Elaboração de um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um Curso de Graduação em Medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Giordano Bruno Souza dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24326
Resumo: A discussão acerca da identidade de gênero, orientação sexual e especialmente no que tange à atenção à saúde de pessoas LGBT ainda é negligenciada no projeto pedagógico dos cursos da área da saúde, em geral, e da Medicina, em particular. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo geral elaborar um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um curso de graduação em Medicina. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ação junto ao curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa compreendeu as seguintes etapas: a) fase exploratória; b) colocação dos problemas ou necessidades; c) teorização; d) seminários; e) coleta de dados; f) plano de ação; e g) divulgação interna e externa. Como resultado desse estudo obteve-se a proposta de inclusão de um componente curricular denominado “Atenção à Saúde da População LGBT”, com carga horária de 45 horas, no projeto pedagógico do curso de Medicina da instituição-cenário desta pesquisa. Além disso, foi submetida e aprovada uma Oficina Pré-congresso sobre a mesma temática a ser realizada no 55º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Sendo assim, pode-se concluir que a inclusão da temática objeto deste estudo é de fundamental importância para a formação do médico com perfil generalista, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para os curso de graduação em Medicina vigente.
id UFRN_f55d859bebc24c8198195df36021f192
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24326
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Giordano Bruno Souza doshttp://lattes.cnpq.br/3339530157544275http://lattes.cnpq.br/6135560044181341Santos, Franklin Demétrio Silvahttp://lattes.cnpq.br/1088076378928302Azevedo, George Dantas deFreitas, Marise Reis dehttp://lattes.cnpq.br/9028554205811163Silva, Merces de Fátima dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/7117592846213006Melo, Lucas Pereira de2017-11-20T21:47:52Z2017-11-20T21:47:52Z2017-08-30SANTOS, Giordano Bruno Souza dos. Elaboração de um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um Curso de Graduação em Medicina. 2017. 40f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24326A discussão acerca da identidade de gênero, orientação sexual e especialmente no que tange à atenção à saúde de pessoas LGBT ainda é negligenciada no projeto pedagógico dos cursos da área da saúde, em geral, e da Medicina, em particular. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo geral elaborar um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um curso de graduação em Medicina. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ação junto ao curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa compreendeu as seguintes etapas: a) fase exploratória; b) colocação dos problemas ou necessidades; c) teorização; d) seminários; e) coleta de dados; f) plano de ação; e g) divulgação interna e externa. Como resultado desse estudo obteve-se a proposta de inclusão de um componente curricular denominado “Atenção à Saúde da População LGBT”, com carga horária de 45 horas, no projeto pedagógico do curso de Medicina da instituição-cenário desta pesquisa. Além disso, foi submetida e aprovada uma Oficina Pré-congresso sobre a mesma temática a ser realizada no 55º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Sendo assim, pode-se concluir que a inclusão da temática objeto deste estudo é de fundamental importância para a formação do médico com perfil generalista, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para os curso de graduação em Medicina vigente.The discussion about gender identity, sexual orientation and especially about the health care of LGBT people is still neglected in the pedagogical project of the courses of health in general, and Medicine in particular. In view of this, the present research had as general objective to elaborate a curricular component on health care of the LGBT population in a graduation course in Medicine. For that, an action research was carried out next to the medical course of the Multicampi School of Medical Sciences of the Federal University of Rio Grande do Norte. The research comprised the following steps: a) exploratory phase; B) placement of problems or needs; C) theorizing; D) seminars; E) data collection; F) action plan; And g) internal and external disclosure. As a result of this study, a proposal was made for the inclusion of a curricular component called "Health Care of the LGBT Population", with a 45-hour workload, in the pedagogical project of the medical course of the institution-scenario of this research. In addition, a Pre-congress Workshop was submitted and approved on the same theme to be held at the 55th Brazilian Congress of Medical Education. Thus, it can be concluded that the inclusion of the subject matter of this study is of fundamental importance for the training of physicians with a generalist profile, according to the National Curricular Guidelines for undergraduate medical courses.