Práticas de gestão da qualidade em serviços de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça (Org.), Ana Elza Oliveira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cavalcante (Org.), Eliane Santos, Nobre (Org.), Thaiza Teixeira Xavier, Nunes (Org.), Vilani Medeiros de Araújo
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32459
Resumo: A justificativa das práticas apresentadas neste livro passam pelo que nos ensina Pedro Jesus Saturno Hernández, fundador do Mestrado QualiSaúde na Espanha, desde 1999, quando diz que “a qualidade não melhora sozinha; é preciso um esforço específico, contínuo e metodologicamente testado para melhorar a qualidade dos serviços de saúde”. No sistema de saúde, isso envolve a implantação de uma política nacional para a qualidade que defina estratégias, objetivos e metas integradas para todos os níveis e tipos de serviços de saúde. E no nível dos serviços de saúde, considera a necessidade da implantação do gerenciamento da qualidade como uma boa prática de funcionamento, assim como já está presente na regulamentação sanitária brasileira. Aderir a essa boa prática é como ligar um motor para a melhoria contínua de todas as dimensões da qualidade do cuidado (cuidado centrado nas pessoas, segurança, efetividade, oportunidade/acesso, equidade, eficiência e integração), não apenas de uma dimensão específica, podendo favorecer a efetivação dos princípios do SUS.
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