Projeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Sanilde Maria e Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58112
Resumo: O alheamento familiar acrescido de uma reflexão sobre a utilidade do ensino de Língua Portuguesa para essa geração, nos moldes tradicionais, causa-nos inquietação. Essa falta de suporte às demandas acadêmicas dos filhos tem ocasionado, por vezes, dificuldades quanto à superação de obstáculos na aprendizagem de leitura e escrita durante a primeira fase do ensino fundamental. Isso nos desafiou a buscar mecanismos estratégicos que pudessem atenuar os efeitos da problemática em questão mediante a proposição de uma intervenção. Esta pesquisa objetiva analisar em que medida o desenvolvimento de um Projeto de Letramento pode contribuir na desconstrução do hiato entre família e escola, bem como motivar os alunos, participantes da pesquisa, frente a novas práticas de leitura e de escrita. Especificamente, formulamos como escopo desenvolver ações que favoreçam a parceria entre a família e a escola, bem como promover estratégias de ressignificação do ato de leitura e escrita. Concentramos esforços para que os alunos, em colaboração com a família, pudessem protagonizar e ressignificar a escrita a partir das situações vivenciadas e registradas no Diário de leitura. Tratase de uma investigação do tipo Pesquisa-ação (Thiollent, 2011; Gil, 2002; Garcia, 2009), de abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994). Os participantes dessa são os alunos do 5º ano da escola Municipal Bezerra de Meneses, da rede municipal de Teresina/PI. Teoricamente, os aportes utilizados repousam na concepção do Letramento como prática social (Kleiman, 1995, 2000; Soares, 1998, 2016, 2020, 2021; Rojo, 2009), bem como nos aportes estabelecidos por Oliveira, Tinoco e Santos (2014), no que diz respeito aos Projetos de Letramento. Em referência aos estudos sobre a família e escola, lançamos mão dos postulados de Szymanzki (2003), Fraiman (2019) e Patto (2002). O uso do gênero Diário de Leitura está ancorado nos estudos de Machado (1998), Gunther e Pinheiro (2008) e Remédios (1996). O estudo indica que, apesar das dificuldades cotidianas vividas pelos familiares, um Projeto de Letramento voltado para integração - família e escola – corrobora com as aprendizagens de leitura e escrita e favorece as relações afetivas entre os respectivos envolvidos.
id UFRN_f8993d7aa774bfc620df1ef9d244783f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58112
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Macedo, Sanilde Maria e Silvahttp://lattes.cnpq.br/2205087992233248http://lattes.cnpq.br/3154455138181144Santos, Alana Driziê Gonzatti doshttps://orcid.org/0000-0002-9308-6303http://lattes.cnpq.br/2631544473226058Melo, Nadia Maria Silveira Costa dePaz, Ana Maria de Oliveira2024-04-11T22:07:50Z2024-04-11T22:07:50Z2023-10-27MACEDO, Sanilde Maria e Silva. Projeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escola. Orientadora: Dra. Ana Maria de Oliveira Paz. 2023. 167f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58112O alheamento familiar acrescido de uma reflexão sobre a utilidade do ensino de Língua Portuguesa para essa geração, nos moldes tradicionais, causa-nos inquietação. Essa falta de suporte às demandas acadêmicas dos filhos tem ocasionado, por vezes, dificuldades quanto à superação de obstáculos na aprendizagem de leitura e escrita durante a primeira fase do ensino fundamental. Isso nos desafiou a buscar mecanismos estratégicos que pudessem atenuar os efeitos da problemática em questão mediante a proposição de uma intervenção. Esta pesquisa objetiva analisar em que medida o desenvolvimento de um Projeto de Letramento pode contribuir na desconstrução do hiato entre família e escola, bem como motivar os alunos, participantes da pesquisa, frente a novas práticas de leitura e de escrita. Especificamente, formulamos como escopo desenvolver ações que favoreçam a parceria entre a família e a escola, bem como promover estratégias de ressignificação do ato de leitura e escrita. Concentramos esforços para que os alunos, em colaboração com a família, pudessem protagonizar e ressignificar a escrita a partir das situações vivenciadas e registradas no Diário de leitura. Tratase de uma investigação do tipo Pesquisa-ação (Thiollent, 2011; Gil, 2002; Garcia, 2009), de abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994). Os participantes dessa são os alunos do 5º ano da escola Municipal Bezerra de Meneses, da rede municipal de Teresina/PI. Teoricamente, os aportes utilizados repousam na concepção do Letramento como prática social (Kleiman, 1995, 2000; Soares, 1998, 2016, 2020, 2021; Rojo, 2009), bem como nos aportes estabelecidos por Oliveira, Tinoco e Santos (2014), no que diz respeito aos Projetos de Letramento. Em referência aos estudos sobre a família e escola, lançamos mão dos postulados de Szymanzki (2003), Fraiman (2019) e Patto (2002). O uso do gênero Diário de Leitura está ancorado nos estudos de Machado (1998), Gunther e Pinheiro (2008) e Remédios (1996). O estudo indica que, apesar das dificuldades cotidianas vividas pelos familiares, um Projeto de Letramento voltado para integração - família e escola – corrobora com as aprendizagens de leitura e escrita e favorece as relações afetivas entre os respectivos envolvidos.Family estrangement plus a reflection on the usefulness of teaching Portuguese language for this generation, in traditional ways, causes us concern. This lack of support for children's academic demands has sometimes caused difficulties in overcoming obstacles in learning to read and write during the first phase of elementary school. This challenged us to look for strategic mechanisms that could mitigate the effects of the problem in question by proposing an intervention. This research analyzed the extent to which the development of a Literacy Project can contribute to deconstructing the gap between family and school, as well as motivating students, research participants, towards new reading and writing practices. Specifically, we formulate the scope of developing actions that favor partnership between family and school as well as promoting strategies for redefining the act of reading and writing. We concentrated efforts so that students, in collaboration with their families, could take the lead and give new meaning to writing based on the situations they experienced and recorded in the Reading Diary. This is an Action Research type investigation (Thiollent, 2011; Gil, 2002; Garcia, 2009) with a qualitative approach (Bogdan; Biklen, 1994). The participants in this are 5th year students from the Bezerra de Meneses Municipal School, part of the municipal network of Teresina/PI. Theoretically, the contributions used rest on the conception of Literacy as a social practice (Kleiman, 1995, 2000; Soares, 1998, 2016, 2020, 2021; Rojo, 2009), as well as on the contributions established by Oliveira, Tinoco and Santos (2014), with regard to Literacy Projects. In reference to studies on the family and school, we used the postulates of Szymanzki (2003), Fraiman (2019) and Patto (2002). The use of the Reading Diary genre is anchored in studies by Machado (1998), Gunther and Pinheiro (2008) and Remédios (1996). The study indicated that, despite the current difficulties experienced by family members, a Literacy Project aimed at integration - family and school - supports reading and writing learning and favors affective relationships between the entities involved.