduo, as redes podem ser utilizadas para entender diversos aspectos do contidiano das pessoas, uma vez que, diariamente os indivíduos desenvolvem atividades de forma reacionada com outras pessoas com as quais trocam influências e informações. O processo educativo, por sua vez, é uma das atividades nas quais há essa comunicação interpessoal, seja no âmbito da família, da escola, ou até mesmo da comunidade onde a pessoa esteja inserida. Considerando o processo de escolarização dos alunos de Ensino Básico, pressupõe-se que estes discentes desenvolvem a sua atividade educativa em meio as influências que são exercidas através da rede pessoal formada pelos diferentes atores que fazem parte da sua estrutura relacioanal. Vale lembrar que as redes pessoais podem apresentam estruturas topológicas diferentes dependendo do espaço ou contexto onde estejam localizados os indivíduos, partindo do princípio de que em cada porção do espaço se desenvolvem relações sociais distintas. Nesse sentido, se as redes se diferenciam no espaço, é de se esperar que a influência que elas exercem sobre o desempenho escolar de alunos de localizações distintas tambpem apresentem diferenciação. Para testar essa hipóteses foram escolhidas duas escolas localizadas em contextos espaciais distintos: a Escola Estadual Santos Dumont, situada em Parnamirim; e a Escola Estadual Ana Julia de Carvalho Mousinho, localizada em Natal. Diante disso, estabeleceu-se como objetivo analisar a relação entre redes pessoais e desempenho escolar, em contextos espaciais distintos. Os indivíduos analisados foram os alunos da 3ª Série do Ensino Médio, os quais foram submetidos a um questionário de cunho relacional, a partir do qual seriam coletados os nomes de 45 pessoas que compunham a sua estrutura relacional. Os dados foram sistematizados em uma e processados nos softwares Ucinet e NetDraw, os quais permitiram o cáclculo de três indicadores de redes (Densidade, Número de Cliques e Distância Geodésica) e a representação sociométrica da estrutura relacional de cada aluno observado. As informações de desempenho escolar foram obtidas nas duas escolas, consultando a ficha de rendimento de cada um dos alunos. Nesas fichas, coletou-se as notas finas de Português e de Matemática desses alunos, as quais posteriormente foram associadas aos indicadores de rede por meio de uma regressão logística. Os resultados obtidos demosntraram que as redes pessoais dos alunos dessas duas escolas apresentam estruturas distintas. Na Escola Estadual Santos Dumont, as redes tem um maior número de cliques, enquanto que, na Escola Estadual Ana Julia de Carvalho Mousinho, as redes são mais densas. A associação entre redes pessoais e desempenho nesses dois contextos tambem apresentou diferenciação, pois na Escola Estadual Santos Dumont, a densidade exerce efeito negativo sobre as notas de Português, e os cliques exercem efeito negativo sobre as notas de Matemática. Na Escola Estadual Ana Julia, a associaçaõ entre redes pessoais e desemepenho não apresentou significância estatísitica suficiente, sendo necessário a inclussão de outras variáveis explicativas no modelo de análise dessa escola. Dessa forma, conclui-se que os resultados por si só, já demonstraram a existência de diferenças na relação entre redes pessoais e desempenho escolar, nos contextos espaciais analisados.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-23T17:04:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-23T17:04:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Bruno Lopes da. O desempenho escolar na perspectiva das redes sociais/pessoais: um estudo sobre as Escolas Estaduais Santos Dumont e Ana Júlia de Carvalho Mousinho. 2015. 203f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22413
identifier_str_mv SILVA, Bruno Lopes da. O desempenho escolar na perspectiva das redes sociais/pessoais: um estudo sobre as Escolas Estaduais Santos Dumont e Ana Júlia de Carvalho Mousinho. 2015. 203f. Dissertação (Mestrado em Demografia) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DEMOGRAFIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22413/1/DesempenhoEscolarPerspectiva_Silva_2015.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22413/4/BrunoLopesDaSilva_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22413/6/DesempenhoEscolarPerspectiva_Silva_2015.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22413/5/BrunoLopesDaSilva_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22413/7/DesempenhoEscolarPerspectiva_Silva_2015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 275d49c200127d546de42237c82851b2
f8283abaf353e8f45459e655bbb08865
d549715a838ff90042232986003d1c6a
815f48c06b30ab09fcbcfcc9c9206e35
51ca12a7ac1462b5ff5c01e3862464cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117610467229696