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE:Pessoas transgêneroServiços de saúdeTravestismoEducação médicaMinorias sexuaisElaboração de um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um Curso de Graduação em Medicinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGiordanoBrunoSouzaDosSantos_DISSERT.pdfGiordanoBrunoSouzaDosSantos_DISSERT.pdfapplication/pdf1166794https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24326/1/GiordanoBrunoSouzaDosSantos_DISSERT.pdf9abcd843ebca30bff00ca9b7c1c5d116MD51TEXTGiordanoBrunoSouzaDosSantos_DISSERT.pdf.txtGiordanoBrunoSouzaDosSantos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain66919https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24326/2/GiordanoBrunoSouzaDosSantos_DISSERT.pdf.txtc2cd4967f58126c3d1bad628c9caaa85MD52THUMBNAILGiordanoBrunoSouzaDosSantos_DISSERT.pdf.jpgGiordanoBrunoSouzaDosSantos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2126https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24326/3/GiordanoBrunoSouzaDosSantos_DISSERT.pdf.jpg00d92c9afcaffe3a5b40d5a266ae1eb3MD53123456789/243262022-05-06 17:27:30.087oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24326Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-06T20:27:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elaboração de um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um Curso de Graduação em Medicina
title Elaboração de um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um Curso de Graduação em Medicina
spellingShingle Elaboração de um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um Curso de Graduação em Medicina
Santos, Giordano Bruno Souza dos
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE:
Pessoas transgênero
Serviços de saúde
Travestismo
Educação médica
Minorias sexuais
title_short Elaboração de um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um Curso de Graduação em Medicina
title_full Elaboração de um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um Curso de Graduação em Medicina
title_fullStr Elaboração de um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um Curso de Graduação em Medicina
title_full_unstemmed Elaboração de um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um Curso de Graduação em Medicina
title_sort Elaboração de um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um Curso de Graduação em Medicina
author Santos, Giordano Bruno Souza dos
author_facet Santos, Giordano Bruno Souza dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3339530157544275
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6135560044181341
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Franklin Demétrio Silva
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1088076378928302
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Azevedo, George Dantas de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Freitas, Marise Reis de
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9028554205811163
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Silva, Merces de Fátima dos Santos
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7117592846213006
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Giordano Bruno Souza dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Lucas Pereira de
contributor_str_mv Melo, Lucas Pereira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE:
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE:
Pessoas transgênero
Serviços de saúde
Travestismo
Educação médica
Minorias sexuais
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoas transgênero
Serviços de saúde
Travestismo
Educação médica
Minorias sexuais
description A discussão acerca da identidade de gênero, orientação sexual e especialmente no que tange à atenção à saúde de pessoas LGBT ainda é negligenciada no projeto pedagógico dos cursos da área da saúde, em geral, e da Medicina, em particular. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo geral elaborar um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um curso de graduação em Medicina. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ação junto ao curso de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pesquisa compreendeu as seguintes etapas: a) fase exploratória; b) colocação dos problemas ou necessidades; c) teorização; d) seminários; e) coleta de dados; f) plano de ação; e g) divulgação interna e externa. Como resultado desse estudo obteve-se a proposta de inclusão de um componente curricular denominado “Atenção à Saúde da População LGBT”, com carga horária de 45 horas, no projeto pedagógico do curso de Medicina da instituição-cenário desta pesquisa. Além disso, foi submetida e aprovada uma Oficina Pré-congresso sobre a mesma temática a ser realizada no 55º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Sendo assim, pode-se concluir que a inclusão da temática objeto deste estudo é de fundamental importância para a formação do médico com perfil generalista, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para os curso de graduação em Medicina vigente.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-20T21:47:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-20T21:47:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Giordano Bruno Souza dos. Elaboração de um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um Curso de Graduação em Medicina. 2017. 40f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24326
identifier_str_mv SANTOS, Giordano Bruno Souza dos. Elaboração de um componente curricular sobre atenção à saúde da população LGBT em um Curso de Graduação em Medicina. 2017. 40f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24326/1/GiordanoBrunoSouzaDosSantos_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24326/2/GiordanoBrunoSouzaDosSantos_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24326/3/GiordanoBrunoSouzaDosSantos_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9abcd843ebca30bff00ca9b7c1c5d116
c2cd4967f58126c3d1bad628c9caaa85
00d92c9afcaffe3a5b40d5a266ae1eb3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117646474280960