Fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor de jogos eletrônicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35291 |
Resumo: | Graças ao crescimento da indústria de jogos eletrônicos, os games se tornaram produtos de entretenimento complexos e abrangentes em muitos aspectos, tornando-se muito mais do que um mero passatempo. Com o número crescente de possibilidades no mundo dos jogos, foi percebida a oportunidade de realizar este trabalho, cujo objetivo geral é mapear quais os principais fatores levados em consideração por um comprador de jogos eletrônicos no momento de avaliar o investimento da compra de um novo jogo. A revisão literária da pesquisa abrange primariamente as obras de Kotler e Keller (2012) para o campo do marketing, no tocante ao comportamento do consumidor e motivação de compra, e os trabalhos de Zackariasson e Wilson (2012) na parte da indústria de jogos eletrônicos. Quanto à metodologia, a pesquisa é exploratório-descritiva de natureza quantitativa, avaliando dados coletados a partir de um questionário disponibilizado online e respondido por 127 consumidores de jogos eletrônicos. Os principais fatores detectados como influenciadores da decisão de compra foram a existência do jogo em mídia digital (download), o gênero do jogo e as avaliações positivas a respeito da obra. |
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Rosado, David GalvãoRamos, Anatália Saraiva MartinsDias, Gabriela FigueiredoPignataro, ThelmaRamos, Anatália Saraiva Martins2020-12-28T22:18:07Z2021-09-20T15:05:03Z2020-12-28T22:18:07Z2021-09-20T15:05:03Z2020-11-302016046069ROSADO, David Galvão. Fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor de jogos eletrônicos. 2020. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/35291Graças ao crescimento da indústria de jogos eletrônicos, os games se tornaram produtos de entretenimento complexos e abrangentes em muitos aspectos, tornando-se muito mais do que um mero passatempo. Com o número crescente de possibilidades no mundo dos jogos, foi percebida a oportunidade de realizar este trabalho, cujo objetivo geral é mapear quais os principais fatores levados em consideração por um comprador de jogos eletrônicos no momento de avaliar o investimento da compra de um novo jogo. A revisão literária da pesquisa abrange primariamente as obras de Kotler e Keller (2012) para o campo do marketing, no tocante ao comportamento do consumidor e motivação de compra, e os trabalhos de Zackariasson e Wilson (2012) na parte da indústria de jogos eletrônicos. Quanto à metodologia, a pesquisa é exploratório-descritiva de natureza quantitativa, avaliando dados coletados a partir de um questionário disponibilizado online e respondido por 127 consumidores de jogos eletrônicos. Os principais fatores detectados como influenciadores da decisão de compra foram a existência do jogo em mídia digital (download), o gênero do jogo e as avaliações positivas a respeito da obra.Thanks to their ever-growing industry, video games have become a complex form of entertainment in many ways, to the extent of being much more than a simple hobby. With the crescent number of possibilities in the world of gaming, it was perceived the opportunity to make this work, which general objective is to identify the main factors taken into account by a videogame buyer when evaluating the purchase of a new game. The bibliographic review of this research includes mainly the works of Kotler and Keller (2012) on the marketing field, covering the aspects of consumer’s behavior and buying motivation, and the works of Zackariasson and Wilson (2012) on the gaming industry field. Regarding the methodology, the research is descriptive and exploratory, with a quantitative approach, analyzing data retrieved with a survey applied to 127 game buyers online. The main factors detected to cause the biggest influence on the buyers’ decision were the availability of the game to be purchased via download, the game genre and the positive reviews about the product.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilAdministraçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIndústria de jogos eletrônicosMarketingComportamento do consumidorMotivação de compraJogos eletrônicosGaming industryConsumer’s behaviorBuying motivationElectronic gamesFatores que influenciam a decisão de compra do consumidor de jogos eletrônicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFatoresQueInfluenciamADecisao_Rosado_2020.pdfapplication/pdf1281741https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35291/1/FatoresQueInfluenciamADecisao_Rosado_2020.pdf92922c48bbf31f9961df591e4e70d1a5MD51CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35291/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35291/3/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD53TEXTFatoresQueInfluenciamADecisao_Rosado_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain81069https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/35291/4/FatoresQueInfluenciamADecisao_Rosado_2020.pdf.txt600a7c8e230764e9983cbd682890e498MD54123456789/352912021-09-20 12:05:04.101oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-20T15:05:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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