Projeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escola
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58112 |
Resumo: | O alheamento familiar acrescido de uma reflexão sobre a utilidade do ensino de Língua Portuguesa para essa geração, nos moldes tradicionais, causa-nos inquietação. Essa falta de suporte às demandas acadêmicas dos filhos tem ocasionado, por vezes, dificuldades quanto à superação de obstáculos na aprendizagem de leitura e escrita durante a primeira fase do ensino fundamental. Isso nos desafiou a buscar mecanismos estratégicos que pudessem atenuar os efeitos da problemática em questão mediante a proposição de uma intervenção. Esta pesquisa objetiva analisar em que medida o desenvolvimento de um Projeto de Letramento pode contribuir na desconstrução do hiato entre família e escola, bem como motivar os alunos, participantes da pesquisa, frente a novas práticas de leitura e de escrita. Especificamente, formulamos como escopo desenvolver ações que favoreçam a parceria entre a família e a escola, bem como promover estratégias de ressignificação do ato de leitura e escrita. Concentramos esforços para que os alunos, em colaboração com a família, pudessem protagonizar e ressignificar a escrita a partir das situações vivenciadas e registradas no Diário de leitura. Tratase de uma investigação do tipo Pesquisa-ação (Thiollent, 2011; Gil, 2002; Garcia, 2009), de abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994). Os participantes dessa são os alunos do 5º ano da escola Municipal Bezerra de Meneses, da rede municipal de Teresina/PI. Teoricamente, os aportes utilizados repousam na concepção do Letramento como prática social (Kleiman, 1995, 2000; Soares, 1998, 2016, 2020, 2021; Rojo, 2009), bem como nos aportes estabelecidos por Oliveira, Tinoco e Santos (2014), no que diz respeito aos Projetos de Letramento. Em referência aos estudos sobre a família e escola, lançamos mão dos postulados de Szymanzki (2003), Fraiman (2019) e Patto (2002). O uso do gênero Diário de Leitura está ancorado nos estudos de Machado (1998), Gunther e Pinheiro (2008) e Remédios (1996). O estudo indica que, apesar das dificuldades cotidianas vividas pelos familiares, um Projeto de Letramento voltado para integração - família e escola – corrobora com as aprendizagens de leitura e escrita e favorece as relações afetivas entre os respectivos envolvidos. |
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Macedo, Sanilde Maria e Silvahttp://lattes.cnpq.br/2205087992233248http://lattes.cnpq.br/3154455138181144Santos, Alana Driziê Gonzatti doshttps://orcid.org/0000-0002-9308-6303http://lattes.cnpq.br/2631544473226058Melo, Nadia Maria Silveira Costa dePaz, Ana Maria de Oliveira2024-04-11T22:07:50Z2024-04-11T22:07:50Z2023-10-27MACEDO, Sanilde Maria e Silva. Projeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escola. Orientadora: Dra. Ana Maria de Oliveira Paz. 2023. 167f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58112O alheamento familiar acrescido de uma reflexão sobre a utilidade do ensino de Língua Portuguesa para essa geração, nos moldes tradicionais, causa-nos inquietação. Essa falta de suporte às demandas acadêmicas dos filhos tem ocasionado, por vezes, dificuldades quanto à superação de obstáculos na aprendizagem de leitura e escrita durante a primeira fase do ensino fundamental. Isso nos desafiou a buscar mecanismos estratégicos que pudessem atenuar os efeitos da problemática em questão mediante a proposição de uma intervenção. Esta pesquisa objetiva analisar em que medida o desenvolvimento de um Projeto de Letramento pode contribuir na desconstrução do hiato entre família e escola, bem como motivar os alunos, participantes da pesquisa, frente a novas práticas de leitura e de escrita. Especificamente, formulamos como escopo desenvolver ações que favoreçam a parceria entre a família e a escola, bem como promover estratégias de ressignificação do ato de leitura e escrita. Concentramos esforços para que os alunos, em colaboração com a família, pudessem protagonizar e ressignificar a escrita a partir das situações vivenciadas e registradas no Diário de leitura. Tratase de uma investigação do tipo Pesquisa-ação (Thiollent, 2011; Gil, 2002; Garcia, 2009), de abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994). Os participantes dessa são os alunos do 5º ano da escola Municipal Bezerra de Meneses, da rede municipal de Teresina/PI. Teoricamente, os aportes utilizados repousam na concepção do Letramento como prática social (Kleiman, 1995, 2000; Soares, 1998, 2016, 2020, 2021; Rojo, 2009), bem como nos aportes estabelecidos por Oliveira, Tinoco e Santos (2014), no que diz respeito aos Projetos de Letramento. Em referência aos estudos sobre a família e escola, lançamos mão dos postulados de Szymanzki (2003), Fraiman (2019) e Patto (2002). O uso do gênero Diário de Leitura está ancorado nos estudos de Machado (1998), Gunther e Pinheiro (2008) e Remédios (1996). O estudo indica que, apesar das dificuldades cotidianas vividas pelos familiares, um Projeto de Letramento voltado para integração - família e escola – corrobora com as aprendizagens de leitura e escrita e favorece as relações afetivas entre os respectivos envolvidos.Family estrangement plus a reflection on the usefulness of teaching Portuguese language for this generation, in traditional ways, causes us concern. This lack of support for children's academic demands has sometimes caused difficulties in overcoming obstacles in learning to read and write during the first phase of elementary school. This challenged us to look for strategic mechanisms that could mitigate the effects of the problem in question by proposing an intervention. This research analyzed the extent to which the development of a Literacy Project can contribute to deconstructing the gap between family and school, as well as motivating students, research participants, towards new reading and writing practices. Specifically, we formulate the scope of developing actions that favor partnership between family and school as well as promoting strategies for redefining the act of reading and writing. We concentrated efforts so that students, in collaboration with their families, could take the lead and give new meaning to writing based on the situations they experienced and recorded in the Reading Diary. This is an Action Research type investigation (Thiollent, 2011; Gil, 2002; Garcia, 2009) with a qualitative approach (Bogdan; Biklen, 1994). The participants in this are 5th year students from the Bezerra de Meneses Municipal School, part of the municipal network of Teresina/PI. Theoretically, the contributions used rest on the conception of Literacy as a social practice (Kleiman, 1995, 2000; Soares, 1998, 2016, 2020, 2021; Rojo, 2009), as well as on the contributions established by Oliveira, Tinoco and Santos (2014), with regard to Literacy Projects. In reference to studies on the family and school, we used the postulates of Szymanzki (2003), Fraiman (2019) and Patto (2002). The use of the Reading Diary genre is anchored in studies by Machado (1998), Gunther and Pinheiro (2008) and Remédios (1996). The study indicated that, despite the current difficulties experienced by family members, a Literacy Project aimed at integration - family and school - supports reading and writing learning and favors affective relationships between the entities involved.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASProjetos de letramentoLetramento familiarDiário de leituraFamília e escolaLíngua portuguesa - estudo e ensinoProjeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProjetoletramentoservico_Macedo_2023.pdfapplication/pdf2519434https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58112/1/Projetoletramentoservico_Macedo_2023.pdfe1c0bdaa36c63ce0da4b359794c4d5d9MD51123456789/581122024-04-11 19:08:24.323oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58112Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-11T22:08:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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