Práticas de gestão da qualidade em serviços de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça (Org.), Ana Elza Oliveira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cavalcante (Org.), Eliane Santos, Nobre (Org.), Thaiza Teixeira Xavier, Nunes (Org.), Vilani Medeiros de Araújo
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32459
Resumo: A justificativa das práticas apresentadas neste livro passam pelo que nos ensina Pedro Jesus Saturno Hernández, fundador do Mestrado QualiSaúde na Espanha, desde 1999, quando diz que “a qualidade não melhora sozinha; é preciso um esforço específico, contínuo e metodologicamente testado para melhorar a qualidade dos serviços de saúde”. No sistema de saúde, isso envolve a implantação de uma política nacional para a qualidade que defina estratégias, objetivos e metas integradas para todos os níveis e tipos de serviços de saúde. E no nível dos serviços de saúde, considera a necessidade da implantação do gerenciamento da qualidade como uma boa prática de funcionamento, assim como já está presente na regulamentação sanitária brasileira. Aderir a essa boa prática é como ligar um motor para a melhoria contínua de todas as dimensões da qualidade do cuidado (cuidado centrado nas pessoas, segurança, efetividade, oportunidade/acesso, equidade, eficiência e integração), não apenas de uma dimensão específica, podendo favorecer a efetivação dos princípios do SUS.
id UFRN_f93f907c4b380ab3480903942be8a32d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32459
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Mendonça (Org.), Ana Elza Oliveira deCavalcante (Org.), Eliane SantosNobre (Org.), Thaiza Teixeira XavierNunes (Org.), Vilani Medeiros de Araújo2021-05-07T20:58:12Z2021-05-07T20:58:12Z2020MENDOÇA, Ana Elza Oliveira; CAVALCANTE, Eliane Santos; NOBRE, Thaiza Teixeira Xavier; NUNES, Vilani Medeiros de Araújo (Org.). Práticas de gestão da qualidade em serviços de saúde. SEDIS-UFRN, 2021.978-65-5569-104-7https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32459SEDIS-UFRNGestão em saúdeSaúdeServiços de SaúdeQualidadePráticas de gestão da qualidade em serviços de saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookA justificativa das práticas apresentadas neste livro passam pelo que nos ensina Pedro Jesus Saturno Hernández, fundador do Mestrado QualiSaúde na Espanha, desde 1999, quando diz que “a qualidade não melhora sozinha; é preciso um esforço específico, contínuo e metodologicamente testado para melhorar a qualidade dos serviços de saúde”. No sistema de saúde, isso envolve a implantação de uma política nacional para a qualidade que defina estratégias, objetivos e metas integradas para todos os níveis e tipos de serviços de saúde. E no nível dos serviços de saúde, considera a necessidade da implantação do gerenciamento da qualidade como uma boa prática de funcionamento, assim como já está presente na regulamentação sanitária brasileira. Aderir a essa boa prática é como ligar um motor para a melhoria contínua de todas as dimensões da qualidade do cuidado (cuidado centrado nas pessoas, segurança, efetividade, oportunidade/acesso, equidade, eficiência e integração), não apenas de uma dimensão específica, podendo favorecer a efetivação dos princípios do SUS.porreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPráticas de gestão da qualidade em serviços de saúde_final.pdfPráticas de gestão da qualidade em serviços de saúde_final.pdfapplication/pdf4064828https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32459/1/Pr%c3%a1ticas%20de%20gest%c3%a3o%20da%20qualidade%20em%20servi%c3%a7os%20de%20sa%c3%bade_final.pdf30a72672cc82ed377a9ea0cf73d4c3adMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32459/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/324592021-05-07 17:59:48.365oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-05-07T20:59:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas de gestão da qualidade em serviços de saúde
title Práticas de gestão da qualidade em serviços de saúde
spellingShingle Práticas de gestão da qualidade em serviços de saúde
Mendonça (Org.), Ana Elza Oliveira de
Gestão em saúde
Saúde
Serviços de Saúde
Qualidade
title_short Práticas de gestão da qualidade em serviços de saúde
title_full Práticas de gestão da qualidade em serviços de saúde
title_fullStr Práticas de gestão da qualidade em serviços de saúde
title_full_unstemmed Práticas de gestão da qualidade em serviços de saúde
title_sort Práticas de gestão da qualidade em serviços de saúde
author Mendonça (Org.), Ana Elza Oliveira de
author_facet Mendonça (Org.), Ana Elza Oliveira de
Cavalcante (Org.), Eliane Santos
Nobre (Org.), Thaiza Teixeira Xavier
Nunes (Org.), Vilani Medeiros de Araújo
author_role author
author2 Cavalcante (Org.), Eliane Santos
Nobre (Org.), Thaiza Teixeira Xavier
Nunes (Org.), Vilani Medeiros de Araújo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça (Org.), Ana Elza Oliveira de
Cavalcante (Org.), Eliane Santos
Nobre (Org.), Thaiza Teixeira Xavier
Nunes (Org.), Vilani Medeiros de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão em saúde
Saúde
Serviços de Saúde
Qualidade
topic Gestão em saúde
Saúde
Serviços de Saúde
Qualidade
description A justificativa das práticas apresentadas neste livro passam pelo que nos ensina Pedro Jesus Saturno Hernández, fundador do Mestrado QualiSaúde na Espanha, desde 1999, quando diz que “a qualidade não melhora sozinha; é preciso um esforço específico, contínuo e metodologicamente testado para melhorar a qualidade dos serviços de saúde”. No sistema de saúde, isso envolve a implantação de uma política nacional para a qualidade que defina estratégias, objetivos e metas integradas para todos os níveis e tipos de serviços de saúde. E no nível dos serviços de saúde, considera a necessidade da implantação do gerenciamento da qualidade como uma boa prática de funcionamento, assim como já está presente na regulamentação sanitária brasileira. Aderir a essa boa prática é como ligar um motor para a melhoria contínua de todas as dimensões da qualidade do cuidado (cuidado centrado nas pessoas, segurança, efetividade, oportunidade/acesso, equidade, eficiência e integração), não apenas de uma dimensão específica, podendo favorecer a efetivação dos princípios do SUS.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-07T20:58:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-07T20:58:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDOÇA, Ana Elza Oliveira; CAVALCANTE, Eliane Santos; NOBRE, Thaiza Teixeira Xavier; NUNES, Vilani Medeiros de Araújo (Org.). Práticas de gestão da qualidade em serviços de saúde. SEDIS-UFRN, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32459
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv 978-65-5569-104-7
identifier_str_mv MENDOÇA, Ana Elza Oliveira; CAVALCANTE, Eliane Santos; NOBRE, Thaiza Teixeira Xavier; NUNES, Vilani Medeiros de Araújo (Org.). Práticas de gestão da qualidade em serviços de saúde. SEDIS-UFRN, 2021.
978-65-5569-104-7
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv SEDIS-UFRN
publisher.none.fl_str_mv SEDIS-UFRN
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32459/1/Pr%c3%a1ticas%20de%20gest%c3%a3o%20da%20qualidade%20em%20servi%c3%a7os%20de%20sa%c3%bade_final.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32459/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 30a72672cc82ed377a9ea0cf73d4c3ad
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117719148986368