Possibilidades de escrita e performance para trompa em dobrados nas bandas de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Avelange Amorim
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50877
Resumo: A presente pesquisa objetiva identificar as possibilidades técnico-interpretativas na escrita e performance da trompa no gênero dobrado. Nessa perspectiva, a pesquisa divide-se em seis seções, símiles às partes de um dobrado, a saber: introdução; parte A; parte B; ponte; parte C (trio); e coda final. A metodologia adotada fundamenta-se no estudo bibliográfico, na análise estrutural das funções de canto, contracanto, centro e baixo das partituras, além de entrevistas semiestruturadas. Identifica-se nas três seções iniciais o universo da pesquisa (banda de música, trompa e dobrado), de modo que a fundamentação teórica fundamenta-se em autores como Brum (1980), Carvalho (1994) Adle (2006), Dantas (2015), Campos (2015) e Sotelo (2008), entre outros. Sobre a ponte, realizou-se uma consulta junto a quinze mestres de banda estudantis atuantes na cidade de Teresina, Piauí, a fim de perceber a dimensões em que se assimila a trompa no contexto dos dobrados. Constatou-se que o uso da trompa a configura como instrumento de centro, sem variação de funções, embora haja uma clara manifestação de novas perspectivas de performance nesse gênero, em razão das necessidades de inserção de desafios aos trompistas, no tocante ao estímulo a estudos do instrumento e à permanência na banda. Na parte C (trio), propõe-se a forma metodológica da escrita para trompa, a partir da identificação das funções de centro e de canto essenciais na proposição de performances, observando os aspectos idiomáticos e sonoros de escrita, correlacionados com os demais instrumentos da banda de música, a partir da tabela de extensão da trompa. Como resultado da pesquisa, apresentam-se partes extras de trompa dos dobrados Batista de Melo, Avante Camaradas, Dois Corações e Barão do Rio Branco, adaptadas para o uso com os arranjos originais, enquanto possibilidade de escrita e performance da trompa na banda de música.
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A metodologia adotada fundamenta-se no estudo bibliográfico, na análise estrutural das funções de canto, contracanto, centro e baixo das partituras, além de entrevistas semiestruturadas. Identifica-se nas três seções iniciais o universo da pesquisa (banda de música, trompa e dobrado), de modo que a fundamentação teórica fundamenta-se em autores como Brum (1980), Carvalho (1994) Adle (2006), Dantas (2015), Campos (2015) e Sotelo (2008), entre outros. Sobre a ponte, realizou-se uma consulta junto a quinze mestres de banda estudantis atuantes na cidade de Teresina, Piauí, a fim de perceber a dimensões em que se assimila a trompa no contexto dos dobrados. Constatou-se que o uso da trompa a configura como instrumento de centro, sem variação de funções, embora haja uma clara manifestação de novas perspectivas de performance nesse gênero, em razão das necessidades de inserção de desafios aos trompistas, no tocante ao estímulo a estudos do instrumento e à permanência na banda. Na parte C (trio), propõe-se a forma metodológica da escrita para trompa, a partir da identificação das funções de centro e de canto essenciais na proposição de performances, observando os aspectos idiomáticos e sonoros de escrita, correlacionados com os demais instrumentos da banda de música, a partir da tabela de extensão da trompa. Como resultado da pesquisa, apresentam-se partes extras de trompa dos dobrados Batista de Melo, Avante Camaradas, Dois Corações e Barão do Rio Branco, adaptadas para o uso com os arranjos originais, enquanto possibilidade de escrita e performance da trompa na banda de música.The present research aims to identify the technical-interpretative possibilities in the writing and performance of the French horn in the dobrado (a Brazilian musical genre) From this perspective, this research is divided into six sections, similar to the parts of the dobrado, namely: introduction; part A; part B; bridge; part C (trio); and final coda. The methodology is based on the bibliographic study, on the structural analysis of the singing, counter-song, center and bass functions of the musical scores, in addition to semi-structured interviews. The core of the research is identified in the three initial sections (music band, French horn and dobrado), so that the theoretical principals is based on authors such as Brum (1980), Carvalho (1994) Adle (2006), Dantas (2015), Campos (2015) and Sotelo (2008), among others. Regarding to the bridge, a consultation was carried out with fifteen student band masters working in the city of Teresina, Piauí, in order to understand the dimensions in which the French horn is similar in the dobrado’s context. It was found that the use of the French horn configures it as a central instrument, with no variation of functions, although there is a clear manifestation of new performance perspectives in this genre, due to the needs of inserting challenges to horn players, regarding the stimulus to studies of the instrument and the permanence in the band. In part C (trio), the methodological form of writing for French horn is proposed, from the identification of the essential functions of center and corner in the proposition of performances, observing the idiomatic and sound aspects of writing, correlated with the other instruments of the music band, from the French horn extension table. As a result of the research, extra French horn parts of dobrados by Batista de Melo, Avante Camaradas, Dois Corações and Barão do Rio Branco are presented, adapted for use with the original arrangements, as a possibility of writing and performing the French horn in the music band.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA. 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