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOSUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASProjetos de letramentoLetramento familiarDiário de leituraFamília e escolaLíngua portuguesa - estudo e ensinoProjeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProjetoletramentoservico_Macedo_2023.pdfapplication/pdf2519434https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58112/1/Projetoletramentoservico_Macedo_2023.pdfe1c0bdaa36c63ce0da4b359794c4d5d9MD51123456789/581122024-04-11 19:08:24.323oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/58112Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-04-11T22:08:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escola
title Projeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escola
spellingShingle Projeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escola
Macedo, Sanilde Maria e Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Projetos de letramento
Letramento familiar
Diário de leitura
Família e escola
Língua portuguesa - estudo e ensino
title_short Projeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escola
title_full Projeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escola
title_fullStr Projeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escola
title_full_unstemmed Projeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escola
title_sort Projeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escola
author Macedo, Sanilde Maria e Silva
author_facet Macedo, Sanilde Maria e Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2205087992233248
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3154455138181144
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Alana Driziê Gonzatti dos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9308-6303
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2631544473226058
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, Nadia Maria Silveira Costa de
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Sanilde Maria e Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paz, Ana Maria de Oliveira
contributor_str_mv Paz, Ana Maria de Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Projetos de letramento
Letramento familiar
Diário de leitura
Família e escola
Língua portuguesa - estudo e ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Projetos de letramento
Letramento familiar
Diário de leitura
Família e escola
Língua portuguesa - estudo e ensino
description O alheamento familiar acrescido de uma reflexão sobre a utilidade do ensino de Língua Portuguesa para essa geração, nos moldes tradicionais, causa-nos inquietação. Essa falta de suporte às demandas acadêmicas dos filhos tem ocasionado, por vezes, dificuldades quanto à superação de obstáculos na aprendizagem de leitura e escrita durante a primeira fase do ensino fundamental. Isso nos desafiou a buscar mecanismos estratégicos que pudessem atenuar os efeitos da problemática em questão mediante a proposição de uma intervenção. Esta pesquisa objetiva analisar em que medida o desenvolvimento de um Projeto de Letramento pode contribuir na desconstrução do hiato entre família e escola, bem como motivar os alunos, participantes da pesquisa, frente a novas práticas de leitura e de escrita. Especificamente, formulamos como escopo desenvolver ações que favoreçam a parceria entre a família e a escola, bem como promover estratégias de ressignificação do ato de leitura e escrita. Concentramos esforços para que os alunos, em colaboração com a família, pudessem protagonizar e ressignificar a escrita a partir das situações vivenciadas e registradas no Diário de leitura. Tratase de uma investigação do tipo Pesquisa-ação (Thiollent, 2011; Gil, 2002; Garcia, 2009), de abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994). Os participantes dessa são os alunos do 5º ano da escola Municipal Bezerra de Meneses, da rede municipal de Teresina/PI. Teoricamente, os aportes utilizados repousam na concepção do Letramento como prática social (Kleiman, 1995, 2000; Soares, 1998, 2016, 2020, 2021; Rojo, 2009), bem como nos aportes estabelecidos por Oliveira, Tinoco e Santos (2014), no que diz respeito aos Projetos de Letramento. Em referência aos estudos sobre a família e escola, lançamos mão dos postulados de Szymanzki (2003), Fraiman (2019) e Patto (2002). O uso do gênero Diário de Leitura está ancorado nos estudos de Machado (1998), Gunther e Pinheiro (2008) e Remédios (1996). O estudo indica que, apesar das dificuldades cotidianas vividas pelos familiares, um Projeto de Letramento voltado para integração - família e escola – corrobora com as aprendizagens de leitura e escrita e favorece as relações afetivas entre os respectivos envolvidos.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-10-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-11T22:07:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-11T22:07:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACEDO, Sanilde Maria e Silva. Projeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escola. Orientadora: Dra. Ana Maria de Oliveira Paz. 2023. 167f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58112
identifier_str_mv MACEDO, Sanilde Maria e Silva. Projeto de letramento a serviço da desconstrução do hiato entre família e escola. Orientadora: Dra. Ana Maria de Oliveira Paz. 2023. 167f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/58112/1/Projetoletramentoservico_Macedo_2023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e1c0bdaa36c63ce0da4b359794c4d5d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117774680522752